Turismo
Ferry é afundado de forma controlada para abrigar recifes de corais
A estrutura naufragada servirá como habitat para diversas espécies marinhas e favorecerá estudos científicos
O ferry Juracy Magalhães, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, foi afundado de forma controlada, nesta sexta-feira (21), para a criação de um recife artificial marinho no Rio Vermelho, em Salvador. Ação conjunta da Secretaria do Turismo (Setur) com o Inema e a Marinha do Brasil, a embarcação foi inspecionada para remoção de possíveis espécies invasoras e adaptada para mitigação dos impactos ambientais.
Um dos biólogos do Inema, Marcelo Peres explicou que, após a operação, em apenas um ano o ferry será tomado por corais e espécies marinhas de todo tipo. “Fizemos os estudos prévios de sedimentos, de biodiversidade do local, onde poderia ocorrer o afundamento e, posteriormente, fizemos quatro vistorias para que não haja nenhum tipo de resíduo que possa trazer algum impacto negativo para o meio ambiente. Então, foram quatro inspeções, a gente avaliou também a presença de espécies invasoras e nossa expectativa é bem positiva para a biodiversidade e para o turismo do Estado”, dividiu.
A estrutura naufragada servirá como habitat para diversas espécies marinhas e favorecerá estudos científicos, que estão sendo realizados pelo governo baiano desde os primeiros afundamentos controlados do ferry Agenor Gordilho e de um navio de reboque, realizados em novembro de 2020. O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, destacou que cerca de nove embarcações já foram naufragadas em áreas próximas à costa de Salvador e na Baía de Todos-os-Santos, mas que a submersão controlada tem a característica de compensação ambiental.
“Nós temos naufrágios registrados por acidentes, pelas guerras da Independência da Bahia, do século XIX, mas queremos com os afundamentos planejados transformar Salvador no maior parque de turismo de mergulho do mundo urbano. As nossas embarcações afundadas estão muito perto do litoral, o que possibilita que mergulhadores amadores possam, em pouco tempo, sendo treinados, ter essa experiência”, contou sobre o impacto no turismo para a capital.
A embarcação tem aproximadamente 800 toneladas e 71 metros de comprimento. A estrutura foi afundada a quatro quilômetros da costa e a 30 metros de profundidade na região do Largo da Mariquita. À frente de uma empresa de mergulho, Tania Corrêa conta como a experiência com o ferry Agenor Gordilho tem repercutido no turismo náutico desde 2020.
“Um recife artificial é um aglutinador, uma casa para os animais marinhos. Então, o Agenor Gordilho, mesmo, está todo coberto de corais hoje. No mergulho encontramos alguns animais que são ameaçados de extinção. Isso é muito importante para a natureza e para o turismo. Você dá um upgrade no turismo local, mergulhadores de todo mundo vêm mergulhar em naufrágios que só existem aqui”, enfatizou a empresária, que também é instrutora de mergulho há 25 anos.
Segundo a Setur-BA, o turismo náutico e de mergulho têm se consolidado como segmentos no turismo. Desde a última ação, em 2020, ocorreu um aumento de cerca de 435% na procura por atividades de mergulho, em comparação com a temporada anterior à pandemia.
Sobre o ferry
O ferry Juracy Magalhães começou a operar em 5 de dezembro de 1972, realizando a travessia Salvador-Itaparica, até ser retirado de circulação em 16 de novembro de 2018.
Turismo
Navio MSC Seaview aporta em Salvador com quase 5 mil turistas
Recepção com música, dança e gastronomia reforça estratégia da Bahia para atrair mais embarcações e movimentar a economia
Com cerca de 5 mil passageiros a bordo, o navio de cruzeiro MSC Seaview foi o primeiro a aportar em Salvador em 2026, nesta terça-feira (6), impulsionando o turismo na capital baiana. Os cruzeiristas foram recebidos com um receptivo especial organizado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que incluiu baianas estilizadas, bailarinos e percussionistas do bloco afro Muzenza, garantindo uma chegada festiva para visitantes brasileiros e estrangeiros.
“A Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de atracações nesta temporada, e Salvador se consolidou como um importante porto de embarque de cruzeiristas, beneficiando a nossa cadeia do turismo. Porém, não estamos acomodados e buscamos trazer mais navios que contemplem, além de Salvador e Ilhéus, localidades como Porto Seguro e Itacaré”, afirmou o secretário Maurício Bacelar.
