Turismo
Setur-BA apresenta novo produto para movimentar afroturismo baiano
Candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado terá a participação de 80 terreiros na Feira de São Joaquim, dia 8 de março

Novo produto turístico da Bahia, o candomblé de rua Olojá – Senhor do Mercado foi apresentado a representantes de operadoras e agências de viagens, empresas de receptivo e guias, nesta sexta-feira (07), na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. O evento será realizado na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, no dia 8 de março, com a participação de 80 terreiros. A manifestação tem o apoio da Setur-BA, como parte das ações do projeto Agô Bahia, pela valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo.
“É uma festa nova, que terá a sua quarta edição, e está sendo formatada como produto turístico por sua expressividade no culto ancestral. É representativa a escolha da Feira de São Joaquim, um símbolo da diversidade cultural e gastronômica da Bahia, visitado por turistas do mundo todo”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Com o tema “Os Exus do Brasil”, o Olojá é uma celebração dedicada ao orixá que tem entre suas atribuições abrir caminhos e vigiar mercados. “Somos uma casa dedicada a Exu e estamos resgatando o culto a ele, com seus cânticos, culinária e festa”, relatou Gilmar Sampaio, asobá da Casa do Mensageiro, terreiro que lidera a Associação Cultural e Social Olojá Senhor do Mercado, organizadora do evento.
Presente no encontro, a diretora de Operadora Itaparica Tour, Tércia Vasconcelos, ficou animada com a apresentação. “Já oferecemos visitas aos candomblés, mas uma grande festa das religiões de matriz africana em uma feira livre é algo inédito a ser oferecido aos nossos clientes. Tenho certeza de que eles vão amar. No período do evento, recebemos turistas da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai, ávidos por conhecer as tradições baianas”, pontuou.
Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze, “o estado tem uma riqueza inigualável, e a Setur-BA está oferecendo oportunidades para que os turistas conheçam manifestações genuínas, como o Olojá, que, acredito, que será um sucesso”.
“Estamos muito felizes com a parceria da Setur-BA, que é de extrema importância para a realização do evento e divulgação junto à população baiana, aos empresários do turismo e visitantes”, agradeceu a presidente da Associação Olojá, Anane Simões.
Programação
No dia do Olojá, um grande cortejo é organizado pelo povo de santo, tendo à frente a representação de Exu, que visita os boxes dos feirantes, que, por sua vez, retribuem com oferendas. Depois, todos se reúnem no fundo da feira, à beira-mar, para o xirê (roda de evocação dos orixás) e distribuição de comidas típicas. A programação termina com muito samba, é gratuita e aberta ao público.
Turismo
Capacitação oferecida pela Setur-BA qualifica turismo de avistamento de baleias
Foram passados conteúdos sobre legislação, segurança, características dos mamíferos marinhos e sustentabilidade

Aberta oficialmente, na quarta-feira (16), pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a temporada de avistamento de baleias-jubarte no litoral da Bahia (julho a novembro) ganhou reforço em qualificação. Na quinta (17), o órgão ofereceu uma capacitação on-line sobre o segmento turístico, em parceria com a ONG Rede Mar, para agentes de viagens, guias de turismo, mergulhadores e condutores de embarcações, que já fazem passeios para a experiência com baleias ou desejam trabalhar na atividade. Foram passados conteúdos sobre legislação, segurança, características dos mamíferos marinhos e sustentabilidade.
“Essa iniciativa da Setur-BA ajuda em uma melhor compreensão desse segmento e nos prepara para realizar uma venda mais qualificada do produto. Quando o turista chega, ele pode ter demandas específicas, e é fundamental estarmos preparados para oferecer uma experiência rica e bem estruturada”, pontuou a agente de viagens Itana Galdino.
“Já recebemos turistas, tanto do Brasil quanto do exterior, que vêm à Bahia, exclusivamente, para ver as baleias. Nesse contexto, é muito significativo ter o poder público apoiando essa atividade, que tem crescido de forma consistente no estado”, completou Gisele Marques, representante comercial da Shark Dive, empresa especializada em mergulho.
Segundo o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte, “a capacitação é uma das ferramentas para garantir que o turismo de avistamento de baleias-jubarte seja feito de forma sustentável, porque, a cada ano, os animais estão retornando em um número maior, o que nos obriga a exercer boas práticas, visando o incremento dos pacotes de passeios e a preservação da espécie”.
Turismo
Bahia celebra o início do avistamento de baleias-jubarte
Com enfoque no turismo sustentável, temporada impulsiona a economia local e valoriza a biodiversidade

