Infraestrutura
Ponte sobre Rio Jequitinhonha será reaberta para veículos leves
Governo da Bahia, Ministério dos Transportes e DNIT estudam ações liberação do tráfego a partir do dia 20 de junho

O acesso à ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101/BA, no município baiano de Itapebi, será reaberto para o tráfego de veículos leves, no próximo dia 20 de junho, por determinação do Ministério dos Transportes. A decisão foi anunciada durante reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro dos Transportes, Renan Filho e o senador Jaques Wagner, além de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Realizado nesta quinta-feira (5), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, o encontro discutiu ainda as ações emergenciais para a reativação do equipamento e a construção de uma nova estrutura viária.
O governador destacou a importância de priorizar a liberação controlada, considerando os resultados de estudo minucioso realizado pelos órgãos competentes. “A nossa expectativa é garantir segurança para a população que vai usar a ponte e o desvio, principalmente no período junino que se aproxima, para que utilizem um trecho mais curto e com qualidade. Então será uma parceria importante entre o Governo Federal e o estadual”, afirmou o chefe do Executivo baiano.
Após vistorias e análises técnicas, o DNIT anunciou que a ponte passará por serviços imediatos de alívio de carga, como a retirada de parte do asfalto e a limpeza do sistema de drenagem. Com isso, a travessia será liberada no próximo dia 20 de junho, para veículos leves e emergenciais, em sistema de Pare e Siga, com monitoramento por um período de 15 dias, como explicou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Estão incluídos nessa liberação ainda no mês de junho, transportes de passageiros, como vans ou microônibus. Já a dos veículos mais pesados será realizada de forma gradativa, chegando até 29 toneladas. Por enquanto, estes vão continuar utilizando o desvio ou rotas alternativas, que é uma minoria, e só voltarão para a ponte quando a nova estiver construída. Todas as medidas tomadas serão feitas com segurança completa e decisão técnica”, garantiu o ministro.
O início das obras para construção de uma nova ponte duplicada, ao lado da atual, com cerca de 510 metros de extensão está previsto para julho. A estrutura existente será preservada. As obras da nova travessia começarão tão logo seja declarada a situação de emergência e contratada a empresa responsável pelos projetos e execução da obra, com prazo estimado de 10 a 12 meses para conclusão.
Sobre a interdição emergencial
A ponte foi totalmente interditada pelo DNIT, no último dia 5 de maio, para a realização de obras de inspeção e ensaios técnicos para avaliação estrutural, impossibilitando o tráfego de qualquer tipo de veículo.
A Polícia Militar foi acionada e está no local diariamente, garantindo a segurança dos usuários da rodovia e orientando sobre rotas alternativas.
Rotas alternativas
Para ambos os sentidos da BR-101: Siga pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acesse a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646.
Sentido Espírito Santo → Salvador: No km 920 da BR-101 acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, no Extremo Sul, e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni (MG).
Sentido Itabuna → Espírito Santo: No km 506 da BR-101, em Itabuna, no Sul, acesse a BR-415 e siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, no Sudoeste.
Infraestrutura
Conder licita obra de macrodrenagem em Dom Avelar
O sistema vai receber e conduzir as águas da chuva escoadas nos bairros de Dom Avelar, Vila Canária e Águas Claras

A Conder publicou nesta quarta-feira (4) a licitação da obra de macrodrenagem no Córrego do Prego, em Dom Avelar, região do miolo de Salvador. As propostas serão abertas em 15 de agosto e a licitação é na categoria semi integrada, ou seja, a empresa vencedora realizará, além da execução da obra, os projetos básico e executivo.
O sistema de macrodrenagem a ser instalado vai receber e conduzir as águas da chuva escoadas nos bairros de Dom Avelar, Vila Canária e Águas Claras, através da canalização de cerca de 1.200 metros de extensão do córrego do prego. O novo sistema será integrado ao sistema já existente complementando-o e diminuindo a frequência e intensidade dos alagamentos na região.
“A Conder vem buscando recursos para realizar intervenções de macrodrenagem que ajudem a cidade de Salvador a lidar com as chuvas que se tornam cada vez mais intensas. Essa intervenção em Dom Avelar, no Córrego do Prego, vai complementar as obras de macrodrenagem que já realizamos na Bacia do Rio Jaguaribe, que somam 10 quilômetros de canalização”, explica o presidente da Conder, José Trindade.
Quando iniciada, a intervenção em Dom Avelar se somará às quatro obras de macrodrenagem executadas de forma concomitante pela Conder atualmente e reforçará as ações de enfrentamento aos alagamentos na capital baiana.
Estão recebendo obras de macrodrenagem o rio Mangabeira, na região do Bairro da Paz; o Joanes-Ipitanga, próximo ao limite com Lauro de Freitas; a Bacia do Itapagipe, na Cidade Baixa e o rio Paraguari, em Nova Constituinte e Paripe. O investimento total somando as quatro intervenções é próximo dos R$600 milhões.
