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Economia

SuperBahia 2025 destaca compromisso do Estado com o desenvolvimento econômico e combate à fome

A maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste reúne 200 empresas e deve movimentar mais de R$ 650 milhões

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Com a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes e movimentar R$ 650 milhões na sua 14ª edição, a SuperBahia 2025 - a maior feira
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Com a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes e movimentar R$ 650 milhões na sua 14ª edição, a SuperBahia 2025 – a maior feira do varejo de alimentos do Norte e Nordeste, deu início às atividades na noite desta quarta-feira (6), no Centro de Convenções de Salvador. O evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (8), é promovido pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), com apoio do Sindicado dos Supermercados e Atacados de Autosserviço do Estado da Bahia (Sindsuper) e do Governo do Estado.

Presente na cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do evento para a economia do estado, que reúne 200 empresas nacionais e internacionais. “Esta feira é um exemplo concreto de como a Bahia está avançando. O apoio do Governo reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional, o aquecimento do mercado de varejo, das cadeias produtivas, a geração de emprego e renda e atração turística”, afirmou o chefe do Executivo, que na oportunidade comentou sobre o fortalecimento do mercado interno baiano diante dos impactos provocados pela nova taxação imposta pelo governo americano para alguns produtos brasileiros. “Percebemos o quanto é importante termos um mercado nacional forte e atuante, como essa rede de supermercados da Bahia, e esse evento mostra o quanto somos potentes”, disse.

Por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e de Turismo (Setur-BA), o Governo do Estado participa da feira com a Vila da Agricultura Familiar, onde 43 empreendimentos da agroindústria familiar expõem seus produtos em um empório exclusivo, promovendo rodadas de negócios com o setor supermercadista.

“São alimentos saudáveis, produzidos pela agricultura familiar baiana, dos quatro cantos do estado que estão chegando aqui para a SuperBahia 2025, para adentrar de uma vez por todas nas prateleiras dos supermercados. Isso é fruto de política pública do Governo do Estado”, salientou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Oportunidade ímpar para a União das Cooperativas de Agricultura familiar da Bahia (Unicafes), representada pelo diretor-presidente, Ícaro Rennê. “É de grande importância colocar os nossos produtos aqui dentro, onde estamos apresentando a qualidade e a diversidade da nossa agricultura familiar. Através da Unicafes, as cooperativas de todo o interior da Bahia, juntamente com o nosso centro de distribuição, localizado aqui em Salvador, conseguem atender todos esses mercados, que vão encontrar aqui, o flocão, o mel, as cervejas artesanais de caju, umbu, e diversos produtos como frutas desidratadas, iogurtes”, disse.

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O primeiro dia da SuperBahia 2025 foi marcado ainda pela assinatura do termo de cooperação técnica entre a Abase e a CAR para o desenvolvimento de ações de incentivo, promoção e parcerias, para a aquisição de produtos da agricultura familiar pelos supermercadistas.

A Setur-BA também apoiou a realização do evento, através da promoção do destino Bahia para o setor. “A gestão estadual trabalha atraindo eventos como esse, porque eles movimentam os nossos equipamentos turísticos. Na semana passada, esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, quando a Bahia ganhou o título de melhor destino de eventos do Brasil”, afirmou o titular da pasta, Maurício Bacelar.

Inovação e oportunidades

A feira vai além da exposição de produtos. Este ano, mais de 20 palestras estão previstas, em torno do tema central “Varejo Inteligente: Conectando Tecnologia e Consumo”, com foco em soluções inovadoras como inteligência artificial, big data e Internet das Coisas (IoT) aplicadas ao comércio varejista.

Outro diferencial é a Caravana #PartiuSuperBahia, que chega a sua terceira edição. A iniciativa vai trazer cerca de 500 supermercadistas de 24 municípios baianos, incluindo Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães, ampliando o acesso à capacitação e às oportunidades de negócios.

