Infraestrutura
TIC Bahia detalha projeto ferroviário Salvador-Feira de Santana
A empresa estima transportar 23 milhões de passageiros por ano e gerar mais de 60 mil empregos
Otimização, logística e infraestrutura ferroviária foram pontos discutidos entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a TIC Bahia, nessa quinta-feira (16). Recebida pelo gestor Angelo Almeida, a empresa apresentou e detalhou as estratégias adotadas para o projeto Trem Intercidades, que vai ligar Salvador à Feira de Santana, voltado tanto para cargas quanto para passageiros.
“Feira de Santana é o elo entre Salvador e o interior da Bahia — e este projeto chega para fortalecer ainda mais essa conexão. Vai além dos trilhos: pode impulsionar parcerias comerciais, movimentar a economia e promover uma integração logística que beneficia todo o estado. É a realização de um grande sonho logístico para a nossa Feira”, destacou o secretário Angelo Almeida.
Movimentando toda a cadeia econômica e comercial da Bahia, o projeto estima receber R$ 6,8 bilhões, onde, em fase plena de operação, garante transportar 23 milhões de passageiros por ano. Além disso, a TIC Bahia calcula gerar mais de 10 mil empregos diretos e 50 mil empregos indiretos e movimentar toda uma cadeia de desenvolvimento urbano pelos municípios onde o trem irá perpassar.
O empresário da TIC Bahia, Osvaldo Ottan, também esteve presente na apresentação do projeto. O diretor técnico da TIC Bahia, Danilo Ferreira, afirma que o trem Salvador-Feira de Santana será mais um ativo único no Brasil que vai dar um norte para o futuro da Bahia. “É um projeto ímpar que vai trazer transformações urbanas, transformações logísticas e vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento do Estado da Bahia, junto a todos os projetos que estão sendo implantados aqui. O trem pretende gerar mais de R$ 60 bilhões de retornos para todas as cadeias produtivas por onde vão passar e onde vão dinamizar”, afirmou.
O objetivo do projeto Trem Intercidades é reduzir o deslocamento Salvador-Feira de Santana para aproximadamente 35 minutos, saindo de Águas Claras, passando por Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, antes de chegar em Feira de Santana.
Infraestrutura
Obras estruturantes vão ampliar saneamento em Vitória da Conquista
Essas entregas permitirão que o município se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste
Com investimento de R$ 98 milhões em mais duas obras estruturantes, a Embasa iniciou a segunda etapa complementar para ampliar a capacidade de distribuição de água tratada em Vitória da Conquista e ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário. As obras estão sendo implantadas com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e próprios da Embasa, e têm previsão de serem concluídas no primeiro semestre de 2027. Essas entregas permitirão que Vitória da Conquista se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste.
O engenheiro fiscal destas obras, Jackson Rangel, explica que “os empreendimentos vão suprir demandas decorrentes do crescimento do município e garantir mais água com qualidade e quantidade no sistema integrado”. Em termos de esgotamento sanitário, será ampliada a cobertura deste serviço na cidade, contemplando a região de Simão e Campinhos.
Conforme Ranking do Saneamento 2025, Vitória da Conquista é considerado um dos municípios mais bem saneados do país, e o primeiro nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o relatório, na sede urbana, o serviço de abastecimento de água chega a 99,37% e o atendimento com esgotamento sanitário alcança 92,61%.
Água
Com investimentos aproximados de R$ 79 milhões, a obra compreende a instalação de uma nova adutora de água tratada com 13 quilômetros de extensão e 700 milímetros de dimensão, que se integrará às adutoras existentes de 700 e 500 milímetros. A obra também prevê a construção de duas novas estações de bombeamento de água bruta e tratada e ampliação da capacidade de adução de 03 estações elevatórias de água bruta, com a implantação de novos equipamentos eletromecânicos para aumentar a capacidade de transporte de água até a estação de tratamento, e posteriormente até os reservatórios do sistema distribuidor, no alto do bairro Candeias.
