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Obras do VLT avançam e Governo do Estado autoriza novas etapas
O projeto segue em ritmo acelerado e entra em uma nova fase com o aditivo contratual do Lote 1, entre a Calçada e o Comércio
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seguem em ritmo acelerado e entram agora em uma nova fase. Nesta segunda-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou duas autorizações fundamentais para o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre Calçada e Comércio, e o lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3.
“Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio. Também vamos licitar obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto, integrando o sistema à segurança pública e à gestão de serviços da prefeitura”, afirmou o governador.
O ministro Rui Costa destacou o impacto transformador da obra. “O VLT vai mudar a mobilidade da cidade, interligando os bairros da região portuária e dando dignidade ao povo que hoje enfrenta dificuldade para se deslocar. Vai ter um transporte público moderno, rápido, seguro e com preço acessível, permitindo que as pessoas se desloquem com conforto e mais qualidade de vida”, ressaltou.
Nildeneia Ferreira, que trabalha como cuidadora de idosos, conta que a obra do VLT já está transformando a vida das famílias que vivem no entorno. Ela mesma, que morava em uma área em condições precárias, foi realocada para uma moradia temporária e atualmente está com o aluguel custeado pelo Governo do Estado. “A gente vivia numa situação muito difícil, era tudo muito ruim. Agora, mesmo ainda na fase da obra, já dá pra ver a diferença. Fui realocada com minha família e estamos morando com mais dignidade. A comunidade toda tá vendo essa mudança acontecer.”
Novos investimentos e tecnologias
A ampliação do contrato do Lote 1 envolve o trecho entre Calçada e Comércio, área estratégica por integrar o VLT a ônibus, metrô e transporte marítimo. O investimento de R$ 113 milhões será destinado principalmente a obras de drenagem entre a Calçada e o Terminal Turístico, passando pelo Ferry-Boat e o Hospital da Marinha. Já o novo edital trata da implantação dos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de trens nos três lotes do VLT. Com investimento previsto de R$ 446 milhões, os recursos virão do Orçamento Geral da União com contrapartida estadual.
Entre as tecnologias previstas estão Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas com sistema de bilhetagem automática, fibra óptica exclusiva para integrar o VLT ao metrô, câmeras de vigilância com inteligência artificial e painéis digitais com informações em tempo real. Todo o sistema poderá ser operado remotamente, garantindo mais eficiência, segurança e conforto aos usuários.
Estrutura
O VLT de Salvador, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), terá 36 quilômetros de trilhos, 34 paradas e previsão de atender cerca de 100 mil passageiros por dia, com investimento total estimado em R$ 5 bilhões. As obras estão divididas em três trechos simultâneos: o Trecho 1, da Ilha de São João à Estação Calçada (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador; o Trecho 2, de Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2; e o Trecho 3, de Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico.
Cidade
Plano Inclinado Gonçalves passa tem atendimento suspenso
Intervenções incluem melhorias estruturais e nos bondes; obras seguem até novembro e outros ascensores também serão revitalizados
A partir desta segunda-feira (27), os Planos Inclinados de Salvador iniciam uma série de requalificações para melhorar a experiência dos usuários. O primeiro equipamento a receber as intervenções será o Plano Inclinado Gonçalves, que liga a região do Comércio ao Pelourinho. Durante as obras, o atendimento será suspenso.
Entre os serviços previstos estão a substituição de peças dos bondes, nova pintura, troca de gradis e outras melhorias estruturais. A entrega está programada para o fim de novembro. Enquanto isso, os usuários poderão utilizar o Elevador Lacerda ou o Elevador do Taboão como alternativa.
Após a conclusão das obras no Gonçalves, os Planos Inclinados Pilar e Liberdade-Calçada também passarão por requalificação. “Essa é uma das maiores intervenções já realizadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob) nesses equipamentos, que fazem parte da rotina do soteropolitano, garantindo mais segurança e conforto”, afirmou o secretário Pablo Souza.
Ele destacou ainda que as melhorias podem atrair turistas interessados na história dos ascensores. Em fevereiro, a Prefeitura entregou o Elevador Lacerda totalmente reformado, após a maior requalificação dos últimos anos. “Queremos que os visitantes conheçam também nossos outros equipamentos, que são parte da história e do desenvolvimento da cidade”, completou.
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Parceria Bahia–Governo Federal reforça políticas urbanas
A capital baiana foi escolhida como uma das paradas estratégicas da Caravana das Periferias reforçando o papel do estado como referência em políticas de urbanização
Parceria Bahia–Governo Federal reforça políticas urbanas com chegada da Caravana das Periferias a Salvador Salvador recebeu, nesta quinta-feira (23), a Caravana das Periferias, uma importante iniciativa do Ministério das Cidades que percorre o país com o objetivo de reconhecer, escutar e construir soluções conjuntas para os desafios enfrentados nas comunidades periféricas brasileiras. A capital baiana foi escolhida como uma das paradas estratégicas da ação, reforçando o papel do estado da Bahia como referência nacional em políticas de urbanização, habitação e prevenção de desastres.
