SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Educação

Governo do Estado anuncia a contratação de quase nove mil profissionais para a educação

O lançamento do projeto Férias na Escola Com Mais Saber e Sabor também foi divulgado e acontecerá entre 13 e 31 de janeiro

Publicado

em

Mais de 8.825 profissionais de diversas áreas serão contratados pelo Governo do Estado para atuar na rede estadual de educação.
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Mais de 8.825 profissionais de diversas áreas serão contratados pelo Governo do Estado para atuar na rede estadual de educação. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues, na tarde desta segunda-feira (6), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em Salvador. Ainda em janeiro, serão nomeados os candidatos já convocados do Concurso Público 03/2022, realizado em conjunto com as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (Saeb) e haverá convocação integral dos habilitados no concurso. A edição 2025 do programa Férias na Escola Com Mais Saber e Sabor também será lançada no primeiro mês do ano.

“Estamos numa frente muito forte de melhoria das condições física das escolas, com a construção de novas salas de aula, quadras poliesportivas, cozinhas, teatro, laboratórios. E para acompanhar tudo isso é preciso ter pessoal: administrativo, professores, gestores, coordenadores pedagógicos. Foi o que fizemos aqui hoje. Renovamos o concurso e chamamos todos. A nossa intenção é garantir que a rede estadual possa, a partir do dia 3 de fevereiro, já na Jornada Pedagógica, ter uma boa quantidade desses profissionais participando”, enfatizou o governador.

O concurso ofereceu 2.113 vagas, sendo 1.806 vagas para professores, 289 vagas para o cargo de coordenadores pedagógicos e 18 vagas para coordenadores pedagógicos indígenas. Mais de 103 mil profissionais se inscreveram para as vagas distribuídas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e 4.005 profissionais foram convocados entre os anos de 2023 e 2024. Outros 1.397 serão nomeados ainda neste mês de janeiro e passarão a integrar o quadro efetivo da SEC e, nas edições do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça (7) e quarta-feira (8), serão realizadas as convocações de mais 1.024 profissionais, sendo 742 professores da Educação Básica e 282 coordenadores pedagógicos.

A secretária da educação, Rowenna Brito, pontuou que a medida vai zerar o cadastro de reserva do concurso de 2022. “Vamos chamar todos os profissionais habilitados desse concurso, entre professores, coordenadores pedagógicos e professores indígenas, para iniciar o ano letivo de 2025 no dia 10 de fevereiro com gente nova e muita energia na rede estadual. Também vamos chamar os novos profissionais de nutrição, que são importantes para acompanhar e garantir a segurança alimentar das nossas escolas”.

Novas contratações em diversas áreas

Com foco no fortalecimento da Educação Básica e na qualificação da educação ofertada para baianos e baianas, o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou novas contratações de profissionais da educação em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que vão atuar tanto na área pedagógica, quanto no apoio técnico-administrativo. Serão 5.934 novos profissionais, entre professores da Educação Básica, Indígena, Profissional, além de 204 analistas-técnicos e técnicos-administrativos, 228 preceptores de Estágio de Enfermagem e Radiologia da Educação Profissional e 38 nutricionistas que atuarão na área de alimentação escolar.

ANÚNCIO
Atividades de cultura e lazer para os estudantes

Durante o evento no CEEP em Gestão Severino Vieira, o governador também anunciou o lançamento do projeto Férias na Escola Com Mais Saber e Sabor, que acontecerá de 13 a 31 de janeiro nas escolas estaduais de toda a Bahia. Através da iniciativa, escolas da rede estadual de ensino abrirão suas portas para oferecer aos estudantes e comunidade local, momentos de lazer, aprendizado e descontração, com a oferta de atividades de arte, esporte, cultura, lazer, saúde e bem-estar.

A iniciativa vai fortalecer também, a manutenção dos estudantes indígenas nas escolas. “Eles terão acesso a atividades lúdicas, reforçando os seus laços culturais e revivendo também a sua cultura, assim como a integração com outros indígenas mais experientes, que desenvolvem diversas atividades como o artesanato”, comemorou a superintendente de políticas para os povos indígenas, Patrícia Pataxó. Ela lembrou ainda que, a convocação dos profissionais indígenas, como professores e coordenadores pedagógicos, vão reforçar o aprendizado desses alunos, além de potencializar as escolas e o corpo docente dos povos originários.

