Turismo
Setur-BA apresenta novo produto para movimentar afroturismo baiano
Candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado terá a participação de 80 terreiros na Feira de São Joaquim, dia 8 de março
Novo produto turístico da Bahia, o candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado foi apresentado a representantes de operadoras e agências de viagens, empresas de receptivo e guias, nesta sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento será realizado na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, no dia 8 de março, com a participação de 80 terreiros. A manifestação tem o apoio da Setur-BA, como parte das ações do projeto Agô Bahia, pela valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.
“É uma festa nova, que terá a sua quarta edição, e está sendo formatada como produto turístico por sua expressividade no culto ancestral. É representativa a escolha da Feira de São Joaquim, um símbolo da diversidade cultural e gastronômica da Bahia, visitado por turistas do mundo todo”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Com o tema “Os Exus do Brasil”, o Olojá é uma celebração dedicada ao orixá que tem entre suas atribuições abrir caminhos e vigiar mercados. “Somos uma casa dedicada a Exu e estamos resgatando o culto a ele, com seus cânticos, culinária e festa”, relatou Gilmar Sampaio, asobá da Casa do Mensageiro, terreiro que lidera a Associação Cultural e Social Olojá Senhor do Mercado, organizadora do evento.
Presente no encontro, a diretora de Operadora Itaparica Tour, Tércia Vasconcelos, ficou animada com a apresentação. “Já oferecemos visitas aos candomblés, mas uma grande festa das religiões de matriz africana em uma feira livre é algo inédito a ser oferecido aos nossos clientes. Tenho certeza de que eles vão amar. No período do evento, recebemos turistas da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, ávidos por conhecer as tradições baianas”, pontuou.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “o estado tem uma riqueza inigualável, e a Setur-BA está oferecendo oportunidades para que os turistas conheçam manifestações genuínas, como o Olojá, que, acredito, que será um sucesso”.
“Estamos muito felizes com a parceria da Setur-BA, que é de extrema importância para a realização do evento e divulgação junto à população baiana, aos empresários do turismo e visitantes”, agradeceu a presidente da Associação Olojá, Anane Simões.
Programação
No dia do Olojá, um grande cortejo é organizado pelo povo de santo, tendo à frente a representação de Exu, que visita os boxes dos feirantes, que, por sua vez, retribuem com oferendas. Depois, todos se reúnem no fundo da feira, à beira-mar, para o xirê (roda de evocação dos orixás) e distribuição de comidas típicas. A programação termina com muito samba, é gratuita e aberta ao público.
Turismo
Bahia e França ampliam parceria para turismo sustentável com expansão do PROT’AIR
Projeto chega ao Baixo Sul e reforça ações de conservação ambiental, valorização cultural e desenvolvimento comunitário
A cooperação internacional entre a Bahia e a França avançou nesta terça-feira (4) com a expansão do Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável e Áreas Protegidas França-Bahia para o município de Nilo Peçanha, no Baixo Sul do estado. A adesão foi oficializada durante visita técnica da comitiva francesa à região, marcada pela assinatura da carta de compromisso.
A iniciativa integra uma série de encontros estratégicos que fortalecem a parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França. O objetivo é promover a valorização das áreas protegidas, o desenvolvimento territorial sustentável e o turismo de base comunitária.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, a ampliação do PROT’AIR reafirma o compromisso da Bahia com práticas sustentáveis e inclusão social. “A escolha do Baixo Sul traz características de agrofloresta, agricultura sustentável, turismo comunitário e preservação ambiental”, destacou.
Durante a visita, a comitiva conheceu experiências na comunidade quilombola Jatimane, onde o turismo comunitário impulsiona renda e preserva tradições. Pedrina Rosário, liderança local, ressaltou que a iniciativa mantém moradores no território com qualidade de vida e dignidade.
O projeto, inspirado no selo francês Valeurs Parc, busca criar um modelo baiano de certificação para produtos e serviços sustentáveis associados às unidades de conservação. A primeira etapa foi implantada na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança e agora avança com diagnóstico turístico e ações de gestão.
A agenda também incluiu reuniões com agricultores familiares em Taperoá e apresentações culturais que celebraram a identidade local.
A cooperação ganha ainda mais destaque nesta quarta-feira (5), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron em Salvador para o Fórum Nosso Futuro, dentro do Festival Nosso Futuro, que reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater soluções inovadoras em sustentabilidade e clima.
