SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Enoturismo de Morro do Chapéu impulsiona economia da Chapada Diamantina

Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município e mais quatro novas unidades foram anunciadas

Publicado

em

Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, dispõe de um bom “terroir”, que é o tipo de solo associado ao clima propício
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, dispõe de um bom “terroir”, que é o tipo de solo associado ao clima propício para o plantio de uva, com calor durante o dia e frio à noite, condição ideal para a produção de vinhos. Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município (Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania) e mais quatro novas unidades foram anunciadas. Elas integram a Rota do Vinho, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com as empresas, que inclui a vinícola Uvva, em Mucugê. O órgão desenvolve ações de capacitação e promoção, para impulsionar o enoturismo na Chapada, que produz rótulos premiados em competições nacionais e internacionais. 

Para atrair mais visitantes, o segmento realiza eventos como a Vindima de Verão, a festa da colheita da uva, promovida pela vinícola Vaz, que movimenta serviços turísticos em Morro do Chapéu. Ela foi realizada, no último sábado, oferecendo a experiência de vivenciar a colheita no parreiral e o processo de produção do vinho, com música, degustação e a tradicional pisa da uva. Apreciadores da bebida, da Bahia, de outros estados e até do exterior, participaram das atividades. 

“Esta é a quinta edição da festa que eu venho prestigiar, porque acho o ambiente muito aconchegante e a qualidade do vinho vale a pena”, relatou a decoradora mineira Renata Ferraz. 

“Já vim muitas vezes a Morro do Chapéu e conheci as vinícolas. O vinho daqui é fantástico. Gosto, especialmente, do espumante Moscatel”, elogiou o engenheiro mecânico alemão Gerhard Lang. 

Para o conselheiro da vinícola gaúcha Miolo, Eurico Benedetti, “esse roteiro promete muito, pois a região pode agregar um turismo muito específico, capaz de envolver toda a cadeia produtiva, além de realizar uma grande Vindima”. 

ANÚNCIO
Histórico 

O plantio de uva em Morro do Chapéu começou em 2009, na fazenda Santa Maria, estimulada pela ação do Governo do Estado, que importou mudas do fruto da região de Champagne (França), para cultivo na Chapada Diamantina. A partir de 2018, a fazenda foi estruturada como vinícola e hoje produz 12 mil garrafas de vinho por ano, recebendo 1,5 mil visitantes por mês. No mesmo ano, foi fundada a Vaz, que se destaca na produção de vinhos associada ao turismo, no município, com média anual de 26 mil garrafas e fluxo mensal de 3 mil visitantes. 

“Em dezembro do ano passado, a Rota do Vinho foi lançada pela Setur-BA, em Salvador. Desde então, aumentou bastante a visitação em nossa propriedade, principalmente, do pessoal da capital. É um segmento que só tende a crescer, alavancando o turismo regional”, ressaltou Jairo Vaz, fundador do empreendimento que leva o nome de sua família. As mais recentes são as vinícolas Reconvexo e Sertania, inauguradas na localidade em 2019 e 2024, respectivamente. 

Turismo

Bahia inicia 2026 como destino turístico mais cobiçado do Brasil

Réveillon lota hotéis com até 100% de ocupação e atrai celebridades para praias e festas em todo o estado

Publicado

em

Com natureza exuberante, cultura pulsante e infraestrutura de luxo, a Bahia reafirma sua posição como um dos destinos mais
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Com natureza exuberante, cultura pulsante e infraestrutura de luxo, a Bahia reafirma sua posição como um dos destinos mais desejados do país e do mundo. O verão, auge da alta estação, trouxe um Réveillon marcado por recordes: segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), os principais destinos registraram ocupação entre 95% e 100%.

Entre os locais mais procurados estão Porto Seguro, Salvador, Itacaré, Morro de São Paulo, Praia do Forte e Lençóis, na Chapada Diamantina. “Neste verão, bateremos mais um recorde, com mais de 10 milhões de turistas circulando pela Bahia”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

O Governo do Estado, por meio da Setur-BA, apoiou festas em cerca de 40 cidades, incluindo Salvador, onde o projeto Pôr do Som, de Daniela Mercury, reuniu multidão no Farol da Barra. Outros pontos da capital também celebraram a virada com atrações como Malê Debalê e Gerônimo.

A lista de famosos que prestigiaram a Bahia neste fim de ano é grande. O cantor canadense Shawn Mendes e o jogador de futebol neerlandês Memphis Depay, que atua no Corinthians, visitaram Itacaré. O atores Caio Castro e Irandhir Santos optaram por Morro de São Paulo e Lençóis, respectivamente. O influenciador digital Carlinhos Maia e as apresentadoras Adriane Galisteu e Luciana Gimenez, escolheram Trancoso, em Porto Seguro, por onde passaram também o jogador de futebol Vinícus Júnior, do clube espanhol Real Madrid, a influenciadora digital Virgínia e os apresentadores Luciano Huck e Angélica. Os atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank estão no distrito de Caraíva. Porto Seguro se destacou como símbolo do Réveillon de luxo, recebendo até jatinhos vindos de Nova York.

Com hotéis premiados internacionalmente, como o Uxua Casa Hotel & Spa (Trancoso) e o Tivoli Ecoresort (Praia do Forte), além de resorts reconhecidos pelo guia Michelin, a Bahia reforça sua vocação para o turismo de excelência, movimentando a economia e gerando emprego e renda.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Turismo

Últimos navios de cruzeiro de 2025 trazem 8 mil turistas à Bahia

Navios atracam em Salvador e seguem para Ilhéus; temporada deve receber 260 mil turistas até abril

Publicado

em

A chegada de três navios de cruzeiro a Salvador, neste início de semana, impulsionou o turismo baiano com o desembarque
Foto: Divulgação/Setur-BA

A chegada de três navios de cruzeiro a Salvador, neste início de semana, impulsionou o turismo baiano com o desembarque de mais de 8 mil passageiros, recepcionados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com manifestações da cultura afro-baiana.

O destaque foi o MS Hamburg, procedente de Hamburgo, na Alemanha, que atracou no domingo (28) trazendo 305 passageiros alemães para passeios pelo Pelourinho, Farol da Barra, Mercado Modelo e Cidade Baixa, incluindo a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat. Depois, a embarcação seguiu para Ilhéus, onde os turistas conheceram as riquezas naturais e a cultura da Costa do Cacau.

Também no domingo, chegou a Salvador o MSC Seaview, com 5 mil viajantes e pernoite no porto da capital. Já na segunda-feira (29), foi a vez do MSC Armonia, com aproximadamente 3 mil pessoas. As embarcações trouxeram turistas brasileiros e estrangeiros.

Segundo o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, a Setur-BA trabalha para ampliar rotas e atrair cruzeiros para diversos destinos baianos, como Porto Seguro e Itacaré, fortalecendo o turismo e gerando impacto positivo na economia.

A temporada 2025/2026, iniciada em outubro e com término previsto para abril, deve receber cerca de 260 mil passageiros, injetando aproximadamente US$ 26 milhões na economia. O próximo navio a atracar em Salvador será o MSC Seaview, no dia 6 de janeiro.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Turismo

Governo divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Portaria define 10 feriados nacionais e 9 pontos facultativos; apenas um feriado cairá no fim de semana

Publicado

em

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta terça-feira (30) a portaria que estabelece os feriados nacionais
Praia do Forte. Foto: Carmem Correia

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta terça-feira (30) a portaria que estabelece os feriados nacionais e pontos facultativos para 2026. Dos dez feriados nacionais, apenas um ocorrerá no fim de semana: a Proclamação da República, em 15 de novembro, um domingo.

As datas devem ser observadas pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometer serviços essenciais à população. A lista inclui feriados cívicos e religiosos, além de pontos facultativos para organização administrativa, como Carnaval e vésperas de Natal e Ano Novo.

A portaria também determina que feriados estaduais e municipais, como a data magna do estado ou o centenário de fundação do município, serão respeitados pelas repartições federais nas respectivas localidades. Está vedada a antecipação de pontos facultativos ou adoção de regras estaduais e municipais, exceto nos casos previstos.

Confira o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos em 2026
  • 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 16 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
  • 17 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
  • 18 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
  • 3 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 20 de abril (ponto facultativo);
  • 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 4 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 5 de junho (ponto facultativo);
  • 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo);
  • 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
  • 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
  • 24 de dezembro, Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13h);
  • 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); e
  • 31 de dezembro, Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13h).
Fonte: Agência Brasil
Continue Lendo

Mais Lidas