SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Eleições 2026

Imprensa Nacional aponta de novo que plano de governo de ACM Neto foi feito por IA

Rosemberg Pinto afirma que o candidato do União Brasil precisa explicar apontamentos divulgados pela imprensa e questiona compromisso da proposta com os problemas da Bahia

Publicado

em

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), criticou ACM Neto
Imagem: Reprodução do site O Globo

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), criticou ACM Neto (União Brasil) após a publicação de reportagem apontando que o plano de governo do candidato apresenta indícios de uso de inteligência artificial em sua elaboração.

Segundo Rosemberg, a informação reforça questionamentos já levantados anteriormente por veículos da imprensa nacional sobre documentos de campanha. O parlamentar citou reportagem divulgada neste domingo (30), na qual o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, afirma que propostas de candidatos, entre eles ACM Neto e o presidenciável Flávio Bolsonaro, apresentam expressões associadas à produção de conteúdo por ferramentas de inteligência artificial.

“De maneira muito deselegante, sem apresentar nenhum argumento contrário, ACM Neto chamou de mentirosa a jornalista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, quando ela divulgou o estudo feito pelo jornal paulista, revelando a mesma coisa, um tempo atrás. Quero ver o que vai dizer agora!”, declarou Rosemberg.

Para o deputado, a situação demonstra distanciamento do candidato em relação aos desafios enfrentados pela população baiana.

“Não conhece os problemas do povo baiano e quer ser governador por causa do sobrenome. É uma piada!”, afirmou.

ANÚNCIO

Rosemberg também questionou a elaboração do plano de governo e associou o episódio à atuação política do adversário.

“Botar a IA para fazer o plano de governo é a prova cabal de que ACM Neto não tem compromisso real com o povo da Bahia. Por isso a sua oposição a projetos para o desenvolvimento social e econômico da Bahia, como a Ponte Salvador-Itaparica”, disse.

O parlamentar concluiu afirmando que o debate eleitoral deve priorizar propostas e compromissos concretos voltados ao desenvolvimento do estado.

Eleições 2026

Jerônimo reforça apoio do Estado ao TRE para o segundo turno

Governador colocou estruturas da segurança, saúde e transporte à disposição da Justiça Eleitoral para a votação do próximo dia 25

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues visitou, nesta segunda-feira (19), a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA),
Foto: Jeane Abreu/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues visitou, nesta segunda-feira (19), a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para reforçar a parceria entre o Governo do Estado e a Justiça Eleitoral na realização do segundo turno das eleições, marcado para o próximo domingo (25).

A agenda contou com a participação do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do secretário de Relações Institucionais (Serin), Jonival Lucas, e do chefe de Gabinete do Governador, Maurício Weidgenant.

Durante o encontro, Jerônimo Rodrigues destacou que o Governo do Estado está preparado para atender às demandas do processo eleitoral por meio da estrutura já disponível em áreas estratégicas.

“Temos a rede de saúde, a segurança pública e a frota de transporte estadual como áreas que poderão atender às demandas apresentadas pela Justiça Eleitoral. Viemos parabenizar o TRE pelo andamento das eleições e colocar o Estado à disposição para que o dia 25 aconteça com paz e tranquilidade”, afirmou.

O presidente do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman, agradeceu o apoio prestado pelo Governo da Bahia durante o primeiro turno e ressaltou que cinco locais de votação passaram por mudanças pontuais em razão de questões de infraestrutura.

ANÚNCIO

Kertzman também orientou os eleitores a verificarem previamente seus locais de votação por meio do aplicativo e-Título ou do portal de autoatendimento da Justiça Eleitoral, acessível pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Continue Lendo

Eleições 2026

Avenida Paulista é tomada por multidão em ato pela reeleição de Lula

Manifestação em defesa da democracia reuniu movimentos sociais, torcidas organizadas e grupos de fãs de artistas; presidente destacou votação da proposta que prevê o fim da escala 6×1

Publicado

em

Uma manifestação em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupou, neste domingo (11), grande parte da
Foto: Reprodução/Instagram 📸 @ricardostuckert

Uma manifestação em apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ocupou, neste domingo (11), grande parte da Avenida Paulista, em São Paulo, e contou com a presença do candidato.

Batizado de Marcha pela Democracia, o ato foi organizado por movimentos sociais, coletivos estudantis, torcidas organizadas de clubes de futebol e grupos de admiradores de artistas pop, conhecidos como fandoms. Entre os participantes estavam comunidades de fãs de Lady Gaga, BTS, Beyoncé e Taylor Swift, além de representantes da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e torcidas organizadas do Palmeiras e do Corinthians.

