Educação
Escola Municipal leva ensino integral para povoado de Pedro Alexandre
Com aporte de R$ 7,2 milhões do governo estadual, a escola terá capacidade para atender 460 estudantes do ensino infantil e fundamental
Na terra vermelha da zona rural de Barreiras, povoado de Pedro Alexandre, no seminário baiano, uma Escola Municipal de Tempo Integral, construída em parceria entre Estado e Município, foi inaugurada neste domingo (21). Com aporte de R$ 7,2 milhões do governo estadual, por meio da Secretaria da Educação (SEC), a escola terá capacidade para atender 460 estudantes do ensino infantil e fundamental, em tempo integral, com idade entre 4 e 14 anos.
“Quando a gente constrói uma escola, ela pode servir a rico, mas o objetivo é dar oportunidade de estudar em uma escola de alto nível para quem não tem condições financeiras. Essa escola não tem uma cantina, tem uma cozinha industrial, tem uma quadra poliesportiva, um auditório, laboratórios. Isso vai dar a chance dessas crianças chegarem no Ensino Médio com uma formação melhor, decente”, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues durante inauguração no distrito.
Mãe de nove crianças, Roseni Oliveira vê no ensino integral uma oportunidade de dar uma formação de qualidade para seus filhos e conseguir cuidar melhor da casa e da família. “Vai ser muito bom, né?! Essa escola era a esperança de nós todos, que moramos aqui. Estou muito feliz, graças a Deus. Com o tempo integral, ainda dá para eu fazer minhas coisas com a segurança de que os meninos estão na escola”, dividiu.
O projeto pedagógico também vai expandir as atividades das crianças, que contarão com laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório e quadra poliesportiva coberta para atividades esportivas. No refeitório, os estudantes também terão acesso a quatro refeições diárias. Secretária da Educação, Rowenna Brito detalha que os convênios com os Municípios visam qualificar a formação das crianças para que elas cheguem com indicadores positivos no Ensino Médio.
“Nosso compromisso é com a educação de todo mundo. E a gente sabe que educação é um processo. O estudante precisa ter uma boa creche, uma boa base no Ensino Fundamental para chegar bem no Ensino Médio e acessar o Ensino Superior. Então, estamos tecendo uma rede da educação, por isso que essa entrega é tão especial. É uma escola na zona rural, uma escola do campo, que atende o Ensino Fundamental nessa parceria”, reforçou.
Durante agenda de entregas em Pedro Alexandre, o governador também autorizou o início das obras de pavimentação do entorno da Escola Municipal de Tempo Integral de Barreiras e assinou ordem de serviço para a ampliação e modernização do Colégio Estadual Professora Helena Britto. O projeto, com recurso de R$ 20,3 milhões, inclui construção de um restaurante estudantil, cinco novas salas, três laboratórios, campo de futebol society, pista de atletismo, teatro, biblioteca e quadra poliesportiva. Mais 584 estudantes serão beneficiados.
Convênios ainda foram celebrados para a construção de outra creche no povoado de Ponta da Serra e de outra escola municipal na sede do município. O conjunto de ações contemplou também a entrega de equipamentos hospitalares, kits odontológicos e mobiliários para seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para o Centro de Saúde do Município.
Uma ambulância e três micro-ônibus para transporte sanitário foram entregues e uma van para Transporte Fora do Domicílio (TFD) foi cedida à saúde municipal. Os ônibus atenderão os municípios de Abaré, Rodelas, Chorrochó, Macururé, Pedro Alexandre e Santa Brígida, por meio do Consórcio da Policlínica Regional de Saúde de Paulo Afonso. Uma celebração de convênio entre Estado e Município também anunciou a construção de mais uma UBS no povoado Posto de Adonias.
Infraestrutura
Na área de infraestrutura, foram entregues a pavimentação com paralelepípedo das ruas Nossa Senhora do Rosário e Campo Velho, no povoado de Barreiras, com mais de meio milhão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), investidos por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). Além das pavimentações de ruas da sede e do povoado de Malhada Nova.
As obras integram melhorias urbanas do Governo da Bahia, que anunciou mais pavimentações, construção de um canal de drenagem na rua velha, na sede, e de passagens molhadas para as comunidades de Saco Alegre, Baixa de Jason, Corina, Surrão, Anselmo, Deserto e Santa Maria. Um Mercado Municipal também será construído através de convênio entre Estado e Município.
Educação
Bahia forma cerca de 29 mil novos técnicos em cerimônia histórica
Evento no Estádio de Pituaçu celebrou a conclusão de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, reforçando inclusão e desenvolvimento econômico
A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia principal ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reunindo 5.128 concluintes da capital e da Região Metropolitana. Simultaneamente, outros 24,5 mil estudantes colaram grau em municípios do interior do estado.
A iniciativa, organizada pela Secretaria da Educação do Estado, reforça a educação profissional como estratégia de inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento da economia. Os novos técnicos ingressam no mercado de trabalho com formação alinhada às demandas produtivas do estado.
Entre os formandos está Iatusa Gomes, técnica em nutrição, que destacou a importância da educação pública gratuita. “Estou muito emocionada por conseguir essa formação. Quero levar esse conhecimento adiante e contribuir para a formação de outras pessoas”, afirmou.
Jucélia Torres, do curso de logística, ressaltou os impactos diretos na carreira. “Esse curso abriu portas para mim. Consegui estagiar e fui efetivada na área em que desejava atuar. Para minha vida profissional, essa formação foi fundamental”, disse.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o simbolismo do momento. “A educação é um eixo central para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de qualquer nação. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou.
Patrono da turma, o senador Jaques Wagner reforçou o papel da formação técnica na ampliação de perspectivas. “Este é um olhar para um futuro melhor. A formação técnica possibilita sonhar, ingressar no mundo do trabalho e avançar para a universidade”, declarou.
Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os resultados refletem uma política pública contínua. “Este é o fruto dos investimentos em educação profissional, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores. A Bahia, que já é a segunda maior rede de educação profissional presencial do Brasil, celebra hoje a formação de milhares de estudantes preparados para contribuir com o desenvolvimento do estado”, concluiu.
Educação
Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate
Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus
Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.
“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.
O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.
Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.
“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.
Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.
Educação
Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão
Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo
O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão.
O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade.
Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades.
Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas.
Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente.
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