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Cidade

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho

Atualmente, a linha segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, e neste ponto retorna ao terminal de transbordo. 

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A partir de 29 de março próximo, dia do aniversário de 476 anos de Salvador, a linha B2 do BRT Salvador será ampliada, passando a conectar
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

A partir de 29 de março próximo, dia do aniversário de 476 anos de Salvador, a linha B2 do BRT Salvador será ampliada, passando a conectar a Estação Rodoviária ao bairro do Rio Vermelho. Atualmente, a linha segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, e neste ponto retorna ao terminal de transbordo. 

Nesta ampliação da linha B2, os veículos do BRT Salvador vão sair da Rua Rio Grande do Sul, na Pituba, acessam a faixa exclusiva instalada na Avenida Manoel Dias da Silva, seguem por Amaralina até o ponto na altura da Vila Militar. Depois fazem o retorno na altura de um antigo supermercado na Rua Oswaldo Cruz e deste ponto retornam pela faixa exclusiva, no sentido Praça Nossa Senhora da Luz. A partir desse local, os ônibus seguem o itinerário de origem da linha em direção a Estação Rodoviária. 

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, destaca a importância da ampliação da linha B2 para a mobilidade da cidade. “A Pituba é o segundo maior destino de viagens na cidade, e essa extensão beneficiará diretamente a mobilidade dos soteropolitanos. Com isso, moradores de mais de 170 bairros de Salvador terão mais uma opção prática e eficiente para se deslocar com conforto e rapidez”, diz. 

A expansão foi viabilizada com a chegada dos novos ônibus entregues no mês de janeiro deste ano, garantindo mais eficiência e conforto aos passageiros. A ampliação do BRT Salvador faz parte de um conjunto de investimentos na infraestrutura da mobilidade da cidade, com o objetivo de melhorar a conectividade entre diferentes bairros e oferecer mais qualidade no transporte público. 

“Com a ampliação da frota, conseguimos aumentar a capacidade do sistema e atender à crescente demanda dos passageiros, garantindo um serviço mais eficiente e acessível para a população. Essa expansão reforça uma das grandes vantagens deste modal, que é a possibilidade de criar linhas estendidas para atender melhor a população. Garantimos mais comodidade aos passageiros e reforçamos o atendimento nas áreas mais próximas”, afirma Souza. 

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Aprovação 

Moradora de Praia Grande, a autônoma Vanessa Alves, de 33 anos, avalia que essa mudança na linha B2 vai melhorar e muito o deslocamento para o trabalho. “Até porque, com o BRT, a gente não pega trânsito, o que já ajuda bastante”, pontua. 

Direto de Fortaleza (CE), o administrador Celso Ximenes, de 60 anos, conta que vem eventualmente a Salvador a trabalho e sempre usa o sistema de transporte coletivo. “Eu já conhecia o BRT, porque trabalho aqui há bastante tempo e uso o transporte coletivo. A impressão que eu tenho é que houve uma melhora significativa para essa região, inclusive para a acessibilidade das pessoas”, declara. 

Demais linhas 

Além da linha B2, o modal conta com outras quatro linhas em operação: B1 – Estação Rodoviária x Estação Pituba, B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI), B4 – Estação Pituba x Estação Lapa e B5 – Estação Rodoviária x Estação Lapa. Até dezembro deste ano, a linha B6 – Estação Lapa x Aeroporto – entrará em operação por meio do sistema BRS (Bus Rapid Service), ampliando ainda mais as conexões do transporte público na capital baiana. 

Cidade

Plano Inclinado Gonçalves passa tem atendimento suspenso

Intervenções incluem melhorias estruturais e nos bondes; obras seguem até novembro e outros ascensores também serão revitalizados

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as intervenções será o Plano Inclinado Gonçalves, que liga a região do Comércio ao Pelourinho. Durante as obras, o atendimento será suspenso.
Foto: Ascom Semob

A partir desta segunda-feira (27), os Planos Inclinados de Salvador iniciam uma série de requalificações para melhorar a experiência dos usuários. O primeiro equipamento a receber as intervenções será o Plano Inclinado Gonçalves, que liga a região do Comércio ao Pelourinho. Durante as obras, o atendimento será suspenso.