Em 2024, a primeira edição do projeto atendeu a 131 mil estudantes da rede estadual de ensino, em cerca de 500 unidades escolares da Bahia. Para participar das atividades desta segunda edição, no período de 08 a 10 de janeiro, os estudantes interessados devem se dirigir à unidade escolar que aderiu ao Educa Mais Bahia, apresentar documento oficial com foto e escolher a oficina mediante vaga disponibilizada pela escola.  A programação acontecerá das 7h às 13h, período em que será oferecida, também, alimentação para todos os participantes, com duas refeições diárias.

“Sabemos das questões sociais, em que muitos estudantes não têm condições de viajar nas férias, então, o Governo do Estado abre as escolas nesse período, o que tem sido muito importante, principalmente para a segurança alimentar. Muitos deles fazem as refeições exclusivamente na escola. Precisamos que eles tenham muita energia e força. Então, esse é o lugar de fazermos isso”, acrescentou Rowenna.

ANÚNCIO

Educação

JA Bahia abre inscrições para empresas participarem do Dia Estadual do Empresário Sombra

Iniciativa conecta estudantes ao mercado de trabalho e convida empresas baianas a receberem jovens para uma vivência prática no ambiente corporativo

Publicado

em

A JA Bahia (Junior Achievement Bahia) realiza, no próximo dia 12 de agosto, mais uma edição do Dia Estadual do Empresário Sombra, ação que integra o projeto Trilha do Amanhã e promove a aproximação entre estudantes e empresas por meio de experiências práticas no ambiente de trabalho.

A iniciativa convida organizações de diversos setores a abrirem suas portas para receber estudantes durante meio turno ou turno integral, permitindo que os participantes acompanhem a rotina de profissionais, conheçam diferentes carreiras e ampliem sua compreensão sobre o funcionamento do mercado de trabalho.

As inscrições para empresas interessadas em participar seguem abertas até o dia 5 de agosto.

Conexão entre educação e mercado

Mais do que uma visita institucional, o Dia Estadual do Empresário Sombra proporciona uma imersão no universo corporativo. Durante a ação, os estudantes acompanham profissionais em suas atividades diárias, conhecem processos internos das organizações, exploram diferentes áreas de atuação e obtêm uma visão mais concreta sobre possibilidades de carreira.

Para as empresas, o programa representa uma oportunidade de contribuir diretamente para a formação da futura geração de profissionais, fortalecer ações de responsabilidade social, compartilhar conhecimento e identificar potenciais talentos para o mercado de trabalho.

ANÚNCIO

Na edição anterior, a iniciativa impactou mais de 100 estudantes, contou com a participação de 23 empresas, envolveu três instituições de ensino e foi realizada em três municípios baianos.

Entre as organizações participantes das últimas edições estão Bayer, PetroBahia, Grupo Indiana, Martins Atacado, Indorama, Arena Fonte Nova, Nova Corrente, Sotero Ambiental, J&T Express, Advice Group, Qualivida, Amcham, Cibra e FIEB.

A expectativa para 2026 é ampliar o alcance do programa e aumentar a participação empresarial em diferentes regiões da Bahia, beneficiando um número ainda maior de jovens.

Projeto Trilha do Amanhã

O Dia Estadual do Empresário Sombra integra o projeto Trilha do Amanhã, iniciativa da JA Bahia voltada ao desenvolvimento de competências profissionais, orientação de carreira, empreendedorismo, educação financeira e aproximação entre estudantes e o mundo do trabalho.

Ao longo do ano, o projeto promove atividades que incentivam o protagonismo juvenil, ampliam perspectivas profissionais e contribuem para a construção dos projetos de vida dos participantes.

ANÚNCIO

A iniciativa é realizada pela JA Bahia, integrante da JA Brasil e da JA Worldwide, e conta com uma ampla rede de parceiros comprometidos com o desenvolvimento da juventude.

Parceiros da edição 2026
  • Mantenedores: Instituto Sabin, Instituto IAMAR, Cibra e Wilson Sons.
  • Patrocinadores: SLC Agrícola, HENET e Banco do Nordeste.
  • Parceiro: SENAI Bahia.
  • Embaixador: ABRH Bahia.

Apoio institucional: Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Instituto Aiba, Abapa, Sebrae Bahia, IEL Bahia e CDL Salvador.

Apoio de mídia: Rede Bahia e Correio.

Como participar

Empresas de diversos segmentos podem participar da ação. Cada organização poderá receber, no mínimo, três estudantes, de acordo com sua disponibilidade.

Todo o processo de articulação com as instituições de ensino, seleção dos estudantes, orientações e acompanhamento das atividades é realizado pela equipe da JA Bahia.

Serviço

Dia Estadual do Empresário Sombra 2026

ANÚNCIO
Continue Lendo

Educação

Prefeitura de Salvador abre concurso para professores e coordenadores pedagógicos

O processo seletivo para 190 vagas seguem com inscrições abertas até 7 de agosto. A novidade será a aplicação também de prova prática

Publicado

em

A Prefeitura de Salvador abriu inscrições para concurso público destinado ao preenchimento de cargos de professor e coordenador
Foto: Lucas Moura / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador abriu inscrições para concurso público destinado ao preenchimento de cargos de professor e coordenador pedagógico da rede municipal de ensino. Ao todo, são ofertadas 190 vagas para contratação imediata, além da formação de cadastro de reserva.

As inscrições seguem até as 16h do dia 7 de agosto. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico: www.conhecimento.fgv.br/concursos/pms2026.

Para o cargo de professor, estão disponíveis 130 vagas, distribuídas entre as áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Educação Artística (dança, teatro, música e artes plásticas) e Língua Estrangeira (Inglês). Já para o cargo de coordenador pedagógico, o concurso oferece 60 vagas.

Mais informações sobre requisitos, etapas do processo seletivo e conteúdo programático estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (9).

A diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Educação, Emanuela de Souza Ramos, destacou uma novidade desta edição do concurso. Segundo ela, além das provas objetiva e discursiva, os candidatos também serão submetidos a uma prova prática.

ANÚNCIO

“Neste concurso teremos uma grande novidade. Além da prova objetiva e discursiva, será realizada a etapa de prova prática para ambos os cargos, qualificando o processo de seleção dos candidatos e buscando a excelência dos profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Salvador”, afirmou.

Continue Lendo

Educação

Inscrições para o Prouni terminam nesta sexta-feira (10)

Candidatos têm até as 23h59 para se inscrever gratuitamente; resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de julho. 

Publicado

em

As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2026 terminam às 23h59 desta sexta-feira (10), horário de Brasília. 

O programa oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem 100% do valor das mensalidades, e bolsas parciais, que custeiam 50% dos encargos educacionais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. 

Nesta edição, são disponibilizadas mais de 471 mil bolsas de estudo, entre integrais e parciais, distribuídas em 879 instituições privadas de ensino superior em todo o país. 

Inscrições devem ser feitas pela internet 

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, do Ministério da Educação (MEC), na área destinada ao Prouni. O procedimento é gratuito e não exige pagamento de taxa. 

No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às bolsas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) e a candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. 

ANÚNCIO

Para auxiliar os interessados, o MEC disponibilizou um passo a passo com orientações sobre o processo de inscrição. 

Quem pode participar 

Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve ter concluído o ensino médio e participado de uma das edições de 2024 ou 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é necessário ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. 

Além disso, o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações: 

  • Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública; 
  • Ter estudado em instituição privada na condição de bolsista integral ou parcial; 
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada; 
  • Ser pessoa com deficiência, conforme previsto na legislação; 
  • Ser professor da rede pública de ensino em exercício e interessado em cursar licenciatura ou pedagogia. Nesse caso, não há exigência de comprovação de renda. 

Estudantes que participaram do Enem na condição de treineiro, ou seja, antes de concluir o ensino médio, não podem participar do processo seletivo. 

Critérios de renda 
Os candidatos também devem atender aos requisitos de renda familiar estabelecidos pelo programa: 
  • Bolsa integral: renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; 
  • Bolsa parcial: renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. 
Como funciona a classificação 

A classificação dos candidatos será feita com base na melhor nota obtida no Enem entre as edições aceitas pelo processo seletivo. 

Também serão considerados fatores como modalidade de concorrência, curso escolhido, turno, instituição de ensino, local de oferta e participação em políticas afirmativas. 

Calendário do Prouni 2026/2 
Confira as principais datas do processo seletivo: 
  • Inscrições: de 7 a 10 de julho; 
  • Resultado da primeira chamada: 15 de julho; 
  • Comprovação de informações da primeira chamada: de 15 a 24 de julho; 
  • Resultado da segunda chamada: 5 de agosto; 
  • Comprovação de informações da segunda chamada: de 5 a 14 de agosto; 
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de agosto; 
  • Resultado da lista de espera: 1º de setembro. 
Sobre o Prouni 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é destinado a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de curso superior. Os processos seletivos são realizados duas vezes ao ano, oferecendo oportunidades de ingresso no ensino superior privado nos dois semestres letivos. 

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no Edital nº 51/2026 do Ministério da Educação. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas