Educação
Governo da Bahia lança ação para fortalecer arte e cultura na educação integral
Iniciativa em parceria com os ministérios da Cultura e da Educação deve beneficiar quase 17 mil estudantes em escolas de tempo integral
Com o objetivo de ampliar e consolidar a presença das práticas artístico-culturais no ambiente escolar, especialmente nas unidades de ensino em tempo integral, o Governo da Bahia, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Educação (MEC), lançou, nesta quarta-feira (1º), a ação “Arte e Cultura na Educação Integral”. A solenidade ocorreu no Colégio Estadual Luiz Viana, em Salvador, e reuniu gestores públicos, estudantes e representantes da comunidade escolar.
A iniciativa será executada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli/MinC), a Fundação Nacional das Artes (Funarte), a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), além das secretarias estaduais de Cultura (Secult-BA) e de Educação (SEC).
Na Bahia, a ação deve impactar cerca de 16,8 mil estudantes, distribuídos em oito escolas, localizadas em oito municípios e sete territórios de identidade. Entre as frentes de atuação estão o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, a presença de artistas residentes nas escolas, o intercâmbio com mestres das culturas populares, além da promoção da leitura, da escrita criativa, do audiovisual e de atividades culturais fora do ambiente escolar.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou que a iniciativa potencializa políticas públicas já desenvolvidas pela SEC e pela Secult-BA. “Sabemos o quanto a arte e a cultura são fundamentais para a aprendizagem e para evidenciar a potência da escola pública. Agora, com o apoio dos ministérios, fortalecemos ainda mais esse trabalho, ampliando seu alcance nos estados e municípios”, afirmou.
Ao abordar os reflexos da ação no currículo escolar e na formação da juventude, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, ressaltou que a proposta amplia as possibilidades de formação dentro das escolas. “Nosso objetivo é que as escolas também sejam espaços de formação artística e técnica na cultura, fortalecendo a economia criativa e ampliando as oportunidades de desenvolvimento para a nossa juventude”, disse.
Política nacional
A ação integra uma política nacional mais ampla, que já conta com a adesão de 24 estados brasileiros. Em todo o país, a estratégia deve alcançar cerca de 123 mil estudantes, em 604 escolas distribuídas por 346 municípios, incluindo unidades localizadas em áreas rurais, indígenas e quilombolas.
No âmbito nacional, o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, classificou a proposta como um avanço na integração entre cultura e educação. “Costumamos dizer que a cultura melhora a educação. Essa ação amplia as oportunidades de formação artística nos processos educativos de crianças e adolescentes”, afirmou.
Com previsão de execução até dezembro de 2026, a ação “Arte e Cultura na Educação Integral” também contempla diretrizes de inclusão, assegurando o acesso e os direitos culturais de pessoas com deficiência.
Durante o evento de lançamento, foram apresentados os Cadernos Técnicos Funarte de Mediação Artística, que servirão de suporte pedagógico para educadores e profissionais da cultura atuarem de forma integrada nas escolas. Para a presidente da Funarte, Maria Marighella, o momento representa um marco no reconhecimento das artes como política de Estado. “Essa ação materializa esse compromisso na prática, levando a arte e a cultura para dentro das escolas. A cultura é um direito e também um motor de desenvolvimento, gerando trabalho, renda e fortalecendo a cidadania”, ressaltou.
Estudantes destacam impacto positivo
Estudantes que participaram do lançamento demonstraram entusiasmo com as novas atividades. Marla Ferreira, de 16 anos, destacou que a integração entre arte e ensino amplia horizontes e torna o aprendizado mais dinâmico. “Achei maravilhoso esse programa de cultura, como o que está acontecendo aqui hoje na escola, com o circo, as apresentações e a palestra. É algo diferente e muito positivo ver a cultura inserida no ambiente escolar”, afirmou.
Já Alan Santos de Souza, de 16 anos, estudante do 2º ano do ensino médio, ressaltou a experiência prática proporcionada pela ação. “Estou gostando muito. Já aprendi sobre equilíbrio e até a andar de monociclo. Isso ajuda a gente a se conectar mais com os professores e com os colegas”, disse.
Educação
Observatório das Juventudes reúne dados sobre jovens baianos em plataforma pública
Ferramenta disponibiliza indicadores sobre educação, trabalho e segurança pública, ampliando o acesso a informações para pesquisas e formulação de políticas voltadas à juventude
O Governo da Bahia apresentou, nesta quinta-feira (27), em Salvador, a primeira etapa do Observatório Estadual das Juventudes, ferramenta que passa a disponibilizar dados organizados sobre diferentes aspectos da realidade dos jovens baianos.
As informações estão disponíveis por meio do portal InfoVis Bahia e reúnem indicadores relacionados ao perfil da população jovem, educação, mercado de trabalho e segurança pública. A plataforma poderá ser utilizada por pesquisadores, estudantes, organizações sociais, gestores públicos e demais interessados em acompanhar dados sobre a juventude no estado.
