Infraestrutura
Ponte sobre Rio Jequitinhonha será reaberta para veículos leves
Governo da Bahia, Ministério dos Transportes e DNIT estudam ações liberação do tráfego a partir do dia 20 de junho
O acesso à ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101/BA, no município baiano de Itapebi, será reaberto para o tráfego de veículos leves, no próximo dia 20 de junho, por determinação do Ministério dos Transportes. A decisão foi anunciada durante reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro dos Transportes, Renan Filho e o senador Jaques Wagner, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Realizado nesta quinta-feira (5), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, o encontro discutiu ainda as ações emergenciais para a reativação do equipamento e a construção de uma nova estrutura viária.
O governador destacou a importância de priorizar a liberação controlada, considerando os resultados de estudo minucioso realizado pelos órgãos competentes. “A nossa expectativa é garantir segurança para a população que vai usar a ponte e o desvio, principalmente no período junino que se aproxima, para que utilizem um trecho mais curto e com qualidade. Então será uma parceria importante entre o Governo Federal e o estadual”, afirmou o chefe do Executivo baiano.
Após vistorias e análises técnicas, o DNIT anunciou que a ponte passará por serviços imediatos de alívio de carga, como a retirada de parte do asfalto e a limpeza do sistema de drenagem. Com isso, a travessia será liberada no próximo dia 20 de junho, para veículos leves e emergenciais, em sistema de Pare e Siga, com monitoramento por um período de 15 dias, como explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Estão incluídos nessa liberação ainda no mês de junho, transportes de passageiros, como vans ou microônibus. Já a dos veículos mais pesados será realizada de forma gradativa, chegando até 29 toneladas. Por enquanto, estes vão continuar utilizando o desvio ou rotas alternativas, que é uma minoria, e só voltarão para a ponte quando a nova estiver construída. Todas as medidas tomadas serão feitas com segurança completa e decisão técnica”, garantiu o ministro.
O início das obras para construção de uma nova ponte duplicada, ao lado da atual, com cerca de 510 metros de extensão está previsto para julho. A estrutura existente será preservada. As obras da nova travessia começarão tão logo seja declarada a situação de emergência e contratada a empresa responsável pelos projetos e execução da obra, com prazo estimado de 10 a 12 meses para conclusão.
Sobre a interdição emergencial
A ponte foi totalmente interditada pelo DNIT, no último dia 5 de maio, para a realização de obras de inspeção e ensaios técnicos para avaliação estrutural, impossibilitando o tráfego de qualquer tipo de veículo.
A Polícia Militar foi acionada e está no local diariamente, garantindo a segurança dos usuários da rodovia e orientando sobre rotas alternativas.
Rotas alternativas
Para ambos os sentidos da BR-101: Siga pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acesse a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646.
Sentido Espírito Santo → Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no Extremo Sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni (MG).
Sentido Itabuna → Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no Sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no Sudoeste.
Infraestrutura
Nazaré amplia sistema de abastecimento e avança em obras de saneamento
Investimentos da Embasa somam mais de R$ 112 milhões e devem beneficiar cerca de 31 mil moradores do município do Recôncavo baiano
No município de Nazaré, conhecida historicamente como Nazaré das Farinhas, no Recôncavo baiano, estão em andamento as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. O empreendimento permitirá maior capacidade de produção e distribuição, contribuindo para melhorar a regularidade do fornecimento e acompanhar o crescimento da cidade, reconhecida pelo forte comércio de farinha de mandioca e pela tradicional Feira de Caxixis, realizada anualmente durante a Semana Santa.
A obra da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) prevê investimento de R$ 25,4 milhões, com recursos do FGTS e da própria empresa, e deve beneficiar cerca de 31 mil moradores. Com aproximadamente 30% dos serviços executados, a conclusão está prevista para o segundo semestre de 2027.
O pacote de melhorias na infraestrutura sanitária de Nazaré também inclui a implantação do sistema de esgotamento sanitário na sede municipal. A obra, orçada em R$ 87 milhões, conta com recursos do Novo PAC FGTS e da Embasa. O contrato já foi firmado, e a ordem de serviço para início dos trabalhos foi emitida no início de junho. O prazo estimado de execução é de três anos.
