Segurança
SSP-BA entrega aeronaves para o Corpo de Bombeiros
Agora a corporação conta com uma aeronave em Salvador e outra no interior do estado para diminuir o tempo de resposta de salvar vidas
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) vai reforçar a proteção aos foliões com duas aeronaves, que serão utilizadas pelo Corpo de Bombeiros no Carnaval 2025. O anúncio, realizado na manhã desta quinta-feira (27), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), também contou com exposição de drones e equipamentos que serão empregados pelas guarnições dos Grupamentos Aéreo e Marítimo, com simulação de atendimento ao público.
De acordo com o secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, a operação vai diminuir o tempo resposta para qualquer situação que necessite de pronto atendimento e salvamento. “Chegamos no carnaval com a maior operação de todos os tempos. Além dos helicópteros, a gente tem aqui novos equipamentos que foram entregues ao longo dos últimos anos. A gente reforça a operação também com profissionais cada vez mais capacitados para proteger e estar à disposição da população baiana. É mais um reforço do Governo do Estado para que a gente possa fazer o maior e melhor carnaval de todos os tempos”, afirmou.
Será uma aeronave em Salvador e a outra no interior do estado para diminuir o tempo de resposta de salvar vidas. As atividades de socorro aéreo tiveram início ano passado e, esse ano, mais um helicóptero chegou para ampliar a atuação das forças de segurança.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Adson Marchesini, as aeronaves serão importantes para que a corporação possa atender a população com mais agilidade. “Nossas equipes estão prontas para atuar em todos os pontos do circuito e fora dele de forma rápida para responder as necessidades da sociedade”, afirmou.
O tenente coronel Luciano Alves vai ser responsável pela condução do helicóptero. “Pra mim é uma honra e um privilégio exercer essa atividade. Esse ano vamos ter um desempenho ainda melhor de proteção, monitorando e garantindo de cima a segurança dos foliões”, destacou.
Segurança
‘Operação Ressonância’ soma 41 veículos apreendidos durante ação integrada
São 31 motocicletas e 10 carros identificados pelas Forças de Segurança durante as ações
As equipes das Forças de Segurança da Bahia já identificaram 41 veículos adulterados e com restrição de furto e roubo durante a Operação Ressonância, deflagrada na última terça-feira (28) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foram 19 motocicletas e um carro apreendidos nesta quarta-feira (29).
A operação tem como principal objetivo identificar e recuperar veículos frutos de crimes realizados por organizações criminosas e devolvê-los aos proprietários.
As equipes realizam abordagens e averiguação de veículos a partir do uso da tecnologia de um ‘scanner de diagnóstico’. O sistema faz a leitura de informações dos sensores e sistemas eletrônicos, cruzando informações com as bases de dados de inteligência da SSP e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), resultando no diagnóstico de possíveis adulterações ou clonagem nos veículos.
Segurança
Carga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis
Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados irregularmente na Ceasa, em Salvador.
A ação ocorreu durante fiscalização ambiental no centro, com o objetivo de coibir crimes relacionados à extração, ao transporte e ao comércio de produtos de origem florestal.
Durante a abordagem, foi constatado que o proprietário do material não possuía nota fiscal, nem o documento de origem florestal (DOF) obrigatório para o transporte e comercialização de carvão vegetal, conforme legislação ambiental vigente. A ausência de tais documentos impede a rastreabilidade do produto e pode indicar origem ilegal da madeira utilizada na produção.
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis. O responsável foi conduzido a Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.
Segurança
SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana
A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran
Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana.
As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas.
Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado.
As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo.
-
Geralhá 3 diasSanta Inês celebra 101 anos com pacote de obras e investimentos de R$ 11 milhões
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (28)
-
Segurançahá 3 diasCarga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
-
Economiahá 1 diaArquitetura especializada marca presença em encontro do setor de combustíveis

