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Cidade

Linha B2 do BRT será ampliada até o Rio Vermelho

Atualmente, a linha segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, e neste ponto retorna ao terminal de transbordo. 

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A partir de 29 de março próximo, dia do aniversário de 476 anos de Salvador, a linha B2 do BRT Salvador será ampliada, passando a conectar
Foto: Bruno Concha/Secom PMS 

A partir de 29 de março próximo, dia do aniversário de 476 anos de Salvador, a linha B2 do BRT Salvador será ampliada, passando a conectar a Estação Rodoviária ao bairro do Rio Vermelho. Atualmente, a linha segue até a Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, e neste ponto retorna ao terminal de transbordo. 

Nesta ampliação da linha B2, os veículos do BRT Salvador vão sair da Rua Rio Grande do Sul, na Pituba, acessam a faixa exclusiva instalada na Avenida Manoel Dias da Silva, seguem por Amaralina até o ponto na altura da Vila Militar. Depois fazem o retorno na altura de um antigo supermercado na Rua Oswaldo Cruz e deste ponto retornam pela faixa exclusiva, no sentido Praça Nossa Senhora da Luz. A partir desse local, os ônibus seguem o itinerário de origem da linha em direção a Estação Rodoviária. 

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, destaca a importância da ampliação da linha B2 para a mobilidade da cidade. “A Pituba é o segundo maior destino de viagens na cidade, e essa extensão beneficiará diretamente a mobilidade dos soteropolitanos. Com isso, moradores de mais de 170 bairros de Salvador terão mais uma opção prática e eficiente para se deslocar com conforto e rapidez”, diz. 

A expansão foi viabilizada com a chegada dos novos ônibus entregues no mês de janeiro deste ano, garantindo mais eficiência e conforto aos passageiros. A ampliação do BRT Salvador faz parte de um conjunto de investimentos na infraestrutura da mobilidade da cidade, com o objetivo de melhorar a conectividade entre diferentes bairros e oferecer mais qualidade no transporte público. 

“Com a ampliação da frota, conseguimos aumentar a capacidade do sistema e atender à crescente demanda dos passageiros, garantindo um serviço mais eficiente e acessível para a população. Essa expansão reforça uma das grandes vantagens deste modal, que é a possibilidade de criar linhas estendidas para atender melhor a população. Garantimos mais comodidade aos passageiros e reforçamos o atendimento nas áreas mais próximas”, afirma Souza. 

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Aprovação 

Moradora de Praia Grande, a autônoma Vanessa Alves, de 33 anos, avalia que essa mudança na linha B2 vai melhorar e muito o deslocamento para o trabalho. “Até porque, com o BRT, a gente não pega trânsito, o que já ajuda bastante”, pontua. 

Direto de Fortaleza (CE), o administrador Celso Ximenes, de 60 anos, conta que vem eventualmente a Salvador a trabalho e sempre usa o sistema de transporte coletivo. “Eu já conhecia o BRT, porque trabalho aqui há bastante tempo e uso o transporte coletivo. A impressão que eu tenho é que houve uma melhora significativa para essa região, inclusive para a acessibilidade das pessoas”, declara. 

Demais linhas 

Além da linha B2, o modal conta com outras quatro linhas em operação: B1 – Estação Rodoviária x Estação Pituba, B3 – Estação Rodoviária x Pituba (via Paulo VI), B4 – Estação Pituba x Estação Lapa e B5 – Estação Rodoviária x Estação Lapa. Até dezembro deste ano, a linha B6 – Estação Lapa x Aeroporto – entrará em operação por meio do sistema BRS (Bus Rapid Service), ampliando ainda mais as conexões do transporte público na capital baiana. 

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Campo Grande se prepara para receber metrô e ganhar nova dinâmica urbana

Obras financiadas pelo PAC devem começar em 2026 e prometem revitalizar uma das áreas mais tradicionais de Salvador

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Campo Grande vive a expectativa da chegada do metrô, prevista para começar a ser construída em 2026 com recursos do Programa de

Campo Grande vive a expectativa da chegada do metrô, prevista para começar a ser construída em 2026 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa do Governo do Estado promete transformar uma região histórica da capital baiana, marcada por equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves, a Concha Acústica e diversos museus, além de instituições educacionais e de saúde.

