Segurança
Feira de Santana e Governo do Estado discutem Programa Bahia pela Paz
Secretários estaduais de Relações Institucionais e Justiça e Direitos Humanos se reuniram com o prefeito José Ronaldo
Os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, apresentaram nesta terça-feira (15), ao prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, o Programa Bahia pela Paz, com destaque para os Coletivos Bahia pela Paz. Os secretários destacaram a importância de alinhamento entre Prefeitura e Governo na execução da proposta e o prefeito destacou a importância da iniciativa para fortalecer as ações sociais no município. Além disso, o gestor municipal ressaltou que a Prefeitura vai colaborar com o Estado na construção de políticas amplas para os bairros atendidos.
O prefeito falou ainda, que a cidade será beneficiada com uma unidade do Convive, equipamento financiado pelo Governo Federal, que permite ações de prevenção à violência, com base no modelo proposto pelo Programa Nacional de Segurança Pública – Pronasci. Segundo o prefeito, o terreno para construção do Convive foi escolhido e as obras estão prestes a começar.
“Foi um importante encontro com o Prefeito para fortalecer o compromisso de todos com o enfrentamento à violência e a construção de uma Cultura de Paz. As prefeituras são fundamentais para construção de ações de proteção social e promoção da cidadania e, no Bahia Pela Paz, cumprem um papel fundamental no fortalecimento dos diálogos com a comunidade. O prefeito José Ronaldo declarou total apoio à proposta e o nosso desejo é que, em pouco tempo, estejamos reunidos com os secretários do município, já discutindo as ações concretas a serem realizadas. No mês de maio, o próprio governador pretende vir a feira visitar os Coletivos, junto com o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa e a Defensoria Pública do Estado”, declarou Felipe Freitas.
Na parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para a implantação dos Coletivos serão possíveis ações como a participação dos profissionais da assistência social na busca ativa dos beneficiários do Programa Bahia pela Paz; o envolvimento dos agentes comunitários de saúde nas ações de prevenção à violência e à promoção de uma cultura de paz; assim como a articulação de redes de organizações da sociedade civil voltadas à promoção dos direitos da juventude. Os Coletivos já estão funcionando nos bairros de Conceição e Mangabeira e, em breve, receberão a visita do Governador e dos demais membros do Comitê de Governança.
O secretário Felipe Freitas falou ainda, das ações de fortalecimento da política de segurança pública em Feira, com a criação de novas unidades; reforma de delegacias; valorização dos efetivos e pleito ao Governo Federal para instalação definitiva de uma Delegacia da Polícia Federal na cidade.
O titular da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), Adolpho Loyola, aproveitou a reunião para reafirmar o compromisso do Governo do Estado em dialogar com todos os municípios da Bahia. “A orientação do governador é dialogar permanentemente com os prefeitos e construir relações harmônicas com os municípios. Essa é uma tarefa fundamental no trabalho da Serin. O prefeito Zé Ronaldo já havia reunido com o governador e, agora, vim com o secretário Felipe apresentar o Bahia Pela Paz, e falar também de outras demandas do município. Por orientação do governador, me reunirei com todos os prefeitos dos municípios que terão Coletivos Bahia Pela Paz para buscar envolvê-los no projeto. Só com participação e diálogo é possível enfrentar a violência e promover uma cultura de paz”, afirmou.
Bahia pela Paz
Lançado em agosto de 2024, o Programa Bahia pela Paz é uma iniciativa estratégica do Governo da Bahia, coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), para prevenir e combater a violência que tem vitimado jovens brasileiros e baianos, principalmente negros, com idade entre 12 e 29 anos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Um dos diferenciais do Programa é seu forte investimento em prevenção, com iniciativas que visam fortalecer a cidadania e os direitos humanos de seu público e de suas famílias. Outro ponto a ser ressaltado é o caráter amplamente participativo e democrático de sua gestão, que tem sido construída com a participação direta dos públicos envolvidos.
Coletivos Bahia Pela Paz
Os Coletivos têm atuação intersetorial e buscam fortalecer a comunidade por meio de ações integradas nas áreas de educação, cultura, assistência social, segurança pública e desenvolvimento humano. Em Feira de Santana serão inaugurados dois equipamentos, um no bairro de Conceição e outro no bairro de Mangabeira.
Também serão implantados Coletivos Bahia pela Paz, em Salvador (já com quatro unidades em funcionamento, nos bairros de Águas Claras, São Caetano, Liberdade e Paripe); Jequié, Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Valença. Ao todo, serão inaugurados 24 coletivos no estado da Bahia, dois em Feira de Santana.
Segurança
Bahia investe R$10,5 milhões em obras e segurança no extremo sul
Entregas em Alcobaça incluem mercados, pavimentação, ponte e viaturas para a Operação Verão na Costa do Descobrimento
O Governo da Bahia realizou, nesta sexta-feira (12), uma série de entregas que somam cerca de R$10,5 milhões em investimentos para fortalecer segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento agrário no extremo sul do estado. As ações ocorreram em Alcobaça e contaram com a presença do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, do subcomandante-geral da PM, Cel PM Lopes, e de Gustavo Machado, da Seinfra.