Turismo
Bahia lança projeto piloto de turismo inteligente em Morro do Chapéu
Plataforma digital conecta empreendedores locais ao mercado global e impulsiona desenvolvimento sustentável
O Governo da Bahia, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur-BA), lançou oficialmente nesta sexta-feira (31) o projeto Visite a Bahia, que tem como objetivo posicionar o estado como referência em turismo inteligente. Morro do Chapéu foi escolhido para sediar a iniciativa piloto, que integra micro e pequenos empreendedores ao mercado global por meio da plataforma digital Visite a Bahia – Morro do Chapéu.
Desenvolvido em parceria com a traveltech Just Travel e a prefeitura local, o projeto oferece um ecossistema digital que reúne hospedagem, alimentação, guias turísticos e experiências regionais, operando em multimoedas e multi-idiomas. A solução elimina barreiras tecnológicas e amplia a visibilidade dos negócios locais.
Durante a cerimônia de lançamento, empreendedores certificados após treinamento realizado na última semana foram habilitados para operar a plataforma. O diretor de Certificação e Regulação da Setur-BA, Divaldo Borges, destacou que a iniciativa promove integração territorial e valorização das identidades baianas. “O Visite a Bahia – Morro do Chapéu é mais do que uma plataforma digital, é um convite para descobrir tudo o que torna esse destino único”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, ressaltou que o projeto é um instrumento para impulsionar o interior do estado. “O turismo vai dialogar com comércio, serviços e varejo, gerando emprego e renda”, disse. A prefeita Juliana Araújo celebrou a escolha do município como pioneiro entre os 417 da Bahia, reforçando o potencial da região.
Além das autoridades estaduais e municipais, representantes da Just Travel e empreendedores locais participaram do evento, que marca um passo importante para consolidar Morro do Chapéu como destino turístico estratégico.
Turismo
Bahia se consolida como polo de turismo de negócios
Com a realização inédita da Exposibram em Salvador, estado atrai atenção global e fortalece sua vocação para o turismo corporativo
A Bahia é palco, pela primeira vez, da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos principais eventos do setor no mundo, que acontece no Centro de Convenções Salvador até quinta-feira (30). Com quatro dias de programação, o encontro reúne 400 expositores das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia, com apoio do Governo do Estado, e expectativa de atrair 30 mil participantes.
Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promove ações de receptivo cultural e divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com destaque para a capital e seu entorno. A iniciativa reforça a diversificação da oferta de produtos e experiências turísticas.
“A vinda inédita desse grande evento para a Bahia é resultado do trabalho de captação de encontros corporativos, que o Governo do Estado tem feito para impulsionar o turismo de negócios nos destinos em que eles acontecem, com Salvador em destaque pela sua agenda mais intensa”, afirmou Giulliana Brito, titular da Setur-BA em exercício, durante a abertura da Exposibram.
Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), também celebrou a escolha da capital baiana: “A Bahia é o terceiro maior produtor de minerais do país e possui uma vasta potencialidade ainda a ser explorada. É uma felicidade termos escolhido Salvador para sediar nosso evento, também pela sua rica história e cultura.”
A programação cultural da Exposibram inclui apresentações de ícones da música baiana como Bell Marques, Luiz Caldas, Olodum, Timbalada, Leo Stakazero e Targino Gondim, além de um festival gastronômico com culinária típica.
Eventos diversificados movimentam Salvador e o interior
Além da Exposibram, Salvador recebe nesta semana o 20º Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM) e o 13º Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), ambos com apoio da Setur-BA.
No último fim de semana, a secretaria também patrocinou eventos em diferentes zonas turísticas: a 13ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), o Festival Náutico Outubro Rosa na Marina da Penha, o Fórum Mundial de Afroturismo em Camaçari, o 32º Encontro Brasileiro dos Comerciantes de Material de Construção na Praia do Forte, e o Pedal dos Jogos da Integração em Valente.
-
Políticahá 3 diasJerônimo Rodrigues destaca eficiência da cooperação entre os poderes
-
Agriculturahá 3 diasAgricultura familiar chega ao prato dos trabalhadores do VLT em Salvador
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (4)
-
Segurançahá 3 diasPolícia Civil deflagra Operação Freedom contra facção criminosa no Nordeste