O projeto prevê a implantação completa da estrutura de saneamento, incluindo 66 quilômetros de redes coletoras de esgoto, nove estações elevatórias e uma estação de tratamento, além do emissário final e mais de 10,4 mil ramais prediais.
Capacidade de tratamento será duplicada
Entre as principais intervenções da ampliação do sistema de abastecimento está a modernização da estação de tratamento de água (ETA), que terá sua capacidade duplicada, passando de 50 para 100 litros por segundo.
O escopo da obra também contempla a implantação de uma estação de tratamento de lodo, sistema que permitirá a desidratação e a destinação ambientalmente adequada do material gerado no processo.
“Com essa solução, a Embasa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a gestão responsável dos resíduos do sistema de abastecimento”, afirma o diretor de Expansão da Embasa, Christiano Bressy.
O conjunto de melhorias inclui ainda a implantação de uma nova captação de água no rio Caraípe e a ampliação das adutoras do sistema. Ao todo, serão implantados mais de 4 quilômetros de adutora de água bruta, 2,2 quilômetros de adutora de água tratada e cerca de 2,3 quilômetros de linha-tronco — estruturas responsáveis pelo transporte da água até as redes distribuidoras.
A nova estrutura também prevê duas estações elevatórias e a incorporação de três novos reservatórios, totalizando uma capacidade de acumulação de 1,8 milhão de litros de água.
Frentes de trabalho seguem em andamento
Além da macroestrutura de abastecimento, a obra inclui a implantação de aproximadamente 13,8 quilômetros de novas redes de distribuição. Desde o início dos trabalhos, 30 ruas da cidade já receberam novas tubulações.
Atualmente, as frentes de serviço estão concentradas na Rua Barão Homem de Melo e nas travessas João Paulo II e do Francês.
Segundo o engenheiro Giancarlo Bezerra, gerente de expansão da Embasa responsável pelas obras na região, a implantação das novas redes é planejada em conjunto com a prefeitura para reduzir impactos à população.
“Definimos um cronograma de serviços por bairro, no qual é estabelecido o melhor turno para a execução das intervenções, considerando as características de cada localidade e a rotina dos moradores. Tudo é comunicado previamente por meio do nosso serviço social, com ações como reuniões comunitárias, nas quais explicamos o andamento da obra e os benefícios que ela proporcionará”, destaca.
Infraestrutura
Centro Logístico da Embasa em Feira de Santana alcança mais de 30% de execução
Com investimento de R$ 21,7 milhões, unidade ampliará eficiência na distribuição de materiais para o interior da Bahia
As obras do novo Centro de Distribuição Logístico da Embasa, em Feira de Santana, avançam e já ultrapassaram 30% de execução. Com investimento de R$ 21,7 milhões em recursos próprios, o empreendimento integra a estratégia de modernização da gestão de suprimentos da empresa e ampliará a capacidade de armazenamento e distribuição de materiais para unidades operacionais do interior da Bahia. A estrutura, com cerca de 6,5 mil metros quadrados, está sendo implantada próxima ao anel rodoviário, ao lado da Cerb, e contará com galpão, depósito e módulo de logística reversa.
Com a implantação do novo centro, a Embasa passará a contar com uma estrutura descentralizada voltada ao atendimento das 13 unidades regionais do interior do estado. “Cerca de 70% da movimentação de materiais da Embasa tem como destino o interior da Bahia, o que evidencia a importância do novo equipamento para garantir maior eficiência operacional e rapidez no atendimento das demandas”, afirma Paulo Henrique Monteiro, gerente de Patrimônio, Obras Prediais e Gestão Documental da empresa. A unidade será responsável pela alocação e posterior distribuição de materiais hidráulicos e equipamentos elétricos utilizados na operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A localização estratégica de Feira de Santana, principal entroncamento rodoviário do estado, permitirá otimizar rotas, reduzir distâncias percorridas e diminuir o tempo de transporte de materiais e equipamentos. “A expectativa é que o novo centro proporcione ganhos de produtividade, redução de custos operacionais e maior agilidade no suporte às atividades de manutenção e expansão dos sistemas”, destaca Monteiro. Atualmente, a Embasa atende mais de 3,4 milhões de ligações de água e mais de 1 milhão de ligações de esgoto no interior baiano.
