Esporte
Expo Confit reúne setor de educação física, fitness e de bem-estar
Evento é o primeiro desta proporção do segmento fitness em Salvador após a pandemia da Covid-19

Profissionais de educação física, nutricionistas, gestores de academias, empresários e outros do setor reuniram-se neste sábado (17), na Expo Confit, Convenção Nacional Fitness, em Salvador, no Centro de Convenções. Com produtos, serviços, lançamentos e oportunidades de networking, o evento conta com apoio da Superintendência dos Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Para a Sudesb, estar presente na Expo Confit é uma ação estratégica. “O evento é voltado para a base do esporte: o profissional de educação física. É um espaço de qualificação, troca de experiências e empreendedorismo. Hoje, todos os nossos projetos – do social ao alto rendimento – contam com a atuação desses profissionais. Por isso, apoiar um evento como este é reconhecer a importância dessa categoria na construção do esporte baiano”, afirma Susi Docio, chefe da assessoria técnica da autarquia.
Em estande montado na convenção, aSudesb apresentou ao público os principais projetos desenvolvidos pelo órgão, como escolinhas esportivas, ações sociais e iniciativas de formação continuada. O encontro do setor fitness, primeiro desta proporção do segmento no estado após a pandemia da Covid-19, contou com a presença das maiores marcas do segmento fitness e bem-estar. A programação contou também com debates de especialistas, além de painéis e palestras sobre as tendências do mercado.
O evento também atrai representantes de outros estados interessados em conhecer a experiência baiana. O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (Pernambuco), Lúcio Beltrão, elogiou a atuação da Sudesb: “Acabei de sair de uma reunião com a equipe da Sudesb e fiquei impressionado com o que estão fazendo. A Bahia tem entregado grandes resultados em campeonatos e olimpíadas. Vim aprender e levar essa experiência para Pernambuco.”
Quem também destacou o trabalho realizado foi Kleyton Dias da Silva, segundo secretário do Conselho Regional de Educação Física da 10ª Região (Paraíba): “O trabalho da Sudesb surpreende e inspira. Levar a educação física a esse patamar é algo que queremos replicar em nosso estado.”
Sucesso – A intensa movimentação entre os estandes e os auditórios reflete o sucesso da retomada da Expo Confit. Para Fernando Nogueira, gerente da Matrix Fitness na Bahia, a iniciativa “quebrou um paradigma” ao reunir novamente o setor de forma presencial na capital. “O evento superou as expectativas, com grande número de contatos e prospecções.
O segmento fitness está em crescimento, e encontros como esse são fundamentais para impulsionar esse avanço.”
Entre os expositores, empresas de diversas regiões do país marcam presença. É o caso da startup goiana Moovz, que trouxe à Expo Confit uma tecnologia de monitoramento cardíaco e gamificação de aulas para academias. “Essa visibilidade é muito importante para nós. Captamos vários leads e acreditamos que esse contato com o mercado nordestino pode gerar grandes frutos a curto e médio prazos”, disse Eduarda Elias, diretora de comunicação da empresa.
A prova é realizada pela Federação Baiana de Triathlon (Febatri) e pela Polícia Militar da Bahia, com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e do programa Bahia Sem Fome, do Governo do Estado.
Esporte
Lauro de Freitas terá “24 Horas de Hapkido”
Festival irá reunir pessoas mais de 500 participantes de 3 a 70 anos da capital e de cidades do interior do estado

O município de Lauro de Freitas sedia, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceep TIC), o evento “24 Horas de Hapkido”, promovido pelo Instituto de Referência Social do Estado da Bahia (Irseba), com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Ao todo, 543 pessoas se inscreveram para participar da iniciativa, que tem por objetivo valorizar o hapkido e ampliar a prática da modalidade no estado.
O festival será realizado em formato inédito, com programação diversificada que inclui seminários, cursos técnicos, reciclagem de golpes e sequências das faixas branca à preta, atividades demonstrativas e torneios competitivos. Também haverá um seminário especial sobre a história do hapkido no mundo, no Brasil e na Bahia, além de ações de integração entre mestres, atletas e novos praticantes.
“Um dos pontos altos do evento será o torneio-base do Campeonato Baiano de Hapkido, que acontece durante as 24 horas de programação. Outro destaque é a distribuição de kits com tatames e uniformes (dobô) para dez projetos sociais, reforçando o compromisso com a inclusão esportiva”, informa o profissional de educação física e responsável técnico pelo projeto Francisco Canindé Benevides, que detém o 4º Dan (graus de faixa preta, que variam de 1 a 10) na modalidade.
A abertura oficial ocorre na sexta-feira (12), às 18h, com solenidade de reconhecimento às associações filiadas à Federação de Hapkido da Bahia (FHBA), homenagens a mestres e pioneiros da modalidade e a entrega de equipamentos sociais. Durante a cerimônia, também será prestada homenagem póstuma a Crispi Uzeda, conhecido como Boção.
Além de Lauro de Freitas, atletas dos municípios de Salvador, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Ilhéus, Itabuna, Jaguaripe, Itaparica, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim já confirmaram presença. Entre os nomes de atletas que serão homenageados estão mestres que atuam há mais de 40 anos na modalidade e com graus Dan que variam do 4º ao 9º, a exemplo de Ricardo Botto, Luciano Oliveira, Ricardo Nery, Alberto Santana, Crisólito Assis, José Simões, Miguel Nonato, Carlos Roberto e Lenildo Loureiro, dentre outros.
Corujão Prático – A maratona esportiva segue pela madrugada com o “Corujão Prático”, ceia noturna e sessões de aprimoramento técnico em luta, quedas, uso de armas, defesa pessoal e arbitragem. No domingo (14), o festival promove o ciclo “Hapkido em Foco”, com palestras e aulas práticas sobre a expansão da arte marcial no mundo, no Brasil e na Bahia, além de debates sobre inclusão de alunos com autismo e benefícios do alongamento aplicado ao hapkido.
A parte final será marcada pelo torneio unificado, com disputas nas categorias infantil, juvenil, adulto, máster e sênior. O encerramento está previsto para as 20h, com a entrega de certificados a todos os participantes. Toda a programação terá transmissão ao vido por meio dos canais oficiais da FHBA no Instagram e no YouTube.
Ainda de acordo com Canindé Benevides, a realização do festival, que tem investimento de 750 mil reais fruto de emenda parlamentar estadual destinada à Sudesb, simboliza um marco na história da modalidade na Bahia. “Mais de 22 associações já estão unidas dentro deste projeto, e isso mostra que o objetivo de fortalecer e ampliar o hapkido em nosso estado está sendo alcançado. Temos mestres experientes e novos talentos trabalhando juntos, o que garante um futuro promissor para a arte marcial”, afirmou.
Hapkido
Trata-se de uma arte marcial de origem coreana que combina técnicas de defesa pessoal, golpes de impacto, torções, alavancas e projeções. O nome da modalidade significa “caminho da energia e da harmonia”, e sua filosofia busca unir força física, disciplina mental e equilíbrio espiritual.
A modalidade chegou à Bahia em 1968, através do mestre coreano Jung Do Lim, que também foi pioneiro no ensino do taekwondo no país. A modalidade ainda não é olímpica.
Esporte
Baianos disputam Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em João Pessoa
Fabrine Conceição dos Santos é beneficiada pelo Governo do Estado com o programa Bolsa Esporte, na categoria nacional

