SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Governo da Bahia apresenta Política de Inovação da Bahiafarma 

Publicado

em

por meio de incubadoras de biotecnologia em saúde, foi apresentada nesta segunda-feira (11) a Política de Inovação da Bahiafarma. 
Foto: Ivan Dias Marques/SaúdeGOVBA

Com o objetivo de estimular e apoiar a pesquisa, a inovação, a transferência e/ou internalização de tecnologias em saúde e o incentivo ao empreendedorismo, por meio de incubadoras de biotecnologia em saúde, foi apresentada nesta segunda-feira (11) a Política de Inovação da Bahiafarma. 

A cerimônia, no auditório do laboratório farmacêutico público, contou com a presença da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana; do Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, André Joazeiro; dos deputados estaduais Jorge Solla e Fabíola Mansur; da presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes; da diretoria da Fundação Oswaldo Cruz – Bahia (Fiocruz Bahia), Marilda Gonçalves; entre outros. 

“Eu tenho aqui hoje a esperança de viver novos tempos. De que a gente possa oferecer ao nosso povo o que a gente produz e não depender tanto dos outros, e também pagar um preço justo por diversos medicamentos. Temos um grande cenário de perspectivas de fazermos grandes produções na Bahiafarma, de desenvolvermos tecnologia e inovação que contribuam para a sustentabilidade e efetividade do SUS”, afirmou Roberta Santana. 

A Política de Inovação da Bahiafarma integra um conjunto de princípios, diretrizes e políticas institucionais e deve contribuir para o fortalecimento de um ambiente e práticas de inovação alinhadas a iniciativas de acesso aberto e propriedade intelectual da Bahiafarma. Ainda são objetivos reduzir as desigualdades regionais, promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável e fortalecer os sistemas públicos universais de saúde, ampliando o acesso dos usuários a tratamentos de excelência. 

“Essa Política de Inovação da Bahiafarma é um marco para o desenvolvimento técnico da nossa indústria farmacêutica, nessa parceria entre a Sesab, a Secti, o Ministério da Saúde e a Bahiafarma. Nossa expectativa é de não só medicamentos mais baratos e em maior quantidade para o povo baiano, como também para o resto do povo brasileiro”, analisou a titular da Sesab. 

ANÚNCIO

Após a apresentação da Política, Roberta Santana e Carlos Gadelha realizaram uma visita guiada às dependências da Bahiafarma, ao lado da presidente Ceuci Nunes.

Saúde

Cães terapeutas e música levam alegria a pacientes do Hospital Ortopédico da Bahia 

Ação natalina promove bem-estar e reforça práticas de humanização na unidade administrada pelo Einstein Hospital Israelita

Publicado

em

Cães terapeutas, acompanhados por música e muita alegria, percorreram os corredores da unidade, levando sorrisos e esperança
Foto: Divulgação

Os pacientes do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) — unidade da Secretaria da Saúde administrada pelo Einstein Hospital Israelita — receberam um presente antecipado de Natal. Cães terapeutas, acompanhados por música e muita alegria, percorreram os corredores da unidade, levando sorrisos e esperança a quem está em tratamento. 

Com pets enfeitados, canções animadas e um clima de descontração, a iniciativa transformou o ambiente hospitalar em um espaço de afeto e leveza. Lola, uma Golden Retriever que integra a equipe de cães terapeutas do HOEB, participou da atividade ao som do projeto “Música Cura”, conduzido pelo cantor Buja, da Timbalada. Juntos, eles visitaram todos os setores do hospital, espalhando boas energias e mensagens de otimismo neste período natalino. 

Mais do que uma comemoração, a ação tem caráter terapêutico, reforçando o compromisso do HOEB com práticas de humanização, acolhimento e bem-estar de pacientes, acompanhantes e profissionais. 

“Mais do que um momento de descontração, essa iniciativa representa o cuidado integral que buscamos oferecer. A interação com os cães e a música traz leveza e melhora o estado emocional dos pacientes, algo fundamental no processo de recuperação”, afirma Janiely Anjos, coordenadora do fluxo e da experiência do paciente do HOEB.

Continue Lendo

Saúde

Bahia realiza mais de mil cirurgias em mutirão nacional do SUS

Ação do Programa Agora Tem Especialistas mobilizou 12 unidades de saúde e reduziu filas de espera em diversas regiões do estado

Publicado

em

Após dois dias de intensa mobilização, a Bahia encerrou, neste domingo (14), sua participação no maior mutirão nacional de cirurgias do
Foto: Yasmim Marinho / Saúde GovBA

Após dois dias de intensa mobilização, a Bahia encerrou, neste domingo (14), sua participação no maior mutirão nacional de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado pelo Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A iniciativa, articulada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), envolveu a rede pública e filantrópica e resultou em mais de mil cirurgias e 2,5 mil procedimentos, contribuindo para reduzir a demanda reprimida.

A secretária da Saúde, Roberta Santana, acompanhou os atendimentos no Hospital Dom Pedro de Alcântara, da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, uma das dez unidades filantrópicas que aderiram à ação. Entre os beneficiados estava Raimunda Santos de Jesus, que aguardava há sete meses pela cirurgia. “Estou feliz. Agora vou ter mais qualidade de vida”, comemorou.

Roberta destacou a importância da integração entre os entes federativos e instituições. “Esse mutirão é fruto de um grande esforço coletivo. A parceria entre Governo Federal, Governo do Estado, municípios e unidades filantrópicas fortalece o SUS e garante mais acesso e dignidade para quem espera por uma cirurgia”, afirmou.

Segundo Tácio Bezerra, superintendente da Santa Casa, foram realizadas cirurgias de alta e média complexidade, como histerectomia, tireoidectomia e prostatectomia. “Essa ação impacta positivamente na vida das pessoas, não só de Feira de Santana, mas de toda a região”, ressaltou.

Atendimento descentralizado

Na Bahia, o mutirão envolveu 12 unidades, entre Santas Casas e hospitais universitários, com atendimentos em Feira de Santana, Jequié, Catu, Salvador, Campo Formoso, Ubaitaba, Itapetinga, Cruz das Almas e Ruy Barbosa, garantindo alcance a diferentes regiões.

ANÚNCIO
Esforço nacional

Em todo o país, a iniciativa reuniu Santas Casas, hospitais universitários da Rede Ebserh e unidades federais, totalizando 11,5 mil cirurgias dentro de um conjunto de 61,6 mil procedimentos realizados.

Continue Lendo

Saúde

Hospital do Câncer de Sergipe é inaugurado e reforça assistência oncológica no estado

A unidade é um marco histórico na saúde pública, garantindo tratamento oncológico moderno, humanizado e acessível pelo SUS

Publicado

em

por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou nesta quarta-feira, 10, o Hospital do Câncer de Sergipe
Fotos: Secom Governo de Sergipe

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou nesta quarta-feira, 10, o Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas. Sonhada há mais de uma década pela população, a nova unidade marca um avanço histórico para a Rede de Atenção Oncológica do estado, ampliando a capacidade de atendimento e reforçando o cuidado integral aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou nesta quarta-feira, 10, o Hospital do Câncer de Sergipe

“O que a gente faz em vida ecoa pela eternidade, e aqui a gente está ecoando pela eternidade a memória de Marcelo Déda Chagas (ex-governador de Sergipe). Estamos falando de R$ 10 milhões, além do apoio para manter um hospital de 230 leitos e R$ 170 milhões de investimento. Esse hospital é um sonho de um povo; Déda sonhou, muita gente ajudou a realizar: Jackson Barreto, Belivaldo, Amorim, a bancada federal. Quando chegamos, ele tinha 9%, e em três anos entregamos 100% concluído”, afirmou o governador do Estado, Fábio Mitidieri.   

Pacientes oncológicos prestigiaram a inauguração e, com emoção nos olhos, comemoraram a chegada da nova unidade, considerada umas das mais modernas do Nordeste. “É uma emoção muito grande estar aqui. Quando descobrimos o câncer e não temos plano de saúde, já nos preocupamos com o tratamento. Esse hospital é uma conquista para quem passa por essa doença”, afirmou a assistente social Adriana Hora, 46 anos, que está em fase de remissão de um câncer no intestino.

Já para a aposentada Edilma Santos, 55, que faz tratamento quimioterápico desde 2017, a entrega do Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) é a concretização de um sonho coletivo. Emocionada, Edilma discursou na solenidade de inauguração e descreveu o sentimento de estar presente neste momento histórico: “Estou me segurando para não chorar. Esse hospital é um sonho maravilhoso. Ele nos traz esperança, aconchego, tudo o que um paciente oncológico precisa. Meu coração está palpitando porque hoje é um dia muito importante”. 

Estrutura moderna 

O HCS conta com uma estrutura ampla e moderna, composta por 230 leitos. Destes, um total de 135 leitos são para internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica. 

ANÚNCIO

O hospital também terá 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento), com leitos de estabilização e de observação adultos e pediátricos, e 75 leitos dedicados ao setor de quimioterapia, sendo 60 para adultos, 14 pediátricos e um de isolamento. Somente na quimioterapia houve um aumento de 150% na quantidade de leitos adultos, passando de 24 para 60, na nova unidade. 

“Entregamos a Sergipe um equipamento moderno e preparado para transformar a realidade do atendimento oncológico no nosso estado. O Hospital do Câncer representa um avanço histórico na saúde pública, garantindo conforto e assistência humanizada aos pacientes. Esse é um investimento que salva vidas e reafirma o compromisso do Governo do Estado com o cuidado integral da população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri. 

Continue Lendo

Mais Lidas