Segurança
Operação Primus desarticula rede criminosa e revela esquema bilionário
Ação coordenada pela Polícia Civil da Bahia expõe sofisticado esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro na Bahia
A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma das maiores operações já realizadas no estado contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com atuação simultânea em oito municípios baianos — incluindo Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Morro do Chapéu — além de ações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante a operação, foram cumpridas 74 medidas judiciais, sendo 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, que resultaram em nove pessoas presas, além da apreensão de armas de fogo, munições, veículos de luxo e equipamentos utilizados por criminosos. A Justiça autorizou o bloqueio e sequestro de mais de R$ 6,5 bilhões em bens, revelando a dimensão financeira do esquema criminoso, que teve como ponto de partida a adulteração de combustíveis.
A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma rede complexa e sofisticada de lavagem de capitais, com ramificações em pelo menos três estados brasileiros. Cerca de 200 postos de combustíveis estão sob investigação por possível envolvimento no esquema.
O principal articulador da organização criminosa foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outras prisões ocorreram em Conceição de Feira, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em pronunciamento oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os resultados da operação e a capacidade da Polícia Civil da Bahia em enfrentar o crime organizado. “Estamos desmontando as ações financeiras do crime organizado e enfraquecendo as suas estruturas. Mostramos a capacidade que a Polícia da Bahia tem de buscar informações por meio da Inteligência, com profissionais capacitados e equipamentos adquiridos através de investimentos do Governo do Estado. A Bahia não dará espaço ao crime organizado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
A Operação Primus segue em andamento, com novas diligências previstas e busca ativa pelos foragidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira (17), às 11h30, na Sala Bahia pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de autoridades envolvidas na força-tarefa.
Segurança
Festa de Iemanjá 2026 terá 1.152 policiais, peritos e bombeiros
A Operação contará também com Reconhecimento Facial, drones, embarcações, aeronave, POE e ativação do CICC
A Secretaria da Segurança Pública empregará na Festa de Iemanjá 2026, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, 1.152 policiais, peritos e bombeiros para garantir a tranquilidade para fiéis, moradores, comerciantes e turistas.
A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas. A Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, pronto emprego de equipes veladas e ações de inteligência.
O Corpo de Bombeiros Militar realizará ações de prevenção e resposta a emergências, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e busca e salvamento terrestre e aquático, com apoio de drones e embarcações.
O Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia, adotando a estratégia da Polícia Científica de Proximidade para reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e apoiar a gestão pericial em um evento de grande público.
Tecnologia
O esquema de Iemanjá 2026 contará também com câmeras de monitoramento, com Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e aeronave, ampliando a capacidade de vigilância e agilizando o tempo de resposta das equipes em campo.
CICC ativado
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá monitoramento em tempo real e tomada rápida de decisões durante a Festa de Iemanjá 2026.
Segurança
Onça-parda é resgatada dentro de residência no Oeste da Bahia
Animal foi capturado por equipes do Inema e Corpo de Bombeiros após ser encontrado em Luís Eduardo Magalhães
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na terça-feira (20), o resgate de um macho juvenil de onça-parda (Puma concolor) no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A operação contou com apoio da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) e do veterinário do Parque Vida Cerrado.
O felino foi localizado dentro de uma residência, após ser avistado por uma moradora que acionou imediatamente os órgãos competentes. Para garantir a segurança da população, do animal e das equipes, o resgate ocorreu por meio de contenção química, com uso de dardos anestésicos, procedimento conduzido por médicos veterinários.
Segundo Vinícius Dantas, coordenador de fauna do Inema, a ação seguiu protocolos técnicos rigorosos. “A avaliação no CETAS é essencial para entendermos as condições de saúde do animal e definirmos a melhor destinação, sempre respeitando os critérios ambientais e de conservação da espécie”, destacou.
Após a captura, a onça-parda foi encaminhada para Barreiras, onde passará por exames veterinários completos antes da definição sobre sua soltura em área adequada.
Além do Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal (GCM) também participou da operação, seguindo protocolos de segurança para proteger a população e garantir o bem-estar do animal.
Disque Resgate
Em caso de encontro com animal silvestre ferido ou fora do habitat, ou para entrega voluntária, a população deve acionar o CETAS pelo WhatsApp (71) 99661-3998. Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, visando sua reintegração ao meio ambiente.
Segurança
Bahia registra maior queda de mortes violentas em 19 anos
Em 2025, homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte caíram 13,1%, consolidando quatro anos consecutivos de queda
Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou, em 2025, a maior redução no número de homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
No ano passado, foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que em 2024, o que representa uma redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com queda nas mortes violentas no estado.
Macrorregiões
Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado.
Na Região Metropolitana de Salvador, a redução também alcançou dois dígitos, com 21,2% a menos de CVLIs, representando 390 crimes, 105 a menos que no ano anterior. No interior do estado, 2025 terminou com 2.788 mortes violentas, redução de 8,9%.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a queda nos índices criminais é resultado do trabalho constante das forças policiais. “Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou.
Ele acrescentou que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as forças de segurança ampliaram o número de prisões e apreensões de armas de fogo.
desFeminicídios
A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número é 6,3% menor que o contabilizado em 2024.
“Lançamos, no final do ano, o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero”, destacou Werner.
-
Serviçoshá 15 horasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Saúdehá 3 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs
-
Economiahá 3 diasBahia atualiza programa de PPPs e lança manual para modernizar gestão de projetos
-
Serviçoshá 3 diasMega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 130 milhões

