Carnaval 2025
Mais de 200 policiais atuaram na segurança do arrastão
Se para a maioria das pessoas o arrastão é fim de festa, para o encarregado de logística, Paulo Silva foi dia de estréia

O clima de tranquilidade e despedida reinou no arrastão desta Quarta-feira de Cinzas (5), última chance para quem curte os dias tradicionais da folia, na capital. Trabalhadores que atuaram na festa e foliões disseram adeus ao Carnaval 2025, contando com a segurança realizada por mais de 200 policiais, que acompanharam todo o trajeto.
Subcomandante do circuito Dodô, o tenente-coronel Roberto Araújo conta que o esquema de segurança no último ato do carnaval segue os mesmos cuidados aplicados pela PM ao longo da festa. “O sucesso, na verdade, é conjunto. A integração dos organismos de segurança pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, todos os entes envolvidos, e isso é o que tranquiliza o folião”, afirmou.
Ele também cita a importância dos 47 portais de abordagem, em Salvador, para o sucesso do esquema, onde mais de três mil itens com algum potencial ofensivo foram impedidos de entrar na festa graças às revistas realizadas pela Polícia Militar da Bahia (PMBA) nos acessos aos circuitos. Também são nos portais que ficam instaladas as câmeras de reconhecimento facial que auxiliaram na captura de 20 foragidos da Justiça, só no circuito Dodô, de acordo com o tenente-coronel.
Arrastão para todo mundo
Se para a maioria das pessoas o arrastão é fim de festa, para o encarregado de logística, Paulo Silva, a Quarta-Feira de Cinzas foi dia de estréia. Amante do formato do último dia de festa, ele compareceu com a família logo cedo para assistir a todas as apresentações. “O arrastão pra mim é tudo de bom. Já tem uns dez anos que eu curto. Você não vê uma briga. A segurança é totalmente tranquila. Tem muita patrulha”, contou.
Turista do Rio de Janeiro, a promotora de eventos Brunna Odete veio com toda a família para Salvador e ficou para conferir todos os trios do arrastão. Ela disse que a meta é curtir até o último segundo. “O arrastão é muito mais tranquilo. A gente já está com a cidade mais vazia, muitos turistas já foram embora, a gente já consegue curtir o percurso inteiro com as crianças, todo mundo acompanhando, é mais tranquilinho”, disse.
Ela também elogiou o esquema de segurança da festa e a quantidade de equipes policiais na rua. “Todos os anos que a gente veio pra cá, sempre vimos muitos policiais passando. A gente curtiu aqui na Barra/ Ondina, também no Campo Grande e não teve problema nenhum. Eu não vi briga esse ano”, comemorou a carioca, garantindo retorno à festa em 2026.
Carnaval 2025
Plataformas digitais do Governo do Estado batem recorde de acessos
Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrado

O engajamento nas redes sociais do Governo do Estado por baianos e turistas que estiveram no Carnaval da Bahia em 2025 foi um dos destaques da folia. Este ano, mais de 110 milhões de pessoas foram alcançadas nas principais plataformas do governo estadual. O número expressa aumento de 197% de acessos. No que diz respeito às interações, o aumento representou 143% – 1,4 milhão em 2025 em comparação a 575,2 mil interações em 2024 -, enquanto as menções às redes do governo aumentaram 469%, em 2025.
Os dados são ainda maiores, quando analisados desde janeiro. As 1.593 postagens feitas, desde o primeiro dia do ano, alcançaram 1,4 milhão de seguidores. No Top 3 das Mais Engajadas de 2025, estiveram o reels para Instagram da “roda da pipoca” de Saulo Fernandes com o Pelotão da PMBA e a Soldado Carolina, da @pmdabahia, que teve 34,1 mil curtidas, 1.985 comentários e 661 mil visualizações.
Na sequência, a trend “quem vê cara, não ouve o que tá no fone”, da @sufotur, com 30,7 mil curtidas e 232 comentários; e a collab da @sufotur com a @secultba e o @govba com imagens de drone de uma projeção de Fernanda Torres no Farol da Barra, no último dia 2 de março, quando foi transmitido o Oscar durante o carnaval. Já o vídeo “Muito obrigado, Axé”, celebrando os 75 anos do trio elétrico e 40 anos da Axé Music da @sufotur, bateu a meta de 2,2 milhões de visualizações.
