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Cidade

Obras do VLT avançam e Governo do Estado autoriza novas etapas 

O projeto segue em ritmo acelerado e entra em uma nova fase com o aditivo contratual do Lote 1, entre a Calçada e o Comércio

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As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seguem em ritmo acelerado e entram agora em uma nova fase. Nesta segunda-feira (21),
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seguem em ritmo acelerado e entram agora em uma nova fase. Nesta segunda-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou duas autorizações fundamentais para o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre Calçada e Comércio, e o lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3. 

“Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio. Também vamos licitar obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto, integrando o sistema à segurança pública e à gestão de serviços da prefeitura”, afirmou o governador. 

O ministro Rui Costa destacou o impacto transformador da obra. “O VLT vai mudar a mobilidade da cidade, interligando os bairros da região portuária e dando dignidade ao povo que hoje enfrenta dificuldade para se deslocar. Vai ter um transporte público moderno, rápido, seguro e com preço acessível, permitindo que as pessoas se desloquem com conforto e mais qualidade de vida”, ressaltou. 

Nildeneia Ferreira, que trabalha como cuidadora de idosos, conta que a obra do VLT já está transformando a vida das famílias que vivem no entorno. Ela mesma, que morava em uma área em condições precárias, foi realocada para uma moradia temporária e atualmente está com o aluguel custeado pelo Governo do Estado. “A gente vivia numa situação muito difícil, era tudo muito ruim. Agora, mesmo ainda na fase da obra, já dá pra ver a diferença. Fui realocada com minha família e estamos morando com mais dignidade. A comunidade toda tá vendo essa mudança acontecer.” 

Novos investimentos e tecnologias 

A ampliação do contrato do Lote 1 envolve o trecho entre Calçada e Comércio, área estratégica por integrar o VLT a ônibus, metrô e transporte marítimo. O investimento de R$ 113 milhões será destinado principalmente a obras de drenagem entre a Calçada e o Terminal Turístico, passando pelo Ferry-Boat e o Hospital da Marinha. Já o novo edital trata da implantação dos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de trens nos três lotes do VLT. Com investimento previsto de R$ 446 milhões, os recursos virão do Orçamento Geral da União com contrapartida estadual. 

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Entre as tecnologias previstas estão Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas com sistema de bilhetagem automática, fibra óptica exclusiva para integrar o VLT ao metrô, câmeras de vigilância com inteligência artificial e painéis digitais com informações em tempo real. Todo o sistema poderá ser operado remotamente, garantindo mais eficiência, segurança e conforto aos usuários. 

Estrutura 

O VLT de Salvador, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), terá 36 quilômetros de trilhos, 34 paradas e previsão de atender cerca de 100 mil passageiros por dia, com investimento total estimado em R$ 5 bilhões. As obras estão divididas em três trechos simultâneos: o Trecho 1, da Ilha de São João à Estação Calçada (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador; o Trecho 2, de Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2; e o Trecho 3, de Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico. 

Cidade

Viver Salvador transforma a Rua Chile em palco de cultura e lazer

A noite de sexta (5) terminou com uma apresentação do cantor Jau, em um palco montado na Praça Municipal

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A segunda edição do Viver Salvador começou nesta sexta-feira (5) e o lançamento contou com um cortejo do Balé Folclórico
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS

A segunda edição do Viver Salvador começou nesta sexta-feira (5) e o lançamento contou com um cortejo do Balé Folclórico da Bahia pela Rua Chile, que terminou em uma apresentação do cantor Jau, em um palco montado na Praça Municipal, no Centro Histórico. Promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o projeto ocupa regiões da cidade com atividades de cultura e lazer. A primeira edição foi realizada em agosto no bairro do Comércio.

A programação também se estende para a Praça Municipal e áreas próximas, que ganham intervenções urbanas e cenografia especial, valorizando pertencimento, memória, diversidade e conexão entre gerações. Entre os atrativos estão um túnel cenográfico em lycra branca com lustres gigantes, instalações instagramáveis como a Casa Submersa (voltada para o público infantil) e o Coco Gigante (ponto de informações turísticas), além de esculturas monumentais com humor visual. A Rua das Vassouras recebe um painel de street art, enquanto o Palco Oca abriga shows, corais e oficinas musicais em uma estrutura translúcida iluminada.

O projeto ainda conta com mobiliário urbano inspirado em Lelé, vasos tropicais de até dois metros, feiras de artesanato e antiguidades, aulas de yoga, sessões de cinema ao ar livre, contação de histórias e oficinas infantis. Barracas padronizadas, com identidade visual retrô, completam o cenário.

Andrea Velame, presidente da Associação da Rua Chile e curadora desta edição do Viver Salvador, destaca que a ocupação urbana tem como proposta atrair a atenção do público, despertar emoções e estimular novas formas de interação. “Sou daquelas pessoas completamente apaixonadas pela minha cidade. Todos os temas ligados à arquitetura, decoração, arte, design, moda, gastronomia e turismo me interessam. Tenho certeza que o Viver Salvador na Rua Chile vai impulsionar ainda mais essa região, gerando emprego e fortalecendo a nossa economia. Acredito que a união de pessoas e projetos colaborativos é o caminho da nossa cidade”, disse.

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Cidade

Salvador segue com vacinação antirrábica neste final de semana

O imunizante será ofertado em postos fixos e volantes distribuídos em pontos estratégicos. Confira os locais

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por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue fortalecendo a imunização contra a raiva com a oferta da vacinação
Foto: Otávio Santos / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue fortalecendo a imunização contra a raiva com a oferta da vacinação em diversos pontos da capital neste final de semana.

O imunizante será ofertado em postos fixos e volantes distribuídos em pontos estratégicos dos Distritos Sanitários de Itapuã, São Caetano/Valéria e Barra/Rio Vermelho, das 9 às 16h. A lista completa dos pontos de vacinação está disponível no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Danielle Dantas, chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva, convida a população para garantir a imunização dos seus pets. “A vacinação é um cuidado preventivo à saúde dos animais e também das pessoas. Já vacinamos mais de 103 mil cães e gatos em Salvador, mas nossa meta é imunizar um número ainda maior. Para conseguirmos, é essencial que a população continue levando seus animais para vacinar, para juntos conseguirmos manter a raiva sob controle e garantir uma cidade mais segura para todos”, declara.

Podem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. Animais que receberem a vacina pela primeira vez (primovacinados) deverão tomar o reforço após 30 dias. Durante todo o período da campanha, que acontece até 30 de setembro, a vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, em 91 unidades de saúde da cidade.

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Cidade

CTB abre envelopes da licitação do Tramo 4 do metrô

O novo trecho do sistema ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande

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A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou na manhã desta terça-feira (19), em sua sede, no bairro da Calçada,
Foto: Ascom/CTB

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou na manhã desta terça-feira (19), em sua sede, no bairro da Calçada, em Salvador, a sessão pública da abertura da Licitação 25.002 para implantação do Tramo 4 da Linha 1 do Sistema Metroferroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), que ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande. A etapa representa um avanço significativo para a mobilidade urbana, beneficiando milhares de usuários em uma região histórica e cultural da cidade. 

Conforme previsto no edital, as empresas apresentaram envelopes contendo a Proposta Técnica, a Proposta de Preços e os Documentos de Habilitação. Nesta etapa, participaram dois consórcios, cada um formado por quatro empresas. O Consórcio Expresso 2 de Julho, composto por Áyla Construtora S.A.; OECI S.A (em recuperação judicial); Metrô Engenharia e Construtora LTDA; MPE Engenharia e Serviços S.A; e Consórcio Construtor Linha 1 Tramo 4, constituído por Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. (em Recuperação Judicial); Powerchina International Group Limited do Brasil S.A.; Toniolo, Busnello S.A. (Túneis, Terraplenagens e Pavimentações (Em Recuperação Judicial) e Pampulha Engenharia.   

Para o presidente da CTB, Eracy Lafuente, o projeto, junto com as obras do VLT, reforça o compromisso do governo com a mobilidade e o desenvolvimento da capital e da região metropolitana. “Com essas iniciativas, vamos reduzir o tempo de viagem, melhorar o conforto e facilitar o deslocamento diário de trabalhadores, estudantes e toda a população”, afirmou. 

Detalhes 

Os próximos passos envolvem o resultado da análise da técnica e abertura do envelope do preço. Posteriormente, uma nova seção para abertura do envelope de habilitação licitante melhor classificada. A futura estação será construída em uma região estratégica de Salvador, próxima a pontos culturais importantes, como o Teatro Castro Alves, e ao tradicional circuito do Carnaval. Com capacidade para atender cerca de 11,5 mil passageiros por dia, a estação terá impacto direto na mobilidade do centro de Salvador. 

O Tramo 4 do metrô de Salvador se refere à expansão da Linha 1, que ligará a Estação da Lapa ao Campo Grande, em um trecho subterrâneo de 1,105 km. O projeto está orçado em mais de R$ 1,518 bilhão e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras civis e sistemas de energias estão orçadas em 1,162 bilhão, o saldo do recurso de 356 milhões será utilizado para a contratação dos sistemas de telecomunicações, sistema de sinalização e controle e obras de melhoria para acessibilidade do usuário à nova Estação Campo Grande. 

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