Para a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, primeira mulher a comandar a entidade em seus 50 anos, “a SuperBahia é o ambiente ideal para conectar empresas, inovar e transformar o setor”. Segundo ela, o apoio do Governo do Estado “é sempre muito importante para continuar fomentando a economia baiana. É um setor que emprega muitas pessoas, que representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, então, temos uma responsabilidade muito grande com o nosso estado”.

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Compromisso social

Pelo terceiro ano consecutivo, a SuperBahia abre espaço para o Programa Bahia Sem Fome, com estande para arrecadação de alimentos na entrada do evento. A Abase, parceira da campanha, novamente se compromete a dobrar as doações feitas durante o evento, como já ocorreu em 2023 e 2024, de acordo com o coordenador, Tiago Pereira.

“Nesta edição vamos receber da Abase, uma doação de 10 toneladas de alimentos. É o dobro do que recebemos no ano passado. Uma expectativa alta porque estamos agora numa fase de retroalimentar os esforços para potencializar o processo de arrecadação, tendo em vista o aumento de demanda da população que carece dessa doação, principalmente nos centros urbanos de Salvador e Feira de Santana. A nossa prioridade é garantir o direito humano à alimentação”, declarou Pereira.

Incentivos e política fiscal

Como resultado do diálogo com o setor, o Governo da Bahia reduziu o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre pescados de 20,5% para 12%. Em vigor desde o início deste semestre e com validade até 2026, a medida visa oferecer preços mais competitivos e ampliar a margem de lucro para comerciantes.

Economia

Ultragaz apresenta à SDE investimento de R$ 30 milhões em Barreiras

Durante a fase de implantação, estão previstos cerca de 200 postos de trabalho, movimentando a economia local

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A Ultragaz apresentou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), nesta terça-feira (12), o projeto de implantação
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE

A Ultragaz apresentou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), nesta terça-feira (12), o projeto de implantação de uma base satélite no município de Barreiras, voltada à armazenagem e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) a granel e envasado. Com investimento previsto de R$ 30 milhões e prazo estimado de 12 meses para conclusão, a unidade será a primeira base de distribuição da Ultragaz no município, atendendo a toda a região do MATOPIBA, que engloba áreas da Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí, com forte vocação para o agronegócio. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, ressaltou a importância do projeto e o impacto do empreendimento para o fortalecimento da economia baiana. “Recebemos com entusiasmo o projeto apresentado pela Ultragaz, que representa um investimento significativo para o Oeste baiano e para todo o Estado. A implantação dessa base de distribuição vai fortalecer a interiorização do fornecimento de GLP, atender de forma mais eficiente o agronegócio, ampliar a competitividade da região e fortalecer a política de transição energética na Bahia. Estamos falando de geração de empregos, aumento de arrecadação e, acima de tudo, de desenvolvimento econômico sustentável”, declarou. 

O gerente de relações institucionais e regulação da Ultragaz, Gustavo Henrique Gomes da Silva, ressaltou que o projeto da nova base de distribuição é voltado à interiorização, apoio ao agronegócio e expansão da rede de revendas em municípios sem essa estrutura. “Essa será a primeira base no município, com potencial gigantesco, não só para ampliar o número de revendas, mas também para garantir nível de serviço aos clientes do nosso granel. É um investimento de R$ 30 milhões na construção e benefícios como geração de ICMS para o Estado e criação de empregos diretos e indiretos, o que representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento local e a consolidação da Ultragaz na Bahia”, afirmou. 

Durante a fase de implantação, estão previstos cerca de 200 postos de trabalho, movimentando a economia local e fortalecendo a cadeia produtiva. Na etapa operacional, a base deve contar com 15 colaboradores próprios, 10 terceirizados e 100 empregos indiretos. 