A agenda começou no Mercado Municipal, com a inauguração do Mercado do Peixe e a entrega da requalificação do próprio Mercado Municipal, obras viabilizadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Na área de infraestrutura, a Seinfra autorizou a licitação para construção de uma ponte de 30 metros, ligando o entroncamento da BA-290 (São José de Alcobaça) ao entroncamento da BA-696. Também foi assinada a Ordem de Serviço para pavimentação de 4 km da passagem urbana de Alcobaça, dentro do programa Bahia em Movimento, que vai melhorar a mobilidade e garantir mais segurança viária.
Já na segurança pública, a Secretaria da Segurança lançou a Operação Verão 25/26 na Costa do Descobrimento e entregou 15 novas viaturas para reforçar o policiamento da CPR-Extremo Sul, beneficiando municípios como Alcobaça, Eunápolis, Itamaraju, Medeiros Neto, Mucuri, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
“Hoje entregamos obras e equipamentos que reforçam o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do extremo sul da Bahia. São investimentos que fortalecem a infraestrutura, promovem dignidade para quem trabalha nos mercados e ampliam a capacidade de atendimento das nossas forças de segurança”, afirmou Loyola.
Geral
Lançamento do Baralho Lilás amplia busca por foragidos por crimes contra mulheres
Nova ferramenta estadual de combate à violência contra a mulher divulga 16 procurados com mandado de prisão
Batizado de Baralho Lilás, o Estado lançou, nesta sexta-feira (12), em Salvador, um novo baralho do crime da Segurança Pública da Bahia (SSP), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), voltado à identificação e captura de foragidos envolvidos em feminicídios, estupros, violências domésticas e outras agressões. No lançamento, 16 procurados com mandado de prisão e denúncia formal do Ministério Público da Bahia foram apresentados pela nova ferramenta. As cartas exibem foto, crime e área de ocorrência. A ação representa mais um esforço do Governo do Estado no combate à violência contra a mulher.
“Nos entristece muito precisar usar instrumentos como esse para garantir a proteção em crimes contra a mulher. Nós já temos um baralho do crime, criado em 2011, e nossa expectativa é de fortalecer nossa rede de proteção. Uma denúncia facilita e dá visibilidade àqueles que estão foragidos da justiça e a sociedade participa também, como rede de proteção. É uma metodologia que esperamos que possa frear tanto feminicídios, quanto outras agressões”, disse o governador Jerônimo Rodrigues durante cerimônia.
O baralho estará disponível no site do Disque Denúncia (disquedenuncia.ssp.ba.gov.br/) e funcionará como instrumento de divulgação pública dos suspeitos e de incentivo a denúncias anônimas através do telefone 181. Entre as medidas que integram a rede de proteção, estão o Batalhão Maria da Penha, as Delegacias e Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher, a Casa da Mulher Brasileira, parceria do Estado com o Governo Federal, e as Salas Lilás, instaladas nos últimos três anos em diferentes regiões da Bahia.
“A ideia é que a gente possa fortalecer cada vez mais essa rede, a participação popular através do Disque Denúncia, de forma totalmente anônima e sigilosa, mas o principal objetivo é diminuir os índices de violência para contra a mulher. Junto a esse instrumento, teremos a intensificação do uso da tecnologia, com prisões por reconhecimento facial”, disse o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, considerando que somente em 2025, 71 feminicidas foram alcançados com a tecnologia e, desde 2019, foram 338 homens presos por crimes contra mulheres pelas câmeras de reconhecimento facial
“Essa é uma política extremamente importante, que se soma a muitas outras estratégias do governado estadual e interioriza a política pública. Com certeza fechamos esses 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher com o anúncio de uma estratégia que vai contribuir para o avanço e para a efetividade do enfrentamento à violência contra as mulheres”, destacou a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), Neusa Cadore.
O evento de lançamento também contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, de secretários estaduais, comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, representantes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica.
Segurança
PM forma 80 oficiais em curso de aperfeiçoamento
Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais qualifica capitães para funções estratégicas na corporação
A Polícia Militar da Bahia realizou, nesta terça-feira (9), a formatura de 80 oficiais-alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2025. A cerimônia aconteceu no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), no bairro Costa Azul, em Salvador.
O CAO é pré-requisito para que capitães alcancem o oficialato superior e tem como objetivo preparar os integrantes para funções de direção e assessoramento. Ao longo de oito meses, os 80 alunos — 71 homens e nove mulheres — cumpriram 440 horas-aula, entre 31 de março e 29 de novembro.
O capitão Elton, primeiro colocado da turma, destacou a importância do aprimoramento profissional:
“É nosso compromisso com a sociedade e com os investimentos empreendidos pela corporação em nossa carreira. Temos que honrá-lo com a constante busca por aperfeiçoamento.”
A solenidade foi encerrada com mensagem do comandante-geral, coronel Magalhães, que parabenizou os formandos e ressaltou a relevância da qualificação:
“Sem aprimoramento contínuo, não avançamos na direção da excelência que buscamos. O CAO cumpre um papel estratégico, aprofunda conhecimentos, fortalece competências e prepara nossos oficiais intermediários para as responsabilidades dos postos de major e tenente-coronel.”
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Saúdehá 2 diasHospital do Câncer de Sergipe é inaugurado e reforça assistência oncológica no estado
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 643 vagas para esta quinta-feira (11)
-
Agriculturahá 2 diasBahia mapeia cooperativas com potencial exportador durante encontro nacional
