Cultura
Governo do Estado investe R$26 milhões na Micareta de Feira
O apoio será na infraestrutura com ações na saúde, segurança e proteção para os foliões e na contratação de grandes atrações
Nesta sexta-feira (25), durante evento realizado no Teatro de Feira de Santana, o Governo do Estado anunciou, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), o apoio à Micareta de Feira 2025, o mais tradicional carnaval fora de época do país. Serão investidos R$ 26 milhões na infraestrutura com ações na saúde, segurança e proteção para os foliões. Deste total, R$7,5 milhões vão financiar a contratação de grandes atrações que fazem parte da grade anunciada pela prefeitura, além de apoiar o desfile de entidades afro por meio do programa Ouro Negro e da instalação de um palco dedicado a artistas locais.
A festa começa já neste fim de semana, com a realização da pré-micareta organizada pela Secult-BA. O esquenta para a festa oficial será nos distritos São José e Ipuaçu, que ficam a cerca de 15 quilômetros de Feira de Santana. No sábado (26), a folia acontece em São José com as apresentações de Tony Salles, Cescé Amorim e Paula Sanffer. No domino (27), é a vez do distrito de Ipuaçu, onde vão se apresentar Gelmix e Banda, Theuzinho e Belito.
“Estamos democratizando cada vez mais a festa, com atrações e ações muito importantes, numa rede de serviços que o Governo do Estado vem, investe e oferece para que a micareta seja boa para todas as pessoas”, iniciou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro.
Para a micareta deste ano, que começa no dia 1° e segue até 4 de maio, a Secult-BA garantiu a apresentação de 14 entidades afro que tiveram os desfiles financiados pelo Programa Ouro Negro. O edital Ouro Negro promove a participação de instituições culturais de matrizes africanas, especificamente afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, no Carnaval da Bahia e em Festas Populares de todo o estado. Na programação, destacam-se os blocos Quilombo, primeira agremiação de reggae a desfilar na Micareta de Feira e o Flor de Ijexá, que, este ano, completa 44 anos.
E atendendo ao pedido de moradores e da classe artística da cidade, a Secult-BA preparou um palco especial para receber apresentações de bandas e cantores locais. A Secretaria também vai apoiar o desfile do tradicional bloco Zero Hora, que reúne profissionais da imprensa, convidados e representantes da cultura feirense. O bloco, conduzido por uma banda de fanfarra, vai ocupar as ruas do circuito Maneca Ferreira na quarta-feira (30), um dia antes da abertura oficial da micareta. A concentração será em frente ao Centro de Cultura Amélio Amorim. O bloco da Polícia Militar, que desfilará com a banda Parangolé, e o Bloco dos Trabalhadores, cuja atração ainda não foi definida, também receberão apoio da Secult-BA.
“A prefeitura tem esse desafio de fazer a festa, mas todo apoio é bem-vindo. Então, nós agradecemos ao Estado e tenho certeza de que juntos faremos uma grande micareta, com muita arte e alegria”, disse o secretário de Cultura de Feira de Santana, Cristiano Lobo, ao destacar que essa colaboração mútua vai fortalecer a festa.
“Esse ano nós estamos trabalhando em cooperação com a prefeitura municipal, entendendo que esse trabalho integrado vem se somar, fortalece cada vez mais a festa e quem ganha com isso é a população de Feira de Santana e os turistas que vem nos visitar nesses dias”, completou Bruno Monteiro.
Pré-micareta
Os shows da pré-micareta começam às 15h neste final de semana. Uma das atrações mais esperadas é o cantor Tony Salles, representante do pagode baiano que faz o público vibrar com seu grito de guerra: “O pai chegou!”. Em setembro de 2024, Tony anunciou sua carreira solo depois de anos de história em bandas como Parangolé e Cafuné. Na playlist dos fãs, não pode faltar o hit “Perna bamba”.
Outra estrela de destaque é Theuzinho. Como jovem promessa do arrocha e um sucesso de engajamento nas redes sociais, vai embalar corações apaixonados com sua sofrência em hits como “A favela tá gostosa” e “Não Tente me Impedir”. A programação do carnaval fora de época foi organizada também para valorizar artistas locais que enriquecem a cultura de Feira de Santana, como Paula Sanffer, que ficou nacionalmente conhecida depois de participar do programa The Voice e ter passagens marcantes pelas bandas Timbalada, Timbaladies e Mukindala.
“A pré-micareta de Feira de Santana é um projeto iniciado pelo Governo do Estado desde o ano passado. É uma forma de aproximarmos a micareta de comunidades que ficam mais distantes do circuito oficial da folia. São locais que merecem ser contagiados com esse clima de celebração, além de ser uma alternativa para aquecer a economia dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura que moram nesses distritos”, comentou o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro.