Outro investimento em macrodrenagem que está prestes a ser iniciado é o da rua Nilo Peçanha e Baixa do Fiscal. Já está em fase final de licitação uma intervenção que vai requalificar e ampliar a capacidade de escoamento do canal que vai da enseada dos tainheiros à Feira do Curtume.
Além destas obras, a Conder já realizou no passado a macrodrenagem do sistema do Dique do Cabrito, na região da Avenida Assis Valente, em Sussuarana e na própria Cidade Baixa, onde o sistema está sendo ampliado e melhorado.
Interior
Recentemente também foram abertas as propostas da licitação para realizar a macrodrenagem na Bacia do Gongogi, em Dário Meira. A obra, que deve ter investimento de até R$22 milhões, vai ajudar a reduzir o risco de alagamento no município da Região do Médio Rio de Contas. Estudo da Agência Nacional de Águas aponta que é o município com maior risco de alagamentos da região.
Infraestrutura
Aeroporto de Barreiras vai passar por reforma e ampliação
As obras, com investimento de mais de R$63 milhões, foram autorizadas pelos governos federal e estadual

O governador Jerônimo Rodrigues esteve no município de Barreiras, no Oeste do estado, juntamente com a secretária nacional de Aviação Civil, Thairyne Oliveira, nesta terça-feira (3), onde se reuniu com o movimento “Decola Oeste”, lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade civil para discutir investimentos e avanços na infraestrutura da região. Durante o encontro, realizado na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do município, foram assinadas ordens de serviço para obras no Aeroporto Regional de Barreiras, que totalizam um investimento de R$ 63,4 milhões.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), foi autorizada a dar início as obras de reforma e ampliação da Pista de Pouso e Decolagem (PPD) do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger, reforma e adequação da taxiway, construção do novo pátio de aeronaves e execução de serviços complementares, como drenagem e infraestrutura para balizamento noturno e auxílios à navegação. O investimento nesta etapa é de mais de R$ 44 milhões.
Também foi autorizada pelo governador a construção do novo Terminal de Passageiros (TPS) do Aeroporto Regional de Barreiras. A obra, que será executada com recursos do Governo do Estado, tem investimento estimado em R$ 19,4 milhões. As intervenções visam modernizar a estrutura aeroportuária da região, promovendo mais conforto, segurança e eficiência para os usuários.
“Uma obra do governo federal em parceria com o Governo do Estado, uma obra do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC), e aí uma parceria entre os entes federativos, entre o governo federal e o governo estadual. É uma obra que a região já clamava há muito tempo. Esse projeto começou a ser gestado em 2016, então a gente está falando de nove anos aí para desenvolver projetos etc. Mas, hoje foi um dia fundamental aqui, com a parceria com o governador Jerônimo, com o prefeito, e conseguimos assinar a ordem de serviço que dá início à implantação desse novo aeroporto”, explicou Thairyne Oliveira.
“O investimento não só irá desenvolver o turismo de negócios para uma região tão promissora como a região do Oeste, como também facilitar que os moradores daqui possam entrar na escala e na conexão dos voos nacionais, com a ampliação da pista”, pontuou o superintendente de infraestrutura de transportes, Saulo Pontes.
“O Oeste baiano tem um papel estratégico no desenvolvimento do nosso estado, e Barreiras é uma cidade-polo que precisa estar cada vez mais conectada com o Brasil e o mundo. Essas obras no aeroporto são fundamentais para impulsionar a economia local, atrair novos investimentos e melhorar a vida de quem vive aqui. Estamos fazendo entregas concretas, com planejamento e diálogo com a população”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. O município já recebeu entre 2023 e 2025 investimentos da ordem de R$ 500 milhões entre obras das áreas da educação, saúde, saneamento básico, segurança, infraestrutura, entre outras.
Ainda em Barreiras, a Seinfra foi autorizada a celebrar com o Consórcio Público Intermunicipal de Municípios do Oeste da Bahia (CONSID) convênio para elaboração de projeto e acordo consorcial para pavimentação na BA-827, no acesso ao povoado de Cantinho, uma extensão de 4,10 km.
Infraestrutura
Governo do Estado articula investimentos históricos em portos
Novo PAC fortalece logística integrada e infraestrutura portuária na Bahia

Para impulsionar a logística e a economia da Bahia, o Governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (23), um pacote de investimentos superior a R$ 1,5 bilhão voltado à modernização e ampliação dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. O anúncio ocorreu no Terminal de Cruzeiros, na capital, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A partir do investimento, a capacidade de movimentação de cargas nos Portos de Aratu e Ilhéus juntos, passa de 300 para 2 mil toneladas por hora.
“Esse investimento faz parte de um quebra-cabeça, porque se os portos estiverem bem equipados e nós não tivermos ferrovias e rodovias, a matéria prima não chega para exportar e quando chega para a gente poder distribuir para o interior não funciona bem. Então são peças fundamentais, uma articulação para a gente poder gerar emprego, gerar renda e trazer o setor privado para que possa compartilhar sua responsabilidade”, explicou o governador Jerônimo Rodrigues.
Os recursos provenientes do Novo Programa, de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), representam um marco para a infraestrutura portuária do estado, proporcionando o avanço em eficiência, ampliação da capacidade de atendimento às demandas do setor produtivo, além de ser vetor de desenvolvimento regional. A reestruturação dos terminais deve ainda contribuir para a redução de custos logísticos e aumento da competitividade das exportações baianas.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou que o Novo PAC está estruturado para destravar gargalos logísticos e promover desenvolvimento sustentável. “O Brasil, para competir, para manter emprego, para manter exportação, precisa ter uma infraestrutura adequada, precisa reduzir custos e, portanto, é isso que nós estamos fazendo, trabalhando muito e realizando o maior investimento em infraestrutura da história do Brasil. A Bahia é um dos estados que tem o maior volume de investimento do PAC e recebe aqui obras importantes. É com o trabalho que a gente vai gerar emprego e melhorar a vida do povo baiano e brasileiro”, disse o ministro Rui Costa.
Modernização de Aratu e reativação de Ilhéus
O Porto de Aratu receberá R$ 1,3 bilhão para a modernização e expansão dos terminais de granéis sólidos e vegetais, além da construção de um novo píer destinado à movimentação de líquidos e produtos químicos por embarcações de grande porte. Foram assinadas as aprovações dos investimentos, com a expectativa de aumentar a capacidade de armazenagem e de operação do terminal, tornando-o mais competitivo em escala nacional e internacional.
Já o Porto de Ilhéus será contemplado com R$ 130 milhões destinados à reativação do Moinho de Trigo, que estava desativado há 17 anos. Na cerimônia foi assinada a autorização de uso para a empresa JAV Alimentos (Grupo Maratá). Serão feitas ainda recuperação do cais e dragagem de aprofundamento para receber navios maiores, além da aquisição de novos equipamentos. O retorno das operações no local tem previsão de gerar uma receita operacional de R$ 229 milhões em até cinco anos, contribuindo para a dinamização da economia do Sul da Bahia e o fortalecimento do setor alimentício regional.
“A gente está tendo um grande crescimento do ponto de vista econômico no estado e é fundamental ampliar a infraestrutura logística, já que nós tivemos um crescimento nos portos baianos de 8% e o Porto de Salvador cresceu 26%, um dos que mais cresceu no Brasil. Por isso nós estamos fazendo esses investimentos, para a melhoria da infraestrutura portuária, ampliando a competitividade dos portos da Bahia, linkando com outros estados brasileiros e, naturalmente, com países que têm muito interesse em operar no Brasil, sobretudo pelo crescimento da nossa economia”, afirmou o ministro Sílvio Costa Filho.
Um dos maiores exportadores de frutas do Brasil, com expressiva atividade no comércio exterior, o Porto Organizado de Salvador vem investindo em obras de infraestrutura física. Novos equipamentos de controle de acesso estão sendo adquiridos e recursos aplicados em projetos de inovação e novas tecnologias para a modernização e o aumento de eficiência da estrutura. A principal delas é a dragagem de aprofundamento do canal de acesso do Porto para 17 metros, em um investimento na ordem de R$ 350 milhões.
Estão em andamento também o projeto da implantação dos dolfins de atracação – estrutura portuária fixa e isolada que auxilia na amarração e atracação de navios e que protege contra o impacto de embarcações contra os pilares de pontes. A intervenção permitirá a operação de navios de maior calado no porto público. E ainda a implantação de scanner de carga e a revisão do layout operacional, dentre outros.
Há investimentos também em atualização tecnológica. Os diversos projetos de inovação e implantação de novas tecnologias em andamento no Porto Organizado de Salvador incluem a eletrificação; substituição da matriz energética por fontes renováveis de energia e implantação da tecnologia 5G, que irá conectar a comunicação portuária à alta velocidade para rastrear as cargas em tempo real.
“Tudo isso faz parte de um grande projeto de requalificação dos portos da Bahia para o aumento do valor do ativo portuário baiano, para torná-los mais atrativos para os futuros investidores e facilitar o escoamento das cargas. Todos esses projetos, em conjunto com as obras de requalificação da infraestrutura portuária nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus é que vão propiciar essa nova vertente de desenvolvimento”, considerou o diretor-presidente da Autoridade Portuária da Bahia (Codeba), Antonio Gobbo.