SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Governo do Estado entrega equipamentos de saúde e educação para Itapetinga

O governador Jerônimo Rodrigues destinou para o município, uma ambulância e equipamentos hospitalares, além de transporte escolar

Publicado

em

Durante encontro com o prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge, na tarde desta terça-feira (1º), o governador Jerônimo Rodrigues destinou
Foto: Joá Souza/GOVBA

Durante encontro com o prefeito de Itapetinga, Eduardo Hagge, na tarde desta terça-feira (1º), o governador Jerônimo Rodrigues destinou para a saúde do município, uma ambulância e equipamentos hospitalares, além de transporte escolar. A agenda, que reuniu secretários estaduais no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, teve como objetivo tratar das demandas emergenciais do município para o ano de 2025.

“Tratamos nessa agenda, da iluminação do aeroporto, saneamento básico, água, educação, segurança e saúde, com destaque para a Policlínica Regional de Saúde, que já está nos últimos detalhes para avançarmos com a ordem de serviço, e ainda sobre o hospital regional”, pontuou o governador.

Itapetinga, no Médio Sudoeste da Bahia, tem uma população de 77 mil habitantes e já recebeu R$ 101 milhões de investimentos do Governo do Estado, entre 2023 e 2025. Na educação, os recursos foram direcionados para a construção do Complexo Poliesportivo Educacional de Itapetinga, a modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Alfredo Dutra. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) foi contemplada com a construção de laboratórios de Física e Biologia, no campus local.

Para a mobilidade e infraestrutura, entre as obras concluídas estão a pavimentação da Rodovia BA-130, no trecho entre Itapetinga e Macarani, com extensão de 29,31 quilômetros, além da recuperação do aeródromo local. O acesso à BR-415 também foi recuperado e pavimentado, em um trecho de 3,8 quilômetros. Na área da segurança pública e assistência social, está em andamento a construção do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM), no bairro Nova Itapetinga, com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre.

Eduardo Hagge celebrou a parceria com o Governo do Estado. “Saímos daqui hoje, extremamente satisfeitos com essa recepção e dedicação do governador e dos secretários estaduais com a nossa cidade”, afirmou o gestor municipal.

ANÚNCIO

Política

Estado entrega obras e autoriza investimentos em cinco municípios baianos

Ações entregues e autorizadas pelo Governo da Bahia nesta sexta (28) beneficiam Sobradinho, Jaguaquara, Juazeiro, Itapetinga e Cícero Dantas

Publicado

em

Municípios de diferentes regiões da Bahia foram contemplados, nesta sexta-feira (28), com investimentos nas áreas de segurança pública,
Foto: Marta Medeiros/SDR

Municípios de diferentes regiões da Bahia foram contemplados, nesta sexta-feira (28), com investimentos nas áreas de segurança pública, abastecimento de água, infraestrutura viária e fortalecimento da agricultura familiar. As ações alcançam as cidades de Sobradinho, Jaguaquara, Juazeiro, Itapetinga e Cícero Dantas.

Nova delegacia em Sobradinho

Em Sobradinho, entrou em funcionamento a nova sede da Delegacia Territorial do município, localizada no Loteamento Sobradinho II, na Vila São Francisco. A unidade recebeu investimento superior a R$ 1,3 milhão e conta com estrutura destinada ao atendimento da população, além de espaços para o trabalho investigativo e administrativo da Polícia Civil.

O equipamento dispõe de recepção, salas para delegado, equipes do Serviço de Inteligência, reconhecimento de presos e cartório, ampliando as condições de atuação da segurança pública na região.

Feira livre ganha novo espaço em Jaguaquara

Em Jaguaquara, a área externa do Mercado Municipal passou a abrigar a feira livre da cidade. O novo espaço conta com 444 bancadas destinadas à comercialização de produtos da agricultura familiar e de outros segmentos econômicos.

A intervenção foi executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e busca melhorar as condições de trabalho dos feirantes e o atendimento aos consumidores.

ANÚNCIO
Obras são autorizadas em Juazeiro e Itapetinga

No município de Juazeiro, foi assinada a ordem de serviço para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, iniciativa voltada à ampliação da oferta hídrica e ao fortalecimento da infraestrutura de abastecimento local.

Já em Itapetinga, foi autorizada a duplicação e pavimentação da BA-130, no trecho entre o entroncamento da BA-263 e a ponte sobre o Rio Catolé Grande. A obra inclui ainda acessos urbanos, construção de passeios, piso tátil e ciclovia ao longo de 7,16 quilômetros.

A intervenção será executada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e tem como objetivo melhorar a mobilidade, a segurança viária e a integração regional.