A pré-micareta é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), e marca um trabalho de parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, que organiza a Micareta de Feira de Santana.
Serviço
- Pré-micareta de Feira
Quando: 26 e 27 de abril (sábado e domingo)
Onde: São José e Ipuaçu, distritos de Feira de Santana
São João 2026
Carmo se consolida como palco do São João em Salvador e valoriza o forró tradicional
Programação no Centro Histórico reúne artistas locais, atrai público diverso e reforça identidade cultural nordestina
No Centro Histórico de Salvador, o bairro do Carmo segue como um dos principais circuitos dos festejos juninos da capital baiana. Integrando a programação realizada em sete bairros da cidade, com apoio do Governo do Estado, o espaço recebe atrações que valorizam o forró e as tradições nordestinas. Nesta terça-feira (23), véspera do tradicional São João, a programação reuniu nomes como Forró Passapé, Gianini Alencar, Forró Saracura, Fábio Carneirinho, Fogo Latino e a dupla Breno Saborear e Marília.
Além de animar moradores e turistas, a programação reforça a identidade cultural do São João da Bahia, com repertórios que passeiam pelos clássicos do forró e sucessos que marcam a trajetória dos artistas. “A gente é muito feliz por estar na Bahia nesse período junino. É um mês pelo qual ficamos muito ansiosos, esperando os shows chegarem, pois essa cultura representa muito para a gente, e fazemos de tudo para que ela se fortaleça cada vez mais”, disse o cantor Breno Saborear.
“Trouxemos um repertório composto por forró das antigas, que está em alta, além de sucessos que estouraram na nossa voz na época do Forró Saboreá. Então, a galera pode esperar muita coisa boa, porque hoje a gente vai botar todo mundo para dançar”, brincou a cantora Marília, que forma dupla com Breno Saborear.
Para o cantor Fábio Carneirinho, a valorização dos artistas ligados ao forró tradicional fortalece a essência dos festejos juninos. “A grande maioria das apresentações desta programação é de forrozeiros autênticos, e eu me incluo nisso por tocar um repertório 100% de forró tradicional. Graças a Deus, a resposta do público é sempre maravilhosa. E essa energia do povo baiano, que vem para cá, e também dos turistas que se fazem presentes, é algo indescritível”, afirmou.
Mantendo viva a tradição
Quem participa da festa também destaca a importância da iniciativa para a preservação das tradições culturais e para a ocupação dos espaços públicos do Centro Histórico. “É muito importante para Salvador ter o apoio do Governo do Estado para fortalecer as tradições, com atrações locais e com raízes nordestinas. É isso que a comunidade gosta e é isso que o público quer”, disse o educador social Marcos Zacarias.
“Eu estou gostando muito de tudo isso aqui. É uma iniciativa muito importante do Governo do Estado e espero que esse espaço seja utilizado muitas outras vezes”, concluiu a estudante de gastronomia Luciana Souza.
Na quarta-feira (24), último dia dos festejos juninos no Carmo, a programação segue com apresentações que mantêm viva a tradição do forró no Centro Histórico de Salvador. Jô Miranda, Renno Poeta, Página Virada, Olivan Monteiro e Kelly Fonteli encerram o ciclo de shows no palco.
São João 2026
São João da Bahia lota o Pelourinho e reforça tradição no Centro Histórico
Shows de grandes nomes do forró e diversidade musical atraem baianos e turistas, consolidando o festejo como um dos principais do país
O São João da Bahia segue movimentando o Centro Histórico de Salvador e atraindo milhares de pessoas ao Pelourinho. Nesta segunda-feira (22), baianos e turistas lotaram largos e praças para acompanhar uma programação marcada pelo forró tradicional, pela diversidade musical e pelo clima típico dos festejos juninos.
No Largo do Pelourinho, um dos espaços mais disputados da festa, os shows de Canários do Reino, Mastruz com Leite e Falamansa embalaram o público com sucessos que atravessam gerações. Entre casais dançando forró e grupos cantando em coro clássicos do gênero, a noite reafirmou a força da tradição nordestina no principal palco junino da capital baiana.
A estudante Mariana Oliveira, de Feira de Santana, visitou o evento pela primeira vez e aprovou a experiência. “É a primeira vez que venho ao São João do Pelourinho e estou achando tudo muito organizado. Os shows são ótimos, a energia do lugar é diferente e dá vontade de ficar a noite toda”, afirmou.
Para os artistas, a festa cumpre papel importante na valorização da cultura popular e na democratização do acesso aos festejos. “É muito importante ver uma festa desse tamanho aberta para todos, valorizando nossa cultura e aproximando as pessoas do São João”, destacou Aline Fernandes, da banda Canários do Reino.
