Segurança
Polícia Militar participa dos festejos da Independência na Bahia
Este desfile será especial, pois marca os 200 anos da corporação militar baiana
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) participará das comemorações da independência, 7 de Setembro, no próximo domingo, tanto no tradicional desfile quanto no policiamento dos locais onde acontecerão os atos cívicos nos municípios baianos. Em 2025 será especial para a corporação militar baiana, pois marca o bicentenário da PMBA.
Em Salvador, o desfile cívico-militar ocorrerá na Avenida Sete de Setembro, no bairro do Campo Grande, onde 896 policiais militares da ativa, veteranos e alunos dos colégios da Polícia Militar (CPM), bem como da creche, irão participar. Também serão exibidos os veículos da PMBA, a exemplo do jipe histórico, motocicletas, viaturas (incluindo a tática blindada), caminhonetes, caminhões (antibomba e tanque de abastecimento) e o sobrevoo do helicóptero da corporação. O itinerário inicia no Corredor da Vitória, segue pelo Campo Grande e finaliza na Praça Castro Alves.
“Este ano é um marco para a instituição, que completou em fevereiro 200 anos de serviços prestados à sociedade e toda a tropa desfilará com garbo, demonstrando orgulho em vestir a farda que representa a proteção da população baiana”, afirmou o comandante geral, coronel Magalhães, que assumiu o comando da instituição em abril e pela primeira vez estará presente no desfile como a maior autoridade da tropa.
Policiamento
As ações ostensivas iniciam às 5h30 com uma varredura nas vias de acesso ao desfile em parceria com outros órgãos. No dia 7 de setembro o reforço do patrulhamento envolverá os pontos de ônibus, entorno das estações de metrô e estações de transbordo como a Estação da Lapa, Barroquinha, Aquidabã, Vale do Canela e Comércio, inclusive nos principais corredores de tráfego com o objetivo de proporcionar mais segurança à população. Ao todo, 1.082 policiais militares estão escalados para atuarem nesta operação.
“Vale lembrar que, em virtude do feriado, no próximo domingo o policiamento também estará intensificado nas praias, áreas de lazer, praças, parques e nos locais com maior concentração de pessoas. A atuação será apoiada por tecnologias de inteligência, monitoramento e integração com outros órgãos de defesa e resposta emergencial”, destacou o comandante de Operações Policiais Militares (COPPM), coronel Sérgio Simões.
Ordem do desfile da PMBA
O desfile da PMBA inicia com o Grupamento dos ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) seguido por estudantes representantes das cinco unidades da rede em Salvador. A Banda de Música da PM Maestro Wanderley, reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da Bahia, chegará na sequência o Grupamento dos veteranos e depois o Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e a Academia de Polícia Militar (APM), que neste ano completou 90 anos na formação de oficiais da corporação.
Na sequência haverá a representação dos Batalhões de Guardas, de Choque, Aéreo, de Operações Especiais, em Policiamento de Eventos, Turístico, Tático Móvel e de Proteção à Mulher. Logo em seguida desfilam a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial e o Grupamento das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da capital e RMS.
O desfile hipomotorizado encerra o desfile da PM com o jipe histórico, motocicletas, viaturas (incluindo a tática blindada), caminhonetes, caminhão tanque de abastecimento, caminhão antibomba, drones, cavalos e o sobrevoo do helicóptero da corporação.
Segurança
Festa de Iemanjá 2026 terá 1.152 policiais, peritos e bombeiros
A Operação contará também com Reconhecimento Facial, drones, embarcações, aeronave, POE e ativação do CICC
A Secretaria da Segurança Pública empregará na Festa de Iemanjá 2026, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, 1.152 policiais, peritos e bombeiros para garantir a tranquilidade para fiéis, moradores, comerciantes e turistas.
A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas. A Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, pronto emprego de equipes veladas e ações de inteligência.
O Corpo de Bombeiros Militar realizará ações de prevenção e resposta a emergências, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e busca e salvamento terrestre e aquático, com apoio de drones e embarcações.
O Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia, adotando a estratégia da Polícia Científica de Proximidade para reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e apoiar a gestão pericial em um evento de grande público.
Tecnologia
O esquema de Iemanjá 2026 contará também com câmeras de monitoramento, com Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e aeronave, ampliando a capacidade de vigilância e agilizando o tempo de resposta das equipes em campo.
CICC ativado
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá monitoramento em tempo real e tomada rápida de decisões durante a Festa de Iemanjá 2026.
Segurança
Onça-parda é resgatada dentro de residência no Oeste da Bahia
Animal foi capturado por equipes do Inema e Corpo de Bombeiros após ser encontrado em Luís Eduardo Magalhães
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na terça-feira (20), o resgate de um macho juvenil de onça-parda (Puma concolor) no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A operação contou com apoio da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) e do veterinário do Parque Vida Cerrado.
O felino foi localizado dentro de uma residência, após ser avistado por uma moradora que acionou imediatamente os órgãos competentes. Para garantir a segurança da população, do animal e das equipes, o resgate ocorreu por meio de contenção química, com uso de dardos anestésicos, procedimento conduzido por médicos veterinários.
Segundo Vinícius Dantas, coordenador de fauna do Inema, a ação seguiu protocolos técnicos rigorosos. “A avaliação no CETAS é essencial para entendermos as condições de saúde do animal e definirmos a melhor destinação, sempre respeitando os critérios ambientais e de conservação da espécie”, destacou.
Após a captura, a onça-parda foi encaminhada para Barreiras, onde passará por exames veterinários completos antes da definição sobre sua soltura em área adequada.
Além do Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal (GCM) também participou da operação, seguindo protocolos de segurança para proteger a população e garantir o bem-estar do animal.
Disque Resgate
Em caso de encontro com animal silvestre ferido ou fora do habitat, ou para entrega voluntária, a população deve acionar o CETAS pelo WhatsApp (71) 99661-3998. Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, visando sua reintegração ao meio ambiente.
Segurança
Bahia registra maior queda de mortes violentas em 19 anos
Em 2025, homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte caíram 13,1%, consolidando quatro anos consecutivos de queda
Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou, em 2025, a maior redução no número de homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
No ano passado, foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que em 2024, o que representa uma redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com queda nas mortes violentas no estado.
Macrorregiões
Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado.
Na Região Metropolitana de Salvador, a redução também alcançou dois dígitos, com 21,2% a menos de CVLIs, representando 390 crimes, 105 a menos que no ano anterior. No interior do estado, 2025 terminou com 2.788 mortes violentas, redução de 8,9%.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a queda nos índices criminais é resultado do trabalho constante das forças policiais. “Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou.
Ele acrescentou que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as forças de segurança ampliaram o número de prisões e apreensões de armas de fogo.
desFeminicídios
A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número é 6,3% menor que o contabilizado em 2024.
“Lançamos, no final do ano, o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero”, destacou Werner.
-
Serviçoshá 13 horasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Saúdehá 2 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs
-
Economiahá 3 diasBahia atualiza programa de PPPs e lança manual para modernizar gestão de projetos
-
Serviçoshá 3 diasMega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 130 milhões