Agricultura familiar em destaque no Semiárido

Em Cícero Dantas, a 6ª Feira Territorial da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II segue até este sábado (29). O evento reúne agricultores, técnicos e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento rural para discutir temas como agroecologia, tecnologias sociais, produção de alimentos e convivência com as condições climáticas do Semiárido.

Promovida pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (Arcas), com apoio da SDR, a feira realizou nesta sexta-feira um seminário voltado à assistência técnica e extensão rural, acesso a políticas públicas, produção e geração de renda no campo.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Eleições 2026

Rosemberg critica ausência de Flávio Bolsonaro em propaganda de ACM Neto

Líder do governo na Alba afirma que estratégia de campanha não afasta associação do ex-prefeito com a direita e questiona tratamento dado a aliados

Publicado

em

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), criticou a ausência do senador
Foto: Reprodução redes sociais

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), criticou a ausência do senador Flávio Bolsonaro (PL) na propaganda eleitoral de ACM Neto. Segundo o parlamentar, apesar de ser candidato à Presidência da República pelo PL, partido que integra a coligação de Neto e contribui com parcela significativa do tempo de rádio e televisão, Flávio não apareceu no programa eleitoral do ex-prefeito nem na propaganda do candidato João Roma. 

“Mesmo sendo o candidato à Presidência do PL, principal partido aliado a Neto, responsável pela maior fatia de tempo da coligação, Flávio Bolsonaro foi excluído do programa do ex-prefeito e até da propaganda do correligionário João Roma, que se apresentou como o ‘senador de Neto’”, afirmou Rosemberg. 

Para o deputado, a estratégia de marketing adotada pela campanha não altera a percepção do eleitorado sobre o posicionamento político de ACM Neto. 

“O marketing tenta esconder essa ligação, mas a população conhece a trajetória política de ACM Neto e sabe quais são suas alianças”, declarou. 

Rosemberg também avaliou que a estreia da propaganda eleitoral do ex-prefeito reflete uma postura política centrada em interesses pessoais e criticou a relação com os partidos aliados. 

ANÚNCIO

“Aproveita-se do tempo de mídia e dos recursos do fundo eleitoral, mas a prioridade é sempre ele. Vai cair do cavalo de novo, porque a Bahia toda sabe que ACM Neto é o candidato anti-Lula”, afirmou. 

Continue Lendo

Política

Seminário do Bahia Sem Fome destaca redução da fome e fortalecimento da rede de cozinhas comunitárias

Evento reúne cerca de 500 participantes em Salvador para discutir segurança alimentar e apresentar resultados do programa, que contribuiu para a saída de 1,3 milhão de baianos do mapa da fome

Publicado

em

Cerca de 500 pessoas participam, nesta quarta-feira (26), do 5º Seminário Estadual do Bahia Sem Fome, realizado no Fiesta Bahia Hotel,
Foto: Jeane Abreu/GOVBA

Cerca de 500 pessoas participam, nesta quarta-feira (26), do 5º Seminário Estadual do Bahia Sem Fome, realizado no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. Promovido pelo Governo do Estado, o encontro segue até quinta-feira (27), reunindo gestores públicos, representantes da sociedade civil, especialistas e integrantes de cozinhas comunitárias para debater políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

De acordo com dados apresentados durante o evento, no início das atividades do programa, a Bahia contava com aproximadamente 2 milhões de pessoas em situação de fome. Ao longo dos últimos quatro anos, cerca de 1,3 milhão de baianos deixaram essa condição, refletindo os avanços das ações voltadas ao combate à insegurança alimentar no estado.

No primeiro dia de programação, os participantes acompanharam painéis sobre o fortalecimento das cozinhas comunitárias e solidárias e sobre o direito humano à alimentação adequada. Os debates incluíram a apresentação de experiências desenvolvidas por municípios e organizações da sociedade civil, além da avaliação dos resultados alcançados pelo programa desde sua implantação.

Entre os avanços destacados estão a ampliação da rede de cozinhas comunitárias e solidárias e o aumento da oferta de refeições destinadas à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

A programação continua nesta quinta-feira (27), com oficinas temáticas voltadas à formação técnica, troca de experiências e qualificação das ações desenvolvidas nos municípios.

ANÚNCIO

Participam do seminário representantes de cozinhas comunitárias municipais e solidárias, gestores estaduais e municipais, integrantes das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e conselheiros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA).

Rede de apoio à segurança alimentar

Atualmente, o Governo da Bahia apoia 505 cozinhas comunitárias distribuídas em cerca de 200 municípios, por meio de editais e parcerias com organizações da sociedade civil e administrações municipais.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à alimentação adequada, fortalecer a rede de proteção social e garantir o direito humano à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Continue Lendo

Mais Lidas