Política
Jerônimo destaca investimentos recordes e anuncia novas obras para 2026
Governador faz balanço da gestão, reforça parceria com Lula e projeta entregas em educação, saúde, infraestrutura e segurança
Em entrevista ao programa Jornal da Metrópole no Ar nesta segunda-feira (6), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fez um balanço dos três anos à frente do Executivo estadual e anunciou novos investimentos para 2026. Entre os destaques, estão obras de infraestrutura, expansão da rede de saúde e educação, além de avanços na segurança pública.
Jerônimo ressaltou a importância do portal BA.GOV.BR, que concentra serviços para a população, e reforçou a parceria com o presidente Lula, com quem mantém diálogo semanal. “Quando eu não ligo, é ele quem me liga”, afirmou, destacando o apoio federal às ações do governo baiano.
Segundo o governador, a Bahia encerrou 2025 como o estado que mais investiu no país, mesmo ocupando a 16ª posição em arrecadação. “Isso é fruto de gestão responsável. Temos saúde financeira para seguir entregando obras”, disse. Ele citou a duplicação da BR-101, a próxima etapa do metrô, a retomada do estaleiro e a ampliação do VLT, que deve chegar a 90 km de trilhos entre Salvador e Alagoinhas.
Na área da educação, Jerônimo anunciou um mutirão para inaugurar escolas e destacou programas que mantêm unidades abertas durante as férias com alimentação e atividades para estudantes. “Estamos garantindo oportunidades. Ontem recebi a notícia de um jovem de Itarantim aprovado em sete universidades nos Estados Unidos”, comemorou.
A saúde também foi pauta: novos hospitais, policlínicas, maternidades e unidades básicas estão em construção. “Cuidar de gente é oferecer tratamento perto de casa. Hoje, pacientes não precisam mais viajar centenas de quilômetros para fazer hemodiálise ou tratar câncer”, afirmou.
Na segurança, o governador celebrou a redução das mortes violentas pelo quarto ano consecutivo e o uso de tecnologia. Em 2025, 2.055 pessoas foram presas por reconhecimento facial, e um curso para operação de drones foi lançado para reforçar o policiamento.
Jerônimo ainda confirmou sua pré-candidatura e defendeu a união do grupo político. “O critério será montar a chapa mais competitiva, que fortaleça partidos e garanta a reeleição do presidente Lula”, disse, prometendo decisão até março.
Entre as próximas entregas, estão a nova rodoviária de Salvador — “a maior do Norte-Nordeste”, segundo ele —, prevista para inauguração no dia 19, e obras do VLT, que já conta com dois trens e receberá mais 17 este ano. O governador também destacou a licitação para compra de dois novos ferries e o avanço das obras da ponte Salvador-Itaparica, com chegada de peças da China nos próximos dias.
“Não é uma ponte de Jerônimo, é uma ponte da Bahia, do desenvolvimento”, concluiu, reforçando que seguirá percorrendo municípios para entregar obras e dialogar com a população.
Política
CNB de Todas as Lutas reafirma agenda política e convoca seminário estadual na Bahia
Reunião da coordenação estadual reforça mobilização social, apoio às lideranças do PT e investimentos na formação política da militância
A Coordenação Estadual da CNB de Todas as Lutas realizou reunião na Bahia com o objetivo de reafirmar seus compromissos políticos, organizativos e de mobilização social. O encontro também marcou a convocação do seminário estadual da corrente, que acontecerá no próximo dia 30 de abril, reunindo lideranças e militantes de diversas regiões do estado.
A atividade contou com a presença de Tiago Soares, secretário nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT), que apresentou uma análise da conjuntura política nacional. Em sua intervenção, destacou a centralidade da organização popular e da continuidade dos projetos políticos em curso no país.
“A reeleição do presidente Lula e o fortalecimento dos nossos projetos estaduais são fundamentais para garantir que o Brasil siga avançando na redução das desigualdades. Isso passa também por pautas concretas da classe trabalhadora, como o fim da escala 6×1, que precisa ser enfrentada com mobilização social e compromisso político”, afirmou.
Durante a reunião, a coordenação reafirmou o compromisso com a luta pelo fim da escala 6×1, destacando a importância de ampliar a presença nas ruas ao lado da classe trabalhadora e de fortalecer o diálogo com a sociedade.
No campo eleitoral, a CNB de Todas as Lutas reiterou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues e do senador Jaques Wagner, além da eleição do ex-governador da Bahia e ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa. Também foi reafirmado o apoio à reeleição do deputado federal Afonso Florence e da deputada estadual Fátima Nunes.
Outro ponto de destaque foi o compromisso com a formação política da militância. Entre os dias 22 e 23 deste mês, será realizado um curso de formação política em Salvador. A coordenação também reforçou o calendário de atividades da Escola Nacional de Formação Política Luiza Mahin, como parte da estratégia de qualificação permanente da militância.
A reunião contou ainda com informes do coletivo de mulheres, que ressaltaram a participação da CNB de Todas as Lutas na construção dos Programas de Governo Participativo (PGPs) e nas plenárias territoriais, além da atuação em nível nacional na elaboração de uma resolução sobre a conjuntura eleitoral.
Também foi confirmada a participação da corrente no Congresso Nacional do PT, com a defesa do fortalecimento dos setoriais e a proposta de transformação do setorial inter-religioso em secretaria partidária.
