Política
Governo da Bahia amplia rede de saúde regional e anuncia novos investimentos em Guanambi
Agenda do governador Jerônimo Rodrigues inclui entrega e ampliação de leitos hospitalares, novas unidades de saúde e ações em água, mobilidade e inclusão digital
A ampliação da rede pública de saúde regional marcou a agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Guanambi, no Sudoeste baiano, nesta quarta-feira (13). Durante a visita ao município, foram entregues 30 leitos reformados no Hospital Geral de Guanambi (HGG) e autorizadas novas intervenções, incluindo a ampliação da unidade com mais 30 leitos de UTI. A programação também contemplou ações nas áreas de abastecimento de água, mobilidade urbana e inclusão digital.
Entre as iniciativas na área da saúde, o governador assinou a ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital Geral de Guanambi, referência regional no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi autorizada a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Belo Horizonte, integrada ao Novo PAC, além da publicação do edital para implantação de uma UBS no bairro Monte Azul.
O Governo do Estado autorizou ainda a publicação dos editais para a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IA) e de um Centro Especializado em Reabilitação, ampliando a oferta de serviços especializados para Guanambi e municípios da região.
“Estamos investindo na estrutura hospitalar, na atenção básica e também nos serviços especializados para garantir um atendimento mais digno e eficiente para a população de Guanambi e de toda a região”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a importância das intervenções no Hospital Geral de Guanambi. “A reforma dos leitos e a ampliação da unidade fortalecem a estrutura do hospital e melhoram as condições de atendimento para pacientes e profissionais. Esses investimentos ampliam a capacidade da rede e garantem mais qualidade na assistência prestada à população”, ressaltou.
Outros investimentos
A agenda incluiu ainda a entrega de uma ambulância para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), equipamentos para a base do Samu, uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), quatro veículos administrativos para o município e um ônibus escolar rural destinado ao transporte de estudantes da rede pública.
As ações contemplaram também investimentos em abastecimento de água, inclusão digital e infraestrutura urbana. Além da implantação do projeto Conecta Bahia em praças da cidade, foram inaugurados sistemas de abastecimento e autorizada a ampliação da rede de água nas localidades de Dois Montes, Malhada do Canto, Lagoa do Catitu, Novilha do Norte e Curral de Varas.
Ainda para Guanambi, o governador autorizou a publicação de editais de licitação para a construção da Barragem de Bonfim, no distrito de Morrinhos, para a implantação do sistema complementar de escoamento do Riacho Belém, na sede do município, além da celebração de convênios para intervenções de drenagem urbana e mobilidade.
Eleições 2026
Rosemberg critica ações judiciais de ACM Neto contra veículos de imprensa
Líder do governo na Alba afirma que representações na Justiça Eleitoral buscam retirar conteúdos jornalísticos que abordam a trajetória política do ex-prefeito de Salvador
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), criticou as ações judiciais movidas pela campanha do candidato ao governo do Estado, ACM Neto, contra veículos de comunicação. Segundo o parlamentar, as representações protocoladas na Justiça Eleitoral têm como objetivo retirar do ar conteúdos jornalísticos que tratam de fatos relacionados à trajetória política do ex-prefeito de Salvador.
“O assédio judicial foi usado contra o Política ao Vivo e agora reiterado contra o site Farol da Bahia”, afirmou Rosemberg.
De acordo com o deputado, a coluna do Farol da Bahia alvo da representação abordava questões relacionadas ao sistema de transporte coletivo por ônibus em Salvador durante a gestão de ACM Neto e que, segundo ele, teriam sido agravadas na administração do atual prefeito, Bruno Reis.
“Isso é fato. Depois de ACM Neto, o transporte coletivo por ônibus só piorou na capital baiana. Se não fosse o governo do Estado com a expansão do metrô, seria só sofrimento para o povo que dependia do buzu”, declarou.
Rosemberg afirmou ainda que os problemas enfrentados pela população no transporte público não podem ser ignorados e defendeu que o debate político seja baseado em fatos e avaliações da gestão pública.
“O povo da Bahia já provou a você, ACM Neto, em 2022, que não cai no conto de sua arrogância de dizer que é o melhor, que fez isso e vai fazer aquilo. Não será diferente em outubro, mesmo com suas tentativas de censurar as verdades de sua carreira política”, disse o parlamentar.
Política
Evento na Alba celebra avanços e fortalece participação dos jovens na Bahia
Ação promovida pela Cojuve reuniu representantes de movimentos sociais, estudantes e lideranças para destacar conquistas e ampliar o debate sobre políticas públicas para a juventude
Uma programação especial em celebração ao Dia Internacional da Juventude movimentou o auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador, nesta terça-feira (12). Promovido pela Coordenação-Geral de Políticas Públicas para a Juventude (Cojuve), vinculada à Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), o evento reuniu cerca de 270 convidados, entre representantes do Conselho Nacional da Juventude, organizações e movimentos sociais, coletivos juvenis e estudantes da rede estadual de ensino.
Além de apresentações culturais e artísticas, a programação destacou conquistas e iniciativas voltadas à juventude baiana, com ênfase no processo de interiorização das políticas públicas. Entre os avanços apresentados estão as ações de permanência estudantil e a ampliação da oferta de educação em tempo integral, incluindo a construção de mais de 700 escolas desse modelo em municípios baianos.
Data Internacional
Celebrado anualmente em 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. A data tem como objetivo dar visibilidade às questões que envolvem os jovens, incentivar sua participação na sociedade e ampliar o debate sobre demandas, direitos e oportunidades para essa parcela da população.
Eleições 2026
Levantamento mostra que estados citados por ACM Neto enfrentam filas no SUS
Reportagens publicadas entre 2024 e 2026 registram longas esperas por consultas, exames e cirurgias em unidades da federação apontadas pelo ex-prefeito como referência na saúde pública
A tentativa do candidato ACM Neto (União Brasil) de apresentar experiências de outros estados como contraponto à regulação da saúde na Bahia esbarra em um dado recorrente registrado pela própria imprensa dessas unidades da federação: filas extensas, esperas de meses ou anos e dificuldades de acesso a consultas, exames e cirurgias. Levantamento com reportagens publicadas entre 2024 e 2026 mostra que não existe o modelo sem filas sugerido pelo discurso do ex-prefeito.
Os dados não sustentam a ideia de que os estados apresentados por ACM como referência tenham solucionado os desafios da regulação. Ao contrário. Enquanto a Bahia registra avanços nos indicadores de atendimento, reportagens nacionais e regionais mostram cenários marcados por superlotação, falhas operacionais e longos períodos de espera.
Na Bahia, os indicadores oficiais apontam melhora contínua no tempo de resposta da regulação estadual. Em 2022, 49% dos pacientes regulados conseguiam vaga em até 24 horas. Em 2025, esse percentual alcançou 71%. No mesmo período, a proporção de atendimentos resolvidos em até 48 horas chegou a 81% e, em até 72 horas, a 86%. A Central Estadual de Regulação opera 24 horas por dia, recebe demandas dos 417 municípios e organiza o acesso a UTIs, cirurgias, internações e exames de alta complexidade.
A ampliação da capacidade assistencial também produziu resultados concretos. Integrado à lista única da regulação, o Hospital Ortopédico do Estado triplicou a oferta de vagas e reduziu em até 85% o tempo de espera para determinados procedimentos.
São Paulo
Em reportagem publicada pela Folha de S.Paulo em 20 de maio de 2026, repercutida por diversos veículos, a cidade de São Paulo registrava cerca de 149 mil pessoas aguardando por cirurgias eletivas. Uma das pacientes entrevistadas estava na fila desde 2022 e chegou a receber uma ligação apenas para confirmar se ainda estava viva e interessada em realizar o procedimento.
Minas Gerais
Minas Gerais apresenta um cenário igualmente desafiador. Reportagem do jornal Estado de Minas, publicada em 8 de julho de 2024, mostrou que o estado tinha 473.939 solicitações pendentes para cirurgias eletivas, número próximo de meio milhão de pacientes. Apenas em Belo Horizonte, cerca de 28 mil pessoas aguardavam procedimentos.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, levantamento publicado pelo NSC Total, em 23 de outubro de 2024, encontrou pacientes esperando até dez anos por exames e cirurgias pelo SUS. A reportagem registrou aproximadamente 100 mil pessoas na fila por procedimentos cirúrgicos e casos de usuários com previsão de atendimento apenas para a próxima década.
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul também enfrenta dificuldades. Reportagem do GZH, publicada em janeiro de 2025, informou que o estado acumulava cerca de 670 mil pedidos de consultas especializadas pelo SUS. Os dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação apontaram ainda que milhares de pacientes morreram enquanto aguardavam atendimento.
Goiás
Mesmo Goiás, frequentemente citado como referência por adotar sistemas digitais de regulação, continuava convivendo com filas expressivas. Em abril de 2026, a própria Secretaria Estadual de Saúde informou que 23.883 pacientes aguardavam por cirurgias eletivas, com tempo médio de espera de 84 dias.
Diante desse cenário, reportagens publicadas em diferentes regiões do país indicam que os desafios relacionados à regulação e ao acesso a procedimentos especializados são uma realidade nacional. Os dados mostram que, ao contrário da narrativa de soluções definitivas adotadas em outros estados, o enfrentamento das filas continua sendo um dos principais desafios da saúde pública brasileira.
Na Bahia, por sua vez, os indicadores apontam avanços consistentes na redução dos tempos de resposta da regulação, resultado dos investimentos realizados na ampliação da rede estadual de saúde ao longo das gestões petistas. Desde 2007, o Governo do Estado inaugurou dezenas de hospitais e unidades especializadas na capital e no interior, ampliando a oferta de leitos, cirurgias, exames e atendimentos de alta complexidade.
Entre os equipamentos entregues nos últimos anos estão o Hospital Ortopédico do Estado e o Hospital Estadual Mont Serrat, em Salvador, o Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, e o Hospital Regional do Litoral Norte, em Alagoinhas, além de outras unidades que fortaleceram a capacidade de atendimento do SUS baiano. A estratégia do governo é combinar a expansão da infraestrutura hospitalar com o fortalecimento da regulação estadual, ampliando o acesso dos pacientes e reduzindo progressivamente o tempo de espera por procedimentos em toda a Bahia.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (13)
-
Economiahá 3 diasBahia discute modelo de governança para fortalecer produtores de cacau
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 289 vagas de emprego para esta quinta-feira (13)
-
Eleições 2026há 3 diasLevantamento mostra que estados citados por ACM Neto enfrentam filas no SUS