Além dos impactos operacionais, a obra também tem gerado emprego e renda, com 65 trabalhadores diretos e cerca de 40 postos indiretos. “Estamos implantando uma das mais importantes estruturas de apoio operacional da Embasa. O novo Centro de Distribuição Logístico foi concebido para atender à dimensão territorial da Bahia e ao crescimento das demandas da empresa, garantindo mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta às unidades do interior”, ressalta o diretor de Gestão Corporativa da Embasa, João Alves Pinto. Segundo ele, o equipamento contribuirá diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população.
Infraestrutura
Bahia abre licitações para pavimentar 41 km de acessos em cinco municípios
Investimento de R$ 47,3 milhões prevê melhorias viárias e recuperação do atracadouro de Maragogipe
Os acessos a distritos e povoados de cinco municípios baianos terão um total de 41 quilômetros pavimentados, facilitando a interligação dessas localidades com a malha rodoviária estadual. Com investimento previsto de R$ 47,3 milhões, as obras serão executadas nos municípios de Esplanada, Souto Soares, Barro Alto, Santa Cruz da Vitória e Aporá. Os avisos de licitação para a contratação dos serviços, que serão realizados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foram publicados nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado (DOE).
“No último sábado, publicamos a licitação para o asfaltamento dos 12,1 km da BA-233, entre Pé de Serra e o povoado de Santo Agostinho, incluindo os acessos. Hoje, estamos iniciando o processo licitatório para contratar empresas a fim de executar mais cinco obras dentro do programa do Governo da Bahia voltado à interligação de distritos e povoados à malha pavimentada. Além disso, também publicamos o aviso para a recuperação do atracadouro de Maragogipe”, ressalta o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes.
A próxima etapa do processo licitatório será a abertura das propostas das empresas interessadas na execução das obras, prevista para os dias 7 e 8 de julho.
Com valor estimado em R$ 8,3 milhões, o atracadouro de Maragogipe passará por recuperação estrutural. As intervenções no terminal hidroviário do Recôncavo Baiano incluem melhorias na ponte, no píer de atracação e no terminal receptivo. As ações devem facilitar o transporte de moradores das localidades do entorno até a sede municipal, ampliando o acesso a serviços de saúde e educação, além de impulsionar o turismo local.
Relação dos avisos de licitação publicados no DOE desta terça-feira (16):
Litoral Norte e Agreste Baiano
- Pavimentação do trecho que liga o povoado de Mulungu ao distrito de São José do Mocambo, em Esplanada. Extensão: 16,7 km.
- Pavimentação do acesso ao distrito de Itamira, em Aporá, conectando-o à BA-233. Extensão: 1,3 km.
Chapada Diamantina
- Pavimentação do acesso ao distrito de Cisterna, em Souto Soares, a partir do entroncamento da BA-432, na região do povoado de Gameleira, em Barro Alto. Extensão: 14,1 km.
Região de Irecê
- Pavimentação de dois trechos no município de Barro Alto: da sede ao povoado de Santana do Jacaré (2,8 km) e do entroncamento da BA-432 até os povoados de Mancha e Pau de Colher (4 km). Extensão total: 6,8 km.
Médio Sudoeste baiano
- Serviços de melhoramento, incluindo pavimentação da pista de cooper, na BA-667, do entroncamento com a BR-415 até Santa Cruz da Vitória. Extensão: 1,9 km.
-
Cidadehá 3 diasCríticas a Bruno Reis crescem em Salvador após queixas sobre abandono na orla
-
Políticahá 3 diasBobô rebate oposição e defende gestão de Jerônimo em Senhor do Bonfim
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (25)
-
São João 2026há 3 diasCarmo se consolida como palco do São João em Salvador e valoriza o forró tradicional


