Meio Ambiente
Fim de semana será de sol e calor na Bahia, aponta Inema
Previsão indica estabilidade no tempo, com temperaturas elevadas no interior e chuvas isoladas no litoral
A Bahia deve atravessar um período de estabilidade climática, com predomínio de sol e temperaturas elevadas em praticamente todas as regiões neste fim de semana. É o que aponta a previsão divulgada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
De acordo com dados do monitoramento realizado pela Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP), o Vale do São Francisco deve registrar as temperaturas mais altas nos próximos dias, podendo atingir 35°C. Já nas áreas serranas do interior, como Piatã e Vitória da Conquista, as mínimas ficam abaixo de 17°C.
Sexta-feira (15)
Nesta sexta-feira, as condições do tempo permanecem predominantemente estáveis em toda a Bahia. O sol e as temperaturas elevadas predominam ao longo do dia, especialmente no período da tarde, quando o interior registra os valores mais expressivos. Na faixa litorânea, há possibilidade de chuvas fracas e pontuais, com predomínio de sol. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, a previsão é de céu com poucas nuvens e temperaturas entre 22°C e 31°C.
Sábado (16)
No sábado, o tempo segue sem mudanças significativas. Chuvas rápidas e isoladas podem ocorrer no litoral, mas o sol predomina em todas as regiões ao longo do dia. Em Salvador, o padrão se mantém, com mínima de 23°C e máxima de 31°C. No oeste do estado, municípios como Barra e Bom Jesus da Lapa devem registrar máximas de até 35°C, enquanto no Sertão do São Francisco, cidades como Remanso e Juazeiro podem chegar a 32°C.
Domingo (17)
Para o domingo, a previsão indica uma mudança parcial no cenário. Áreas de instabilidade atmosférica devem provocar aumento de nebulosidade e pancadas de chuva pontuais no litoral e no nordeste do estado. Nas demais regiões, o sol e o calor permanecem predominantes. Ibotirama pode atingir 35°C, mesma temperatura prevista para Barra. Em Piatã, a mínima deve chegar a 15°C, a mais baixa entre as cidades monitoradas.
Segunda-feira (18)
A tendência para o início da semana aponta condições mais úmidas no leste baiano, com aumento de nebulosidade e ocorrência de chuvas na faixa litorânea. Nas demais regiões, o sol continua predominando. O padrão de calor no interior segue inalterado: Bom Jesus da Lapa, Barra e Ibotirama devem encerrar o período com máximas entre 34°C e 35°C.
Meio Ambiente
Inmet alerta para onda de calor em oito estados brasileiros
Enquanto uma intensa onda de calor eleva as temperaturas em parte do Centro-Sul do país, a Bahia deve registrar chuvas isoladas no litoral
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para uma onda de calor que atinge os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. De acordo com o órgão, as temperaturas podem permanecer até 5°C acima da média climatológica nessas localidades até o fim da tarde desta segunda-feira (28).
Na Região Centro-Oeste, há previsão de chuvas isoladas no noroeste e na faixa oeste de Mato Grosso. As temperaturas seguem elevadas, com máxima prevista de 40°C em Cuiabá. Já em Brasília, a mínima deve chegar a 20°C.
No Sudeste, o tempo permanece instável em áreas do litoral de São Paulo, do sudeste de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas isoladas. Também há possibilidade de precipitações no sul do Espírito Santo. Entre as capitais da região, a máxima prevista é de 35°C em Belo Horizonte, enquanto o Rio de Janeiro deve registrar temperaturas entre 28°C e 34°C.
Na Região Norte, a previsão indica chuvas acompanhadas de trovoadas em diversas áreas do Amazonas. Pancadas isoladas também podem ocorrer no Acre, Rondônia e Roraima. No Pará, há possibilidade de chuva nas regiões sudoeste, oeste, noroeste, centro e nordeste do estado. Entre as capitais, os termômetros devem variar entre 22°C, em Rio Branco, e 39°C, em Palmas.
No Nordeste, a previsão aponta chuvas ao longo do litoral da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A temperatura máxima entre as capitais da região deve alcançar 39°C em Teresina, enquanto a mínima prevista é de 22°C em Maceió.
Frente fria avança pelo Sul
A semana começa com a chegada de uma frente fria à Região Sul do país, provocando chuvas acompanhadas de trovoadas no Rio Grande do Sul e em áreas do sul, centro e leste de Santa Catarina.
