SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Carnaval 2025

Governador anuncia grandes atrações para a grande festa da Bahia

Baiana System, Daniela Mercury, Leo Santana, Luiz Caldas, Jau, Timbalada, Tonho Matéria e Ludmilla tocarão em trios sem cordas

Publicado

em

A lista completa das atrações patrocinadas pelo Governo do Estado para o Carnaval da Bahia 2025 foi anunciada pelo governador
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A lista completa das atrações patrocinadas pelo Governo do Estado para o Carnaval da Bahia 2025 foi anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues na noite desta segunda-feira (17), durante a terceira edição do podcast “Fala Jero!”, que contou com a participação do secretário de Cultura, Bruno Monteiro, do vice-governador e coordenador do carnaval, Geraldo Júnior, e do cantor Luiz Caldas.

“O Carnaval da Bahia não é apenas uma festa, mas um símbolo da nossa identidade cultural e do nosso potencial turístico. Estamos garantindo um evento seguro, inclusivo e bem estruturado para baianos e turistas. O nosso compromisso é potencializar sua grandiosidade ano após ano, com o Governo do Estado presente”, afirmou Jerônimo.

As atrações de trios sem cordas são Baiana System, Daniela Mercury, Leo Santana, Luiz Caldas, Jau, Timbalada, Durval Lelys, Cheiro de Amor, Tonho Matéria e Ludmilla. No Pelourinho vão se apresentar Rachel Reis, Áttooxxá, Os Garotin, Afrocidade, Teresa Cristina, Adão Negro, Praça do Frevo Elétrico – Tributo a Carlos Pitta, Gerônimo, Lazzo, Aila Menezes e Gabriel Mercury. Também no centro histórico, o “Palco Axé Music 40 anos” vai contar com apresentações de Sarajane, Carla Visi, Larissa Luz, Filhos de Jorge, Márcia Freire, Ana Mametto e Marcionílio. Já o arrastão da Quarta-Feira de Cinzas será comandado por Carlinhos Brown.

Para o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, o Carnaval 2025 vai promover um encontro de gerações. “Vamos reunir muita diversidade em todos os dias de folia, levando alegria para todas as idades, além de atrações de peso, já consagradas e artistas novos. Vamos fazer um carnaval lindo e gigante como a Bahia merece”.

O cantor Luiz Caldas, um dos precursores do Axé Music, celebrou o sucesso da abertura da folia no interior, no último sábado (15), e deixou um recado para os foliões que vão acompanhá-lo no carnaval de Salvador. “Foi uma loucura a festa em Rio de Contas. Reunimos um público maravilhoso. Estou animado para fazer uma retrospectiva de toda a minha carreira, já na abertura da folia, na quinta-feira, no Campo Grande. No domingo, estarei no circuito Barra-Ondina e na terça-feira, também. Quero todo mundo comigo no trio pipoca celebrando um movimento musical que ultrapassou barreiras e alcançou o mundo inteiro”.

ANÚNCIO

Na última sexta-feira (14), o governador já havia anunciado parte das atrações durante o lançamento do Carnaval da Bahia 2025: Jammil, Thiago Aquino, Tony Sales, Solange, É o Tchan, Aline Rosa, Rafa e Pipo, Igor Kannário, Escandurras, La Fúria, Pagodart, Guig Guetto e Papazoni. A Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur) ainda lançou um edital para apoiar financeiramente e tecnicamente 57 municípios que realizarão festas carnavalescas pelo estado.

A Bahiagás também vai apoiar 99 projetos culturais, sendo 22 eventos de pré-carnaval e 77 dentro do Carnaval. Entre as iniciativas patrocinadas estão blocos afro, afoxés, projetos culturais em bairros e shows nos circuitos oficiais. Na capital, são 94 atrações patrocinadas pela Bahiagás, incluindo artistas como o Trio Armandinho e Irmãos Macedo, Bloco Os Mascarados, Pipoca das Pretas, Paulinho Boca e Edu Casanova. Ainda haverá o carnaval nos bairros: Nordeste de Amaralina, Pernambués, Mudança do Garcia, Palco do Rock em Itapuã, Centro Histórico e Rio Vermelho.