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Economia

Agricultura familiar de Cansanção recebe reforço do Governo do Estado

A iniciativa beneficia não apenas as associadas, mas também cerca de 30 famílias da comunidade

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equipamentos industriais no povoado de Lagoa da Baixa, município de Cansanção, no Território de Identidade Sisal. 
Foto: Marta Medeiros

Neste sábado (9), a Associação das Mulheres Lavradoras Unidas do Povoado Lagoa da Baixa recebeu mais uma agroindústria familiar entregue pelo Governo da Bahia. Desta vez, trata-se de uma unidade de beneficiamento de mandioca totalmente equipada com chapa, fogão, forno, batedeira, liquidificador, entre outros utensílios e equipamentos industriais no povoado de Lagoa da Baixa, município de Cansanção, no Território de Identidade Sisal. 

No local, uma equipe formada por nove mulheres e um jovem da comunidade já está produzindo bolos e beijus, que vêm sendo comercializados para escolas da rede pública e para os próprios moradores da região. Em breve, a produção será ampliada com biscoitos, pães, pizzas e broas, resultado de uma capacitação realizada na unidade por meio de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Sebrae. 

A implantação da agroindústria foi realizada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa beneficia não apenas as associadas, mas também cerca de 30 famílias da comunidade, que comercializam produtos como aipim, leite, ovos e fécula de mandioca. 

O diretor geral da CAR, Alexandre Simões, destacou que a associação, liderada por mulheres, já atua com produção e venda de alimentos, resultado do engajamento e da mobilização da comunidade. “Tudo isso representa mais renda e desenvolvimento para a população local e para o território. É assim que o Governo da Bahia cria condições para que alimentos saudáveis cheguem à mesa de baianos e baianas”, afirmou. 

Edinária Moreira (Nara), tesoureira da associação e coordenadora da equipe da agroindústria, ressalta que a comercialização será ampliada com entregas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e que a expectativa é crescer ainda mais com a chegada de um agente de negócios. “Estamos com a expectativa de comercializar nossos produtos também nos mercados do município, de cidades vizinhas e até mesmo fora da Bahia”, afirma. 

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O jovem Sérgio Dias comemora a oportunidade de permanecer em sua comunidade com trabalho e renda, ao lado da mãe, que também comercializa os frutos colhidos em sua propriedade rural. “É uma oportunidade, como jovem, de não precisar me deslocar para a cidade ou outros locais para trabalhar. E também uma forma de ajudar minha família, com a renda gerada a partir da venda da mandioca usada na produção de bolos aqui na agroindústria”, explica. 

Tecnologia a serviço da produção 

Também foi entregue pelo Governo do Estado, via CAR/SDR, no município de Cansanção, um trator com implementos agrícolas para a União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (Uapac). As novas tecnologias irão qualificar o processo de produção de alimentos das famílias que serão beneficiadas, diminuindo o tempo nas etapas de produção e melhorando as condições de trabalho dessas famílias. 

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Economia

CDL Salvador espera aumento de 3% nas vendas do Dia dos Pais

As projeções se baseiam em pesquisa de mercado e consulta aos parceiros da instituição

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A CDL Salvador projeta um aumento nas vendas na semana do Dia dos Pais, da ordem de 3 % em comparação com o mesmo
Foto: Pixabay

A CDL Salvador projeta um aumento nas vendas na semana do Dia dos Pais, da ordem de 3 % em comparação com o mesmo período do ano passado. A câmara também avalia que o tíquete médio deve ficar em torno de 210,00. As projeções se baseiam em pesquisa de mercado e consulta aos parceiros da instituição.

Segundo o presidente da CDL Salvador, Alberto Nunes, é uma data esperada, que tem força devido ao apelo afetivo. “É sempre um momento importante para o comércio e, considerando o contexto econômico atual, um bom incentivo para atrair o consumidor e ampliar as vendas”, informa.

O presidente explica que, tradicionalmente, os segmentos mais impactados são os de vestuário, calçados, eletrônicos, artigos esportivos e adereços (relógio, pulseira etc). O Dia dos Pais está entre as datas mais importantes do varejo.

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