Segurança
Polícias Civil e Militar apreendem armas e drogas após confronto em Eunápolis
Operação conjunta desarticula grupo criminoso ligado a homicídios e tráfico; suspeito morre após troca de tiros
Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar da Bahia, realizada na noite desta terça-feira (15), resultou na apreensão de armas e uma grande quantidade de drogas pertencentes a um grupo criminoso com atuação na cidade de Eunápolis. As diligências foram conduzidas pela Delegacia Territorial do município, com apoio de guarnições da CETO e da RONDESP do 23º BPM.
O material apreendido inclui dois revólveres calibres .32 e .38, um simulacro de pistola, aparelhos celulares e porções de maconha e cocaína, localizados em uma área de mata após confronto armado entre os suspeitos e os policiais.
As equipes se deslocaram até a Rua Lua Nova após levantamento indicar que indivíduos estariam ostentando armamentos e promovendo o comércio de entorpecentes, além de impor domínio territorial. No local, os policiais foram recebidos a tiros.
Um dos suspeitos foi baleado no confronto, socorrido ao Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu.
O homem possuía extensa ficha criminal, com envolvimento direto em tráfico de drogas, homicídios e práticas de extrema violência, incluindo atos de tortura. As investigações apontam que ele é um dos responsáveis pelo homicídio da jovem Anna Luiza Lima Brito, de 21 anos, ocorrido no final de junho de 2025, em Eunápolis.
Na Delegacia, também foi identificado conteúdo audiovisual em que o resistente aparece participando de sessão de tortura, reforçando os elementos investigativos relacionados aos crimes cometidos pelo grupo.
Segurança
Polícia Técnica da Bahia estreia Unidades Móveis de Perícia na Lavagem do Bonfim
Serviço inédito vai agilizar exames e identificação no circuito da tradicional festa religiosa em Salvador
Pela primeira vez, a Polícia Técnica da Bahia vai disponibilizar duas Unidades Móveis de Perícia para atuação no circuito da Lavagem do Bonfim, no dia 15 de janeiro. Os veículos vão possibilitar a realização de perícias de lesões corporais, constatação de drogas, perícias criminais de média e baixa complexidade, confirmação de identidade de vítimas sem documentação, pessoas inconscientes ou perdidas e identificação criminal de custodiados.
“A presença da Polícia Técnica vai possibilitar mais rapidez no atendimento, com a realização dos exames e perícias no próprio circuito, evitando o deslocamento das equipes policiais para a sede do DPT”, explicou Osvaldo Silva, diretor-geral do DPT.
O sistema de identificação, por meio de análises multibiométricas, permitirá o confronto automatizado das impressões digitais ou imagens faciais dos indivíduos para confirmar identidades a partir de consulta ao Banco de Dados da Polícia Técnica.
As Unidades ficarão estacionadas próximo à Escola Municipal Freire Filho, no bairro do Comércio.
Segurança
SSP-BA monta esquema especial para a Lavagem do Bonfim 2026
A Operação conta com mais de 2 mil policiais e bombeiros, câmeras com Reconhecimento Facial e ativação do CICC
A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) realizará um amplo esquema de segurança para a Operação Lavagem do Bonfim 2026, realizada na próxima quinta-feira (15). Ao todo, 2.087 policiais e bombeiros serão empregados para garantir a tranquilidade dos fiéis e participantes.
A Polícia Militar atuará com ações preventivas, além do acompanhamento em tempo real do evento. A Polícia Civil, além do emprego das Delegacias Especiais de Área, também realizará atividades de policiamento velado, investigação em campo e abordagens táticas.
O Corpo de Bombeiros Militar estará presente para garantir pronta resposta a possíveis ocorrências. As equipes atuarão no apoio operacional às ações e na preservação da integridade física dos participantes durante todo o evento. Já o Departamento de Polícia Técnica atuará com uma Unidade Móvel de Perícia.
Tecnologia
Durante todo o evento, câmeras serão empregadas para o monitoramento com a tecnologia de Reconhecimento Facial, auxiliando na identificação de possíveis foragidos da Justiça. Plataformas de Observação Elevada (POE) também farão parte do esquema durante o trajeto. A tecnologia auxilia o trabalho das Forças da Segurança, proporcionando um tempo resposta mais ágil para as equipes em campo.
CICC ativado
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado para o monitoramento e apoio às equipes. A estrutura contará com a participação de 20 órgãos, estaduais e municipais, promovendo a integração das ações e a rápida tomada de decisões ao longo de toda a Lavagem do Bonfim 2026.
Segurança
Corpo de Bombeiros realiza simulação de resgate com helicóptero na orla de Salvador
Ação da Operação Verão 2025/2026 demonstra integração entre aeronaves, drones e equipes terrestres para reforçar segurança no litoral baiano
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) sobrevoou a orla de Salvador durante uma simulação de resgate de vítima de afogamento, realizada na praia do Corsário, nesta quinta-feira (8). A ação integra a Operação Verão 2025/2026 e demonstrou como o emprego de aeronaves, aliado ao apoio de drones e equipes em solo, contribui para reduzir o tempo de resposta em situações de risco no litoral.
Segundo o capitão Maurício Vieira, do CBMBA, o uso desse tipo de recurso amplia a eficiência dos salvamentos aquáticos. “Trata-se de uma aeronave versátil, com grande potencial para reduzir o tempo de resposta. No caso de um salvamento aquático, realizamos o sobrevoo e, ao localizar a vítima, ela pode ser retirada imediatamente do meio líquido”, explicou. Ele acrescentou que as ações são realizadas de forma integrada com as equipes que atuam em terra ou em embarcações.
Para ampliar a capacidade de atendimento durante a Operação Verão, o Corpo de Bombeiros recebeu reforço de equipamentos, incluindo 30 barcos, 37 reboques, 37 motores de popa, 303 roupas de salvamento e 2 mil conjuntos impermeáveis. No âmbito do Grupamento Aéreo, 22 bombeiros atuam diretamente em ações de resgate, com apoio de helicóptero e monitoramento por drones, utilizados para percorrer extensões da faixa litorânea e identificar ocorrências no mar ou em áreas de difícil acesso.
A professora de geografia Ivanete Peixoto, de 62 anos, acompanhava a simulação na praia com o marido e o neto e destacou a sensação de segurança. “A primeira sensação é de proteção. Trouxemos meu neto de cinco anos e pude mostrar a ele a rapidez com que o resgate foi realizado. Isso transmite confiança para quem frequenta a praia”, afirmou.
O aposentado Juvenal, que já atuou como salva-vidas, ressaltou a importância da conscientização. “É preciso cautela, principalmente em praias com mar aberto. Muitas pessoas sabem nadar, mas não conseguem retornar por causa das correntes de retorno, que são uma das principais causas de afogamento”, alertou.
Nesta edição da Operação Verão, o Governo do Estado destinou R$ 9,2 milhões para as ações de segurança e reforçou o efetivo com mais de 11 mil profissionais, sendo 9,5 mil policiais militares, 1.095 bombeiros, 338 policiais civis e equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os profissionais atuam em regime de serviço extraordinário até abril, com cobertura em 111 municípios, incluindo Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna, Valença, Vera Cruz e Morro de São Paulo.
-
Segurançahá 4 horasPolícia Técnica da Bahia estreia Unidades Móveis de Perícia na Lavagem do Bonfim
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (12)
-
Cidadehá 2 diasSalvador recebe nove novas obras de contenção de encostas
-
Educaçãohá 2 diasBahia inicia matrícula online para novos estudantes da rede estadual