Também há previsão de chuva isolada no oeste e norte catarinense, além de regiões do sudoeste, sul, leste, oeste, centro e Campos Gerais do Paraná. O calor persiste apenas no norte e noroeste paranaense.
Entre as capitais do Sul, a temperatura máxima prevista é de 22°C em Porto Alegre, enquanto Curitiba deve registrar mínima de 16°C.
Meio Ambiente
Possibilidade de granizo no Oeste e Sudoeste da Bahia marca previsão do tempo desta quinta (24)
Fenômeno pode ocorrer de forma isolada em áreas próximas à divisa com Minas Gerais; calor intenso e instabilidades atmosféricas favorecem pancadas de chuva, ventos fortes e trovoadas
Áreas de instabilidade podem provocar queda de granizo em pontos isolados das regiões Oeste e Sudoeste da Bahia, especialmente nas áreas próximas à divisa com Minas Gerais, nesta quinta-feira (24). A previsão é do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (Cocep).
Segundo o órgão, a combinação entre o calor intenso e áreas organizadas de instabilidade atmosférica favorece a ocorrência do fenômeno, principalmente entre a tarde e a noite, acompanhada de pancadas de chuva e rajadas de vento.
Na Chapada Diamantina, também há previsão de pancadas de chuva isoladas, com possibilidade de trovoadas e ventos fortes. No entanto, não há indicação de ocorrência de granizo para a região.
Embora desperte atenção da população, o registro de granizo no Nordeste brasileiro é mais comum do que se imagina. De acordo com os especialistas, os episódios observados na região geralmente envolvem pedras de pequeno porte, sem potencial para causar danos estruturais significativos. A possibilidade prevista para esta quinta-feira é pontual e não significa que todas as cidades próximas à divisa com Minas Gerais serão atingidas.
Previsão do tempo na Bahia
Ainda nesta quinta-feira, a atuação de um sistema frontal aumenta as condições para chuva no Extremo Sul do estado. No Baixo Sul e no Litoral Norte, a influência da brisa marítima favorece pancadas rápidas e isoladas, com baixos volumes acumulados.
Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo, a previsão indica aumento da nebulosidade durante a manhã, com possibilidade de chuva passageira e redução das instabilidades ao longo do dia. Nas demais regiões baianas, o tempo deve variar entre sol e nuvens, sem previsão de chuva.
Na sexta-feira (25), as áreas de instabilidade entre a Chapada Diamantina e o Oeste continuam favorecendo pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas em pontos isolados. No litoral, a atuação da brisa marítima mantém a possibilidade de chuvas rápidas. Já no Vale do São Francisco, no Norte do estado e em parte do Sudoeste, o predomínio será de tempo seco, com baixos índices de umidade relativa do ar.
As temperaturas seguem elevadas em grande parte da Bahia. Os municípios de Barra e Ibotirama podem registrar máximas de até 40°C nesta quinta-feira. Em Formosa do Rio Preto e Barreiras, os termômetros podem alcançar 39°C. Já em Salvador, a temperatura deve variar entre 23°C e 28°C.
Meio Ambiente
Bahia reforça planejamento para enfrentar possíveis impactos do El Niño no biênio 2026/2027
Reunião entre órgãos estaduais e Defesa Civil Nacional discutiu estratégias de monitoramento, prevenção e resposta a eventos climáticos extremos no estado
Representantes de órgãos estaduais e da Defesa Civil Nacional se reuniram nesta quarta-feira (23), em Salvador, para alinhar ações de monitoramento, prevenção e resposta aos possíveis impactos do fenômeno El Niño na Bahia. O encontro foi realizado na Sala do Portal das Águas, na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A reunião abordou diferentes cenários climáticos associados ao fenômeno e integra o planejamento de proteção e defesa civil para o período de influência do El Niño no biênio 2026/2027. O evento foi promovido pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Entre os temas discutidos estiveram os riscos relacionados à estiagem, seca, ondas de calor, queimadas e episódios de chuvas intensas. Também foram debatidas medidas de comunicação de risco e estratégias de atuação adaptadas às características e necessidades de cada região do estado.
De acordo com os participantes, o acompanhamento contínuo das condições climáticas e a adoção antecipada de medidas preventivas são fundamentais para minimizar impactos e fortalecer a capacidade de resposta dos municípios diante de possíveis eventos extremos.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (29)
-
Economiahá 3 diasDesemprego atinge 5,3% e Brasil registra recordes de ocupação, renda e empregos formais
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (30)
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 390 vagas de emprego em Salvador nesta terça-feira (29)
