Esporte
Projetos sociais revelam novos talentos do boxe
O esporte já revelou diversos atletas que alcançaram sucesso dentro e fora do país

O esporte costuma traçar histórias de superação e transformação de vida, principalmente em bairros periféricos das grandes cidades. Na Bahia, o Boxe já revelou diversos atletas que alcançaram sucesso dentro e fora do país, sendo uma das modalidades que ajudam a trazer a juventude para perto da prática esportiva, afastando-os da criminalidade e despertando o sonho de construir carreiras de sucesso. Esse é o caso do boxeador amador Isaque Mosquinha, de 16 anos, que sonha com uma vaga na Seleção Baiana de Boxe.
Para chegar aonde almeja, Isaque treina no Centro de Treinamento de Boxe e Artes Marciais, equipamento do Governo do Estado que fica no Largo de Roma, em Salvador, e oferece toda a infraestrutura necessária para a preparação de atletas e praticantes, incentivando a formação de novos talentos. “Ali estão mais de 1.600 pessoas aprendendo várias modalidades de artes marciais, garantindo treinamento, saúde, qualidade de vida e defesa pessoal”, explicou o diretor-geral da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), órgão responsável pela gestão do equipamento.
Inspirado em pugilistas baianos de sucesso, como os campeões olímpicos Robson e Hebert Conceição, Isaque Mosquinha já tem objetivos traçados na carreira. “O foco é conseguir chegar nas Olimpíadas e trazer uma medalha para o Brasil”, planeja o boxeador amador, cujos planos começaram no projeto social ‘Sonhar é Viver’, comandado por Ito Viana, que incentiva a prática do boxe entre crianças, adolescentes e jovens, no Alto do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário.
A ação oferece aulas gratuitas para 80 alunos, dias de terça e quinta, às 18h, e aos sábados, às 9h, nas praças Bela Vista e Dique do Cabrito. “Eu fui seis vezes campeão baiano e também fui campeão norte/nordeste na categoria amadora. É essa a expectativa que tenho na vida desses jovens, além de evitar que eles sejam abraçados pelo mundo da criminalidade”, conta o treinador Ito.
Os projetos sociais na capital baiana desempenham um papel fundamental na formação de jovens no boxe. Promovidas por professores que moram no próprio bairro, essas iniciativas atraem a atenção de meninos e meninas que vêem no esporte uma oportunidade de se desenvolverem como atletas e sonharem com uma vida melhor.
Mais iniciativas
Outro baiano que acredita na potência da ação social é o professor de boxe Jailson Santos. Junto com Luciano Dodoga, ele ajuda a revelar novos talentos através do ‘Feras do Boxe’, projeto realizado com pessoas de todas as idades, no bairro de Pernambués. “É um projeto que surgiu há muitos anos, em cima de uma laje. Vale ressaltar que Pernambués é o bairro que mais cedeu atletas de boxe para Salvador. Hoje, damos continuidade a esse trabalho e utilizamos o boxe não só como uma atividade de competição esportiva, mas como uma ferramenta de socialização e ressocialização, cuidando também da saúde física e mental”, destacou Jailson.
A dona de casa Ivone Queiroz, de 75 anos, já frequenta as aulas há mais de um ano. Além de se manter ativa, ela conseguiu perder 17 kg e controlou a pressão arterial. Eu sou pequenininha assim, mas tinha 85 quilos e tenho hipertensão. A minha pressão só ficava em 18, chegou até 20. Aí, eu vim aqui para o projeto e fiquei. Comecei a perder peso e quando eu fiz os exames, a médica perguntou o que eu estava fazendo. Eu disse: estou lutando boxe. Graças a Deus, estou bem. Minha pressão está ficando 12/8, e eu quero chegar a 65 quilos. Faz diferença e eu gostaria que todo mundo viesse, porque é bom demais”, relatou.
Campeão brasileiro de boxe, Jailson iniciou no esporte em 1988, passou pelas principais academias e pelos mais respeitados treinadores da modalidade no estado. Foi o principal sparring (auxiliar) de Acelino Freitas, o Popó, na caminhada do atleta até o título mundial, e também treinou o irmão dele, o pugilista Luís Cláudio Freitas. Após encerrar a carreira profissional, Jailson passou a treinar alguns ícones do MMA, como os baianos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, além de Vitor Belfort e Edson Drago.
Com essa trajetória exitosa, o agora professor divide experiências e conhecimentos com seus alunos. “Temos uma aceitação muito boa da comunidade. Só tenho a agradecer por tudo o que essa modalidade tem feito na minha vida e por me permitir cooperar na vida de outras pessoas”, ressalta.
Esporte
Verão Costa a Costa movimenta Salvador com práticas esportivas e shows

A 3ª edição do ‘Verão Costa a Costa’ chega a Salvador nesta quinta-feira (13) e segue até domingo (16), no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, com programação gratuita que inclui competições esportivas, aulas abertas, atividades recreativas e shows musicais. O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da Setre e Sudesb, faz parte de um circuito que percorre seis municípios do litoral baiano entre janeiro e março. Após passar por Alcobaça, Porto Seguro e Itacaré, o projeto chega à capital antes de seguir para Maraú (20 a 23 de fevereiro) e Camaçari (13 a 16 de março).
A expectativa é reunir cerca de 40 mil pessoas em Salvador, com investimento de R$ 5 milhões, apoio da Bahiagás e execução da Unisport. “O Verão Costa a Costa chega à sua terceira edição percorrendo todo o litoral da Bahia, levando esporte, cultura, economia solidária e lazer para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O evento transforma o esporte em uma ferramenta de integração e transformação social, promovendo competições e atividades acessíveis a toda a comunidade”, destaca Augusto Vasconcelos, secretário da Setre.
Serão oferecidas clínicas esportivas (quinta e sexta) e competições (sábado e disputas finais no domingo) nas modalidades beach soccer, vôlei de praia, beach tênis, futevôlei, futmesa e baleado. No domingo também está inclusa uma competição de basquete 3×3.
“Durante o Verão Costa a Costa, o público pode participar gratuitamente de modalidades como vôlei de praia, beach soccer, beach tênis, xadrez, corrida, basquete, arvorismo e tirolesa, além de atividades voltadas para crianças”, explica o secretário. “Os shows musicais também são gratuitos, com expectativa de reunir mais de 40 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento, de quinta a domingo. Para garantir acesso aos shows, é necessário realizar um cadastro na plataforma Sympla.”
Enzo Meireles, estudante de 13 anos, participou de um dos aulões e destacou os benefícios do esporte: “Fazer esporte é muito bom para a saúde, ajuda na concentração e até melhora o comportamento. Eu já praticava futebol, mas aqui tive a chance de experimentar outras modalidades e gostei muito.” Já Maurício, outro participante, complementa: “Esse evento é uma porta de entrada para quem quer começar no esporte. É uma iniciativa muito importante para incentivar hábitos saudáveis.”
Programação
Nos quatro dias de evento, os participantes poderão desfrutar de clínicas esportivas, competições e atividades recreativas. A programação inclui modalidades como beach soccer, vôlei de praia, beach tênis, futevôlei, futmesa e baleado. No domingo, ocorrerá o ‘Treinão Salvador’, uma corrida de 5km e 10km.
Além das atividades esportivas, haverá shows musicais com artistas como Sued Nunes, Thiago Aquino, Filhos de Gandhy, Afrosambah e Afrocidade, além de um parque infantil e uma Feira de Economia Solidária, promovendo lazer e cultura para todos os públicos. “Além de incentivar a prática esportiva e a integração entre as pessoas, o evento impulsiona o turismo e movimenta os pequenos negócios locais”, reforça Vasconcelos.
Esporte
Caravana do Lazer movimenta Boca do Rio com o Verão Costa a Costa
Terceira edição do evento chega em Salvador com programação diversificada para todos os públicos

Não só de esporte e entretenimento é a experiência no Verão Costa a Costa em Salvador. O evento desta semana no Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio, em Salvador também será de lazer para a criançada da região. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), vai promover a Caravana do Lazer a partir desta quinta-feira, 13, pela tarde, por volta das 14h, na arena montado no espaço.
Estarão disponíveis diversas opções para as crianças e os jovens aproveitarem o dia com pula-pula; xadrez gigante; dominó; piscina de bolinha; amarelinha; pista de sabão; oficina de pintura; dentre outras atividades. O público na quinta-feira, 14, também poderá participar das clínicas esportivas de mais de dez modalidades: baleado, basquete 3×3, beach soccer, beach tennis, capoeira, corrida, escalada, futevôlei, hapkido, judô, kickboxing, taekwondo e vôlei de praia.