O cantor Vaqueiro Karkará também ressaltou a importância do investimento público para fortalecer as tradições nordestinas. “Esse incentivo fortalece a tradição e permite que baianos e turistas aproveitem gratuitamente grandes apresentações”, disse o vocalista dos Canários do Reino.
A programação segue ao longo da noite em diferentes espaços do Centro Histórico. Na Praça Quincas Berro d’Água, Gerônimo e Carla Cristina comandam a festa com repertórios que dialogam com diferentes vertentes da música baiana. No Terreiro de Jesus, Arnaldo Neto e Forró Casa Nova mantêm vivo o autêntico clima junino. Já na Praça Tereza Batista, Luciano Calazans e João Vaqueiro levam ao público mais uma noite dedicada à música nordestina.
São João 2026
Forró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital
Ação de humanização promove música, acolhimento e tradição nordestina para amenizar a rotina hospitalar durante o São João
Copa do Mundo, São João no Nordeste e hospital, juntos, formam um trio nordestino que parece não harmonizar. Mas, quando não é possível evitar essa junção, como amenizar uma internação hospitalar no mês de junho, na Bahia? Foi pensando nisso e no acolhimento emocional de pacientes, acompanhantes e colaboradores que o Hospital de Brotas (HB), em Salvador, organizou um forró itinerante por suas dependências.
Na recepção do HB, um carrinho de pipoca dá as boas-vindas, trazendo leveza ao ambiente e espalhando aquele aroma característico do milho estourando. A fila logo se forma por quem quer ganhar um saquinho de pipoca. Não é porta de cinema, mas é forrozinho no hospital. Uma quebra na rotina, outra no quadril. Sorrisos no rosto, brilho no olhar. Tem algo diferente. Tem um pouco de alegria no ar. Pipoca em uma mão, paçoca na outra, colaboradores com adereços juninos e camisas de estampas xadrez. Pronto! Está formado um bloquinho junino circulando pelas dependências do hospital, na semana do São João, ao som da banda Forró Mistura, quarteto de música nordestina.
Os seus músicos costumam realizar apresentações corporativas, mas esta foi a primeira vez em um hospital. Sensibilizaram-se e se surpreenderam com a receptividade e a interação encontradas.
Humanizar é cuidar
A humanização impera no Hospital de Brotas, unidade do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), destinada ao atendimento exclusivo dos beneficiários do Planserv, plano de assistência à saúde dos servidores públicos estaduais da Bahia. Essas ações fazem parte da filosofia de trabalho do INTS, que não apenas presta assistência à saúde da população, mas também cuida de quem cuida dessa população – os seus colaboradores.
“Dessa forma, trazemos um pouco de alegria e a sensação de estar vivendo o São João, que é tão representativo aqui no Nordeste, mesmo dentro de um hospital. Acolhemos o paciente e, enquanto empresa, também acolhemos o colaborador. Cuidamos de quem cuida, gerando uma energia positiva e alegre, que reflete positivamente na assistência”, explica Juliana Heller Albuquerque, coordenadora de RH do Hospital de Brotas.
Andreza Narciza é apoio administrativo do Hospital de Brotas, desde o ano passado e trabalha no INTS desde 2020. Para ela, ações como essa são extremamente motivadoras para os colaboradores. “O hospital acaba sendo a segunda casa de todos nós, onde passamos a maior parte do nosso tempo. Muitos permanecem de plantão quando as cidades baianas param para festejar o São João. Então, essa é uma forma de acolher e dar um acalento tanto a nós, colaboradores, quanto aos pacientes, proporcionando um clima festivo para quem trabalha e para quem está enfrentando um momento difícil de saúde”, concluiu Andreza.
Há muitos pacientes internados que vieram do interior da Bahia. Estar longe de casa, da tradição do São João da terra natal e ainda internado em um hospital, gera um conflito de emoções.
Dona Áurea Rita Figueiredo, 58 anos, dona de casa, acompanha a mãe de 90 anos, internada em um leito de enfermaria do HB. Elas não são do interior do estado, mas estão no “interior” do hospital há 37 dias. “Não é fácil passar pelo que estamos passando. Principalmente para mim, que tenho problemas de depressão. De repente, chega uma surpresa como essa, aqui no corredor, dá uma animada. Porque no dia a dia de uma internação hospitalar, a gente vive muitos problemas. Estou achando o momento maravilhoso!”, externou Áurea Rita, com um olhar emocionado. Afinal, acolher o acompanhante também é cuidado.
-
São João 2026há 3 diasPelourinho se transforma em grande arraiá e reafirma tradição junina em Salvador
-
São João 2026há 3 diasForró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital
-
São João 2026há 3 diasCamaforró reúne mais de 200 mil pessoas e impulsiona turismo
-
Economiahá 2 diasBahia lidera geração de empregos por pequenos negócios no Nordeste em 2026