A temporada 2025 de avistamento de baleias-jubarte começou oficialmente nesta quarta-feira (16), trazendo de volta à cena baiana um dos espetáculos naturais mais fascinantes do planeta. Com seus saltos acrobáticos e cantos hipnotizantes, as gigantes do mar já podem ser vistas em diversos pontos do litoral da Bahia, oferecendo aos visitantes uma experiência única de conexão com a natureza. A abertura oficial aconteceu na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, em Salvador, em um evento promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).
O evento contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Turismo, Maurício Bacelar. Geraldo Júnior ressaltou a importância da iniciativa afirmando que o turismo de avistamento “impulsiona a economia local, preserva o meio ambiente e valoriza a biodiversidade baiana”. Já o secretário destacou que o governo está trabalhando na estruturação do setor, dizendo: “estamos estruturando rotas, qualificando operadores e promovendo nosso litoral. As baleias são um espetáculo e a Bahia, o palco perfeito.”
Na quinta-feira (17), a Setur realizará uma capacitação virtual com um especialista, voltada a agências de turismo e condutores de embarcação. O encontro vai abordar aspectos biológicos das espécies marinhas avistadas no litoral baiano e orientar sobre boas práticas para garantir segurança e bem-estar, tanto para os turistas quanto para os animais, especialmente as baleias. Também será reforçada a importância do cadastro obrigatório das agências junto ao Ministério do Turismo. Já na sexta-feira (18), a Setur promove um passeio de familiarização para agências e imprensa, com o objetivo de proporcionar, na prática, a experiência do turismo de avistamento no alto-mar.
Turismo com impacto positivo
De julho a outubro, milhares de jubartes migram das águas geladas da Antártida para se reproduzir e amamentar seus filhotes nas águas mais quentes do Atlântico Sul, especialmente nas proximidades do Banco dos Abrolhos, considerado o maior berçário da espécie em todo o hemisfério sul. Esse fenômeno transforma o litoral baiano em um dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil.
Além de atrair visitantes nacionais e internacionais, o turismo de avistamento tem se consolidado como uma importante fonte de renda para comunidades costeiras e operadoras locais. Municípios como Caravelas, Prado, Ilhéus, Itacaré e Salvador já sentem o impacto positivo da temporada no setor de hospedagem, alimentação e transporte náutico. Para o trade turístico, é uma oportunidade de mostrar o que a Bahia tem de mais autêntico e sustentável.
“A temporada das jubartes mostra como o turismo pode ser aliado da conservação. Temos um produto único, que atrai visitantes em busca de experiências autênticas. Estamos prontos para recebê-los com segurança e respeito ao meio ambiente”, destacou Jean Paul Gonze, representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV Bahia).
Sustentabilidade em foco
A valorização desse tipo de turismo também caminha ao lado da preservação ambiental. Durante o evento, representantes de entidades ecológicas ressaltaram a importância de seguir boas práticas durante os passeios, como manter distância dos animais, reduzir o ruído dos motores e evitar qualquer forma de interferência no comportamento natural das baleias.
“O avistamento consciente promove educação ambiental e contribui para a proteção das jubartes. É fundamental que operadores sigam as boas práticas, mantendo distância adequada e evitando interferência nos comportamentos naturais dos animais”, comentou William Freitas, presidente da RedeMar Brasil, uma organização da sociedade civil, dedicada à proteção dos oceanos.
Com a temporada oficialmente iniciada, a expectativa da Setur-BA é atrair ainda mais visitantes em busca do encantamento proporcionado pelas jubartes. Estima-se que até outubro cerca de 30 mil baleias passem pela costa baiana, oferecendo um espetáculo inesquecível e reforçando o protagonismo da Bahia no cenário do ecoturismo brasileiro.
Turismo
Articulações do Governo do Estado amplia turismo estrangeiro na Bahia
Pesquisa da Embratur divulgou a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025

“A conectividade aérea tem importância fundamental no desenvolvimento da atividade turística”, pontuou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, na ocasião da reativação da rota partindo da capital panamenha para Salvador. O trabalho constante do Governo do Estado na atração de voos internacionais para a Bahia se fortalece com a divulgação de pesquisa pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), sobre a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025.
Negociada com a Copa Airlines, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci) e a Embratur, a retomada do voo Panamá-Salvador, passa a operar em quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). Interrompida desde a pandemia da Covid-19, desta vez, os dois destinos serão ligados a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, com capacidade para 166 passageiros.
“Na semana passada, anunciamos a retomada do voo direto Salvador-Panamá, uma ligação muito importante entre a Bahia e um grande hub internacional operado pela Copa Airlines, que vai nos conectar diretamente ao norte da América do Sul, ao Caribe, à América Central e à América do Norte”, anunciou o secretário Bacelar. Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana.
Expansão da malha aérea
A Bahia possui uma ligação importante com os principais mercados emissores da América do Sul, com voos diretos para Buenos Aires, Montevideo e também para Santiago, que se somam à ligação estratégica na Europa, seja na ligação direta com Lisboa, Madri e Paris, onde também há conexão com 187 destinos da própria Europa, Ásia e África. Essa conectividade estratégica montada pelo Governo da Bahia tem transformado o estado em um destino global.
Destino Bahia
O estado também ocupa no período, o terceiro maior crescimento percentual entre as unidades da Federação, com 62% entradas a mais que nos seis primeiros meses de 2024, quando a marca foi de 61.669. Os dados também foram comemorados pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) que tem atuado constantemente na promoção do destino Bahia para o Brasil e outros países. Na apresentação do destino, a Bahia ganha ênfase pela mistura vibrante da cultura afro-brasileira, história colonial, paisagens naturais e uma culinária cheia de sabores marcantes, além do povo acolhedor e festas populares únicas.
A francesa Marina Nicolas, 52, revelou o lugar que mais gostou de visitar. “Ficamos por apenas dois dias e adoramos conhecer o Pelourinho”, revelou. Opinião semelhante a da croata Ivana, que recomendou o Centro Histórico da capital baiana, além da Ilha de Boipeba, no Litoral Sul do estado. Ambas foram enfáticas ao afirmar que voltarão à Bahia em outra oportunidade.
Período junino
Ainda de acordo com a Embratur, no último mês de junho, os destinos baianos receberam 8.334 turistas internacionais, 54,5% a mais que no sexto mês de 2024, quando o número de chegadas ficou em 5.393. “O São João se transformou numa grande festa global. Através de nossas pesquisas, detectamos a presença de turistas estrangeiros nas 13 zonas turísticas do estado, conhecendo as características e as especificidades do nosso São João. Antes, estivemos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Brasília, mostrando também a estes públicos as características que só a Bahia tem durante os festejos juninos”, reforçou Bacelar.