Entre os serviços previstos estão a substituição de peças dos bondes, nova pintura, troca de gradis e outras melhorias estruturais. A entrega está programada para o fim de novembro. Enquanto isso, os usuários poderão utilizar o Elevador Lacerda ou o Elevador do Taboão como alternativa.

Após a conclusão das obras no Gonçalves, os Planos Inclinados Pilar e Liberdade-Calçada também passarão por requalificação. “Essa é uma das maiores intervenções já realizadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob) nesses equipamentos, que fazem parte da rotina do soteropolitano, garantindo mais segurança e conforto”, afirmou o secretário Pablo Souza.

Ele destacou ainda que as melhorias podem atrair turistas interessados na história dos ascensores. Em fevereiro, a Prefeitura entregou o Elevador Lacerda totalmente reformado, após a maior requalificação dos últimos anos. “Queremos que os visitantes conheçam também nossos outros equipamentos, que são parte da história e do desenvolvimento da cidade”, completou.

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Cidade

Parceria Bahia–Governo Federal reforça políticas urbanas

A capital baiana foi escolhida como uma das paradas estratégicas da Caravana das Periferias reforçando o papel do estado como referência em políticas de urbanização

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Parceria Bahia –Governo Federal reforça políticas urbanas com chegada da Caravana das Periferias a Salvador Salvador recebeu,
Foto: Luis Felipe/Ascom Sedur

Parceria Bahia–Governo Federal reforça políticas urbanas com chegada da Caravana das Periferias a Salvador Salvador recebeu, nesta quinta-feira (23), a Caravana das Periferias, uma importante iniciativa do Ministério das Cidades que percorre o país com o objetivo de reconhecer, escutar e construir soluções conjuntas para os desafios enfrentados nas comunidades periféricas brasileiras. A capital baiana foi escolhida como uma das paradas estratégicas da ação, reforçando o papel do estado da Bahia como referência nacional em políticas de urbanização, habitação e prevenção de desastres. 

O secretário nacional das Periferias, Guilherme Simões, segue cumprindo agenda na cidade. A recepção da comitiva federal ficou sob responsabilidade da secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, que representou o governador Jerônimo Rodrigues. 

A agenda contou com visitas às obras de contenção de encostas em execução nos bairros do Lobato, Capelinha do São Caetano e Alto do Cabrito, acompanhadas por técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) — empresa vinculada à Sedur e responsável pela execução das intervenções. Essas obras integram o programa de prevenção de desastres naturais desenvolvido pela Conder, em parceria com o Programa Periferia Viva. 

As visitas tiveram o objetivo de avaliar o andamento das obras, dialogar com as comunidades locais e identificar novas demandas de infraestrutura e segurança. 

“As pessoas não escolhem viver nesses lugares. Nossa obrigação, enquanto poder público, é investir, trazer orçamento e garantir obras de infraestrutura. Estamos aqui com muita gente comprometida em transformar essa realidade”, afirmou o secretário Guilherme Simões. Além das visitas técnicas, houve a apresentação do Programa Periferia Viva, coordenado pelo Ministério das Cidades, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O programa busca fortalecer os territórios populares por meio de investimentos em infraestrutura, habitação, segurança urbana, equipamentos sociais e melhoria da qualidade de vida das populações vulneráveis.  

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“É uma alegria receber o secretário Guilherme, que tem sido um grande parceiro nosso em Brasília. É com ele e sua equipe que temos construído o que chamamos hoje de o maior programa de prevenção de desastres em execução no Brasil, desenvolvido aqui na Bahia”, destacou a secretária Jusmari Oliveira. 