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) vai garantir o fomento às expressões culturais da folia baiana por meio do Programa Ouro Negro, que este ano teve o maior investimento da história do programa, com R$ 15 milhões para apoiar 79 entidades de blocos afro, afoxés, de samba, de índios e reggae, nos circuitos de Salvador, Caravelas, Poções e Lauro de Freitas.

A programação completa da folia estará disponível no site www.ba.gov.br.

Serviços estaduais nos circuitos

Com o tema que celebra os 40 anos do Axé Music, a festa terá a atuação de diversas secretarias e órgãos estaduais. Para a segurança, um efetivo de 37 mil policiais e bombeiros, 1,5 mil câmeras, 99 Portais de Abordagem, além de duas plataformas de observação elevada e um sistema de reconhecimento facial. Já para reforçar a identificação e proteção de grupos vulneráveis, serão distribuídas pulseiras de identificação e o Plantão Integrado dos Direitos Humanos vai acolher denúncias de violações de direitos de crianças, idosos, pessoas com deficiência (PcDs) e da comunidade LGBTQIAPN+.

ANÚNCIO

Para o atendimento de saúde, haverá reforço dos plantões emergenciais em hospitais estratégicos, ampliação das unidades de pronto atendimento e reforço nas unidades móveis de saúde nos circuitos, além de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais em Salvador, Porto Seguro e Rio de Contas. A mobilidade também está garantida durante a festa, serão mais de 220 horários extras para 120 mil passageiros na rodoviária de Salvador e o metrô funcionará ininterruptamente das 5h de quinta-feira (27/02) até às 23h59 de quarta-feira (05/03).

Carnaval 2025

Plataformas digitais do Governo do Estado batem recorde de acessos

Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrado

Publicado

em

pessoas foram alcançadas nas principais plataformas do governo estadual. O número expressa aumento de 197% de acessos.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O engajamento nas redes sociais do Governo do Estado por baianos e turistas que estiveram no Carnaval da Bahia em 2025 foi um dos destaques da folia. Este ano, mais de 110 milhões de pessoas foram alcançadas nas principais plataformas do governo estadual. O número expressa aumento de 197% de acessos. No que diz respeito às interações, o aumento representou 143% – 1,4 milhão em 2025 em comparação a 575,2 mil interações em 2024 -, enquanto as menções às redes do governo aumentaram 469%, em 2025.  

Os dados são ainda maiores, quando analisados desde janeiro. As 1.593 postagens feitas, desde o primeiro dia do ano, alcançaram 1,4 milhão de seguidores. No Top 3 das Mais Engajadas de 2025, estiveram o reels para Instagram da “roda da pipoca” de Saulo Fernandes com o Pelotão da PMBA e a Soldado Carolina, da @pmdabahia, que teve 34,1 mil curtidas, 1.985 comentários e 661 mil visualizações. 

Na sequência, a trend “quem vê cara, não ouve o que tá no fone”, da @sufotur, com 30,7 mil curtidas e 232 comentários; e a collab da @sufotur com a @secultba e o @govba com imagens de drone de uma projeção de Fernanda Torres no Farol da Barra, no último dia 2 de março, quando foi transmitido o Oscar durante o carnaval. Já o vídeo “Muito obrigado, Axé”, celebrando os 75 anos do trio elétrico e 40 anos da Axé Music da @sufotur, bateu a meta de 2,2 milhões de visualizações. 

“A gente comemora esses números e métricas porque nos ajudam a entender como podemos seguir avançando, aumentando a conexão com as pessoas e a oferta de serviços públicos através das plataformas digitais. No final das contas, esse é o maior objetivo do governo: cuidar das pessoas, inclusive durante o carnaval”, destacou o coordenador-geral de mídias digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom-BA), Daniel Ribeiro. 

Além disso, durante a folia momesca, o Governo com intuito de facilitar a vida dos foliões que foram curtir o carnaval na capital e interior do estado, disponibilizou a MarIA, uma ferramenta de inteligência artificial projetada para auxiliar turistas e foliões com informações úteis durante o carnaval. Os dados correspondem às contas no YouTube do Governo da Bahia, no Facebook e no X (antigo Twitter), do GovBA; da Educação Bahia; da Secretaria da Saúde (Sesab); da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); da Secretaria de Cultura (Secult); da Secretaria de Segurança Pública (SSP); da Polícia Militar da Bahia (PMBA); da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur). 

