SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Polícia Militar participa dos festejos da Independência na Bahia

Este desfile será especial, pois marca os 200 anos da corporação militar baiana

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) participará das comemorações da independência, 7 de Setembro, no próximo domingo,
Foto: Sgt RR/C Barros

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) participará das comemorações da independência, 7 de Setembro, no próximo domingo, tanto no tradicional desfile quanto no policiamento dos locais onde acontecerão os atos cívicos nos municípios baianos. Em 2025 será especial para a corporação militar baiana, pois marca o bicentenário da PMBA.

Em Salvador, o desfile cívico-militar ocorrerá na Avenida Sete de Setembro, no bairro do Campo Grande, onde 896 policiais militares da ativa, veteranos e alunos dos colégios da Polícia Militar (CPM), bem como da creche, irão participar. Também serão exibidos os veículos da PMBA, a exemplo do jipe histórico, motocicletas, viaturas (incluindo a tática blindada), caminhonetes, caminhões (antibomba e tanque de abastecimento) e o sobrevoo do helicóptero da corporação. O itinerário inicia no Corredor da Vitória, segue pelo Campo Grande e finaliza na Praça Castro Alves.

“Este ano é um marco para a instituição, que completou em fevereiro 200 anos de serviços prestados à sociedade e toda a tropa desfilará com garbo, demonstrando orgulho em vestir a farda que representa a proteção da população baiana”, afirmou o comandante geral, coronel Magalhães, que assumiu o comando da instituição em abril e pela primeira vez estará presente no desfile como a maior autoridade da tropa.

Policiamento

As ações ostensivas iniciam às 5h30 com uma varredura nas vias de acesso ao desfile em parceria com outros órgãos. No dia 7 de setembro o reforço do patrulhamento envolverá os pontos de ônibus, entorno das estações de metrô e estações de transbordo como a Estação da Lapa, Barroquinha, Aquidabã, Vale do Canela e Comércio, inclusive nos principais corredores de tráfego com o objetivo de proporcionar mais segurança à população. Ao todo, 1.082 policiais militares estão escalados para atuarem nesta operação.

“Vale lembrar que, em virtude do feriado, no próximo domingo o policiamento também estará intensificado nas praias, áreas de lazer, praças, parques e nos locais com maior concentração de pessoas. A atuação será apoiada por tecnologias de inteligência, monitoramento e integração com outros órgãos de defesa e resposta emergencial”, destacou o comandante de Operações Policiais Militares (COPPM), coronel Sérgio Simões.

ANÚNCIO
Anúncios
Ordem do desfile da PMBA

O desfile da PMBA inicia com o Grupamento dos ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) seguido por estudantes representantes das cinco unidades da rede em Salvador. A Banda de Música da PM Maestro Wanderley, reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da Bahia, chegará na sequência o Grupamento dos veteranos e depois o Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e a Academia de Polícia Militar (APM), que neste ano completou 90 anos na formação de oficiais da corporação.

Na sequência haverá a representação dos Batalhões de Guardas, de Choque, Aéreo, de Operações Especiais, em Policiamento de Eventos, Turístico, Tático Móvel e de Proteção à Mulher. Logo em seguida desfilam a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial e o Grupamento das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da capital e RMS.

O desfile hipomotorizado encerra o desfile da PM com o jipe histórico, motocicletas, viaturas (incluindo a tática blindada), caminhonetes, caminhão tanque de abastecimento, caminhão antibomba, drones, cavalos e o sobrevoo do helicóptero da corporação.

Segurança

Carga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador

Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis

Publicado

em

Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados
📸 Foto: COPPA

Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados irregularmente na Ceasa, em Salvador.

A ação ocorreu durante fiscalização ambiental no centro, com o objetivo de coibir crimes relacionados à extração, ao transporte e ao comércio de produtos de origem florestal.

Durante a abordagem, foi constatado que o proprietário do material não possuía nota fiscal, nem o documento de origem florestal (DOF) obrigatório para o transporte e comercialização de carvão vegetal, conforme legislação ambiental vigente. A ausência de tais documentos impede a rastreabilidade do produto e pode indicar origem ilegal da madeira utilizada na produção.

Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis. O responsável foi conduzido a Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.

Continue Lendo

Segurança

SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana

A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran

Publicado

em

Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a 'Operação Desmonte' na manhã
Foto: Jeferson Silva / Ascom SSP

Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana. 

As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas. 

Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado. 

As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo. 

Continue Lendo

Segurança

Operação Primus desarticula rede criminosa e revela esquema bilionário

Ação coordenada pela Polícia Civil da Bahia expõe sofisticado esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro na Bahia

Publicado

em

crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo
Foto: Ascom/PCBA

A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma das maiores operações já realizadas no estado contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com atuação simultânea em oito municípios baianos — incluindo Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Morro do Chapéu — além de ações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a operação, foram cumpridas 74 medidas judiciais, sendo 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, que resultaram em nove pessoas presas, além da apreensão de armas de fogo, munições, veículos de luxo e equipamentos utilizados por criminosos. A Justiça autorizou o bloqueio e sequestro de mais de R$ 6,5 bilhões em bens, revelando a dimensão financeira do esquema criminoso, que teve como ponto de partida a adulteração de combustíveis.

A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma rede complexa e sofisticada de lavagem de capitais, com ramificações em pelo menos três estados brasileiros. Cerca de 200 postos de combustíveis estão sob investigação por possível envolvimento no esquema.

O principal articulador da organização criminosa foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outras prisões ocorreram em Conceição de Feira, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em pronunciamento oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os resultados da operação e a capacidade da Polícia Civil da Bahia em enfrentar o crime organizado. “Estamos desmontando as ações financeiras do crime organizado e enfraquecendo as suas estruturas. Mostramos a capacidade que a Polícia da Bahia tem de buscar informações por meio da Inteligência, com profissionais capacitados e equipamentos adquiridos através de investimentos do Governo do Estado. A Bahia não dará espaço ao crime organizado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

ANÚNCIO
Anúncios

A Operação Primus segue em andamento, com novas diligências previstas e busca ativa pelos foragidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira (17), às 11h30, na Sala Bahia pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de autoridades envolvidas na força-tarefa.

Continue Lendo

Mais Lidas