O secretário nacional das Periferias, Guilherme Simões, segue cumprindo agenda na cidade. A recepção da comitiva federal ficou sob responsabilidade da secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, que representou o governador Jerônimo Rodrigues.
A agenda contou com visitas às obras de contenção de encostas em execução nos bairros do Lobato, Capelinha do São Caetano e Alto do Cabrito, acompanhadas por técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) — empresa vinculada à Sedur e responsável pela execução das intervenções. Essas obras integram o programa de prevenção de desastres naturais desenvolvido pela Conder, em parceria com o Programa Periferia Viva.
As visitas tiveram o objetivo de avaliar o andamento das obras, dialogar com as comunidades locais e identificar novas demandas de infraestrutura e segurança.
“As pessoas não escolhem viver nesses lugares. Nossa obrigação, enquanto poder público, é investir, trazer orçamento e garantir obras de infraestrutura. Estamos aqui com muita gente comprometida em transformar essa realidade”, afirmou o secretário Guilherme Simões. Além das visitas técnicas, houve a apresentação do Programa Periferia Viva, coordenado pelo Ministério das Cidades, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O programa busca fortalecer os territórios populares por meio de investimentos em infraestrutura, habitação, segurança urbana, equipamentos sociais e melhoria da qualidade de vida das populações vulneráveis.
“É uma alegria receber o secretário Guilherme, que tem sido um grande parceiro nosso em Brasília. É com ele e sua equipe que temos construído o que chamamos hoje de o maior programa de prevenção de desastres em execução no Brasil, desenvolvido aqui na Bahia”, destacou a secretária Jusmari Oliveira.
Encostas em Salvador
A seleção de projetos do Novo PAC de 2025, divulgada em setembro, contemplou mais 18 obras de estabilização de encostas propostas pelo Governo da Bahia para Salvador. O investimento, que será executado pela Conder, é de cerca de R$ 60 milhões em mais uma parceria Bahia-Brasil. Com a nova seleção, o número de encostas financiadas pelo programa federal na capital baiana vai chegar a 69, ultrapassando a cifra de R$ 236 milhões. A presença da Periferia Viva em Salvador reforça o compromisso do Governo Federal e do Governo da Bahia, que em breve contará com a inauguração do primeiro posto territorial do programa, que ficará localizado no bairro de Pau da Lima.
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Governo da Bahia vai realizar mais 69 contenções de encostas em Salvador
Com o recurso garantido pelo Novo PAC, as equipes da Conder trabalham agora na elaboração dos projetos básicos e nos trâmites burocráticos
A seleção de projetos do Novo PAC de 2025, divulgada em setembro, contemplou mais 18 obras de estabilização de encostas propostas pelo Governo da Bahia para Salvador. O investimento, que será executado pela Conder, é de cerca de R$ 60 milhões em mais uma parceria Bahia-Brasil. Com a nova seleção, o número de encostas financiadas pelo programa federal na capital baiana vai chegar a 69, ultrapassando a cifra de R$ 236 milhões.
A seleção divulgada em setembro contempla obras nos bairros de Praia Grande, Castelo Branco, Pirajá, Itacaranha, Retiro, Campinas de Pirajá, Bom Jesus dos Passos, Luis Anselmo, Nova Sussuarana, Saramandaia, Sete de Abril, Pau da Lima, Cajazeiras 8 e Engenho Velho da Federação. Praia Grande é o bairro com mais obras previstas – serão três contenções – seguido de Pirajá e Campinas de Pirajá, com duas cada. Os demais bairros terão uma cada.
Com o recurso garantido, as equipes da Conder trabalham agora na elaboração dos projetos básicos e nos trâmites burocráticos para realizar as licitações que definirão as empresas contratadas para cada grupo de intervenções. As 3 encostas previstas para Praia Grande e uma para Castelo Branco devem ser as primeiras licitadas por já contarem com projeto básico. Das 51 contenções selecionadas em 2023, treze estão em execução e/ou concluídas.
As obras de contenção de encosta são importantes instrumentos de adaptação aos eventos climáticos extremos que têm se tornado frequentes nos últimos anos e podem causar tragédias fatais por conta de deslizamentos de terra. Iniciado em Salvador, o programa de Prevenção de Desastres Naturais executado pela Conder tem ampliado sua ação para os municípios do interior nos últimos anos.
