SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Shopping Piedade celebra Dia Internacional da Dança 

Na data de 29 de abril é celebrado essa forma de arte que une culturas e gera transformação social

Publicado

em

O Shopping Piedade preparou uma programação especial e gratuita para os amantes da dança! Em três datas especiais, o público poderá
Foto: Divulgação

O Shopping Piedade preparou uma programação especial e gratuita para os amantes da dança! Em três datas especiais, o público poderá prestigiar apresentações de diversos grupos e escolas de dança locais, que irão se apresentar na Praça de Alimentação, Piso L4, pela manhã e pela tarde.   

As apresentações ocorrerão nos dias 22 de abril, a tarde, nos dias 26 e 29 de abril, no turno da manhã e da tarde, e contarão com a participação de renomados grupos e escolas como Ballet Karyna Calmon, Ballet Kompasso, Opaxorô APAE, Vilart Kids e Colégio Castro Educacional. Cada apresentação trará performances que emocionam e inspiram, celebrando o talento e a paixão pela dança. 

Este evento cultural tem como objetivo valorizar a arte da dança e dar visibilidade a esses talentosos jovens, além de promover o talento local. A iniciativa busca incentivar o público a se apaixonar pela arte e a seguir seus sonhos. 

Não perca a oportunidade de vivenciar momentos emocionantes e apoiar o talento da nossa comunidade. As apresentações são gratuitas e abertas ao público! 

Serviço: 

ANÚNCIO
  • Datas: 22/04, 26/04 e 29/04.
  • Horário: Consultar programação no local
  • Local: Praça de Alimentação, Piso L4 – Shopping Piedade
  • Entrada: Gratuita

Agronegócio

Seagri leva sede para a Fenagro e reforça integração com o setor produtivo 

Durante nove dias, Parque de Exposições de Salvador será palco de serviços, inovação e debates estratégicos para impulsionar o agro baiano 

Publicado

em

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) vai transformar a Fenagro 2025 em sua nova casa.
Foto: Ascom/Seagri

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) vai transformar a Fenagro 2025 em sua nova casa. Entre 29 de novembro e 7 de dezembro, a sede institucional da pasta será instalada no Parque de Exposições de Salvador, reforçando a integração entre o Governo do Estado e o setor produtivo. O espaço funcionará como um grande centro de serviços, conhecimento e inovação, voltado para agricultores, pecuaristas, pescadores, estudantes e visitantes. 

O secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, destaca que a iniciativa marca um novo ciclo das políticas públicas para o agro baiano. “Durante nove dias, levaremos nossa estrutura completa para a programação da Fenagro. Nosso objetivo é aproximar políticas públicas, ampliar oportunidades e garantir que produtores e visitantes encontrem, em um só lugar, serviços, orientações e informações técnicas sobre os projetos da Seagri com foco na produtividade e na competitividade da agropecuária”, afirma. 

A programação inclui encontros estratégicos com gestores estaduais. Estão previstos, por exemplo, eventos que reunirão os secretários de agricultura da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e da SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia). Na ocasião, serão assinados dois termos de cooperação para integrar políticas públicas, fortalecer investimentos e consolidar os estados como referência nacional em inovação e sustentabilidade no agro. 

De 1º a 5 de dezembro, dois auditórios funcionarão simultaneamente com palestras e capacitações ministradas por técnicos da Seagri e de instituições parceiras, como a Embrapa e o MAPA. Outro destaque será a realização das reuniões das Câmaras Setoriais do Sisal, Cacau, Dendê e Citrus, que vão debater desafios e oportunidades dessas cadeias produtivas estratégicas para a economia baiana. 

Além do gabinete instalado no evento, a Seagri terá um estande institucional com atendimento ao público, oferecendo orientações técnicas, demonstrações tecnológicas e análises laboratoriais conduzidas pelo Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab) — incluindo exames de solo, mel e água para irrigação. O Cetab também promoverá o tradicional Concurso do Mel. 

ANÚNCIO
Vitrine do agronegócio 

Reconhecida como a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, a Fenagro se consolida ano após ano como uma das principais vitrines tecnológicas e econômicas do setor. Em 2025, a expectativa é movimentar mais de R$ 120 milhões em negócios diretos, envolvendo máquinas, animais, insumos e contratos comerciais. Os leilões devem ultrapassar R$ 8 milhões, impulsionando o melhoramento genético e a formação de novas parcerias. 

Fabricantes e revendedores de máquinas agrícolas apresentarão suas tecnologias mais recentes, com condições especiais de negociação durante o evento. A programação inclui ainda exposições, competições, atrações culturais, gastronomia regional, atividades infantis e experiências de turismo rural, reforçando a missão da Fenagro de conectar campo e cidade e aproximar o público urbano do universo agro. 

