Economia
Produção de biscoitos e beijus impulsiona a renda de famílias de Mutuípe
A tradicional produção de beijus e sequilhos diferenciados está transformando a vida das famílias da Comunidade Capelinha de São José, em Mutuípe. Com a filiação à Cooperativa dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Economia Solidária e Sustentável dos Territórios Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul da Bahia (Coopeipe), essas famílias agora têm garantia de comercialização da produção. A cooperativa, sediada no próprio município de Mutuípe, também é responsável pelo processamento de frutas cultivadas na comunidade e pela venda de outros produtos.
“Aqui, todos conseguem vender sua produção e garantir renda para suas famílias. Já tivemos jovens que retornaram de Salvador e São Paulo, e outros que estão conseguindo pagar a faculdade com o dinheiro que ganham na Associação”, destaca Maria Damiana de Sousa Almeida, conhecida como Loura, uma das lideranças da Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade Capelinha de São José.
Por meio da Coopeipe, a Associação tem acesso a políticas públicas que promovem a agroindustrialização, além de assistência técnica e extensão rural. Essas iniciativas garantem infraestrutura para agregar valor à produção, capacitação para fortalecer a organização e a base produtiva, transporte para logística e a garantia de renda pelo escoamento da produção.
“A luta foi grande. Antes, trabalhávamos apenas para pagar as contas e perdíamos muita fruta e outros produtos. Com a chegada da Coopeipe, passamos a produzir e vender beijus e biscoitos e, posteriormente, também as frutas para a cooperativa, que as transforma em polpas. Quando recebemos nosso pagamento é uma felicidade. Antes, diziam que as mulheres não iam dar conta, mas fomos abraçadas pela comunidade e conseguimos vender nossos produtos nos mercados da região e também para programas institucionais, como a alimentação escolar da rede pública. A palavra que define isso tudo é gratidão!”, celebra Damiana.
Esse processo de transformação tem motivado outras pessoas a retornarem para a comunidade. “Tem gente ligando para saber se há vagas para trabalhar na produção de biscoitos e beijus”, conta Damiana.
Jamine Sousa Costa, associada que também atua na produção de biscoitos, destaca a importância das políticas públicas, que garantem renda e a permanência dela e de sua família na comunidade onde nasceu e cresceu. “Aqui, moramos, trabalhamos, casamos e ficamos. Esse trabalho nos dá uma oportunidade de viver com dignidade. Só tenho a agradecer”, comemora.
Políticas públicas que transformam
Com a entrega da agroindústria de processamento de frutas à Coopeipe, instalada na zona rural de Amargosa, em 2025, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), as frutas que antes eram desperdiçadas passaram a se transformar em renda, com a produção de polpas.
A iniciativa impactou positivamente a vida de mais de 300 famílias pela geração de novas oportunidades de trabalho e renda. Equipamentos modernos, que vão desde a recepção e higienização das frutas até o armazenamento em câmaras frias, permitem à cooperativa ampliar e qualificar a produção de polpas de goiaba, manga, acerola e outros produtos. Além disso, a cooperativa recebeu um veículo utilitário para a coleta das frutas e um caminhão baú refrigerado para a distribuição das polpas.
Economia
Inscrições para o Hub da Construção 2026 seguem abertas até 16 de março
Iniciativa do Sinduscon-BA e Crea-BA busca soluções inovadoras de startups para impulsionar a transformação digital na construção civil
Estão abertas, até o dia 16 de março, as inscrições para o edital do Hub da Construção 2026. Startups interessadas podem submeter uma única proposta de solução tecnológica dentro do prazo estabelecido. A apresentação das selecionadas ocorrerá no dia 30 de março.
O Hub da Construção é uma iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), criada para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor da construção civil. O projeto promove um ambiente colaborativo voltado à criação de soluções inovadoras e ao fortalecimento do empreendedorismo.
As startups aprovadas terão acesso a um espaço físico estruturado, com estações de trabalho, salas de reunião e um rooftop destinado à realização de eventos e conexões estratégicas. O ambiente foi planejado para estimular interação, fomentar parcerias, acelerar o desenvolvimento de tecnologias e contribuir para a transformação do setor da construção civil na Bahia.
O Sinduscon-BA destaca a importância da continuidade do projeto, que já apresenta resultados expressivos e reconhecimento dentro e fora do estado. Em 2025, startups alcançaram visibilidade nacional e internacional, foi lançado o projeto Trilha Mente, Marca e Mercado, e o Hub ganhou projeção ampliada. A entidade reforça que, com o apoio do Crea-BA, segue empenhada em impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor.
No primeiro edital, dez construtechs foram selecionadas. No segundo, mais dez startups passaram a integrar o programa, trazendo maior robustez técnica. Este é o terceiro edital e, para 2026, a meta é ampliar a adesão e elevar o nível técnico e a excelência dos inscritos. Assim como nas edições anteriores, dez startups serão escolhidas nesta nova etapa.
Mais informações sobre o Hub da Construção e o edital 2026 estão disponíveis no site oficial do Sinduscon-BA.
Economia
Prazo para desconto de 15% no IPVA 2026 da Bahia termina nesta terça (10)
Pagamento antecipado deve ser feito à vista; Estado amplia opções digitais e oferece alternativas de desconto e parcelamento
Os proprietários de veículos emplacados na Bahia devem ficar atentos: termina nesta terça-feira (10) o prazo para aproveitar o desconto de 15% no pagamento antecipado do IPVA 2026. O benefício, um dos maiores do país, é válido exclusivamente para quitação à vista.
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), o pagamento pode ser realizado de forma simples e rápida pela plataforma ba.gov.br, ou pelos caixas eletrônicos e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando informar o número do Renavam. O desconto é aplicado automaticamente e incide apenas sobre o valor do IPVA.
A Sefaz-Ba e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) reforçam que, para regularização completa do veículo, é necessário quitar o licenciamento integrado, que inclui, além do IPVA, a taxa de licenciamento anual e eventuais multas de trânsito.
Outro ponto importante é que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado ao endereço do proprietário. Após o pagamento do licenciamento, o documento deve ser gerado digitalmente no ba.gov.br, podendo ser impresso ou salvo no celular.
Pagamento facilitado
O Governo do Estado ampliou as opções de pagamento, permitindo a quitação à vista via Pix em qualquer instituição bancária. Todo o processo do licenciamento integrado pode ser feito de forma 100% digital pelo ba.gov.br. Basta acessar a plataforma, fazer login, selecionar a opção “Pagar Licenciamento Cota Única”, informar o Renavam e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já inclui código de barras e QR Code para pagamento via Pix.
A modalidade está disponível pelo terceiro ano consecutivo, fruto de parceria entre Sefaz-Ba, Detran-Ba e Secretaria da Administração (Saeb). O acesso ao ba.gov.br também pode ser feito com as credenciais do gov.br, plataforma unificada do Governo Federal.
Desconto de 8% ou parcelamento
Quem não conseguir pagar até esta terça (10) ainda poderá obter 8% de desconto, desde que quite o imposto em parcela única até a data de vencimento da primeira cota do parcelamento, conforme o calendário do IPVA 2026 disponível no site da Sefaz-Ba.
Também permanece a opção de parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, de acordo com o número final da placa do veículo. Nesse caso, a taxa de licenciamento e eventuais multas devem ser pagas até o prazo da cota única ou da quinta parcela.
A Sefaz-Ba ressalta que o parcelamento só é permitido para valores iguais ou superiores a R$ 120, e que débitos de anos anteriores só podem ser parcelados se forem quitados junto com o IPVA 2026.
Economia
Liquida Salvador aquece o comércio com descontos de até 50%
Campanha segue até 7 de fevereiro e consumidores podem concorrer a dois SUVs zero quilômetro no Shopping Piedade
O Shopping Piedade participa da Liquida Salvador até o dia 7 de fevereiro, oferecendo descontos de até 50% em lojas participantes. A ação integra a maior campanha promocional do varejo baiano e ainda dá aos consumidores a chance de concorrer ao sorteio de dois SUVs zero quilômetro: um Ford Territory e um Jeep Compass.
Durante o período da campanha, a cada R$ 50 em compras realizadas no Shopping Piedade, o consumidor recebe um cupom para participar do sorteio, que será realizado no dia 24 de fevereiro, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A iniciativa faz parte da campanha oficial da Liquida Salvador, que tem como objetivo estimular o consumo e fortalecer o comércio local.
Localizado no Centro de Salvador, o shopping reúne lojas de diversos segmentos e participa da ação como um dos polos comerciais da região central da cidade.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (19)
-
Carnaval 2026há 3 diasPelourinho reúne mais de 600 mil pessoas no Carnaval 2026 e celebra diversidade musical
-
Carnaval 2026há 2 diasCarnaval de Salvador 2026 reforça protagonismo de pessoas com deficiência
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (20)
