Educação
Estudantes de escolas públicas conhecem espaços culturais durante as férias
A iniciativa promove o acesso dos estudantes a museus e atividades lúdicas, ampliando o aprendizado e o interesse pela cultura baiana
O Projeto “Férias nas Escolas com mais Sabor e Saber” está a todo vapor, trazendo uma programação repleta de atividades para os estudantes da rede estadual de ensino. Entre as ações, destaque para o Programa Estudantes nos Museus, que proporciona visitas a importantes espaços culturais da Bahia. A iniciativa promove o acesso dos estudantes a museus e atividades lúdicas, ampliando o aprendizado e incentivando o interesse pela cultura baiana. Nesta terça-feira (21), alunos de três escolas estaduais participaram do programa, visitando o Centro Histórico de Salvador, o Museu de Arte da Bahia (MAB), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu.
Os estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Classe I, localizado no bairro de Pero Vaz, em Salvador, visitaram o MAM, onde vivenciaram uma programação especial. O grupo de 42 estudantes e cinco oficineiros e funcionários foi recebido pela equipe do museu, que apresentou o espaço em uma visita guiada. Os visitantes da rede estadual aprenderam sobre as esculturas Exú e Oxalá, do artista Mário Cravo Júnior, e assistiram aos curtas sobre o Acervo da Lage, enriquecendo a experiência com aprendizado cultural e artístico.
Kayodê Sousa Andrade, 16 anos, estudante do 2º ano do Colégio Estadual Navarro de Brito e participante da oficina de capoeira no Classe I, destacou a importância de participar dessas atividades. “Estou adorando o projeto Férias na Escola. Estou participando das oficinas de vôlei e futsal na minha escola. Está perfeito. Aqui, no Classe I, eu também consegui fazer capoeira e estou me divertindo muito. Isso é muito melhor do que eu ficar em casa sem fazer nada ou tomar outro caminho que outros jovens estão tendo, que não vale a pena citar. Estou me divertindo muito e está muito bom mesmo. Participar dessa visita ao MAM foi incrível. No curta, consegui reconhecer vizinhos que eu nem sabia que fazia arte. Está sendo perfeito participar”, disse.
Além da visita ao MAM, outras escolas também participaram do programa no mesmo dia, explorando diferentes espaços culturais. O Colégio Estadual Polivalente de Candeias levou 36 estudantes e dez oficineiros para uma imersão no Centro Histórico, enquanto o Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira, localizado em Candeias, levou 45 estudantes e cinco oficineiros e funcionários para o MAB, onde conheceram o rico acervo do museu.
Mariana Santos de Souza, 17 anos, estudante do 2º ano do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe I, também compartilhou sua empolgação. “Eu achei maravilhoso participar dessa visitação. Adorei conhecer as esculturas e as histórias por trás delas, principalmente com a audiodescrição, que nos ajudou a entender os detalhes das obras. Estou gostando de tudo aqui e sinto que estou aprendendo”, afirmou.
As visitas ocorrerão de terça a sexta-feira, com a participação de quatro escolas por dia. Ao todo, até o dia 31 de janeiro, 32 escolas estaduais farão parte do programa, vivenciando momentos de aprendizado e diversão.
Educação
São Miguel das Matas ganha colégio de tempo integral com teatro, restaurante estudantil e formação técnica
Nova unidade amplia a oferta de educação integral no Vale do Jiquiriçá, com estrutura voltada ao ensino, à qualificação profissional, ao esporte e à cultura
Os estudantes de São Miguel das Matas, no Vale do Jiquiriçá, passaram a contar com uma nova estrutura para atividades de ensino, formação profissional, cultura e esporte. O Colégio Estadual de Tempo Integral (CETI) Adelmiro Vilas Boas foi inaugurado nesta quarta-feira (16) e tem capacidade para atender mais de 320 estudantes do Ensino Médio regular, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional e Tecnológica.
A nova unidade dispõe de dez salas de aula, laboratórios de Química, Biologia e Informática, biblioteca, sala multifuncional, pátio coberto e espaços administrativos, oferecendo melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
A estrutura também conta com sala destinada ao grêmio estudantil, restaurante e teatro com capacidade para 200 pessoas cada, além de vestiários, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, guarita e usina solar fotovoltaica.
Na área da Educação Profissional e Tecnológica, os estudantes têm acesso ao curso técnico em Administração, ampliando as oportunidades de qualificação e preparação para o mercado de trabalho.
O colégio oferece ainda oficinas nas áreas de cultura corporal, arte e cultura, capoeira e recomposição da aprendizagem, fortalecendo a proposta de educação integral e contribuindo para a formação acadêmica, cultural e cidadã dos estudantes.
A nova estrutura integra os investimentos do Governo da Bahia na expansão do ensino em tempo integral, com o objetivo de ampliar o acesso à educação de qualidade e oferecer ambientes adequados para aprendizagem, convivência e desenvolvimento de talentos.
Educação
Escolas de tempo integral são reinauguradas em Salvador e ampliam estrutura para mais de 800 estudantes
Unidades de Santa Cruz e Itapuã receberam investimentos em modernização, acessibilidade, climatização, espaços culturais, esportivos e de alimentação escolar
Os Colégios Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Clarice Pereira dos Santos, no bairro de Santa Cruz, e Lomanto Júnior, em Itapuã, foram reinaugurados oficialmente nesta terça-feira (15), após passarem por obras de modernização realizadas pelo Governo da Bahia. As intervenções integram a política estadual de fortalecimento da educação em tempo integral e ampliam as condições de ensino, aprendizagem e convivência para os estudantes.
No bairro de Santa Cruz, o CETI Clarice Pereira dos Santos, que atende mais de 300 estudantes, recebeu novas estruturas como teatro, restaurante estudantil, biblioteca, guarita e vestiário, além da reforma e cobertura da quadra poliesportiva.
Também passaram por requalificação as 11 salas de aula, a sala multifuncional, os laboratórios de Ciências e Informática e a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A unidade recebeu ainda melhorias em acessibilidade, climatização, instalações elétricas e hidráulicas, entre outras intervenções voltadas ao conforto e à inclusão dos alunos.
Já o CETI Lomanto Júnior, em Itapuã, atende cerca de 500 estudantes e ganhou teatro, restaurante estudantil, vestiário e novos recursos de acessibilidade.
A obra contemplou a reforma das 23 salas de aula e a modernização do auditório, dos espaços administrativos, das salas de música e de línguas, do laboratório de Química e da sede do grêmio estudantil. A intervenção incluiu ainda melhorias na guarita, no estacionamento e a implantação de uma subestação elétrica abrigada a seco.
Com as novas estruturas, as duas unidades ampliam os espaços destinados às atividades pedagógicas, culturais, científicas e esportivas, fortalecendo o modelo de educação integral desenvolvido pela rede estadual de ensino.
Educação
SEC convoca 79 profissionais aprovados em seleções REDA para reforçar a rede estadual de ensino
Chamamento inclui mediadores, técnicos de nível superior e nutricionistas; documentação deve ser enviada entre os dias 14 e 25 de setembro
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (12), a convocação de 79 profissionais aprovados em processos seletivos simplificados para contratação em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A relação contempla 62 mediadores, 15 técnicos de nível superior e dois nutricionistas, que irão reforçar o quadro de servidores da rede estadual de ensino.
Os convocados foram aprovados nos processos seletivos regidos pelos editais SEC/SUDEPE nº 04/2025, nº 003/2026 e nº 06/2025. A medida integra as ações de fortalecimento da estrutura administrativa e pedagógica da educação pública estadual.
Os candidatos convocados deverão encaminhar a documentação exigida entre os dias 14 e 25 de setembro. O envio inicial será feito em formato digital, por meio do e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar da Coordenação de Provimento e Movimentação (CPM).
Para os cargos de técnicos de nível superior e nutricionistas, o contrato terá duração de 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período, com carga horária de 40 horas semanais. Já os mediadores terão vínculo contratual pelo mesmo período, renovável por mais 36 meses, com jornada de 20 horas semanais.
A remuneração será definida conforme a função, a classe e o nível correspondentes previstos nos editais.
Entre os documentos exigidos estão diploma de formação compatível com o cargo, carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, declaração de inexistência de acúmulo de cargos públicos e certidões negativas, além de outros documentos previstos nos editais.
Após a análise virtual, os candidatos deverão apresentar a documentação original acompanhada de cópias para conferência. Em Salvador, a entrega será realizada na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 8h30 às 11h e das 14h às 17h.
Já os profissionais convocados para atuação no interior do estado deverão comparecer aos respectivos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), conforme orientação da secretaria.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (17)
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 745 vagas de emprego em Salvador nesta quarta-feira (16), com 373 para PCD
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (16)
-
Segurançahá 2 diasBahia triplica ações de combate a incêndios florestais e reforça operação contra os efeitos da estiagem