SERVIÇO – FENAGRO 2025 
  • 📅 Quando: 29 de novembro a 7 de dezembro de 2025 
  • 📍 Onde: Parque de Exposições de Salvador – Av. Paralela 
  • ⏰ Horário: 10h às 19h (com shows noturnos após esse horário)
Continue Lendo

Agricultura

Barreiros de trincheira garantem água e fortalecem produção agrícola no Sudoeste da Bahia 

Com 62 novos reservatórios entregues, agricultores aproveitam as chuvas para ampliar cultivos e assegurar o cuidado com os animais

Publicado

em

A entrega de 62 barreiros de trincheira na região Sudoeste da Bahia está transformando a rotina de agricultores e agricultoras
Foto: Arquivos Cedasb e Asamil

A entrega de 62 barreiros de trincheira na região Sudoeste da Bahia está transformando a rotina de agricultores e agricultoras, que agora aproveitam o período de chuvas para garantir acesso à água destinada à produção e ao cuidado animal. A iniciativa integra o programa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que desde 2023 já implantou 619 reservatórios em todo o território baiano. 

Entre os beneficiados está o agricultor Idalécio Moreira Rocha, morador da localidade de Brejão, no povoado de Caatinga, município de Ribeirão do Largo. “Os barreiros vieram para suprir um problema recorrente no período de estiagem e ficamos muito satisfeitos em sermos contemplados pelo projeto. Vamos poder utilizar a água para a horta, para os animais e também dentro de casa, molhar as plantas e usar no banheiro”, destaca. 

Na mesma região, o agricultor Adilson de Jesus, do assentamento Boa Sorte, também em Ribeirão do Largo, relata os impactos positivos da implantação do reservatório, que ampliou a diversidade da produção. “É uma área onde produzimos bastante, como café, banana, laranja, abacate, hortaliças, de tudo um pouco. Nós tínhamos a necessidade de um barreiro para molhar a plantação e melhorar a produção, e isso aconteceu com o projeto que beneficiou a minha família e a de outros agricultores da localidade”, afirma. 

A implantação dos barreiros na região Sudoeste foi realizada pela CAR em parceria com o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), sediado em Vitória da Conquista. A previsão é de entrega de mais 52 reservatórios nos próximos meses. 

Outras regiões beneficiadas 

No centro-sul do Estado, a agricultora Marinalva Rosa de Oliveira, da comunidade de Vaca Seca, em Rio do Pires, ressalta a importância da tecnologia para enfrentar a seca. “A seca aqui é muito grande, por isso esse projeto foi muito importante para minha família e para a comunidade rural, porque, através dele, vamos conseguir plantar nossa horta e criar peixes”, comemora. 

ANÚNCIO

Marinalva é uma das beneficiadas pelo convênio executado pela CAR, com recursos repassados para a Associação do Semi-Árido da Microrregião de Livramento (Asamil). A entidade, sediada em Livramento de Nossa Senhora, no Território do Sertão Produtivo, já entregou 50 barreiros, sendo 38 em Caturama e 12 em Rio do Pires. A proposta é entregar mais 64 reservatórios nos respectivos municípios, além de Ibipitanga. 

Barreiros de trincheira 

A tecnologia social consiste em reservatórios escavados no subsolo, com paredes verticais estreitas e profundas, reduzindo a evaporação e garantindo que a água da chuva permaneça acumulada por mais tempo. 

Continue Lendo

Agricultura

Fenagro 2025 destaca qualidade do mel baiano em concurso tradicional 

Produtores terão oportunidade de apresentar excelência da apicultura e meliponicultura durante a feira internacional em Salvador 

Publicado

em

De 29 de novembro a 7 de dezembro, Salvador recebe a Fenagro 2025 – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, no Parque de Exposições.
Foto: Ascom/Seagri

De 29 de novembro a 7 de dezembro, Salvador recebe a Fenagro 2025 – Feira Internacional da Agropecuária da Bahia, no Parque de Exposições. Entre as atrações, o Concurso de Qualidade do Mel, promovido pela Seagri em parceria com o Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab), reforça a valorização da produção apícola e meliponícola no estado. 

As inscrições acontecem de 29/11 a 04/12, no estande do Cetab, no Pavilhão do Governo da Bahia. Para participar, os produtores devem entregar um frasco com 250g de mel. No caso do mel de abelha-sem-ferrão, a amostra deve ser refrigerada para preservar suas características naturais. 

Cada produtor poderá concorrer com uma amostra por categoria: 
  • Mel centrifugado de Apis mellifera 
  • Mel refrigerado de abelha-sem-ferrão 

A análise técnica inclui testes físico-químicos (pH, acidez, umidade) e avaliação sensorial (sabor, odor, cor e aparência). Os vencedores serão anunciados em 6 de dezembro, com premiação que inclui certificado, vale para ensaios laboratoriais completos no Cetab e um kit especial. 

Segundo Paulo Mesquita, coordenador do Cetab, “a competição estimula a produção de mel de alta qualidade, valoriza o trabalho dos apicultores e promove o consumo de produtos derivados das abelhas”. 

Cetab: suporte à agropecuária baiana 

Vinculado à Seagri, o Cetab oferece análises de solo, água e produtos agropecuários em oito laboratórios especializados. Credenciado pelo MAPA, atua na classificação de produtos vegetais e fornece diagnósticos para práticas agrícolas sustentáveis em todo o estado. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas