Cultura
OSBA realiza concerto na Biblioteca Central nesta sexta (15), às 18h
Quarta edição do projeto OSBArris terá solistas convidados e ingressos trocados por 1kg de alimento não perecível

A Orquestra Sinfônica da Bahia realiza nesta sexta-feira, dia 15 de novembro (feriado), às 18h, a quarta edição do OSBArris, projeto em que a OSBA ocupa com música sinfônica o Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia.
Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, esta edição do OSBArris contará com solistas de destaque do canto lírico nacional: a soprano paulista Marly Montoni, a mezzo-soprano mineira Edineia Oliveira, o tenor carioca Geilson Santos e o barítono mineiro David Marcondes. A entrada será feita pela doação de um quilo de alimento não perecível para o programa Bahia Sem Fome, com acesso sujeito à lotação do espaço.
No programa desta apresentação, a Osba promove um diálogo com o Mês da Consciência Negra, com obras de dois compositores baianos negros da música de concerto: a “Abertura Nº 6”, de Damião Barbosa de Araújo (1778-1856); e as “As Belas Bahianas: Quadrilha de Contradanças”, de Domingos da Rocha Mussurunga (1807-1856). O repertório ainda traz excertos da ópera “Porgy & Bess”, composta pelo estadunidense George Gershwin em 1935 e que ficou famosa por juntar características da ópera tradicional com a música folclórica norte-americana negra (em especial o jazz e o blues), além de contar na sua estreia apenas com intérpretes afro-americanos.
Serviço
15/NOV (SEXTA) | OSBARRIS
- Horário: 18h
- Local: Quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris)
- Ingressos: 1kg de alimento não perecível (doação para o Programa Bahia Sem Fome)
- Regência: Carlos Prazeres
- Solistas: Marly Montoni (soprano), Edineia Oliveira (contralto), Geilson Santos (tenor) e Davi Marcondes (barítono)
- Programa:
1. BARBOSA DE ARAÚJO – Abertura nº 6
2. R. MUSSURUNGA – As Belas Bahianas: Quadrilha de contradanças
3. GERSHWIN – Excertos da Ópera Porgy and Bess:
Summertime/ A woman is a sometime thing/ My man’s gone now/ The Promise’ Lan’/ I got plenty o’nuttin/ Bess, you is my woman now/ Oh, I can’t sit down/ I ain’t got no shame/ It ain’t necessarily so/ There’s a boat dat’s leavin’/ Lawd, I’m on my way
Agricultura
SDR impulsiona agricultura familiar com entregas no Sertão do São Francisco
O Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional

Com um pacote robusto de entregas e novos investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça o compromisso com quem vive da agricultura familiar no Sertão do São Francisco. Em evento realizado em Juazeiro, na última sexta-feira (18), o Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional.
A agenda, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da SDR, Osni Cardoso, teve a entrega de nove tratores com implementos agrícolas destinados a oito municípios da região: Juazeiro, Canudos, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Senhor do Bonfim e Sobradinho. Além disso, foram entregues 200 novas barracas para feiras livres, essenciais para dinamizar a comercialização de alimentos saudáveis e fortalecer os circuitos locais de abastecimento.
Para Macieira de Oliveira Silva, feirante, receber novas barracas representa um avanço importante para quem vive da agricultura familiar. “Essas barracas são de grande importância. Antes, a gente precisava dividir uma mesa com outros colegas para expor nossos produtos. Agora, cada um tem o seu espaço, com mais dignidade, para mostrar o que produz na sua comunidade. É um privilégio ser contemplada com esse apoio, que contribui muito no nosso dia a dia”, afirmou.
Entre os destaques, concretizou-se a entrega do novo entreposto de ovos da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que beneficiará diretamente 113 famílias agricultoras. Também foi inaugurada a nova Agroindústria de Frutas da comunidade de Itamotinga, reformada através do Projeto Pró-Semiárido, impactando positivamente 40 produtores e produtoras locais.
A ocasião também foi marcada pela autorização da construção do novo Mercado do Peixe, na sede de Juazeiro, que atenderá cerca de 200 feirantes, e do Mercado Municipal no distrito de Maniçoba, que vai beneficiar outras 100 famílias agricultoras.
“A cada entrega, reafirmamos nosso compromisso com a agricultura familiar como eixo estruturante do desenvolvimento no campo. Essas ações não apenas movimentam a economia rural, mas levam mais dignidade a quem garante alimento na mesa dos baianos e baianas diariamente”, afirmou o secretário Osni Cardoso.
As ações foram realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR, e fazem parte de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da produção, da comercialização e da infraestrutura rural na Bahia.
Cultura
Fundação Pedro Calmon inaugura Sala Mestres e Mestras da Palavra
A Sala Mestres e Mestras da Palavra estará aberta ao público a partir do dia 25 de julho, na bicentenária Biblioteca Central do Estado da Bahia

A população baiana ganha um novo espaço dedicado a contribuir com o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à leitura e à dinamização da cadeia produtiva do livro. A Sala Mestres e Mestras da Palavra estará aberta ao público a partir do dia 25 de julho, na bicentenária Biblioteca Central do Estado da Bahia, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), localizada no bairro dos Barris, em Salvador.
Inaugurada com a presença de Djamila Ribeiro — filósofa, ativista social, professora e educadora brasileira, uma importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres —, a Sala Mestres e Mestras da Palavra será um espaço que tem como objetivo principal proporcionar à comunidade literária e artística da Bahia recursos estruturais e tecnológicos, que também se somam à política de fomento ao livro, à leitura e à produção cultural, consolidando esse local como espaço de criação, divulgação e promoção da literatura, além de ser uma referência para escritores e produtores de arte.
Na mesma data, a Biblioteca Central do Estado da Bahia também será palco da nova edição do projeto Encontros Negros – Especial 25 de Julho, que contará com a participação de Djamila Ribeiro, autora do premiado livro Pequeno Manual Antirracista, que trata do racismo estrutural enraizado no Brasil. Esta é a terceira vez que a Bahia recebe o projeto, que visa fortalecer a identidade e a conscientização racial da população negra, destacando narrativas positivas e emancipadoras. Na edição passada, o encontro trouxe as vozes de nomes como Elisa Lucinda, Pierre Onassis e Tiago Banha.
O evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon, de Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI). Também conta com a parceria do Portal Soteropreta, da Livraria LDM e da Imagem Digital.
“Com muita honra e alegria, participarei do Encontros Negros em Salvador no 25 de Julho, celebrando a força e a sabedoria das mulheres negras da América Latina e do Caribe”, destaca a professora Djamila Ribeiro.
De acordo com a organização do Encontros Negros, os ingressos foram disponibilizados pelo Sympla e já se esgotaram devido à lotação máxima. Já a inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra tem programação aberta ao público.
A partir das 18h, acontece a abertura com o grupo A Pombagem, seguida do Sarau Mestres e Mestras, conduzido pelo projeto Fala Escritor, com participação do Slam das Minas.
O dia 25 de julho será marcado por datas importantes no calendário nacional e internacional, e por entregas significativas para a comunidade literária da Bahia, como destaca o dirigente da Fundação Pedro Calmon, Sandro Magalhães:
“A Sala Mestres e Mestras da Palavra será um espaço de valorização e cuidado com as escritoras e os escritores baianos. Incentivar a literatura baiana é essencial para consolidar uma política do livro e da leitura no nosso estado, fortalecendo quem dá vida às palavras e inspira a construção de uma sociedade mais leitora, crítica e sensível. Será um grande momento inaugurar esse espaço no Dia Nacional do Escritor e no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, recebendo Djamila Ribeiro, uma das grandes referências da literatura brasileira contemporânea, cuja escrita ecoa vozes, lutas e esperanças.”
SALA MESTRES E MESTRAS DA PALAVRA
O modelo de espaço, baseado no compartilhamento de recursos e estrutura — tendência no mundo do trabalho —, surge como um local pensado para abrigar e ser referência para a comunidade literária baiana.
FUNCIONAMENTO DA SALA
- Segunda a sexta: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
- Sábado: das 8h às 12h
- Data da inauguração: 25 de julho de 2025
UTILIZAÇÃO DA SALA
- Realização de oficinas e ações formativas no campo do livro e da leitura
- Orientação sobre publicação de obras literárias
- Disponibilização da sala para encontros de clubes de leitura
- Palestras, workshops, lançamentos de livros, entre outros
- Comercialização de livros de autores baianos, vendidos pelos próprios autores
- Exposições permanentes de autores baianos
- A Sala também trará uma grande novidade: o retorno do Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional para a Bahia.
SERVIÇO
- Inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra na Biblioteca Central do Estado da Bahia
- Quando: 25 de julho, a partir das 18h
- Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia – Rua General Labatut, 27, Barris – Salvador/BA
Cultura
Curso gratuito de fotografia para mulheres no Subúrbio Salvador
“Imagem e Empoderamento” chega à sua segunda edição com oficinas de fotografia digital e foco na autonomia profissional e artística

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do projeto Imagem e Empoderamento, que oferece um curso gratuito de fotografia digital voltado exclusivamente para mulheres do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com duração de três meses, as oficinas têm início no dia 24 de julho e acontecerão no Ile Asé Kalè Bokùn, localizado no bairro de Plataforma, sempre as quintas feiras entre 14h e 17h.
Voltado a mulheres com mais de 16 anos, o curso visa proporcionar o acesso à linguagem fotográfica como ferramenta de expressão, autoestima, independência econômica e valorização cultural. Ao final do processo formativo, será realizada uma exposição com imagens produzidas pelas participantes, fortalecendo a visibilidade das narrativas construídas ao longo do projeto.
A nova edição surge após o sucesso da primeira, realizada em 2015, que capacitou cerca de 60 mulheres em três comunidades do Subúrbio – Rio Sena, Fazenda Coutos e Colinas de Periperi – por meio da técnica de pinhole. A demanda por mais conteúdo técnico inspirou uma versão ampliada e estruturada do curso em 2025.
“Quando realizamos o projeto em 2015, a principal demanda das participantes era por mais horas de conteúdo. Elas queriam aprofundar o conhecimento técnico. Por isso, decidimos criar um curso mais robusto, que apoie especialmente mulheres empreendedoras a usar a imagem de forma estratégica nos seus negócios — e quem sabe até descobrir uma nova profissão”, afirma Mila Souza, uma das idealizadoras do projeto.
Serão oferecidas 20 vagas, com inscrições gratuitas. Além da formação técnica, o projeto promove debates sobre empoderamento, autocuidado e inserção no mercado das artes visuais.
O projeto Imagem e Empoderamento – oficina de fotografia para mulheres do Subúrbio de Salvador foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
- Projeto Imagem e Empoderamento – Curso gratuito de fotografia para mulheres
- Local: Ile Asé Kalè Bokùn — Rua Antonio Balbino, 98A, Plataforma, Salvador (BA)
- Início: 24 de julho de 2025, 14h às 17h
- Gratuito | 20 vagas | A partir de 16 anos
- Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwbaGAXG4TFbOun38R4GXGCUa6uNVhpL5d4hxLRFYzOf1N2Q/viewform
-
Cidadehá 3 dias
Baixa do Fiscal recebe obras de macrodrenagem para reduzir alagamentos
-
Culturahá 3 dias
Curso gratuito de fotografia para mulheres no Subúrbio Salvador
-
Economiahá 3 dias
Famílias baianas que consomem até 80 kWh já se beneficam do ICMS zero nas contas de luz
-
Inovaçãohá 3 dias
Sinduscon-BA define agenda estratégica de inovação e produtividade