Esporte
De forma gratuita, o Verão Costa a Costa segue até domingo, 16, com uma programação esportiva de clínicas e competições mais atividades de entretenimento e lazer. As clínicas de beach soccer, vôlei depraia, beach tênis, futevôlei e futmesa serão nesta quinta, 15, e sexta-feira, 16, das 8h às 17h. A participação é aberta ao público e de acordo com a disponibilidade e a presença nos dias das atividades.
Os interessados poderão ainda aprender lutas e artes marciais: taekwondo, quinta, 13, pela manhã; judô, na quinta, 13, à tarde; hapkido na manhã de sexta,14; kickboxing pela tarde da sexta, 14; e capoeira nos dois turnos do sábado, 15. A programação ainda conta com aulões de aeróbica na quinta, 13, às 17h; sexta, 14, às 17h; e sábado, 15, às 8h. O frescobol é a novidade no sábado, 15, com clínicas pela manhã, a partir das 9h, e apresentações à tarde, a partir das 13h.
A 1ª etapa do Campeonato Baiano de Basquete 3×3 também fará parte do evento e será realizado na Arena Costa a Costa, no Parque dos Ventos. A programação dos naipes masculino e feminino conta com as categorias sub-12 e sub-14, na quinta-feira, 13; sub-16 e sub-18, na sexta-feira, 14; sub-23 no sábado, 15; e adulto, no domingo, 16.
Já o final de semana é marcado pelas competições das cinco modalidades das clínicas mais baleado em ambos os dias e o treinão de corrida de 5km e 10km, com largada no domingo, 16, às 6h30. Exceto a corrida, as inscrições são mediantes às respectivas federações esportivas. O pós-treinão será comandado pelo show de Guga Meyra por volta das 9h.
Entretenimento – A programação musical não para por aí. Às tardes, a partir das 15h, do sábado, 15, e do domingo, 16, estarão agitadas, respectivamente e nesta ordem, com os shows de Filhos de Gandhy, Afrosambah, Afrocidade e Sued Nunes; e de Samba Ohana, Pra Casar e Thiago Aquino.
Todos os dias do evento, também acontecem a Feira da Economia Solidária da Setre, que promove a exposição e venda de produtos de empreendimentos solidários, e uma programação com tirolesa, arvorismo, escalada e parque infantil que prometem agitar o espaço. Confira a programação completa no perfil do Instagram @costacostaoficial.
Verão Costa a Costa
Com a maior costa litorânea do Brasil (mais de 1.100 km) de praias paradisíacas, repletas de história, cultura e natureza exuberante, a Bahia tem o cenário perfeito para o Verão Costa a Costa. O projeto tem como objetivo ocupar as costas das Baleias, do Descobrimento, do Cacau, do Dendê, da Baía de Todos os Santos e dos Coqueiros com práticas de esporte, lazer, geração de renda, turismo e muita movimentação em pleno verão, época do ano de destaque para essas regiões de experiências inesquecíveis para moradores e turistas de todos os cantos do país e do mundo.
Promovido pela Sudesb e pela Setre, em parceria com a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), e com apoio das federações esportivas e da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), o evento, que está na sua terceira edição, já passou pelas cidades de Alcobaça, na Costa do Descobrimento; de 09 a 12 de janeiro; de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, de 16 a 19 de janeiro; de Itacaré, na Costa do Cacau, de 30 de janeiro a 02 de fevereiro. Após Salvador, as atividades seguirão por Maraú, na Costa do Dendê, de 20 a 23 de fevereiro; e por Camaçari, na Costa dos Coqueiros, em março.
Clássicos da Sétima Arte
Ponte Salvador-Itaparica tem execução aprovada por unanimidade pelo TCE-BA
A corte aprovou a homologação da proposta de consenso, que estabelece a repactuação do contrato

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (11), a homologação da proposta de consenso, que estabelece a repactuação do contrato para execução das obras de construção e operação do sistema da Ponte Salvador-Itaparica. Todos os conselheiros acompanharam a posição do voto do relator do processo, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Marcus Presidio.
“Acatamos o consenso para que possa ser realizado e assinado o aditivo contratual entre a Concessionária e o Estado, da Ponte Salvador-Itaparica. O consenso foi no sentido de análise das cláusulas econômicas e financeiras. É viável a construção da ponte, que o Estado da Bahia, juntamente com a concessionária, coloque em prática a assinatura do aditivo e que dê início às obras no prazo estipulado”, declarou Presidio.
A proposta foi elaborada pela Comissão Consensual de Controvérsias e Prevenção de Conflitos, composta por auditores da Corte de Contas, integrantes do Ministério Público de Contas, da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), da Secretaria da Casa Civil, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica.