Encostas em Salvador 

A seleção de projetos do Novo PAC de 2025, divulgada em setembro, contemplou mais 18 obras de estabilização de encostas propostas pelo Governo da Bahia para Salvador. O investimento, que será executado pela Conder, é de cerca de R$ 60 milhões em mais uma parceria Bahia-Brasil. Com a nova seleção, o número de encostas financiadas pelo programa federal na capital baiana vai chegar a 69, ultrapassando a cifra de R$ 236 milhões. A presença da Periferia Viva em Salvador reforça o compromisso do Governo Federal e do Governo da Bahia, que em breve contará com a inauguração do primeiro posto territorial do programa, que ficará localizado no bairro de Pau da Lima. 

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Cidade

Governo da Bahia vai realizar mais 69 contenções de encostas em Salvador

Com o recurso garantido pelo Novo PAC, as equipes da Conder trabalham agora na elaboração dos projetos básicos e nos trâmites burocráticos

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A seleção de projetos do Novo PAC de 2025, divulgada em setembro, contemplou mais 18 obras de estabilização de encostas
Foto: Ascom/Conder

A seleção de projetos do Novo PAC de 2025, divulgada em setembro, contemplou mais 18 obras de estabilização de encostas propostas pelo Governo da Bahia para Salvador. O investimento, que será executado pela Conder, é de cerca de R$ 60 milhões em mais uma parceria Bahia-Brasil. Com a nova seleção, o número de encostas financiadas pelo programa federal na capital baiana vai chegar a 69, ultrapassando a cifra de R$ 236 milhões. 

A seleção divulgada em setembro contempla obras nos bairros de Praia Grande, Castelo Branco, Pirajá, Itacaranha, Retiro, Campinas de Pirajá, Bom Jesus dos Passos, Luis Anselmo, Nova Sussuarana, Saramandaia, Sete de Abril, Pau da Lima, Cajazeiras 8 e Engenho Velho da Federação. Praia Grande é o bairro com mais obras previstas – serão três contenções – seguido de Pirajá e Campinas de Pirajá, com duas cada. Os demais bairros terão uma cada.  

Com o recurso garantido, as equipes da Conder trabalham agora na elaboração dos projetos básicos e nos trâmites burocráticos para realizar as licitações que definirão as empresas contratadas para cada grupo de intervenções. As 3 encostas previstas para Praia Grande e uma para Castelo Branco devem ser as primeiras licitadas por já contarem com projeto básico. Das 51 contenções selecionadas em 2023, treze estão em execução e/ou concluídas.  

As obras de contenção de encosta são importantes instrumentos de adaptação aos eventos climáticos extremos que têm se tornado frequentes nos últimos anos e podem causar tragédias fatais por conta de deslizamentos de terra. Iniciado em Salvador, o programa de Prevenção de Desastres Naturais executado pela Conder tem ampliado sua ação para os municípios do interior nos últimos anos.  

“O resultado do trabalho conjunto do governador Jerônimo Rodrigues com o presidente Lula é mais investimento para transformar a vida dos baianos e baianas. Com o apoio do ministro Rui Costa em Brasília, o Novo PAC agora fortalece um trabalho que vem sendo realizado desde 2014, dando mais segurança e dignidade às pessoas que vivem em áreas de risco da nossa capital”, afirmou o presidente da Conder, José Trindade.  

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Até o momento já foram 129 encostas contidas pela Conder em Salvador, com outras 15 obras em andamento. Contando agora com o reforço das obras selecionadas para o Novo PAC, o Governo do Estado cria condições para expandir sua atuação e chegar a um total de 194 contenções de encostas na capital baiana.  