Resultado de uma cooperação técnica entre diferentes órgãos estaduais, a iniciativa busca sistematizar informações e indicadores que contribuam para a compreensão das demandas, desafios e oportunidades relacionados à população jovem baiana.
Além de ampliar o acesso a dados qualificados, o observatório pretende fortalecer a elaboração, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas voltadas à juventude.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, uma segunda etapa de organização e compilação de informações deverá ser disponibilizada ainda neste semestre, ampliando o conjunto de dados acessíveis para consulta e análise.
A apresentação da ferramenta reuniu pesquisadores, estudantes, conselheiros de juventude e representantes de organizações sociais que atuam na defesa dos direitos dos jovens. A programação também contou com atividades culturais voltadas à participação juvenil, incluindo a realização da Batalha de Rap – 3º Round.
Com a nova plataforma, a Bahia passa a contar com um instrumento permanente de consulta e acompanhamento de indicadores, contribuindo para o desenvolvimento de ações cada vez mais alinhadas às necessidades da juventude em diferentes territórios do estado.
Educação
SEC convoca mais 88 professores para atuar na rede estadual de ensino
Chamamento inclui profissionais da Educação Básica, Educação Profissional e orientadores de Estágio em Saúde; entrega da documentação segue até 8 de setembro
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (26), a convocação de mais 88 professores aprovados em processos seletivos simplificados para atuação na Rede Estadual de Ensino.
A nova convocação contempla 73 profissionais da Educação Básica, sete da Educação Profissional e oito candidatos para a função de professor orientador de Estágio em Saúde, reforçando o quadro de educadores da rede pública estadual.
Os convocados deverão apresentar a documentação exigida para ingresso no serviço público entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro. O processo tem início com o envio dos documentos digitalizados para o endereço eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, que serão analisados pela Coordenação de Provimento e Movimentação da secretaria.
Após a análise preliminar, os candidatos deverão apresentar os documentos originais, acompanhados de cópias, para conferência presencial. Em Salvador, o atendimento ocorrerá na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Nos demais municípios, os convocados deverão comparecer aos respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
Entre os documentos exigidos estão diploma ou certificado de formação compatível com a função, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, declaração de inexistência de acúmulo de cargos públicos e certidões negativas previstas no edital.
A convocação integra as ações da Secretaria da Educação para fortalecer o quadro de profissionais da rede estadual e assegurar o atendimento das demandas pedagógicas nas unidades de ensino em todo o estado.
Educação
I Circuito ENEM mobiliza estudantes da rede estadual em preparação para o exame
Aulões promovidos pela Secretaria da Educação atendem alunos de 45 municípios baianos e reforçam conteúdos das áreas cobradas no Enem, além de Redação
A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou um reforço especial nesta quarta-feira (26) para estudantes da rede estadual de Salvador. Cerca de 200 alunos de três unidades escolares da capital participaram das atividades do I Circuito ENEM, um aulão pedagógico intensivo voltado para jovens que estão concluindo o ensino médio.
A iniciativa integra o Plano de Mobilização Enem 2026, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), com o objetivo de fortalecer a preparação dos estudantes para o ingresso no ensino superior.
Na capital baiana, as atividades ocorrem simultaneamente, das 8h às 12h, no Colégio Estadual Thales de Azevedo, no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques e no Colégio Estadual Vila Canária. A programação continua nesta quinta-feira (27), alcançando também outros 11 municípios baianos, entre eles Seabra, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Feira de Santana, envolvendo estudantes de 14 escolas da rede estadual.
Iniciado na segunda-feira (24), o circuito segue até sexta-feira (28), contemplando 65 unidades escolares distribuídas em 45 municípios da Bahia. As aulas são conduzidas por monitores, graduandos e pós-graduandos das universidades estaduais Uneb, Uefs, Uesc e Uesb.
Durante os encontros, os estudantes participam de atividades integradas que abordam as quatro áreas de conhecimento exigidas pelo Enem: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de exercícios e orientações voltados à produção da redação.
A ação busca ampliar o desempenho dos participantes no exame, oferecendo revisão de conteúdos, estratégias de resolução de questões e acompanhamento pedagógico direcionado às principais competências avaliadas na prova.
Com a mobilização, a SEC reforça o compromisso de apoiar os estudantes da rede pública na preparação para o Enem, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior e à formação profissional.
-
Eleições 2026há 1 diaImprensa Nacional aponta de novo que plano de governo de ACM Neto foi feito por IA
-
Eleições 2026há 2 diasLídice critica uso de mulheres seminuas em ato de campanha de ACM Neto
-
Eleições 2026há 3 diasRosemberg critica ausência de Flávio Bolsonaro em propaganda de ACM Neto
-
Culturahá 3 diasNovos veículos fortalecem logística e apoio ao artesanato baiano

