SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Museus baianos celebram Semana Nacional com programação diversa e interativa

Organizada pelo IPAC, a iniciativa busca aproximar os museus do público e reforçar a importância desses espaços para a preservação da memória coletiva

Publicado

em

Começou nesta terça-feira (13) a 23ª Semana Nacional de Museus, com atividades que seguem até domingo (18), em várias
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Começou nesta terça-feira (13) a 23ª Semana Nacional de Museus, com atividades que seguem até domingo (18), em várias instituições culturais da Bahia. Organizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), a iniciativa busca aproximar os museus do público e reforçar a importância desses espaços para a preservação da memória coletiva. Mais do que um evento anual, é um convite para refletir sobre os museus como lugares vivos, onde tradição e inovação se encontram para construir novos futuros. 

Com o tema ‘O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação’, a programação acontece no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-Bahia), no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador; e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. A agenda traz oficinas, instalações interativas, exibições de filmes e experiências com tecnologias digitais, com foco na democratização do acesso à cultura e no fortalecimento do vínculo entre os museus e a sociedade.  

“A Semana de Museus é um convite para a sociedade ocupar esses espaços, tornando-os locais de troca, reflexão e construção de um futuro mais inclusivo”, afirma Adriana Cravo, diretora de Museus do IPAC. 

Entre os destaques está a oficina Olhares da Quebrada: Fotografia e Edição com Smartphone, ministrada por Jonathan de Melo, no MAB, que atraiu jovens interessados em explorar a criatividade com o celular. “Foi legal ver que o museu também é um lugar pra gente criar coisas novas e usar a nossa imaginação, não só pra aprender sobre o passado”, disse Nicolas Apolo, de 11 anos, depois de participar da atividade. 

No MAC-Bahia, a instalação Aquário combina arte e tecnologia em um ambiente sensorial que impressionou a professora aposentada Maria do Carmo, 68 anos. “As exposições são uma janela para a nossa cultura e mostram que o museu é, de fato, um lugar para todos”, disse. 

ANÚNCIO
Anúncios

A Semana Nacional de Museus é promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus. Em 2025, o foco está na valorização do patrimônio imaterial, na inclusão da juventude e no uso de novas tecnologias como ferramentas de democratização e inovação. 

Programação 

Até domingo (18), o público poderá participar de atividades que integram arte, tecnologia, bem-estar e memória. No MAC-Bahia, a instalação Aquário está aberta todos os dias, das 15h às 18h. Também estão previstas oficinas de criação de hologramas com garrafa PET, introdução à programação criativa com p5.js — uma ferramenta que ensina lógica de programação por meio de experimentos visuais —, além da imersiva Corpo Indumentária/Transe, voltada a artistas afrodescendentes. Nas noites de sexta-feira (16) e sábado (17) estão programadas ainda visitas guiadas com lanternas, que prometem uma experiência lúdica e sensorial para todas as idades. 

Além das oficinas de fotografia e atividades para crianças, no MAB, o público poderá participar de rodas de conversa sobre a obra de Carybé e assistir ao recital Carybé e a Bahia, na sexta-feira (16).  

No MAM, o sábado (17) será de arte e contação de histórias com Goya Lopes, enquanto o PHCA, no Recôncavo, oferece oficinas de pulseiras artesanais, contação de histórias e o Festival Comida do Lugar, que celebra a cultura local por meio da gastronomia e do saber popular. 

ANÚNCIO
Anúncios

São João 2025

Flavio José anima o público na abertura dos festejos no Pelourinho

O cantor foi uma das principais atrações no primeiro dia da programação do Centro Histórico de Salvador, nesta quinta (19)

Publicado

em

O tradicional forró pé-de-serra do cantor paraibano Flavio José, foi uma das maiores expectativas do público que foi ao Largo do Pelourinho
Foto: Icaro Soares

O tradicional forró pé-de-serra do cantor paraibano Flavio José, foi uma das maiores expectativas do público que foi ao Largo do Pelourinho curtir o primeiro dia da programação de São João no Centro Histórico de Salvador, nesta quinta-feira (19). O Governo do Estado apoia a programação que vai até a terça-feira (24) e inclui nomes de destaque da música baiana e nacional, contratados por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

Autor de sucessos como ‘Tareco e Mariola’, ‘Caboclo Sonhador’ e ‘A Natureza das Coisas’, Flávio José comemora que o público do Pelourinho se identifica com a música que ele faz: “Eu fico muito feliz quando eu sou convidado para vir ao Pelourinho, porque aqui a gente tem a certeza de que as pessoas que vieram, gostam do nosso trabalho, que é o nosso autêntico forró e preservação das tradições e da cultura”, contou o artista.

A analista de sistemas Juliana Rappel, de Salvador, comenta que está animada com a programação do São João do Pelourinho neste ano. “Estava muito na expectativa para o show de Flávio José, superanimada. Eu achava que só tinha eu na cidade, mas está super cheio! Achei muito legal o show, e o Pelourinho está muito animado, né? Vou viajar no sábado, mas acho que amanhã estou aqui de novo!”, afirmou.

Para o cantor Flávio José, há ainda uma importância maior em participar de um evento gratuito e que reúne a diversidade da Bahia e do Brasil. “É muito importante que o Governo do Estado sempre nos dá a oportunidade de cantar para o povo, porque a gente sabe que as pessoas muitas vezes não têm condição de ir para um evento particular, privado, e aqui a gente se encontra com esse povo maravilhoso”, concluiu o paraibano.

Continue Lendo

Cultura

Rio de Contas vive a magia da Noite das Lanternas

O evento faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município da região da Chapada Diamantina

Publicado

em

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, realizou mais uma edição da Noite das Lanternas, uma das mais antigas expressões do turismo religioso católico da Bahia. O evento, que faz parte da festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, padroeiro do município, teve a participação do governador Jerônimo Rodrigues, que acompanhou a emocionante procissão ao lado de moradores e visitantes.

