SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

“Parceiros da Mata” é lançado em Ipiaú nesta quinta (20)

Projeto tem foco na valorização do pequeno agricultor por meio de práticas sustentáveis 

Publicado

em

Projeto Parceiros da Mata, lançado nesta quinta-feira (20), em Ipiaú, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

Mais qualidade de vida para cerca de 352 mil pessoas de comunidades rurais dos territórios de identidade do Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio das Contas é o que propõe o Projeto Parceiros da Mata, lançado nesta quinta-feira (20), em Ipiaú, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Serão investidos o equivalente a R$ 750 milhões até 2030, na promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas rurais da Mata Atlântica da Bahia, beneficiando 77 municípios. 

O projeto vai atuar ainda, na proteção e na recuperação ambiental, na melhoria da renda e no fortalecimento da agricultura familiar, como explicou o governador Jerônimo Rodrigues, durante solenidade festiva de lançamento, realizada na praça de eventos Álvaro Jardim, sede de Ipiaú, uma das cidades atendidas pela iniciativa. “O foco mais forte é garantir a preservação da Mata Atlântica e a recuperação das nascentes, mas acima de tudo, promover melhorias na vida das pessoas que ali moram, como as comunidades indígenas, quilombolas, com investimentos que vão desde o acesso ao tratamento de água e o saneamento básico. Vamos também melhorar as condições de agroindustrialização das cooperativas para fazer gerar renda, emprego, qualidade no campo, tudo aliada à preservação do meio ambiente”.  

Na Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), o projeto vai beneficiar 382 famílias que produzem mandioca, banana e seus derivados, fortalecendo a agricultura familiar por meio de práticas sustentáveis. “Vamos transformar a realidade do nosso município e da região, elevando os níveis de produtividade, formando jovens, transformando agricultores em empresários rurais e diminuindo o êxodo rural”, destacou a diretora Fernanda Santana. 

Esse também é o sentimento de Daniel Oliveira, representante da Associação Agroecológica Jaqueira de Amargosa. “Estamos bem esperançosos para construir um futuro com sustentabilidade, agroecologia e economia solidária. Que possamos conciliar o crescimento econômico com a proteção da natureza, tão necessária. Esse projeto é um grande alento para conseguirmos estruturar a nossa associação e atender melhor a população”, afirmou.  

Co-financiado por meio de um empréstimo de US$ 150 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), com contrapartidas do Governo do Estado da Bahia, o projeto Parceiros da Mata terá vigência até 2030, com impacto direto nas comunidades rurais e na preservação da Mata Atlântica.  

ANÚNCIO

 

“Vamos envolver 88 mil famílias de 77 municípios, com ações voltadas para inclusão socioprodutiva, produção de alimentos. São atividades que estão enlaçadas com a realidade local, que tem uma bacia hidrográfica riquíssima. Então, o projeto surge na perspectiva de produzir alimentos com qualidade, preservando o ecossistema”, declarou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.  

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela pasta, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e do setor socioprodutivo. “Já estamos há um tempo elaborando projetos estratégicos por toda a Bahia. E dessa vez, olhamos para a Mata Atlântica, onde o cacau é produzido a partir desse modelo reconhecido no mundo inteiro, que é o Cabruca, mas ao mesmo tempo, olhando para o conjunto dessa produção dos quatro territórios. Por cinco anos, vamos acompanhar de perto as melhorias na produção do campo, garantindo a comercialização com olhar para a sustentabilidade e para a renda do homem e da mulher do campo”, destacou.  

O público beneficiado é formado por jovens, mulheres, assentados de reforma agrária, povos originários, comunidades quilombolas, pescadores, marisqueiros e ribeirinhos, visando garantir a inclusão social, a equidade de gênero e o fortalecimento da participação de comunidades históricas no processo de desenvolvimento sustentável da região. 

As ações vão levar melhoria da infraestrutura básica, como acesso à água potável, saneamento rural e infraestrutura hídrica, elevando a qualidade de vida de até 900 comunidades rurais, como a de Sônia Maria, da comunidade quilombola de Nova Ibiá, município do Médio Rio das Contas. “A gente trabalha com cacau, banana e também polpa de frutas. São mais de 150 pessoas que dependem dessa renda. A chegada desse projeto vai melhorar muito a vida de todos”, disse.  

ANÚNCIO

Na outra ponta, os “Parceiros da Mata” vão atuar no combate à insegurança alimentar e nutricional da população, dentro do Programa Bahia Sem Fome. “A iniciativa chega em um momento oportuno em que se faz necessário potencializar a produção de alimentos. Vivemos uma crise alimentar e esse projeto arrebate diretamente na base produtiva. Vai fortalecer a agricultura familiar, os povos e comunidades tradicionais, dinamizar os processos produtivos, viabilizar recursos financeiros para que a gente possa potencializar as cadeias produtivas no estado da Bahia”, afirmou o coordenador do programa, Tiago Pereira.  

O evento contou com apresentações artísticas e culturais, reuniu gestores municipais e diversos representantes do setor, assim como parceiros institucionais, que darão apoio ao projeto, como os  órgãos estaduais, – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Bahiater, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Cojuve. 

Além de organismos federais, como a Fundação Cultural Palmares, Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Incra, além dos Consórcios Intermunicipais, Colegiados Territoriais e Organizações da Sociedade Civil (OSC). 

Política

Jerônimo destaca investimentos recordes e anuncia novas obras para 2026 

Governador faz balanço da gestão, reforça parceria com Lula e projeta entregas em educação, saúde, infraestrutura e segurança

Publicado

em

Em entrevista ao programa Jornal da Metrópole no Ar nesta segunda-feira (6), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues,
A inauguração da Nova Rodoviária está prevista para o próximo dia 19. Foto: Joá Souza/GOVBA

Em entrevista ao programa Jornal da Metrópole no Ar nesta segunda-feira (6), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fez um balanço dos três anos à frente do Executivo estadual e anunciou novos investimentos para 2026. Entre os destaques, estão obras de infraestrutura, expansão da rede de saúde e educação, além de avanços na segurança pública. 

