O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), criticou ACM Neto (União Brasil) após a publicação de reportagem apontando que o plano de governo do candidato apresenta indícios de uso de inteligência artificial em sua elaboração.
Segundo Rosemberg, a informação reforça questionamentos já levantados anteriormente por veículos da imprensa nacional sobre documentos de campanha. O parlamentar citou reportagem divulgada neste domingo (30), na qual o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, afirma que propostas de candidatos, entre eles ACM Neto e o presidenciável Flávio Bolsonaro, apresentam expressões associadas à produção de conteúdo por ferramentas de inteligência artificial.
“De maneira muito deselegante, sem apresentar nenhum argumento contrário, ACM Neto chamou de mentirosa a jornalista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, quando ela divulgou o estudo feito pelo jornal paulista, revelando a mesma coisa, um tempo atrás. Quero ver o que vai dizer agora!”, declarou Rosemberg.
Para o deputado, a situação demonstra distanciamento do candidato em relação aos desafios enfrentados pela população baiana.
“Não conhece os problemas do povo baiano e quer ser governador por causa do sobrenome. É uma piada!”, afirmou.
Rosemberg também questionou a elaboração do plano de governo e associou o episódio à atuação política do adversário.
“Botar a IA para fazer o plano de governo é a prova cabal de que ACM Neto não tem compromisso real com o povo da Bahia. Por isso a sua oposição a projetos para o desenvolvimento social e econômico da Bahia, como a Ponte Salvador-Itaparica”, disse.
O parlamentar concluiu afirmando que o debate eleitoral deve priorizar propostas e compromissos concretos voltados ao desenvolvimento do estado.