Semana decisiva

Antes do início da manifestação, Lula afirmou que a semana será decisiva para a disputa presidencial, destacando a votação, prevista para quarta-feira (14), da proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1.

Segundo o presidente, a votação permitirá que os eleitores observem o posicionamento dos partidos sobre o tema.

“Vai se provar como é que o partido do meu adversário vai votar: se vai querer manter os trabalhadores trabalhando seis dias e descansando um, ou se vai votar para o trabalhador ter dois dias de descanso”, declarou.

ANÚNCIO

Questionado sobre a tentativa de parlamentares da oposição de adiar a votação para depois do segundo turno das eleições, marcado para 25 de outubro, Lula criticou a possibilidade e afirmou que a medida poderia confundir os eleitores.

“Já está marcada a data da votação. Portanto, a única coisa que a oposição pode fazer é demonstrar se vai ter coragem de votar contra ou a favor”, afirmou.

Continue Lendo

Eleições 2026

Governo da Bahia garante transporte gratuito no segundo turno das eleições de 2026

Medida beneficia eleitores que precisam se deslocar para votar e inclui ônibus intermunicipais, ferry-boat, lanchinhas, metrô, transporte metropolitano e operação especial do VLT

Publicado

em

O Governo da Bahia vai disponibilizar transporte gratuito para facilitar o deslocamento dos eleitores durante o segundo turno das eleições de
Foto: Joá Souza / GOVBA

O Governo da Bahia vai disponibilizar transporte gratuito para facilitar o deslocamento dos eleitores durante o segundo turno das eleições de 2026, marcado para o dia 25 de outubro. A medida foi ampliada por meio de decreto publicado pelo governador Jerônimo Rodrigues neste sábado (10), após solicitação apresentada por prefeitos baianos por intermédio da União dos Municípios da Bahia (UPB).

O benefício contempla os sistemas de transporte intermunicipal rodoviário, ferry-boat, lanchinhas, transporte metropolitano e metrô. Já o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que atualmente opera gratuitamente por estar em fase de operação assistida, terá programação especial para atender à demanda dos eleitores.

Gratuidade para quem precisa viajar para votar

O transporte intermunicipal gratuito será destinado aos eleitores que precisam se deslocar entre municípios para exercer o direito ao voto e retornar para suas cidades de origem.

Para utilizar o benefício na viagem de ida, será necessário apresentar:

  • Título de eleitor físico ou digital; ou
  • Documento que comprove o local de votação;
  • Documento oficial de identificação com foto.

Na viagem de retorno, além da documentação pessoal, o eleitor deverá apresentar o comprovante de votação e comprovar que utilizou a gratuidade no deslocamento de ida.

No ferry-boat e nas lanchinhas, os bilhetes gratuitos deverão ser retirados nas bilheterias. No caso do ferry-boat, a gratuidade será válida apenas para passageiros sem veículo.

ANÚNCIO
Confira os períodos de gratuidade

Ônibus intermunicipais

  • Das 18h de sexta-feira (23) até as 12h de segunda-feira (26).
Ferry-boat, lanchinhas e transporte metropolitano
  • Das 18h de sexta-feira (23) até as 23h59 de domingo (25).
Metrô de Salvador e Lauro de Freitas
  • Das 18h de sábado (24) até as 23h59 de domingo (25).

Para atender ao aumento da demanda, o sistema rodoviário intermunicipal deverá operar com a mesma frota normalmente disponibilizada em dias úteis.

VLT terá operação especial

O VLT Salvador e Região Metropolitana funcionará com horários específicos durante o dia da votação.

Trecho Estação Calçada – Parada Marisqueiras
  • Primeira viagem: 7h20
  • Última viagem: 17h
Trecho Estação Calçada – Parada São Joaquim
  • Primeira viagem: 8h05
  • Última viagem: 15h35
Trecho Parada Araketu – Parada Marisqueiras
  • Primeira viagem: 7h25
  • Última viagem: 16h45

As viagens serão realizadas nos dois sentidos dos trechos informados, conforme programação definida pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

A medida busca ampliar o acesso ao voto, especialmente para eleitores que mantêm domicílio eleitoral em municípios diferentes daqueles onde residem atualmente, garantindo mais facilidade e inclusão no processo democrático.

Continue Lendo

Mais Lidas