Esgotamento
Para beneficiar cerca de nove mil moradores do bairro Campinhos e da localidade de Simão, a Embasa está investindo R$ 19 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Serão instalados 18 quilômetros de rede coletora, 5,6 quilômetros de linhas de recalque, 5,7 quilômetros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública) para atender cerca de mil imóveis, e construídas três novas estações elevatórias de esgoto.
Infraestrutura
Rui Costa autoriza obras do Novo PAC e acompanha intervenções na Cidade Baixa
Investimentos somam R$ 143,7 milhões e prometem eliminar pontos críticos de alagamento, beneficiando milhares de famílias em Salvador
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpriu agenda em Salvador nesta quinta-feira (6) para vistoriar as obras de micro e macrodrenagem das bacias do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba, na Cidade Baixa, e autorizar o início das intervenções no Canal Dom Avelar e Castelo Branco, projeto selecionado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
As obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e integram um conjunto de investimentos em infraestrutura urbana viabilizado pela parceria Bahia-Brasil.
Cidade Baixa: obras avançam 69%
A visita começou no bairro do Uruguai, onde estão em andamento as obras de drenagem que somam R$ 101 milhões em investimentos federais e beneficiam cerca de 190 mil pessoas em bairros como Massaranduba, Roma, Mares, Boa Viagem, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa e Jardim Cruzeiro.
O projeto, com conclusão prevista para 2026, abrange 33 ruas e inclui implantação de sistemas de drenagem, limpeza e recuperação de canais, pavimentação, ciclovias, parque linear e pista de corrida.
Novo PAC: ordem de serviço assinada
Na sequência, Rui Costa seguiu para Castelo Branco, onde assinou a ordem de serviço para a obra de macrodrenagem do Canal Dom Avelar e Castelo Branco, com investimento de R$ 42,7 milhões em recursos federais. A intervenção prevê a construção de um canal de concreto armado com 1,2 km de extensão, beneficiando moradores de Dom Avelar, Castelo Branco, Porto Seco Pirajá e entorno da Avenida 29 de Março. O prazo de execução é de 20 meses.
“Damos hoje mais um passo importante na parceria Bahia-Brasil, com o início de uma obra fundamental de macrodrenagem. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues estão investindo cerca de R$ 2 bilhões em ações de prevenção de alagamentos em Salvador e no interior”, afirmou Rui Costa.
Compromisso com qualidade de vida
Para o presidente da Conder, José Trindade, as obras representam a superação de um problema histórico.
“São projetos que interferem na rotina das pessoas, mas os benefícios vão melhorar a qualidade de vida, impactando na economia, mobilidade e acessibilidade”, destacou.
Infraestrutura
Bahia lança licitação para contenção de encostas em seis municípios
As intervenções serão realizadas em Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju
O Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), publicou uma nova licitação para elaboração de projetos executivos e execução de obras de contenção de encostas em seis municípios baianos: Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Conder (www.conder.ba.gov.br) a partir de hoje (30).
As obras integram o Novo PAC, no eixo Gestão de Riscos e Desastres, e serão contratadas no regime semi-integrado, contemplando desde a elaboração dos projetos até a execução completa dos serviços de engenharia. Com recursos previstos de R$ 23,5 milhões, as novas contenções representam mais um avanço da parceria Bahia–Brasil em favor da segurança e da qualidade de vida da população que vive em áreas de vulnerabilidade geotécnica. O prazo de execução varia entre 14 e 17 meses.
As intervenções previstas abrangem soluções técnicas de estabilização e drenagem, e devem empregar tecnologias sustentáveis para minimizar impactos no entorno das comunidades. Essa nova etapa se soma às diversas obras já em execução no estado, reafirmando o compromisso do Governo da Bahia com a redução de riscos e a prevenção de desastres naturais.
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