A temporada 2025/2026, iniciada em outubro e com término previsto para abril, deve receber 260 mil passageiros, injetando cerca de US$ 26 milhões na economia baiana. Nesta quarta-feira (7), está prevista a chegada do navio MSC Armonia, com aproximadamente 3 mil turistas.
Turismo
Bahia inicia 2026 como destino turístico mais cobiçado do Brasil
Réveillon lota hotéis com até 100% de ocupação e atrai celebridades para praias e festas em todo o estado
Com natureza exuberante, cultura pulsante e infraestrutura de luxo, a Bahia reafirma sua posição como um dos destinos mais desejados do país e do mundo. O verão, auge da alta estação, trouxe um Réveillon marcado por recordes: segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), os principais destinos registraram ocupação entre 95% e 100%.
Entre os locais mais procurados estão Porto Seguro, Salvador, Itacaré, Morro de São Paulo, Praia do Forte e Lençóis, na Chapada Diamantina. “Neste verão, bateremos mais um recorde, com mais de 10 milhões de turistas circulando pela Bahia”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
O Governo do Estado, por meio da Setur-BA, apoiou festas em cerca de 40 cidades, incluindo Salvador, onde o projeto Pôr do Som, de Daniela Mercury, reuniu multidão no Farol da Barra. Outros pontos da capital também celebraram a virada com atrações como Malê Debalê e Gerônimo.
A lista de famosos que prestigiaram a Bahia neste fim de ano é grande. O cantor canadense Shawn Mendes e o jogador de futebol neerlandês Memphis Depay, que atua no Corinthians, visitaram Itacaré. O atores Caio Castro e Irandhir Santos optaram por Morro de São Paulo e Lençóis, respectivamente. O influenciador digital Carlinhos Maia e as apresentadoras Adriane Galisteu e Luciana Gimenez, escolheram Trancoso, em Porto Seguro, por onde passaram também o jogador de futebol Vinícus Júnior, do clube espanhol Real Madrid, a influenciadora digital Virgínia e os apresentadores Luciano Huck e Angélica. Os atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank estão no distrito de Caraíva. Porto Seguro se destacou como símbolo do Réveillon de luxo, recebendo até jatinhos vindos de Nova York.
Com hotéis premiados internacionalmente, como o Uxua Casa Hotel & Spa (Trancoso) e o Tivoli Ecoresort (Praia do Forte), além de resorts reconhecidos pelo guia Michelin, a Bahia reforça sua vocação para o turismo de excelência, movimentando a economia e gerando emprego e renda.
Turismo
Últimos navios de cruzeiro de 2025 trazem 8 mil turistas à Bahia
Navios atracam em Salvador e seguem para Ilhéus; temporada deve receber 260 mil turistas até abril
A chegada de três navios de cruzeiro a Salvador, neste início de semana, impulsionou o turismo baiano com o desembarque de mais de 8 mil passageiros, recepcionados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com manifestações da cultura afro-baiana.
O destaque foi o MS Hamburg, procedente de Hamburgo, na Alemanha, que atracou no domingo (28) trazendo 305 passageiros alemães para passeios pelo Pelourinho, Farol da Barra, Mercado Modelo e Cidade Baixa, incluindo a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat. Depois, a embarcação seguiu para Ilhéus, onde os turistas conheceram as riquezas naturais e a cultura da Costa do Cacau.
Também no domingo, chegou a Salvador o MSC Seaview, com 5 mil viajantes e pernoite no porto da capital. Já na segunda-feira (29), foi a vez do MSC Armonia, com aproximadamente 3 mil pessoas. As embarcações trouxeram turistas brasileiros e estrangeiros.
Segundo o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, a Setur-BA trabalha para ampliar rotas e atrair cruzeiros para diversos destinos baianos, como Porto Seguro e Itacaré, fortalecendo o turismo e gerando impacto positivo na economia.
A temporada 2025/2026, iniciada em outubro e com término previsto para abril, deve receber cerca de 260 mil passageiros, injetando aproximadamente US$ 26 milhões na economia. O próximo navio a atracar em Salvador será o MSC Seaview, no dia 6 de janeiro.
-
Educaçãohá 2 diasPMBA abre inscrições para Colégios da Polícia Militar e Creche em 2026
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (5)
-
Meio Ambientehá 2 diasInema avança na conservação da flora baiana com programa de monitoramento
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (6)