“A gente comemora esses números e métricas porque nos ajudam a entender como podemos seguir avançando, aumentando a conexão com as pessoas e a oferta de serviços públicos através das plataformas digitais. No final das contas, esse é o maior objetivo do governo: cuidar das pessoas, inclusive durante o carnaval”, destacou o coordenador-geral de mídias digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom-BA), Daniel Ribeiro.
Além disso, durante a folia momesca, o Governo com intuito de facilitar a vida dos foliões que foram curtir o carnaval na capital e interior do estado, disponibilizou a MarIA, uma ferramenta de inteligência artificial projetada para auxiliar turistas e foliões com informações úteis durante o carnaval. Os dados correspondem às contas no YouTube do Governo da Bahia, no Facebook e no X (antigo Twitter), do GovBA; da Educação Bahia; da Secretaria da Saúde (Sesab); da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); da Secretaria de Cultura (Secult); da Secretaria de Segurança Pública (SSP); da Polícia Militar da Bahia (PMBA); da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur).
Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrados entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março deste ano.
TVE
A transmissão do Carnaval pela TVE no YouTube foi um dos destaques de audiência da festa. Ao longo de seis dias de folia, mais de 4 milhões de pessoas acompanharam as atrações nos circuitos, em mais de 70 horas de transmissão. As lives foram assistidas em 104 países, com Portugal, Estados Unidos, Argentina e Espanha liderando, além do Brasil. Durante o período, o canal da TVE Bahia ganhou 18 mil novos inscritos.
No Instagram da emissora, a maior plataforma de vídeos curtos, fotos e cards, o alcance também foi expressivo: 7,5 milhões de visualizações, além de 800 mil interações, incluindo curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos. A conta ainda ganhou 17 mil novos seguidores.
Carnaval 2025
Bahia: o Carnaval do cuidado
Este ano, ele fez história com o tema 40 anos do Axé Music – esse movimento que traduz tão bem a alma do povo baiano

O Carnaval da Bahia é um dos maiores e mais importantes eventos culturais do mundo. Este ano, ele fez história com o tema 40 anos do Axé Music – esse movimento que traduz tão bem a alma do povo baiano e que nos possibilitou celebrar a nossa tradição, mas também parte significativa da nossa história de inventividade e ousadia criativa.
Renovado, o Axé fez deste carnaval a festa das misturas, do intercâmbio intergeracional; dos leques; das rodas saltitantes; das pipocas em que foliões e trabalhadores se (con)fundiam entre abraços e risos. A imagem de Maria Carolina, a policial sorridente, acolhida pelos foliões, simbolizando a essência de um carnaval democrático e seguro, ficará marcada em nossas memórias.
Acompanhar a histórica vitória do Brasil no Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui conquistando a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, ao vivo no Pelourinho – um local que, além de ser palco de tantas lutas por resistência, se consolida como um espaço democrático e de encontro das famílias no carnaval – foi outro momento marcante desta edição de 2025.
E esse sucesso, tanto em Salvador quanto nos 130 municípios em que apoiamos o carnaval, só foi possível graças ao trabalho de um governo que acredita na Cultura enquanto um vetor de promoção de alegria, paz e dinamização da economia. E por isso desenvolveu um conjunto de políticas integradas e continuadas ao longo de todo o ano. O apoio aos Blocos Afros, por meio do Ouro Negro – o maior da história, com R$ 15 milhões -, é um exemplo desse trabalho.
A significativa redução nos índices de violência, com uma queda de 33% nos roubos em comparação ao ano anterior, é um outro um reflexo do nosso empenho. Ao construir esse ambiente de paz, atraímos 3,5 milhões de turistas para toda a Bahia, gerando um impacto econômico de R$ 7 bilhões nos setores de turismo, comércio e serviços.
Construímos um carnaval inesquecível, marcado pelo compromisso com a economia, com a segurança, a inclusão e o bem-estar de todas as pessoas. A atenção especial que dedicamos aos trabalhadores da festa – como vendedoras e vendedores ambulantes, cordeiras e cordeiros, catadoras e catadores de recicláveis –, que receberam kits de refeição, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e locais dignos para descanso e banho, reflete esse compromisso.
