Política
“Parceiros da Mata” é lançado em Ipiaú nesta quinta (20)
Projeto tem foco na valorização do pequeno agricultor por meio de práticas sustentáveis
Mais qualidade de vida para cerca de 352 mil pessoas de comunidades rurais dos territórios de identidade do Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio das Contas é o que propõe o Projeto Parceiros da Mata, lançado nesta quinta-feira (20), em Ipiaú, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Serão investidos o equivalente a R$ 750 milhões até 2030, na promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas rurais da Mata Atlântica da Bahia, beneficiando 77 municípios.
O projeto vai atuar ainda, na proteção e na recuperação ambiental, na melhoria da renda e no fortalecimento da agricultura familiar, como explicou o governador Jerônimo Rodrigues, durante solenidade festiva de lançamento, realizada na praça de eventos Álvaro Jardim, sede de Ipiaú, uma das cidades atendidas pela iniciativa. “O foco mais forte é garantir a preservação da Mata Atlântica e a recuperação das nascentes, mas acima de tudo, promover melhorias na vida das pessoas que ali moram, como as comunidades indígenas, quilombolas, com investimentos que vão desde o acesso ao tratamento de água e o saneamento básico. Vamos também melhorar as condições de agroindustrialização das cooperativas para fazer gerar renda, emprego, qualidade no campo, tudo aliada à preservação do meio ambiente”.
Na Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), o projeto vai beneficiar 382 famílias que produzem mandioca, banana e seus derivados, fortalecendo a agricultura familiar por meio de práticas sustentáveis. “Vamos transformar a realidade do nosso município e da região, elevando os níveis de produtividade, formando jovens, transformando agricultores em empresários rurais e diminuindo o êxodo rural”, destacou a diretora Fernanda Santana.
Esse também é o sentimento de Daniel Oliveira, representante da Associação Agroecológica Jaqueira de Amargosa. “Estamos bem esperançosos para construir um futuro com sustentabilidade, agroecologia e economia solidária. Que possamos conciliar o crescimento econômico com a proteção da natureza, tão necessária. Esse projeto é um grande alento para conseguirmos estruturar a nossa associação e atender melhor a população”, afirmou.
Co-financiado por meio de um empréstimo de US$ 150 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), com contrapartidas do Governo do Estado da Bahia, o projeto Parceiros da Mata terá vigência até 2030, com impacto direto nas comunidades rurais e na preservação da Mata Atlântica.
“Vamos envolver 88 mil famílias de 77 municípios, com ações voltadas para inclusão socioprodutiva, produção de alimentos. São atividades que estão enlaçadas com a realidade local, que tem uma bacia hidrográfica riquíssima. Então, o projeto surge na perspectiva de produzir alimentos com qualidade, preservando o ecossistema”, declarou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela pasta, em prol do desenvolvimento da agricultura familiar e do setor socioprodutivo. “Já estamos há um tempo elaborando projetos estratégicos por toda a Bahia. E dessa vez, olhamos para a Mata Atlântica, onde o cacau é produzido a partir desse modelo reconhecido no mundo inteiro, que é o Cabruca, mas ao mesmo tempo, olhando para o conjunto dessa produção dos quatro territórios. Por cinco anos, vamos acompanhar de perto as melhorias na produção do campo, garantindo a comercialização com olhar para a sustentabilidade e para a renda do homem e da mulher do campo”, destacou.
O público beneficiado é formado por jovens, mulheres, assentados de reforma agrária, povos originários, comunidades quilombolas, pescadores, marisqueiros e ribeirinhos, visando garantir a inclusão social, a equidade de gênero e o fortalecimento da participação de comunidades históricas no processo de desenvolvimento sustentável da região.
As ações vão levar melhoria da infraestrutura básica, como acesso à água potável, saneamento rural e infraestrutura hídrica, elevando a qualidade de vida de até 900 comunidades rurais, como a de Sônia Maria, da comunidade quilombola de Nova Ibiá, município do Médio Rio das Contas. “A gente trabalha com cacau, banana e também polpa de frutas. São mais de 150 pessoas que dependem dessa renda. A chegada desse projeto vai melhorar muito a vida de todos”, disse.
Na outra ponta, os “Parceiros da Mata” vão atuar no combate à insegurança alimentar e nutricional da população, dentro do Programa Bahia Sem Fome. “A iniciativa chega em um momento oportuno em que se faz necessário potencializar a produção de alimentos. Vivemos uma crise alimentar e esse projeto arrebate diretamente na base produtiva. Vai fortalecer a agricultura familiar, os povos e comunidades tradicionais, dinamizar os processos produtivos, viabilizar recursos financeiros para que a gente possa potencializar as cadeias produtivas no estado da Bahia”, afirmou o coordenador do programa, Tiago Pereira.
O evento contou com apresentações artísticas e culturais, reuniu gestores municipais e diversos representantes do setor, assim como parceiros institucionais, que darão apoio ao projeto, como os órgãos estaduais, – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Bahiater, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Cojuve.
Além de organismos federais, como a Fundação Cultural Palmares, Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Incra, além dos Consórcios Intermunicipais, Colegiados Territoriais e Organizações da Sociedade Civil (OSC).
Eleições 2026
Vereador mais votado do União Brasil em Ipiaú rompe com ACM Neto e declara apoio a Jerônimo
Ex-presidente da Câmara, San de Paulista acompanhou o governador em evento em Aiquara e afirmou estar ao lado do projeto de reeleição do petista
O vereador mais votado do União Brasil em Ipiaú, San de Paulista, abandonou a pré-campanha de ACM Neto e anunciou apoio à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O posicionamento foi confirmado durante a visita do chefe do Executivo baiano ao município de Aiquara, na noite deste domingo (26), durante as comemorações do São Pedro da Palmeirinha.
Ex-presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, San de Paulista é ligado politicamente ao deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) e ao deputado federal Léo Prates (Republicanos). Ao participar do evento ao lado de lideranças da região, o vereador destacou seu alinhamento com o governador.
“Eu vim prestigiar o governador. Junto com minha prefeita, Laryssa, estamos com Jero”, afirmou San de Paulista.
A decisão representa mais uma adesão ao grupo político de Jerônimo Rodrigues no interior da Bahia e evidencia movimentações partidárias que antecedem o processo eleitoral de 2026.
Eleições 2026
“É irônico um candidato que quis ser negro apoiar quem faz fala racista”, diz professor Marinho
Pré-candidato do PSB critica aproximação de ACM Neto com Ronaldo Caiado após declaração sobre “alforria” dos baianos e acusa o ex-prefeito de adaptar posicionamentos por conveniência eleitoral
“Era só o que faltava: o candidato que quis se apresentar como negro agora se alia a alguém que utiliza uma expressão de conotação racista para se referir a um estado onde quase 80% da população é negra.” A crítica é do professor Marinho Soares, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, após Ronaldo Caiado afirmar que ele e ACM Neto fariam o povo baiano se sentir “alforriado”.
Para o professor, ACM Neto adapta a própria identidade, o discurso e as alianças de acordo com aquilo que considera eleitoralmente mais vantajoso em cada momento.
A declaração de Caiado, segundo Marinho, acrescenta um novo capítulo a essa trajetória. Ao prometer a “alforria” dos baianos, o presidenciável recorreu a um termo associado ao período da escravidão para se referir à população de um estado formado majoritariamente por pessoas pretas e pardas.
Ainda de acordo com Marinho, o candidato de fato apoiado por ACM Neto para a Presidência da República seria Flávio Bolsonaro. “Como a família Bolsonaro não encontra espaço político na Bahia, ACM Neto diz apoiar Ronaldo Caiado para evitar que sua candidatura tenha de assumir abertamente a ligação com Flávio Bolsonaro diante do eleitorado baiano”, afirmou.