ANÚNCIO

Na plataforma ba.gov.br, 719 mil usários estiveram ativos e 263,1 mil novos usuários foram cadastrados entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março deste ano.  

TVE 

A transmissão do Carnaval pela TVE no YouTube foi um dos destaques de audiência da festa. Ao longo de seis dias de folia, mais de 4 milhões de pessoas acompanharam as atrações nos circuitos, em mais de 70 horas de transmissão. As lives foram assistidas em 104 países, com Portugal, Estados Unidos, Argentina e Espanha liderando, além do Brasil. Durante o período, o canal da TVE Bahia ganhou 18 mil novos inscritos. 

No Instagram da emissora, a maior plataforma de vídeos curtos, fotos e cards, o alcance também foi expressivo: 7,5 milhões de visualizações, além de 800 mil interações, incluindo curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos. A conta ainda ganhou 17 mil novos seguidores. 

Continue Lendo

Carnaval 2025

Bahia: o Carnaval do cuidado

Este ano, ele fez história com o tema 40 anos do Axé Music – esse movimento que traduz tão bem a alma do povo baiano

Publicado

em

O Carnaval da Bahia é um dos maiores e mais importantes eventos culturais do mundo. Este ano, ele fez história com o tema
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Carnaval da Bahia é um dos maiores e mais importantes eventos culturais do mundo. Este ano, ele fez história com o tema 40 anos do Axé Music – esse movimento que traduz tão bem a alma do povo baiano e que nos possibilitou celebrar a nossa tradição, mas também parte significativa da nossa história de inventividade e ousadia criativa.

Renovado, o Axé fez deste carnaval a festa das misturas, do intercâmbio intergeracional; dos leques; das rodas saltitantes; das pipocas em que foliões e trabalhadores se (con)fundiam entre abraços e risos. A imagem de Maria Carolina, a policial sorridente, acolhida pelos foliões, simbolizando a essência de um carnaval democrático e seguro, ficará marcada em nossas memórias.

Acompanhar a histórica vitória do Brasil no Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui conquistando a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, ao vivo no Pelourinho – um local que, além de ser palco de tantas lutas por resistência, se consolida como um espaço democrático e de encontro das famílias no carnaval – foi outro momento marcante desta edição de 2025.

E esse sucesso, tanto em Salvador quanto nos 130 municípios em que apoiamos o carnaval, só foi possível graças ao trabalho de um governo que acredita na Cultura enquanto um vetor de promoção de alegria, paz e dinamização da economia. E por isso desenvolveu um conjunto de políticas integradas e continuadas ao longo de todo o ano. O apoio aos Blocos Afros, por meio do Ouro Negro – o maior da história, com R$ 15 milhões -, é um exemplo desse trabalho.

A significativa redução nos índices de violência, com uma queda de 33% nos roubos em comparação ao ano anterior, é um outro um reflexo do nosso empenho. Ao construir esse ambiente de paz, atraímos 3,5 milhões de turistas para toda a Bahia, gerando um impacto econômico de R$ 7 bilhões nos setores de turismo, comércio e serviços.

ANÚNCIO

Construímos um carnaval inesquecível, marcado pelo compromisso com a economia, com a segurança, a inclusão e o bem-estar de todas as pessoas. A atenção especial que dedicamos aos trabalhadores da festa – como vendedoras e vendedores ambulantes, cordeiras e cordeiros, catadoras e catadores de recicláveis –, que receberam kits de refeição, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e locais dignos para descanso e banho, reflete esse compromisso.

A cada trabalhadora e trabalhador, às equipes de segurança, saúde, limpeza, e a todos os profissionais envolvidos, nossa imensa gratidão. Gratidão também aos nossos artistas que, a cada acorde, cada verso, cada voz, e cada batida nos lembram o quanto nossa cultura é forte, vibrante e essencial para o mundo e para uma vida plena.

Por isso chame, chame, chame gente para mais um carnaval histórico em 2026. Porque aqui na Bahia a gente se completa, enchendo de alegria as praças e os corações!

