Educação
ProUni inicia inscrições do segundo semestre na segunda (1º)
O resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa

Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.
Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.
Novidades
Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.
Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:
- professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
- estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
- estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Renda
Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.
Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.
A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
I – Estudante que tenha cursado:
– o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
– o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
– o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
– o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
II – Estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
III – Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.
Educação
Creches comunitárias de Salvador recebem doação de alimentos
Bahia Sem Fome e Voluntárias Sociais doaram alimentos como leite e frango para ajudar na alimentação no início do ano letivo

O Programa Bahia Sem Fome (BSF) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) realizam até esta segunda-feira (17) a entrega de 2.560 quilos de frango e 12 toneladas de leite integral em pó para creches comunitárias de Salvador.
A doação de frango beneficia mais de seis mil crianças de 0 a 5 anos de 130 creches atendidas pelas Voluntárias Sociais. A ação, que começou no dia 3 de fevereiro, também contempla o Coletivo Mulheres das Águas, no distrito de Caboto, município de Candeias. No último dia 8 de janeiro, foram entregues 200 unidades de peito de frango à instituição.
Em dezembro do ano passado, aconteceu a primeira etapa onde foram doadas 12 toneladas de leite integral em pó para mais de 130 creches comunitárias atendidas pelas Voluntárias Sociais da Bahia, garantindo a segurança alimentar de milhares de crianças durante o período de férias escolares.
Tiago Pereira, coordenador-geral do BSF, destaca a parceria entre o programa e as Voluntárias Sociais da Bahia, lideradas pela professora Tatiana Velloso. “As Voluntárias Sociais do Estado da Bahia integram o nosso Programa Bahia Sem Fome, que é uma das prioridades do Governo do Estado em cuidar de quem mais precisa. Estamos atuando em diversas frentes: fortalecendo a educação, articulando com a saúde, reforçando a assistência social e, claro, assegurando comida, porque alimentação é um direito básico. Sabemos que muitas pessoas vivem em situação de insegurança alimentar e hoje reafirmamos nosso compromisso com as creches comunitárias”.
O trabalho das Voluntárias Sociais já acontece há anos e, desde o ano passado, o BSF passou a integrar as creches como público prioritário, segundo Pereira. “Crianças e adolescentes estão entre os mais afetados pela insegurança alimentar extrema. Esta doação de frango é mais uma ação, mas não paramos por aqui. Já realizamos doações de leite e, em breve, faremos doações de outros alimentos. É um processo contínuo, que inclui tanto arrecadações quanto aquisições do Estado para apoiar minimamente o trabalho essencial dessas creches comunitárias, especialmente aqui na capital, Salvador”, completa.
Impacto nas comunidades
Rosemeire Batista, colaboradora da Ação Social Beneficente Doze de Dezembro, que atende em média 120 crianças, destaca a importância da doação. “Essa articulação é muito importante. A gente passou por uma fase muito crítica na pandemia, e quem salvou a nossa escola praticamente foram as Voluntárias Sociais, através de doações. Temos muita gratidão a elas”.
A professora Aisi Araújo, diretora da Associação Beneficente e Cultural Semeando a Esperança, também agradece o apoio recebido. “É ótimo para o almoço dos meninos. Este ano a gente inicia o tempo integral, e essa doação vem em um momento muito importante para nós”, conclui.
Educação
Novos profissionais são convocados para a rede estadual de ensino
Os candidatos foram aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial deste sábado (15), a convocação de candidatos aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da Educação e assegurar a qualidade do ensino público no Estado. Foram convocados 36 candidatos para a atuação como mediador, 314 para o cargo de professor do Ensino Profissional e 382 para a função de professor da Educação Básica.
A convocação foi feita com base no resultado final do Processo Seletivo Simplificado, referente ao Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022 e ao Edital SEC/SUDEPE nº 19/2022.
Os convocados devem, entre os dias 17 e 26 de fevereiro de 2025, encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br para que seja feita a análise preliminar pela Coordenação de Provimento e Movimentação. Após essa etapa, os aprovados designados para a atuação no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26, em Salvador, deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos dos documentos originais e suas respectivas cópias. Os candidatos aprovados para lotação no interior do Estado devem se apresentar à sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) correspondente, também portando a documentação original e as cópias exigidas. O não cumprimento das exigências dentro do prazo estabelecido resultará na perda do direito ao ingresso na função temporária, independentemente do motivo.
A documentação exigida inclui diploma de conclusão do curso de nível superior correspondente à função temporária para a qual o candidato foi aprovado, títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, documentos de dependentes, conta corrente do Banco do Brasil, título de eleitor com comprovantes de votação dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral, ato de exoneração ou requerimento de exoneração para quem ocupa cargo público inacumulável, declaração de bens e comprovante de inscrição no PIS/PASEP, entre outros. A lista completa pode ser consultada nos editais disponíveis no site da Secretaria da Educação.
Educação
SEC publica edital para processo seletivo do Mais Estudo
O programa visa a participação dos estudantes como monitores em atividades de auxílio e reforço de aprendizagem

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (14), o edital referente aos critérios e procedimentos para o processo seletivo de estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), do Ensino Médio e da Educação Profissional da rede estadual de ensino para o Mais Estudo. O programa visa a participação deles como monitores em atividades de auxílio e reforço de aprendizagem, prioritariamente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, além de Biologia e Iniciação Científica. O investimento que assegura o repasse de valores para as bolsas-auxílio é realizado pelo Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e por meio de recursos próprios da SEC.
Serão ofertadas 52 mil vagas, distribuídas nas unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Conforme o edital, a prioridade da monitoria é para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, tendo em vista a importância destes como base de aprendizagem para os demais componentes do currículo escolar. O cronograma relacionado à seleção para o Mais Estudo será divulgado posteriormente, com uma antecedência de 30 dias do prazo da inscrição do programa de Estado, assim denominado após instituída a Lei nº 14.306/ 2021.
Critérios
Os estudantes candidatos à monitoria do Mais Estudo terão que seguir critérios como, por exemplo, estarem matriculados no ano de 2025 na rede estadual de ensino; possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria com média igual ou superior a 8,0 no ano anterior. Para participar do programa, as unidades escolares devem acessar o Sistema de Gestão do Mais Estudo no Portal da Educação (www.educacaobahia.com.br), seguindo as instruções.
O investimento que assegura o repasse de valores para as bolsas-auxílio aos estudantes monitores, é realizado pelo Fundo de Combate à Pobreza (FUNCEP) e por recursos próprios da Secretaria da Educação. Ao ofertar monitoria aos estudantes da rede estadual, estimulando a sua participação em ações de auxílio à aprendizagem e promovendo a transversalidade entre os componentes e as áreas do conhecimento, a SEC visa a promoção do acesso; a permanência dos estudantes; o combate à evasão escolar; e a potencialização do desempenho e do protagonismo estudantil. O Mais Estudo foi definido como programa após instituída a Lei nº 14.306/2021, se consolidando como uma ação estratégica em busca da melhoria do processo de aprendizagem, a partir cooperação entre docentes, gestores, estudantes e comunidade escolar.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego para esta quinta-feira (20)
-
Serviçoshá 3 dias
Simm oferece 38 vagas para esta quinta-feira (20)
-
Políticahá 3 dias
Robinson Almeida rebate Bruno Reis e destaca investimentos do Governo do Estado na saúde de Salvador
-
Culturahá 2 dias
Tradicional Lavagem de Itapuã celebra 120 anos de tradição