Para o professor, porém, a estratégia produziu o efeito contrário. “O tiro saiu pela culatra. A primeira coisa que Caiado fez foi colocar ACM Neto contra a esmagadora maioria dos baianos”, declarou.
A brincadeira é inevitável. “Será que como negão ACM Neto vai exigir uma retratação de Caiado?”, finalizou.
Política
Kleber Rosa critica fala de Caiado sobre “alforriar” a Bahia e acusa discurso de reproduzir lógica escravocrata
Dirigente do PSOL afirma que declaração é racista, ofensiva e revela visão oligárquica sobre a população baiana
Militante histórico do movimento negro, Kleber Rosa classificou como racista e profundamente ofensiva a declaração do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, de que os baianos se sentiriam “alforriados” caso ele fosse eleito presidente da República e ACM Neto governador da Bahia. Cientista social, professor e dirigente sindical, o pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL tem sua trajetória política marcada pela defesa da igualdade racial e pelo combate à exclusão da população negra dos espaços de poder.
Para Kleber Rosa, a palavra utilizada por Caiado não pode ser tratada como uma simples metáfora política. Segundo ele, o termo “alforria” carrega um significado histórico diretamente ligado ao período da escravidão, quando a liberdade era concedida pelo senhor à pessoa escravizada. Ao empregar essa expressão para se referir à alternância de governo, o governador goiano se colocaria na posição de libertador de uma população majoritariamente negra, como se os baianos dependessem de sua autorização para serem livres.
Na avaliação do dirigente do PSOL, a declaração ganha contornos ainda mais graves por partir de um integrante de uma das mais tradicionais oligarquias rurais de Goiás. Ele destaca que antepassados de Ronaldo Caiado foram grandes proprietários de terra e mantiveram pessoas escravizadas em suas fazendas. Antônio José Caiado, por exemplo, teria concedido liberdade aos escravizados de suas propriedades apenas em 1887, às vésperas da abolição formal da escravidão no Brasil.
Kleber também relaciona a trajetória política da família Caiado a episódios históricos marcados por conflitos e violência. Entre eles está a chamada Chacina do Duro, ocorrida em 1919, na atual cidade de Dianópolis. O episódio envolveu uma intervenção comandada pelo juiz Celso Calmon, enviado à região por determinação do então deputado Brasil Ramos Caiado, e terminou com a morte de nove homens ligados à família Wolney que estavam presos sob custódia das forças estaduais.
O dirigente do PSOL argumenta ainda que ACM Neto não pode se desvincular politicamente da declaração. Segundo ele, foi o próprio Ronaldo Caiado quem associou o nome do ex-prefeito de Salvador à promessa de “alforriar” a Bahia, transformando a expressão em um dos símbolos da aliança política entre ambos. ACM Neto já manifestou apoio ao ex-governador goiano em uma eventual disputa presidencial, enquanto Caiado tem defendido publicamente a candidatura do aliado ao Governo da Bahia.
Para Kleber Rosa, a controvérsia revela o verdadeiro conteúdo político dessa aproximação. Em sua avaliação, a parceria representa a reedição de práticas associadas às antigas oligarquias brasileiras, agora apresentadas como alternativa eleitoral. “ACM Neto tenta construir uma imagem de moderação, mas entrega seu palanque presidencial a um aliado que se refere ao povo negro da Bahia com um vocabulário marcado pela herança dos antigos senhores de escravizados”, afirma.
-
Eleições 2026há 17 horasVereador mais votado do União Brasil em Ipiaú rompe com ACM Neto e declara apoio a Jerônimo
-
Esportehá 12 horasSAFs transformam a gestão do futebol e ampliam desafios tributários para clubes e investidores
-
Eleições 2026há 2 diasAladilce diz que chapa de ACM Neto contradiz tentativa de afastamento do bolsonarismo
-
Políticahá 21 horasKleber Rosa critica fala de Caiado sobre “alforriar” a Bahia e acusa discurso de reproduzir lógica escravocrata