Confira a lista de bairros e ruas contempladas em Salvador: 

  •      Arraial do Retiro (1) – Rua das Pedreiras
  •      Beiru (1) – 4ª Travessa Senhor do Bonfim
  •      Boca da Mata (1) – Rua do Pau D’Arco
  •      Bom Jesus dos Passos (1) – Rua do Tanque
  •      Cajazeiras (4) – Rua Monte Ipitanga, Quadra 7, Rua Aurélia Lopes e Vila Geraldo Brasil 
  •      Cajazeiras 8 (3 obras) – Residencial Renascer das Mangabeiras, Rua Jaguaribe e Loteamento Jaguaribe II Caminho 36
  •      Calabetão (1) – Rua Guaracira Souza
  •      Campinas de Pirajá (6) – Rua Ana Cristina, Fundão, Rua do Mingau, Parque Tecal – Trecho 2, Parque Tecal – Trecho 1 e Vila Leal
  •      Castelo Branco (3) – Rua Edinil do E. Santo, Rua União e Rua Antônio Martins Damasceno
  •      Coutos (2) – 1ª Travessa Sérgio Olivais e Rua Sérgio Lessa
  •      Caixa D’Água (1) – Avenida Teles
  •      Dom Avelar (1) – Rua Raposo Tavares (Creche Clube das Mães)
  •      Engenho Velho da Federação (1) – Rua São Romão 
  •      Fazenda Grande (1) – Pedreira do Calafate
  •      Fazenda Grande do Retiro (1) – Rua Candinho Fernandes
  •      Federação (2) – Rua Souza Uzel e Alto da Bola
  •      Garcia (1) – Rua Gomes Brandão
  •      IAPI (2) – Rua Alfredo do Vale Cabral e Rua Elmano Silveira Castro
  •      Itacaranha (1) – Rua do Mabaço de Cima
  •      Jardim Nova Esperança (2) – Travessa Simone Barradas e Loteamento Daniel Gomes
  •      Liberdade (1) – Rua Gengibirra
  •      Lobato (2) – Rua Voluntários da Pátria e Avenida Dois Irmãos
  •      Luís Anselmo (1) – Travessa das Pedrinhas
  •      Mata Escura (1) – Rua São Manoel no Jardim Pampulha
  •      Nova Sussuarana (1) – Rua Direta de Pituaçu
  •      Novo Horizonte (1) – Travessa Princesa Isabel – Trecho I
  •      Ondina (1) – Avenida Garibaldi
  •      Paripe (1) – Rua Alto do Tororó
  •      Pau da Lima (4) – Rua Atlântica, Rua Santa Luzia, Rua São Domingos e Rua dos Humildes
  •      Periperi (1) – Rua Antônio Teixeira
  •      Pernambués (1) – Avenida Santa Bárbara
  •      Pirajá (2) – Rua Inácio Azevedo e Rua Oscar Seixas
  •      Plataforma (3) – Rua Alto do Manoel Monte, Rua Chile e Travessa Suspiro
  •      Praia Grande (4) – Rua Ademir Peixoto, Travessa Baixa do Cacaueiro, Rua do Coqueiral e Rua Mamede
  •      Retiro (1) – Avenida General San Martin
  •      Santo Antônio Além do Carmo (1) – Rua Direta do Santo Antônio
  •      São Caetano (1) – Rua Beira Dique 
  •      São Marcos (1) – Rua Klesus Rocha
  •      Saramandaia (1) – Rua Santo Antônio de Pádua
  •      Sete de Abril (2) – Rua Dr. Antônio Oliveira e Baixo Novo Marotinho
  •      Sussuarana (1) – Rua A – Lote Sussuarana 2
  •      Tancredo Neves (1) – Rua Abimael Teixeira – Travessa 17 de Novembro

Interior 

Entre as obras garantidas pelo Novo PAC através das seleções de 2023 e 2025 estão também 28 encostas para o interior do estado. O pacote de obras representa um investimento de mais de R$ 90 milhões, contemplando cidades como Ipiaú, Medeiros Neto, Eunápolis, Simões Filho, Ilhéus, Mundo Novo, Ibicaraí, Nazaré, Candeias e Vitória da Conquista. 

 

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