No âmbito organizativo, foi reafirmada a estratégia de fortalecimento de diversos setoriais no estado e nacionalmente, com destaque para aqueles dirigidos por integrantes da CNB de Todas as Lutas, como os setoriais de segurança pública, direitos dos animais, segurança alimentar e nutricional, a Secretaria LGBTQIAPN+ e o setorial inter-religioso.
A coordenação também reafirmou seu compromisso com a luta sindical, destacando o fortalecimento da atuação junto ao Sindipoc — Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia. Com foco no próximo ciclo político e mirando as eleições de 2028, a corrente avançou no fortalecimento dos diretórios municipais, com destaque para o município de Catu, dirigido por mulheres, onde o Partido dos Trabalhadores deverá lançar candidatura feminina para disputar as eleições majoritárias.
No campo cultural, a CNB de Todas as Lutas convidou a militância e a população em geral para o 4º Arraiá da Associação do Bafava, que será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no município de Ibipeba, no território de Irecê, fortalecendo as tradições populares e valorizando a cultura nordestina.
Política
Governo da Bahia anuncia pacote de entregas em todos os territórios do estado até 2026
Ações contemplam educação, saúde, infraestrutura e abastecimento de água, reforçando a presença do Estado na capital e no interior
O Governo da Bahia anunciou, na tarde desta quinta-feira (9), um robusto pacote de entregas que contempla os 27 territórios de identidade do estado, consolidando a atuação da gestão estadual tanto na capital quanto no interior. O conjunto de ações foi apresentado durante evento realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e de secretários estaduais.
O governador destacou o caráter integrado das iniciativas e o esforço conjunto entre os entes federativos. “Estamos levando escolas, creches, água, estradas e habitação para todo o estado, além de equipamentos de cultura e turismo. Foi um trabalho feito a muitas mãos, principalmente com o apoio do Governo Federal. Estamos em uma verdadeira força-tarefa para seguir no caminho do desenvolvimento da Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O planejamento estratégico prevê que as inaugurações ocorram até junho de 2026, com foco na redução das desigualdades regionais e na aceleração de projetos estruturantes. As agendas de entrega serão lideradas pelo governador, além de secretários e dirigentes de órgãos estaduais.
Na área da educação, o cronograma inclui a inauguração de 95 novas escolas de tempo integral. Segundo a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, as unidades contarão com infraestrutura ampla, como quadras poliesportivas e salas de aula modernas. “É um investimento que acredita no processo educacional como ferramenta de empoderamento”, destacou.
A política de descentralização dos serviços públicos será reforçada com a entrega do Hospital Litoral Norte, em Alagoinhas. A secretária da Saúde, Roberta Santana, ressaltou o volume de recursos aplicados na área. “O Governo da Bahia investiu mais de meio bilhão de reais com foco na regionalização e interiorização da saúde. Já são mais de duas mil obras entregues, entre unidades básicas e hospitais, levando serviços de alta complexidade para perto de onde as pessoas vivem. Com o novo hospital de Alagoinhas, por exemplo, vamos disponibilizar tratamento oncológico à última região de saúde que ainda carecia desse serviço”, afirmou.
A infraestrutura hídrica também figura entre as prioridades do pacote. A presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Larissa Moraes, destacou a parceria com o Governo Federal para o cumprimento das metas. “Somente na área de abastecimento de água, temos mais de 600 obras programadas para entrega à população. Isso demonstra a capacidade do Estado de promover desenvolvimento, qualidade de vida e dignidade para todos os baianos”, ressaltou.
Política
Jerônimo critica declarações de Bruno Reis e defende respeito ao presidente Lula
Governador rebate versão sobre agenda presidencial em Salvador e condena tentativa de criar desgaste político na Bahia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, criticou as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis, a respeito da não entrega do residencial Zumira Borges e disse que houve tentativa de gerar desgaste político contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado. A reação ocorreu durante entrevista a uma emissora de rádio na manhã desta quinta-feira (9).
“Não dá pra destilar ódio, raiva, dessa forma. Não pode botar o povo contra um presidente tão querido na Bahia. É uma injustiça. Nenhum presidente merece esse tipo de desrespeito, principalmente vindo de um gestor de uma capital”, afirmou o governador.
Jerônimo também desmentiu a versão de que o presidente Lula teria ido ao Palácio de Ondina e permanecido até tarde na noite anterior. Segundo ele, o presidente chegou a Salvador vindo do Ceará e seguiu diretamente para o hotel, em razão de compromissos oficiais importantes agendados para o dia seguinte. “A gente entendeu que o presidente precisava descansar”, explicou.
O governador destacou ainda que, já às 7h da manhã, Lula estava de pé cumprindo agenda, incluindo a concessão de uma entrevista ao vivo a uma emissora de televisão, diretamente do hotel. Para Jerônimo Rodrigues, o episódio evidencia a necessidade de responsabilidade no debate político e de respeito institucional entre os gestores públicos, especialmente quando envolve a imagem do presidente da República na Bahia.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia nesta quarta-feira (8)
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 490 vagas para esta quarta-feira (8)
-
Culturahá 2 diasFunceb abre 80 vagas gratuitas em cursos de dança, música e preparação corporal em Alagados
-
Turismohá 1 diaBahia lidera crescimento do turismo no Brasil por três anos consecutivos