Para o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, “essa experiência da mediação pelo Tribunal ajudou a viabilizar essa modernização, porque tinha havido a pandemia. A paralisação de todas as atividades tinha levado ao colapso do contrato. A população baiana pode comemorar. Eu já avisei ao governador, porque ele coordenou toda a negociação pessoalmente. 75% de andamento da sondagem, com expectativa de conclusão agora em março. Mas, a nossa expectativa é que agora a obra ganhe a velocidade”.
O presidente do TCE falou sobre o que motivou as mudanças em contrato. “Houve uma pandemia logo após a assinatura do contrato em vias do leilão da ponte. Por isso, há uma defasagem muito grande em termos financeiros e o Estado vinha, de lá em 2020 para cá, em discussões para que chegassem ao consenso, para que esses valores fossem elevados e compensados. Então, depois de profundas análises e discussões entre as partes, entre a concessionária, entre o Estado, o Tribunal de Contas chega à conclusão que financeiramente ainda é vantajosa para o Estado da Bahia manter esse contrato para que a ponte possa ser construída”.
Os participantes da sessão classificaram o momento como um feito histórico. Compareceram a procuradora-geral do Estado Barbara Camardelli Loi, os secretários estaduais da Fazenda, Manoel Vitório, da Infraestrutura, Sérgio Brito, e da Casa Civil, Afonso Florence, além dos principais dirigentes da Concessionária do Sistema da Ponte Salvador-Itaparica, entre os quais o diretor-presidente, Cláudio Brito Villas Boas e o presidente do Conselho de Administração, Lin Li. Também participaram da sessão todos os integrantes da Comissão Consensual.
Dia histórico
Depois que o conselheiro presidente concluiu a leitura do seu voto, a procuradora-geral do Estado, Barbara Camardelli ocupou a tribuna para um breve pronunciamento, quando observou que o chamado projeto da ponte é, na verdade, um equipamento de infraestrutura que permitirá o desenvolvimento socioeconômico da Bahia, salientando o papel de estimulador do desenvolvimento econômico e social que o projeto tem. “Realizar este equipamento significa transformar a Bahia e colocar a Bahia interligada e nós teremos aqui a possibilidade de pensarmos o nosso Estado como um grande espaço territorial de circulação norte, sul, leste e oeste, e que garantirá novos investimentos, com certeza, e o desenvolvimento que isso leva e causa à população”.
Para Antonio Honorato, deve ser elogiado o esforço pelo diálogo, concretizado pela instalação da Comissão de Consensualismo; a mesma linha foi seguida pelo conselheiro João Bonfim, que disse ser compreensível a necessidades das alterações no contrato, em razão das mudanças econômicas no cenário mundial e parabenizou todos os envolvidos no processo que resultou na concretização de uma proposta consensual para superar os impasses.
No seu voto, o conselheiro Marcus Presidio fez uma exposição acerca das circunstâncias que levaram à criação da Comissão para atuar de forma decisiva pela consensualidade e destacou que o esforço dedicado a esta conciliação, com manifestações favoráveis dos auditores e do Ministério Público de Contas, “encoraja os gestores a saírem da inação dos últimos anos e a prosseguirem com os investimentos planejados, os quais, ao final e ao cabo, legarão uma ponte, espinha dorsal de um ambicioso sistema, que pertencerá ao Estado da Bahia, ao povo baiano, e não a este ou àquele concessionário”.
Levando em conta as mudanças no cenário internacional, a proposta de conciliação formulada pela Comissão contemplou seis pontos principais: a alteração da Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto para 10,72% ao ano; a elevação do aporte público total para R$ 5,07 bilhões, na data base de agosto de 2024; a alteração do valor da contraprestação anual para R$ 371 milhões, nos primeiros 10 anos de operação plena, e R$ 170 milhões, no período subsequente de operação plena (do ano 11 ao 29), valores na data base de agosto de 2024; a atualização do valor do contrato para ajustar-se às alterações promovidas; a extensão do cronograma de execução das obras de cinco para seis anos; e a redução do prazo de operação efetiva de 30 para 29 anos.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego para esta quinta-feira (20)
-
Serviçoshá 3 dias
Simm oferece 38 vagas para esta quinta-feira (20)
-
Políticahá 3 dias
Robinson Almeida rebate Bruno Reis e destaca investimentos do Governo do Estado na saúde de Salvador
-
Culturahá 2 dias
Tradicional Lavagem de Itapuã celebra 120 anos de tradição