SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Turismo baiano cresce 13,6% e supera média nacional

Segundo dados do IBGE, atividade na Bahia continua em franca expansão, superando marcas anteriores e o movimento no país

Publicado

em

O turismo na Bahia continua em franca expansão, superando marcas anteriores e o movimento no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume das atividades turísticas no estado cresceu 13%, comparando agosto de 2023 com o mesmo período de 2022, enquanto o Brasil registrou crescimento de 4,9%. No acumulado dos oito primeiros meses deste ano, o incremento no turismo baiano foi de 13,6%, à frente da média nacional, que ficou em 8%.  

Na aviação, os índices confirmam também a tendência de crescimento. No aeroporto de Salvador, administrado pela Rede Vinci, a movimentação de passageiros em setembro de 2023 foi 27% maior do que no mesmo mês de 2022, o melhor resultado em cinco anos. A capital baiana é a única do Nordeste com dois voos para a América do Sul e com três linhas para a Europa no verão. Atualmente, o terminal de Salvador é a principal porta de entrada de turistas internacionais do Norte e Nordeste.  

“O crescimento na Bahia é resultado da parceria entre a Vinci e o Governo do Estado, com incentivos na compra de querosene para aviação e no pagamento de taxas aeroportuárias, além da promoção de destinos baianos, no Brasil e no exterior, feita pela Secretaria Estadual de Turismo”, explicou o gerente de Marketing e Negócios da Vinci na Bahia, Marcus Campos.  

O aeroporto de Vitória da Conquista teve desempenho ainda melhor, com crescimento de 34% em setembro deste ano, frente ao mesmo período do ano passado. Já em Porto Seguro, a movimentação de passageiros no terminal aeroportuário cresceu 12,46%, no mesmo comparativo.  

No setor hoteleiro, Salvador fechou setembro de 2023 com ocupação média de 63,76%, considerada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) a melhor taxa dos últimos 10 anos, no período.  

ANÚNCIO

“Esses resultados confirmam o que o Governo da Bahia vem afirmando, que o turismo do nosso estado está fortalecido e continua em rota de crescimento. Tudo isso está acontecendo porque nos preparamos com infraestrutura, capacitação, qualificação e promoção dos destinos, em um trabalho que tem a contribuição dos governos federal e municipais, do trade turístico e da sociedade civil organizada”, destacou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.  

Turismo

Congresso de Direito movimenta o turismo na capital baiana

O encontro no Hotel Deville Prime, Salvador, tratou de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública

Publicado

em

O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto, nesta quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom SeturBA

O XVII Congresso Brasileiro de Direito do Estado foi aberto, nesta quarta-feira (21), no Hotel Deville Prime, Salvador, para três dias de debates em torno de temas como segurança jurídica, reforma tributária e inovação na gestão pública. Entre os palestrantes estão os ministros Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e Carmen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  O evento, que atrai participantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, tem patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como estratégia para impulsionar o turismo de negócios, reduzindo os impactos da sazonalidade. 

“O congresso é da área de direito, mas tem tudo a ver com turismo porque atrai pessoas de outros estados para conhecer o rico patrimônio cultural, histórico e natural da Bahia, contribuindo para movimentar os equipamentos turísticos”, declarou o titular do órgão, Maurício Bacelar, durante a abertura. No evento, a Setur-BA divulga os atrativos de Salvador e de cidades das 13 zonas turísticas, estimulando os participantes a viajarem pela Bahia. Uma tradicional baiana posa para fotos com os visitantes e distribui fitinhas do Senhor do Bonfim. 

De janeiro deste ano até o momento atual, a Setur-BA já deu apoio a 12 grandes eventos em Salvador, entre congressos, seminários e encontros, que deram impulso à indústria do turismo baiano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (Abih-BA), em abril, mês considerado de baixa estação, a ocupação dos meios de hospedagem em Salvador atingiu o índice recorde de 64,5%, superando em 10% a marca do mesmo período em 2014. 

“Temos aqui servidores públicos e professores de vários estados conhecendo a bela Bahia. A Setur-BA teve um papel fundamental nos dando um suporte, o que nos motivou a realizar o encontro”, afirmou o organizador, Paulo Modesto. 

Congressistas e palestrantes aproveitam o tempo livre para visitar atrativos turísticos da cidade. “Adoro vir a Salvador, já perdi a conta de quantas vezes vim. A cidade é maravilhosa e o povo é muito acolhedor”, elogiou a professora aposentada e ex-procuradora do Estado de São Paulo, Maria Sylvia Zanella di Pietro, responsável pela palestra sobre Direito Administrativo da Inovação. 

ANÚNCIO

“Já conhecia Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, mas nunca tinha vindo a Salvador. À noite pretendo passear e conhecer lugares como o Centro Histórico”, pontuou Alessandro Bertinato, de São Paulo. 

Continue Lendo

Turismo

Bahia divulga turismo de observação de aves, em São Paulo 

O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025

Publicado

em

Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies
Foto: Setur-BA

Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies estão catalogadas, sendo oito nativas. O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025, que uniu feira e congresso técnico, em três dias de programação, no Jardim Botânico de São Paulo, com encerramento no domingo (18). 

O Avistar Brasil é considerado o mais importante encontro de observação da natureza da América Latina, reunindo 10 mil visitantes. No evento, a Setur-BA contou com estande próprio, onde divulgou um roteiro especializado, recebeu parceiros que promovem a prática em território baiano e incentivou a participação nas rodadas de negócios com empresas de turismo internacionais, a fim de atrair mais turistas interessados no segmento. 

“O turismo de experiência está em alta. Turistas visitam territórios naturais baianos para apreciar e registrar imagens dos pássaros em seu habitat. Além disso, aproveitam para conhecer a história, a cultura, a gastronomia e o povo da Bahia, tornando a viagem completa. Neste evento, além do nosso roteiro de birdwatching, divulgamos os atrativos e a infraestrutura turística do estado”, destacou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush. 

O guia de observação de aves, Luiz Trinchão, que atua no município de São Desidério, nos Caminhos do Oeste, elogiou o roteiro. “Ele reúne informações sobre esta prática em cada zona turística e o visitante pode escolher uma região para ir em cada época do ano, o que é maravilhoso”, elogiou o baiano, que já catalogou 378 espécies. 

O roteiro também foi tema de palestra da turismóloga e assessora técnica da Setur-BA, Aidê Argolo, em parceria com a observadora Ester Ramirez, proprietária do Lajedo dos Beija-flores. O empreendimento, localizado no município de Boa Nova, nos Caminhos do Sudoeste, é sede do encontro Ave Nova, que tem a terceira edição marcada para o período de 20 a 23 de novembro. 

ANÚNCIO

Também marcaram presença no evento parceiros da secretaria, como a Fundação Biodiversitas, que mantém a Estação Ecológica de Canudos, nos Caminhos do Sertão, e se dedica à preservação da arara-azul-de-lear, ave endêmica da caatinga baiana; a Reserva Florestal Toca do Tatu, localizada em Ibicoara, na Chapada Diamantina; a Aruá Observação de Vida Silvestre, da Praia do Forte (Costa dos Coqueiros); e representantes das aldeias indígenas Gurita e Pé do Monte, de Prado e Porto Seguro, nas costas das Baleias e do Descobrimento, respectivamente. 

“A Bahia, na verdade, são Bahias, pois o estado tem muita diversidade a oferecer aos visitantes e, agora, também divulga a observação de aves, que nós amamos, como mais um potencial, mais uma experiência para o turista. Já estive nos Caminhos do Sertão, onde fiquei maravilhado com as araras-azuis-de-lear, e também fui à Chapada Diamantina e às costas do Cacau, Dendê e Descobrimento”, comemorou Thomas Kunze, que participou do evento e é proprietário do Sítio Piraquara, em São Paulo, voltado para o birdwhatching. 

Continue Lendo

Turismo

Embratur lança plano de promoção internacional do Brasil

As ações de promoção devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país

Publicado

em

apresentado pelo Ministério do Turismo e Embratur na abertura do Visit Brasil Summit. Realizado nesta segunda (19) e terça-feira
Foto: Márcio Menasce/Embratur

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, com as novas diretrizes para a promoção de todos os estados brasileiros no exterior, no período 2025-2027, foi apresentado pelo Ministério do Turismo e Embratur na abertura do Visit Brasil Summit. Realizado nesta segunda (19) e terça-feira (20), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae, o evento teve a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), estado líder do Nordeste na atração de estrangeiros. 

“Em todas as próximas feiras internacionais que o Brasil participar, vamos seguir as diretrizes deste plano. Ele vai nos colocar em outro patamar de comunicação e de apresentação dos atrativos turísticos do país”, projetou o ministro Celso Sabino. As ações de promoção do Brasil devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país. 

“Arrecadamos, só com turistas estrangeiros que entraram no Brasil em 2024, a receita recorde de US$ 7,3 bilhões, de forma limpa e gerando emprego e renda. Então, o turismo é decisivo para se pensar o futuro. Para isto, precisamos adotar um plano de marketing internacional que coloque o país organizado como um produto, um lugar de alegria, mais democrático, mais inclusivo, mais participativo”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Presente no evento, a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou a relevância de questões relacionadas ao turismo brasileiro na pauta do encontro, a exemplo do plano de marketing. “Aguardávamos muito por esta ferramenta de planejamento e execução, que vai abranger todos os estados brasileiros. A Bahia, particularmente, já vem fazendo um grande trabalho de promoção das suas 13 zonas turísticas, que valoriza seu povo e os patrimônios natural, cultural e histórico”, pontuou. 

Construído de forma colaborativa, incluindo consulta pública, o novo plano, ou Plano Brasis, é uma atualização do Aquarela, lançado em 2005 e vigente até 2020. Entre metas previstas estão a manutenção e diversificação da promoção brasileira em países da América do Sul, considerados mercados consolidados, e a intensificação da presença em países como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos. 

ANÚNCIO

A escritora Conceição Evaristo foi responsável pela palestra magna “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Em dois dias de programação, o Visit Brasil Summit contou com painéis e palestras com temas como inovação, criatividade, inclusão, empreendedorismo e diversidade, dentre outros. 

Continue Lendo

Mais Lidas