Morador há mais de 50 anos, o administrador de condomínios Darcílio Gouveia comemora a possibilidade de trocar o carro pelo transporte sobre trilhos. “Será uma economia de recursos e tempo inacreditável para mim, que sempre faço o percurso e gasto com combustível bem mais do que a passagem, além do estresse dos congestionamentos”, afirma.

O entusiasmo também contagia comerciantes da área, que receberá o tramo 4 do metrô, projetado para transportar cerca de 11 mil usuários por dia. Índio, dono do tradicional Sebo Graúna, vê na obra uma oportunidade para recuperar o movimento perdido. “A pandemia contribuiu para afastar o povo das ruas, mas também sofremos com cortes de linhas de ônibus pela prefeitura, que dificultaram o acesso”, critica.

Segundo ele, a queda na circulação impactou diretamente negócios em uma região com forte apelo cultural e educacional, onde funcionam unidades da Ufba e um polo de saúde com hospitais e clínicas. “Trabalho aqui a 50 metros do Campo Grande há décadas e senti no bolso esse esvaziamento”, relata.

Além de revitalizar o comércio, a chegada do metrô deve facilitar o acesso a eventos cívicos como o 2 de Julho e o 7 de Setembro, além do circuito do Carnaval. “Vai ser muito mais fácil para toda a cidade chegar aqui”, reforça Darcílio.

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Para o governador Jerônimo Rodrigues, a expansão do metrô e a implantação do VLT fazem parte do projeto Nova Bahia, que inclui investimentos sociais e em infraestrutura. “O objetivo do nosso governo é melhorar a vida do povo baiano”, afirma.

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Primeiros trens do VLT iniciam da fase de testes

Sistema sobre trilhos, com investimento de R$ 5,4 bilhões, avança para a fase de preparação da operação assistida prevista para 2026

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Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais.
Foto: Renato Ribeiro/GOVBA

Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais. Nesta quinta-feira (4), os vagões foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados com auxílio de um trator rebocador até a oficina, onde passam por atualização de softwares, verificação das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e ajustes para os primeiros testes no trecho 1.

Após o descarregamento, os sete módulos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira (3), foram acoplados e energizados para os ajustes iniciais. Na oficina, técnicos verificam funcionalidades e configurações do sistema. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos começam em janeiro, no trajeto entre Calçada e Lobato, com duração prevista de seis meses. A operação assistida deve ocorrer no segundo semestre de 2026.

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. A conclusão das obras está prevista para 2028.

Impacto histórico e modernização
A chegada dos primeiros trens do VLT marca um capítulo histórico na mobilidade urbana de Salvador, comparável ao início da operação do metrô na capital baiana. O projeto simboliza a transição para um transporte mais sustentável, integrado e eficiente, alinhado às tendências globais de redução de emissões e melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Com tecnologia moderna e infraestrutura robusta, o VLT promete transformar a experiência de deslocamento, conectando regiões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade.

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Primeiros trens do VLT chegam a Salvador e marcam início da fase de testes 

Governador Jerônimo Rodrigues apresenta composições que vão integrar o novo sistema de transporte; operação assistida começa em 2026 

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Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades pelo governador Jerônimo Rodrigues, em ato realizado na Avenida Paralela. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto. 

“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou o governador. 

Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos: 

  • Trecho 1: Comércio – Ilha de São João 
  • Trecho 2: Paripe – Águas Claras 
  • Trecho 3: Águas Claras – Piatã 

As obras incluem drenagem, macrodrenagem, contenção de encostas, iluminação e urbanização. A conclusão está prevista para 2028. 

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou a relevância do projeto para os comerciantes do Subúrbio: 

“A obra também incluirá novos equipamentos que valorizam profissões tradicionais, como tratadoras de sardinha, comerciantes e chefs da gastronomia, além de mercados, uma central de processamento de sardinha e novos acessos às praias”, disse. 

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O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, reforçou o caráter sustentável do VLT: 

“É um equipamento moderno, com cerca de 50 metros de extensão, capacidade para 400 pessoas e operação silenciosa, alinhado aos conceitos de descarbonização”, afirmou. 

Ao todo, 40 trens vão compor o sistema em pleno funcionamento. As operações assistidas com passageiros começam no segundo semestre de 2026. 

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