“O resultado do trabalho conjunto do governador Jerônimo Rodrigues com o presidente Lula é mais investimento para transformar a vida dos baianos e baianas. Com o apoio do ministro Rui Costa em Brasília, o Novo PAC agora fortalece um trabalho que vem sendo realizado desde 2014, dando mais segurança e dignidade às pessoas que vivem em áreas de risco da nossa capital”, afirmou o presidente da Conder, José Trindade.
Até o momento já foram 129 encostas contidas pela Conder em Salvador, com outras 15 obras em andamento. Contando agora com o reforço das obras selecionadas para o Novo PAC, o Governo do Estado cria condições para expandir sua atuação e chegar a um total de 194 contenções de encostas na capital baiana.
Confira a lista de bairros e ruas contempladas em Salvador:
- Arraial do Retiro (1) – Rua das Pedreiras
- Beiru (1) – 4ª Travessa Senhor do Bonfim
- Boca da Mata (1) – Rua do Pau D’Arco
- Bom Jesus dos Passos (1) – Rua do Tanque
- Cajazeiras (4) – Rua Monte Ipitanga, Quadra 7, Rua Aurélia Lopes e Vila Geraldo Brasil
- Cajazeiras 8 (3 obras) – Residencial Renascer das Mangabeiras, Rua Jaguaribe e Loteamento Jaguaribe II Caminho 36
- Calabetão (1) – Rua Guaracira Souza
- Campinas de Pirajá (6) – Rua Ana Cristina, Fundão, Rua do Mingau, Parque Tecal – Trecho 2, Parque Tecal – Trecho 1 e Vila Leal
- Castelo Branco (3) – Rua Edinil do E. Santo, Rua União e Rua Antônio Martins Damasceno
- Coutos (2) – 1ª Travessa Sérgio Olivais e Rua Sérgio Lessa
- Caixa D’Água (1) – Avenida Teles
- Dom Avelar (1) – Rua Raposo Tavares (Creche Clube das Mães)
- Engenho Velho da Federação (1) – Rua São Romão
- Fazenda Grande (1) – Pedreira do Calafate
- Fazenda Grande do Retiro (1) – Rua Candinho Fernandes
- Federação (2) – Rua Souza Uzel e Alto da Bola
- Garcia (1) – Rua Gomes Brandão
- IAPI (2) – Rua Alfredo do Vale Cabral e Rua Elmano Silveira Castro
- Itacaranha (1) – Rua do Mabaço de Cima
- Jardim Nova Esperança (2) – Travessa Simone Barradas e Loteamento Daniel Gomes
- Liberdade (1) – Rua Gengibirra
- Lobato (2) – Rua Voluntários da Pátria e Avenida Dois Irmãos
- Luís Anselmo (1) – Travessa das Pedrinhas
- Mata Escura (1) – Rua São Manoel no Jardim Pampulha
- Nova Sussuarana (1) – Rua Direta de Pituaçu
- Novo Horizonte (1) – Travessa Princesa Isabel – Trecho I
- Ondina (1) – Avenida Garibaldi
- Paripe (1) – Rua Alto do Tororó
- Pau da Lima (4) – Rua Atlântica, Rua Santa Luzia, Rua São Domingos e Rua dos Humildes
- Periperi (1) – Rua Antônio Teixeira
- Pernambués (1) – Avenida Santa Bárbara
- Pirajá (2) – Rua Inácio Azevedo e Rua Oscar Seixas
- Plataforma (3) – Rua Alto do Manoel Monte, Rua Chile e Travessa Suspiro
- Praia Grande (4) – Rua Ademir Peixoto, Travessa Baixa do Cacaueiro, Rua do Coqueiral e Rua Mamede
- Retiro (1) – Avenida General San Martin
- Santo Antônio Além do Carmo (1) – Rua Direta do Santo Antônio
- São Caetano (1) – Rua Beira Dique
- São Marcos (1) – Rua Klesus Rocha
- Saramandaia (1) – Rua Santo Antônio de Pádua
- Sete de Abril (2) – Rua Dr. Antônio Oliveira e Baixo Novo Marotinho
- Sussuarana (1) – Rua A – Lote Sussuarana 2
- Tancredo Neves (1) – Rua Abimael Teixeira – Travessa 17 de Novembro
Interior
Entre as obras garantidas pelo Novo PAC através das seleções de 2023 e 2025 estão também 28 encostas para o interior do estado. O pacote de obras representa um investimento de mais de R$ 90 milhões, contemplando cidades como Ipiaú, Medeiros Neto, Eunápolis, Simões Filho, Ilhéus, Mundo Novo, Ibicaraí, Nazaré, Candeias e Vitória da Conquista.