De 10 a 14 de setembro, João Pessoa (PB) será palco da 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia, reunindo a elite da modalidade no país. A Bahia estará representada no torneio principal por dois atletas no masculino e uma no feminino, além da atleta Fabrine Conceição dos Santos, que integra a categoria Top 16 – a jovem é beneficiada pelo Governo do Estado com o programa Bolsa Esporte, na categoria nacional.
Já no qualifying — fase classificatória que garante quatro vagas para o torneio principal —, o número de baianos é ainda maior: sete atletas masculinos e cinco femininos. Entre os destaques está a dupla formada por João Vitor Lombardi Ribeiro e Leandro Santos Arariba, líderes do ranking baiano e também do Sub-23 do Nordeste, que chega à competição em grande fase.
Ao todo, 39 duplas brasileiras disputam o qualifying. Segundo o técnico Estácio Marcos da Silva, que acompanha os atletas, a expectativa para bons resultados da dupla campeã baiana é das melhores.
“Com a pontuação já conquistada no ranking, João Vitor e Leandro precisam apenas de duas vitórias para garantir vaga no torneio principal. Além de integrar a elite nacional, eles somarão pontos importantes rumo à classificação para futuros circuitos mundiais”, explicou.
A viagem dos atletas João e Leandro conta com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que forneceu passagens terrestres.
“Esse apoio é estratégico porque viabiliza a participação de uma dupla com resultados expressivos na Bahia e no Nordeste no principal campeonato de vôlei de praia do Brasil. Vamos enfrentar adversários de altíssimo nível, muitos deles com experiência em mundiais e olimpíadas”, destacou Estácio.
Esporte
Kong Race atrai 450 atletas para corrida no CAB neste domingo (7)
Com apoio da Sudesb, a prova terá 1 km 14 obstáculos nas categorias feminino, masculino e misto

O jardim da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), será o palco da Kong Race Experience, uma corrida de obstáculos por equipes, neste domingo, 07, das 13h às 17h. Cerca de 450 atletas irão disputar a prova de 1 km com 14 obstáculos ao todo nas categorias feminino, masculino e misto.
A prova contará com quatro obstáculos de cada percurso (velocidade, força ou suspensão), realizada por um competidor, enquanto o trio disputa os obstáculos finais de forma coletiva: o abaixo de zero e o monte kong. A equipe vencedora é aquela que fizer todos os obstáculos em menor tempo. Será realizada a prova individual, sem competição, para atrair novos adeptos à modalidade.
Os obstáculos de velocidade serão o salto kong; a corrida de 580 m; o quebra-peito; e o mini everest. Já os de força serão o herói; o arriba-sacos; os pneus e o pegboard. Para finalizar as disputas individuais, o percurso de suspensão contará com as provas de argolas; preguiça; monkey bar e multigrip.
A entrega dos kits será na sexta-feira, 05, na loja da Oakley, no Salvador Shopping, das 15h às 20h, ou no local da prova no domingo, 07, das 12h às 13h. As inscrições são limitadas e restam poucas vagas através do site http://www.kongrace.com.br/experience . A inscrição também é mediante a doação de 1,2 kg de leite em pó numa ação solidária em prol do Instituto Lar Vida.
A Kong Race Experience é realizada pelo Instituto de Desenvolvimento de Projetos (IDP) e organizada pela Federação Baiana de Corridas de Obstáculos (Bahia OCR), com o apoio da equipe Caatinga Trekkers; do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); da Oakley; e da Bivolt.
-
Economiahá 3 dias
Startups do Hub da Construção levam inovação ao Seminário Imobiliário do CRECI
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Turismohá 2 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Infraestruturahá 2 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades