Esporte
Tigres conquista Campeonato Baiano de Futebol de Amputados
Com o resultado, a equipe interrompe a sequência de títulos conquistados pelo Bahia nas quatro últimas edições

Em uma final emocionante e disputada na manhã deste domingo (27), a equipe Tigres se sagrou campeã da quinta edição do Campeonato Baiano de Futebol de Amputados. O time venceu o Vitória por 3 a 2 nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. A competição foi sediada no Estádio de Pituaçu, em Salvador, e teve início na sexta-feira (25), reunindo as equipes Tigres, Vitória, Bahia e Camaçari.
Na fase de classificação, o Vitória teve o melhor desempenho, vencendo o Tigres por 2 a 0, empatando com o Camaçari e superando o Bahia por 3 a 1. Já o Tigres venceu o Bahia por 1 a 0 e o Camaçari por 2 a 0, garantindo a vaga na grande final. Com a conquista, o Tigres quebra a sequência de títulos do Bahia, que havia sido campeão nas quatro edições anteriores da competição.
O Campeonato do Futebol de Amputados 2025 foi apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Foram investidos 100 mil reais para a realização do torneio. À Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA), parceira da Sudesb, coube a tarefa da organização, que envolveu transporte, alimentação e hospedagem de atletas de outros municípios e estados que marcaram presença; arbitragem; troféus; medalhas; dentre outras ações.
Inclusão
A entrega do troféu à equipe campeã foi feita por Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb. Ele enfatizou o papel transformador do esporte na vida das pessoas com deficiência, promovendo qualidade de vida, inclusão e oportunidades sociais. “Vamos intensificar cada vez mais nosso trabalho para fortalecer as políticas de esporte voltadas para pessoa com deficiência. A realização de mais uma edição da Copa do Futebol de Amputados é uma conquista muito importante para todos nós. Foi uma excelente oportunidade para vermos belíssimas jogadas e a garra dos atletas, que suaram a camisa e deram o melhor por seus times”, destacou.
Luciano Reis, presidente da Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e também atleta, agradeceu o apoio do Governo do Estado, por meio da Setre e da Sudesb. “A realização da copa só é possível porque temos o apoio da Setre e da Sudesb, que têm compromisso com a pauta da pessoa com deficiência. Para nós, é sempre importante a realização de eventos como este, pois fortalece e dá visibilidade ao futebol de amputados “, disse Luciano, informando que a ABDA agora foca sua atenção para a organização do Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados (série A) e do 1º Torneio Nacional Feminino de Futebol para Amputadas.
Esporte
Natação em Rede abre inscrições para Lauro de Freitas
Serão 200 para natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, inicia, nesta quarta-feira (27/08), as inscrições presenciais para o núcleo do projeto social Natação em Rede, em Lauro de Freitas. Serão disponibilizadas 400 vagas gratuitas, sendo 200 para aulas de natação e 200 para hidroginástica, no Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão, localizado na Avenida Queira Deus.
O atendimento ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17, na Av. Queira Deus, endereço da unidade escolar. As inscrições seguirão abertas até preenchimento total das vagas, sendo: natação – 128 vagas, para criança e jovens de 7 a 17 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 vagas destinadas a mulheres e homens de 18 a 59 anos. Já na modalidade de hidroginástica, a distribuição das vagas é: 128 vagas para homens e mulheres a partir de 60 anos; 40 para pessoas com deficiência e 32 para pessoas com idade entre 18 e 59 anos.
Documentação
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar, originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula (para menores de 18 anos) e original de atestado de aptidão física (para maiores de 18 anos) emitido por cardiologista ou clínico geral com validade de no máximo 12 meses da data de apresentação. A falta de entrega de qualquer documento impede a efetivação da matrícula.
Esporte
Clínica do Paradesporto leva capacitação e inclusão a Itabuna
Atividades iniciam às 19h desta sexta (15), no Colégio Estadual Adeum Sauer. Amanhã, entre 8h e 14h, no mesmo local, acontece programação teórica e prática

A Clínica do Paradesporto, com oferta de capacitação teórica e prática feita por profissionais de educação física, chega a Itabuna nesta sexta-feira, 15, com cerimônia de abertura às 19h no Colégio Estadual de Tempo Integral Adeum Sauer. No sábado, 16, a partir das 8h, as atividades são retomadas com palestras e atividades práticas nas modalidades de bocha, goalball, vôlei sentado, futebol de cegos e atletismo paralímpico.
A ação é uma iniciativa da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. É voltada para profissionais e estudantes de Educação Física, além de agentes esportivos e público em geral interessado na pauta do paradesporto. Na programação, também consta a presença de atletas baianos paralímpicos que levam sua experiência esportiva para o público presente.
“A realização da clínica do paradesporto é sempre um momento importante para nós, da Sudesb, que trabalhamos pela inclusão e valorização do paradesporto em nosso estado. É uma oportunidade de levar conhecimento, mas também de muito aprendizado e troca de experiência. Interiorizar essa capacitação é parte da política da nossa autarquia, que se empenha em promover a inclusão cada vez em maior número de pessoas com deficiência em diferentes modalidades esportivas”, observa Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb e que integra o grupo da clínica.
A execução do projeto, numa parceria firmada com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e investimento de 260 mil reais, teve início em maio último e terá calendário até dezembro. Depois de Itabuna, a próxima etapa da Clínica do Paradesporto será na cidade de Irecê de 12 e 13 de setembro.
Esporte
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Mundial de Polo Aquático Feminino
A disputa pelas quartas de final acontece a partir das 19h, na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador

O Brasil enfrenta a Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino nesta quinta-feira (14). A TVE transmite ao vivo, a partir das 19h, as quartas de final do Mundial, que acontece na piscina olímpica da Arena Aquática de Salvador, e integra a competição que, pela primeira vez, é sediada no Brasil.
A Seleção Brasileira feminina sub-20 de Polo Aquático venceu de virada a Nova Zelândia por 10 a 9, nesta quarta-feira (13), e assegurou uma vaga nas quartas de final. O resultado garantiu ao país a melhor colocação da história na competição e a equipe nacional se junta agora às oito melhores seleções do mundo.
A cobertura terá narração de Valter Lima e a jornalista Juliana Lisboa entra ao vivo trazendo informações de bastidores e movimentações da piscina.
A TVE Bahia está disponível gratuitamente pela nova antena parabólica digital (Banda KU), através do canal 222, e leva às casas de 60 milhões de brasileiros conteúdos que informam, educam e entretêm.
Serviço
TVE exibe Brasil e Grécia pelo Campeonato Mundial Sub-20 de Polo Aquático Feminino
- Quando: Quinta-feira (14), às 19h
- Onde: TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais
-
Economiahá 2 dias
SDE inicia pesquisa do impacto do tarifaço em empresas na Bahia
-
Políticahá 1 dia
Bahia abre 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (27)
-
Educaçãohá 3 dias
Bahia Alfabetizada mobiliza 348 municípios pela aprendizagem na idade certa