A cada trabalhadora e trabalhador, às equipes de segurança, saúde, limpeza, e a todos os profissionais envolvidos, nossa imensa gratidão. Gratidão também aos nossos artistas que, a cada acorde, cada verso, cada voz, e cada batida nos lembram o quanto nossa cultura é forte, vibrante e essencial para o mundo e para uma vida plena.
Por isso chame, chame, chame gente para mais um carnaval histórico em 2026. Porque aqui na Bahia a gente se completa, enchendo de alegria as praças e os corações!
Jerônimo Rodrigues, Governador do Estado da Bahia
Carnaval 2025
Bahia fecha com números positivos na gestão de saúde
Houve uma redução de 12,6% no total de ocorrências médicas ocorridas nos circuitos da festa

Os números da saúde no balanço do Carnaval 2025 foram bastante positivos em relação aos dados da folia em 2024. Com uma estrutura de atendimento reforçada e foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com outras pastas do governo da Bahia, alcançou marcas expressivas ao longo da festa.
Houve uma redução de 12,6% no total de ocorrências médicas ocorridas nos circuitos do Carnaval, numa queda de 127 atendimentos em 2024, contra 111 em 2025. “Nós montamos a estrutura necessária para realizar todos os atendimentos necessários, com três mil plantões extras nos hospitais do estado, mas só temos a comemorar essa redução, ainda mais que os números apontam para um Carnaval com mais público que em 2024. Isso mostra também como o trabalho de prevenção e policiamento da Secretaria de Segurança Pública reflete positivamente na saúde”, avalia a titular da Sesab, Roberta Santana.
No total, 75% dos atendimentos (84) no Carnaval ocorreram no Hospital Geral do Estado (HGE). Foram três atendimentos no Hospital Menandro de Faria, cinco no Hospital Eládio Lasserre, um no Iperba, quatro no Hospital do Subúrbio, um no Hospital Geral Roberto Santos, um no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, um na UPA de São Caetano, um na Maternidade Tsylla Balbino, dois no Hospital 2 de Julho, cinco na Unidade de Emergência de Cajazeiras e dois na Unidade de Emergência do Curuzu. Sete unidades que realizaram atendimentos em 2024 não registraram casos em 2025.
Prevenção às ISTs
Como parte do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, realizado pela Sesab em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), foram distribuídos gratuitamente mais de 1,3 milhão de preservativos internos e externos durante o Carnaval na Bahia, em Salvador e no interior do estado, quase 450 mil unidades a mais que em 2024 (845 mil).
Também através da Sesab, a gestão estadual atendeu 4.671 pessoas e realizou 18.201 testes rápidos de ISTs, como HIV, sífilis e hepatites (B e C), em postos montados em Salvador, Rio de Contas e Porto Seguro. Durante a folia na capital, foram realizados 3.172 atendimentos e 10.828 testes, resultando em 38 positivos para HIV, 8 para hepatite B e 16 para hepatite C, além de 297 pessoas positivadas para sífilis, sendo que 74 delas optaram por iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil).
No município de Rio de Contas, o número de atendimentos chegou a 1.004 e os testes a 4.898, sendo registrados 3 testes positivos para HIV, zero para hepatite B e hepatite C, e 34 para sífilis. Destes últimos, 13 decidiram começar o tratamento no local. Já em Porto Seguro, com 495 atendimentos, positivaram 4pessoas para HIV, zero para hepatite B, 3 para hepatite C, enquanto 38 testaram positivo para sífilis, com 12 delas iniciando o tratamento no próprio posto.
Acolhimento a mulheres vítimas de violência
O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, com o objetivo de acolher mulheres cis e trans, a partir de 12 anos, que tenham sido expostas a situações de abusos e violência sexual, não teve qualquer ocorrência registrada proveniente do circuito da festa.
Corregedoria
A Corregedoria da Saúde também esteve em ação durante o período carnavalesco, tendo inspecionado 12.899 profissionais a fim de aferir as escalas de plantão em unidades de saúde na capital e no interior.
Hemoba
Ao longo do período de Carnaval, com horários especiais nos postos de coleta, a Hemoba esteve aberta na capital e no interior do estado para receber doadores de sangue e atender a demanda de hemocomponentes das unidades hospitalares. Este ano, 717 bolsas de sangue foram coletadas na Bahia.