Jerônimo ressaltou a importância do portal BA.GOV.BR, que concentra serviços para a população, e reforçou a parceria com o presidente Lula, com quem mantém diálogo semanal. “Quando eu não ligo, é ele quem me liga”, afirmou, destacando o apoio federal às ações do governo baiano. 

Segundo o governador, a Bahia encerrou 2025 como o estado que mais investiu no país, mesmo ocupando a 16ª posição em arrecadação. “Isso é fruto de gestão responsável. Temos saúde financeira para seguir entregando obras”, disse. Ele citou a duplicação da BR-101, a próxima etapa do metrô, a retomada do estaleiro e a ampliação do VLT, que deve chegar a 90 km de trilhos entre Salvador e Alagoinhas. 

Na área da educação, Jerônimo anunciou um mutirão para inaugurar escolas e destacou programas que mantêm unidades abertas durante as férias com alimentação e atividades para estudantes. “Estamos garantindo oportunidades. Ontem recebi a notícia de um jovem de Itarantim aprovado em sete universidades nos Estados Unidos”, comemorou. 

A saúde também foi pauta: novos hospitais, policlínicas, maternidades e unidades básicas estão em construção. “Cuidar de gente é oferecer tratamento perto de casa. Hoje, pacientes não precisam mais viajar centenas de quilômetros para fazer hemodiálise ou tratar câncer”, afirmou. 

ANÚNCIO

Na segurança, o governador celebrou a redução das mortes violentas pelo quarto ano consecutivo e o uso de tecnologia. Em 2025, 2.055 pessoas foram presas por reconhecimento facial, e um curso para operação de drones foi lançado para reforçar o policiamento. 

Jerônimo ainda confirmou sua pré-candidatura e defendeu a união do grupo político. “O critério será montar a chapa mais competitiva, que fortaleça partidos e garanta a reeleição do presidente Lula”, disse, prometendo decisão até março. 

Entre as próximas entregas, estão a nova rodoviária de Salvador — “a maior do Norte-Nordeste”, segundo ele —, prevista para inauguração no dia 19, e obras do VLT, que já conta com dois trens e receberá mais 17 este ano. O governador também destacou a licitação para compra de dois novos ferries e o avanço das obras da ponte Salvador-Itaparica, com chegada de peças da China nos próximos dias. 

“Não é uma ponte de Jerônimo, é uma ponte da Bahia, do desenvolvimento”, concluiu, reforçando que seguirá percorrendo municípios para entregar obras e dialogar com a população. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Jerônimo se alinha a Lula contra a ofensiva dos EUA à Venezuela

Governador da Bahia condena agressão à soberania venezuelana e reforça defesa do diálogo e da paz internacional

Publicado

em

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, manifestou seu posicionamento contrário à grave agressão sofrida por mais um país da

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, manifestou seu posicionamento contrário à grave agressão sofrida por mais um país da América Latina, no caso a Venezuela, por parte de uma potência estrangeira.

O governador reafirmou alinhamento integral à posição do governo brasileiro, expressa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que condenou de forma firme o ocorrido e defendeu o respeito à soberania nacional, ao direito internacional e à solução pacífica dos conflitos.

Jerônimo destacou que a defesa do diálogo, do multilateralismo e da autodeterminação dos povos orienta historicamente a política externa brasileira e também a atuação do Governo da Bahia em temas de interesse humanitário e internacional.

Diante do cenário, o Governo do Estado está acompanhando a situação de baianos que se encontram na Venezuela. Segundo o governador, a gestão estadual atua para identificar eventuais necessidades e garantir que essas pessoas recebam o devido apoio, em articulação com a Embaixada do Brasil naquele país, com os demais órgãos do governo federal e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

“O Brasil e a Bahia seguem firmes na defesa da paz, da solidariedade entre os povos e do respeito entre as nações como únicos caminhos legítimos para a justiça e a estabilidade internacional”, afirmou o governador.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

PF ordena retorno imediato de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão

Ex-deputado federal, cassado em dezembro, está foragido nos Estados Unidos e deve reassumir função na Polícia Federal

Publicado

em

A Polícia Federal determinou o “retorno imediato” de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão, carreira da qual estava afastado para exercer
Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal determinou o “retorno imediato” de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão, carreira da qual estava afastado para exercer o mandato de deputado federal. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro encontra-se foragido em território norte-americano.

Eleito deputado federal por São Paulo em 2015, Eduardo Bolsonaro teve seu último mandato cassado em 18 de dezembro, após acumular faltas não justificadas às sessões deliberativas da Câmara dos Deputados.

Com a perda do mandato, ele deverá retornar à Polícia Federal. O ato declaratório da corporação foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (2) e determina “a cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo, a partir de 19 de dezembro de 2025”.

Fuga para os EUA

Em março do ano passado, Eduardo Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos e pediu licença do mandato parlamentar. A licença terminou em 21 de julho, mas o parlamentar não retornou ao Brasil, acumulando ausências expressivas em sessões plenárias.

Em setembro, o então presidente da Câmara, Arthur Motta, rejeitou a indicação do deputado para a liderança da minoria, alegando que não é possível exercer o mandato estando fora do país.

ANÚNCIO

Eduardo Bolsonaro também é réu no STF por tentar promover sanções contra o Brasil para impedir o julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro, pela trama golpista.

Continue Lendo

Mais Lidas