“Essa é uma celebração muito forte para nós, uma caminhada, levando as luzes que iluminam os caminhos da gente pela paz, para que Rio de Contas possa ter um bom desempenho na geração de emprego, na educação da meninada, na juventude”, disse Jerônimo na saída do cortejo, que partiu da Igreja Matriz, passando pelas ruas do Centro Histórico em direção a Igreja de Nossa Senhora Santana.

Tradição

Com mais de 300 anos de história, a Noite das Lanternas mantém viva uma tradição única: na véspera do feriado de Corpus Christi, todas as luzes da cidade são apagadas e a população segue em procissão pelas ruas, iluminando o caminho apenas com lanternas. Ao fim da caminhada, a fé e a cultura se unem em uma missa seguida de um show musical nas sacadas dos casarões coloniais.

Dona Ezaide Santos nasceu em Rio de Contas e mora em São Paulo. Há 45 anos retorna à terra natal para a celebração. Um momento de muita emoção. “É a coisa mais linda. Acabei de falar pra minha amiga que pra mim não tem outra festa, tem que ser Corpus Christi. É linda! A emoção toma conta, principalmente quando canta o hino de Rio de Contas. A festa comove muito”.

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, a festa religiosa é também uma grande vitrine para o turismo da região. “O governo apoia essa festa porque, além de valorizar essa nossa cultura, herança da colonização portuguesa, nós também incrementamos o fluxo turístico do estado. Esse trabalho que nós desenvolvemos nas 13 zonas turísticas da Bahia, colocou o estado na liderança do turismo nacional”, destacou o secretário.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

São João 2025

Público prestigia shows da primeira noite no Parque de Exposições

Os festejos no local, seguem até segunda (23), com entrada gratuita e apresentação de mais de 50 artistas, nos seis dias de festa

Publicado

em

A abertura do São João de Salvador na noite desta quarta-feira (18), no Parque de Exposições, na avenida Paralela, contou com
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A abertura do São João de Salvador na noite desta quarta-feira (18), no Parque de Exposições, na avenida Paralela, contou com grandes atrações musicais com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Os festejos juninos no local, seguem até segunda-feira (23), com entrada gratuita e apresentação de mais de 50 artistas de diferentes ritmos, nos seis dias de festa.

A banda baiana Seu Maxixe foi uma das primeiras atrações da noite, levando todo o seu romantismo e sofrência para o palco. “Abrimos o melhor e maior São João da Bahia com chave de ouro. Foi um show especial. São João é uma festa democrática, para todos. Quem quiser vir, venha, curtir e se divertir, está todo mundo em paz aqui. Trouxemos a característica do Seu Maxixe que são releituras de músicas que mexem com o coração da galera”, afirmou o vocalista Rafa.

Acompanhada pelo marido, a ajudante de cozinha, Maria Anisia, 37 anos, estava curtindo todas as músicas da banda baiana e aproveitando bastante a festa.  “Está top, perfeito, cerveja gelada, sem chuva. Um som gostoso e especial. Agora vou esperar o cantor Leonardo”, disse.

Ícone da música sertaneja nacional e com canções bem conhecidas pelo grande público, como “Temporal de Amor” e “Não aprendi a dizer adeus”, o cantor Leonardo é a atração mais esperada da noite também para a enfermeira Bárbara Souza, de 53 anos. “Estou ansiosa para cantar todas as músicas antigas dele. Vai ser demais!”, disse.

Nesta quarta-feira (18), se apresentam também as bandas: É o Tchan, Escandurras, Manu Bahtidão, Péricles e Leonardo, Matheus Fernandes, Priscila Sena e Iguinho e Lulinha.

ANÚNCIO
Anúncios
Bahia Sem Fome

Combinando tradição e solidariedade, um ponto de coleta do Programa Bahia Sem Fome também foi montado na entrada do parque, para o público que deseja contribuir com alimentos não perecíveis.

Programação completa
19/06 (QUINTA-FEIRA)
  • JOÃO GOMES
  • SIMONE MENDES
  • XAND AVIÃO
  • THIAGO AQUINO
  • MASTRUZ COM LEITE
  • DANNIEL VIERIA
  • BANDA LÁ FURIA
  • FÁBIO CARNEIRO
  • JUCIÊ
20/06 (SEXTA-FEIRA)
  • BELL MARQUES
  • DEL FELIZ
  • TIERRY
  • MURILO HUFF
  • ISRAEL E RODOLFFO
  • PSIRICO
  • KART LOVE
  • PEDRO LIBE
  • PIRILAMPO
21/06 (SÁBADO)
  • SOLANGE ALMEIDA
  • NATANZINHO LIMA
  • BELO
  • TONY SALLES
  • DAN VALENTE
  • TIO MANÉ
  • NUZIO MEDEIROS
  • TAYNÁ AGAZZI
  • FILOMENA BAGACEIRA
22/06 (DOMINGO)
  • LÉO SANTANA
  • GUSTAVO MIOTO
  • TARCÍSIO DO ACORDEON
  • PAPAZONI
  • TAYRONE
  • PAGODART
  • TIMBALADA
  • MIKAEL SANTOS
  • MARQUINHOS NAVAIS
23/06 (SEGUNDA-FEIRA)
  • DORGIVAL DANTAS
  • ZÉ VAQUEIRO
  • PABLO
  • SILVANO SALLES
  • PARANGOLÉ
  • LARISSA MARQUES
  • BERGUINHOS
  • JÚ MÁRQUES
  • KIKO CHICABANA
Continue Lendo

Mais Lidas