Cidade
Governo da Bahia vai realizar mais 69 contenções de encostas em Salvador
Com o recurso garantido pelo Novo PAC, as equipes da Conder trabalham agora na elaboração dos projetos básicos e nos trâmites burocráticos
A seleção de projetos do Novo PAC de 2025, divulgada em setembro, contemplou mais 18 obras de estabilização de encostas propostas pelo Governo da Bahia para Salvador. O investimento, que será executado pela Conder, é de cerca de R$ 60 milhões em mais uma parceria Bahia-Brasil. Com a nova seleção, o número de encostas financiadas pelo programa federal na capital baiana vai chegar a 69, ultrapassando a cifra de R$ 236 milhões.
A seleção divulgada em setembro contempla obras nos bairros de Praia Grande, Castelo Branco, Pirajá, Itacaranha, Retiro, Campinas de Pirajá, Bom Jesus dos Passos, Luis Anselmo, Nova Sussuarana, Saramandaia, Sete de Abril, Pau da Lima, Cajazeiras 8 e Engenho Velho da Federação. Praia Grande é o bairro com mais obras previstas – serão três contenções – seguido de Pirajá e Campinas de Pirajá, com duas cada. Os demais bairros terão uma cada.
Com o recurso garantido, as equipes da Conder trabalham agora na elaboração dos projetos básicos e nos trâmites burocráticos para realizar as licitações que definirão as empresas contratadas para cada grupo de intervenções. As 3 encostas previstas para Praia Grande e uma para Castelo Branco devem ser as primeiras licitadas por já contarem com projeto básico. Das 51 contenções selecionadas em 2023, treze estão em execução e/ou concluídas.
As obras de contenção de encosta são importantes instrumentos de adaptação aos eventos climáticos extremos que têm se tornado frequentes nos últimos anos e podem causar tragédias fatais por conta de deslizamentos de terra. Iniciado em Salvador, o programa de Prevenção de Desastres Naturais executado pela Conder tem ampliado sua ação para os municípios do interior nos últimos anos.
“O resultado do trabalho conjunto do governador Jerônimo Rodrigues com o presidente Lula é mais investimento para transformar a vida dos baianos e baianas. Com o apoio do ministro Rui Costa em Brasília, o Novo PAC agora fortalece um trabalho que vem sendo realizado desde 2014, dando mais segurança e dignidade às pessoas que vivem em áreas de risco da nossa capital”, afirmou o presidente da Conder, José Trindade.
Até o momento já foram 129 encostas contidas pela Conder em Salvador, com outras 15 obras em andamento. Contando agora com o reforço das obras selecionadas para o Novo PAC, o Governo do Estado cria condições para expandir sua atuação e chegar a um total de 194 contenções de encostas na capital baiana.
Confira a lista de bairros e ruas contempladas em Salvador:
- Arraial do Retiro (1) – Rua das Pedreiras
- Beiru (1) – 4ª Travessa Senhor do Bonfim
- Boca da Mata (1) – Rua do Pau D’Arco
- Bom Jesus dos Passos (1) – Rua do Tanque
- Cajazeiras (4) – Rua Monte Ipitanga, Quadra 7, Rua Aurélia Lopes e Vila Geraldo Brasil
- Cajazeiras 8 (3 obras) – Residencial Renascer das Mangabeiras, Rua Jaguaribe e Loteamento Jaguaribe II Caminho 36
- Calabetão (1) – Rua Guaracira Souza
- Campinas de Pirajá (6) – Rua Ana Cristina, Fundão, Rua do Mingau, Parque Tecal – Trecho 2, Parque Tecal – Trecho 1 e Vila Leal
- Castelo Branco (3) – Rua Edinil do E. Santo, Rua União e Rua Antônio Martins Damasceno
- Coutos (2) – 1ª Travessa Sérgio Olivais e Rua Sérgio Lessa
- Caixa D’Água (1) – Avenida Teles
- Dom Avelar (1) – Rua Raposo Tavares (Creche Clube das Mães)
- Engenho Velho da Federação (1) – Rua São Romão
- Fazenda Grande (1) – Pedreira do Calafate
- Fazenda Grande do Retiro (1) – Rua Candinho Fernandes
- Federação (2) – Rua Souza Uzel e Alto da Bola
- Garcia (1) – Rua Gomes Brandão
- IAPI (2) – Rua Alfredo do Vale Cabral e Rua Elmano Silveira Castro
- Itacaranha (1) – Rua do Mabaço de Cima
- Jardim Nova Esperança (2) – Travessa Simone Barradas e Loteamento Daniel Gomes
- Liberdade (1) – Rua Gengibirra
- Lobato (2) – Rua Voluntários da Pátria e Avenida Dois Irmãos
- Luís Anselmo (1) – Travessa das Pedrinhas
- Mata Escura (1) – Rua São Manoel no Jardim Pampulha
- Nova Sussuarana (1) – Rua Direta de Pituaçu
- Novo Horizonte (1) – Travessa Princesa Isabel – Trecho I
- Ondina (1) – Avenida Garibaldi
- Paripe (1) – Rua Alto do Tororó
- Pau da Lima (4) – Rua Atlântica, Rua Santa Luzia, Rua São Domingos e Rua dos Humildes
- Periperi (1) – Rua Antônio Teixeira
- Pernambués (1) – Avenida Santa Bárbara
- Pirajá (2) – Rua Inácio Azevedo e Rua Oscar Seixas
- Plataforma (3) – Rua Alto do Manoel Monte, Rua Chile e Travessa Suspiro
- Praia Grande (4) – Rua Ademir Peixoto, Travessa Baixa do Cacaueiro, Rua do Coqueiral e Rua Mamede
- Retiro (1) – Avenida General San Martin
- Santo Antônio Além do Carmo (1) – Rua Direta do Santo Antônio
- São Caetano (1) – Rua Beira Dique
- São Marcos (1) – Rua Klesus Rocha
- Saramandaia (1) – Rua Santo Antônio de Pádua
- Sete de Abril (2) – Rua Dr. Antônio Oliveira e Baixo Novo Marotinho
- Sussuarana (1) – Rua A – Lote Sussuarana 2
- Tancredo Neves (1) – Rua Abimael Teixeira – Travessa 17 de Novembro
Interior
Entre as obras garantidas pelo Novo PAC através das seleções de 2023 e 2025 estão também 28 encostas para o interior do estado. O pacote de obras representa um investimento de mais de R$ 90 milhões, contemplando cidades como Ipiaú, Medeiros Neto, Eunápolis, Simões Filho, Ilhéus, Mundo Novo, Ibicaraí, Nazaré, Candeias e Vitória da Conquista.
Cidade
Primeiros trens do VLT iniciam da fase de testes
Sistema sobre trilhos, com investimento de R$ 5,4 bilhões, avança para a fase de preparação da operação assistida prevista para 2026
Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão em Salvador e deram início à fase de preparação para testes operacionais. Nesta quinta-feira (4), os vagões foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados com auxílio de um trator rebocador até a oficina, onde passam por atualização de softwares, verificação das Interfaces Homem-Máquina (IHM) e ajustes para os primeiros testes no trecho 1.
Após o descarregamento, os sete módulos, apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues na quarta-feira (3), foram acoplados e energizados para os ajustes iniciais. Na oficina, técnicos verificam funcionalidades e configurações do sistema. De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os testes técnicos começam em janeiro, no trajeto entre Calçada e Lobato, com duração prevista de seis meses. A operação assistida deve ocorrer no segundo semestre de 2026.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. A conclusão das obras está prevista para 2028.
Impacto histórico e modernização
A chegada dos primeiros trens do VLT marca um capítulo histórico na mobilidade urbana de Salvador, comparável ao início da operação do metrô na capital baiana. O projeto simboliza a transição para um transporte mais sustentável, integrado e eficiente, alinhado às tendências globais de redução de emissões e melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. Com tecnologia moderna e infraestrutura robusta, o VLT promete transformar a experiência de deslocamento, conectando regiões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Cidade
Primeiros trens do VLT chegam a Salvador e marcam início da fase de testes
Governador Jerônimo Rodrigues apresenta composições que vão integrar o novo sistema de transporte; operação assistida começa em 2026
Salvador recebeu, nesta quarta-feira (3), os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apresentados à população, imprensa e autoridades pelo governador Jerônimo Rodrigues, em ato realizado na Avenida Paralela. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana dois dias antes do previsto.
“Estamos fazendo esse investimento importante para devolver ao Subúrbio o seu lugar de destaque. Já no primeiro semestre de 2026, os testes técnicos serão iniciados e, em breve, a população soteropolitana que cruza a cidade todos os dias vai poder usufruir desse moderno meio de transporte”, afirmou o governador.
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, divididos em três trechos:
- Trecho 1: Comércio – Ilha de São João
- Trecho 2: Paripe – Águas Claras
- Trecho 3: Águas Claras – Piatã
As obras incluem drenagem, macrodrenagem, contenção de encostas, iluminação e urbanização. A conclusão está prevista para 2028.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou a relevância do projeto para os comerciantes do Subúrbio:
“A obra também incluirá novos equipamentos que valorizam profissões tradicionais, como tratadoras de sardinha, comerciantes e chefs da gastronomia, além de mercados, uma central de processamento de sardinha e novos acessos às praias”, disse.
O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, reforçou o caráter sustentável do VLT:
“É um equipamento moderno, com cerca de 50 metros de extensão, capacidade para 400 pessoas e operação silenciosa, alinhado aos conceitos de descarbonização”, afirmou.
Ao todo, 40 trens vão compor o sistema em pleno funcionamento. As operações assistidas com passageiros começam no segundo semestre de 2026.
Cidade
Festival da Lambreta movimenta Mouraria com gastronomia e música
Evento estreia nesta terça e promete resgatar tradição boêmia do bairro histórico de Salvador
A Mouraria, um dos bairros mais tradicionais do Centro Histórico de Salvador, será palco da 1ª edição do Festival da Lambreta, que começa nesta terça-feira (18) e segue até 30 de novembro. Durante 13 dias, seis bares e restaurantes locais — Bigu, Koisa Nossa, Mistura Perfeita, Oxente Menina, Bar da Crys e Destampa — vão apresentar versões exclusivas da iguaria típica, acompanhadas de temperos e criações que celebram a diversidade da gastronomia baiana.
Além dos pratos, o festival oferece promoções especiais: de segunda a quarta, na compra de duas cervejas, a terceira é grátis; e ao pedir duas dúzias de lambreta, a terceira é por conta da casa. De quinta a domingo, o “Esquenta do Bloco Os Internacionais” anima o bairro com música e combos especiais (lambreta + petisco) criados por cada estabelecimento.
A iniciativa, realizada em parceria entre comerciantes locais, o bloco Os Internacionais e a Prefeitura, busca revitalizar a Mouraria e resgatar sua vocação boêmia. “Queremos que o festival seja o ponto de partida para uma nova fase do bairro, atraindo visitantes e fortalecendo a economia local”, destacou Gegê Magalhães, da Secretaria de Cultura e Turismo.
A proposta é que o evento entre para o calendário oficial de Salvador, consolidando a lambreta como símbolo da tradição gastronômica da cidade.
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