Jerônimo Rodrigues, Governador do Estado da Bahia
Continue Lendo

Carnaval 2025

Bahia fecha com números positivos na gestão de saúde

Houve uma redução de 12,6% no total de ocorrências médicas ocorridas nos circuitos da festa

Publicado

em

Os números da saúde no balanço do Carnaval 2025 foram bastante positivos em relação aos dados da folia em 2024. Com uma estrutura
Foto: Leonardo Rattes/SaúdeGOVBA 

Os números da saúde no balanço do Carnaval 2025 foram bastante positivos em relação aos dados da folia em 2024. Com uma estrutura de atendimento reforçada e foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com outras pastas do governo da Bahia, alcançou marcas expressivas ao longo da festa. 

Houve uma redução de 12,6% no total de ocorrências médicas ocorridas nos circuitos do Carnaval, numa queda de 127 atendimentos em 2024, contra 111 em 2025. “Nós montamos a estrutura necessária para realizar todos os atendimentos necessários, com três mil plantões extras nos hospitais do estado, mas só temos a comemorar essa redução, ainda mais que os números apontam para um Carnaval com mais público que em 2024. Isso mostra também como o trabalho de prevenção e policiamento da Secretaria de Segurança Pública reflete positivamente na saúde”, avalia a titular da Sesab, Roberta Santana. 

No total, 75% dos atendimentos (84) no Carnaval ocorreram no Hospital Geral do Estado (HGE). Foram três atendimentos no Hospital Menandro de Faria, cinco no Hospital Eládio Lasserre, um no Iperba, quatro no Hospital do Subúrbio, um no Hospital Geral Roberto Santos, um no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, um na UPA de São Caetano, um na Maternidade Tsylla Balbino, dois no Hospital 2 de Julho, cinco na Unidade de Emergência de Cajazeiras e dois na Unidade de Emergência do Curuzu. Sete unidades que realizaram atendimentos em 2024 não registraram casos em 2025. 

Prevenção às ISTs 

Como parte do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, realizado pela Sesab em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), foram distribuídos gratuitamente mais de 1,3 milhão de preservativos internos e externos durante o Carnaval na Bahia, em Salvador e no interior do estado, quase 450 mil unidades a mais que em 2024 (845 mil). 

Também através da Sesab, a gestão estadual atendeu 4.671 pessoas e realizou 18.201 testes rápidos de ISTs, como HIV, sífilis e hepatites (B e C), em postos montados em Salvador, Rio de Contas e Porto Seguro. Durante a folia na capital, foram realizados 3.172 atendimentos e 10.828 testes, resultando em 38 positivos para HIV, 8 para hepatite B e 16 para hepatite C, além de 297 pessoas positivadas para sífilis, sendo que 74 delas optaram por iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil). 

ANÚNCIO

No município de Rio de Contas, o número de atendimentos chegou a 1.004 e os testes a 4.898, sendo registrados 3 testes positivos para HIV, zero para hepatite B e hepatite C, e 34 para sífilis. Destes últimos, 13 decidiram começar o tratamento no local. Já em Porto Seguro, com 495 atendimentos, positivaram 4pessoas para HIV, zero para hepatite B, 3 para hepatite C, enquanto 38 testaram positivo para sífilis, com 12 delas iniciando o tratamento no próprio posto. 

Acolhimento a mulheres vítimas de violência 

O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, com o objetivo de acolher mulheres cis e trans, a partir de 12 anos, que tenham sido expostas a situações de abusos e violência sexual, não teve qualquer ocorrência registrada proveniente do circuito da festa. 

Corregedoria 

A Corregedoria da Saúde também esteve em ação durante o período carnavalesco, tendo inspecionado 12.899 profissionais a fim de aferir as escalas de plantão em unidades de saúde na capital e no interior. 

Hemoba 

Ao longo do período de Carnaval, com horários especiais nos postos de coleta, a Hemoba esteve aberta na capital e no interior do estado para receber doadores de sangue e atender a demanda de hemocomponentes das unidades hospitalares. Este ano, 717 bolsas de sangue foram coletadas na Bahia. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas