Turismo
Enoturismo de Morro do Chapéu impulsiona economia da Chapada Diamantina
Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município e mais quatro novas unidades foram anunciadas
Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, dispõe de um bom “terroir”, que é o tipo de solo associado ao clima propício para o plantio de uva, com calor durante o dia e frio à noite, condição ideal para a produção de vinhos. Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município (Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania) e mais quatro novas unidades foram anunciadas. Elas integram a Rota do Vinho, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com as empresas, que inclui a vinícola Uvva, em Mucugê. O órgão desenvolve ações de capacitação e promoção, para impulsionar o enoturismo na Chapada, que produz rótulos premiados em competições nacionais e internacionais.
Para atrair mais visitantes, o segmento realiza eventos como a Vindima de Verão, a festa da colheita da uva, promovida pela vinícola Vaz, que movimenta serviços turísticos em Morro do Chapéu. Ela foi realizada, no último sábado, oferecendo a experiência de vivenciar a colheita no parreiral e o processo de produção do vinho, com música, degustação e a tradicional pisa da uva. Apreciadores da bebida, da Bahia, de outros estados e até do exterior, participaram das atividades.
“Esta é a quinta edição da festa que eu venho prestigiar, porque acho o ambiente muito aconchegante e a qualidade do vinho vale a pena”, relatou a decoradora mineira Renata Ferraz.
“Já vim muitas vezes a Morro do Chapéu e conheci as vinícolas. O vinho daqui é fantástico. Gosto, especialmente, do espumante Moscatel”, elogiou o engenheiro mecânico alemão Gerhard Lang.
Para o conselheiro da vinícola gaúcha Miolo, Eurico Benedetti, “esse roteiro promete muito, pois a região pode agregar um turismo muito específico, capaz de envolver toda a cadeia produtiva, além de realizar uma grande Vindima”.
Histórico
O plantio de uva em Morro do Chapéu começou em 2009, na fazenda Santa Maria, estimulada pela ação do Governo do Estado, que importou mudas do fruto da região de Champagne (França), para cultivo na Chapada Diamantina. A partir de 2018, a fazenda foi estruturada como vinícola e hoje produz 12 mil garrafas de vinho por ano, recebendo 1,5 mil visitantes por mês. No mesmo ano, foi fundada a Vaz, que se destaca na produção de vinhos associada ao turismo, no município, com média anual de 26 mil garrafas e fluxo mensal de 3 mil visitantes.
“Em dezembro do ano passado, a Rota do Vinho foi lançada pela Setur-BA, em Salvador. Desde então, aumentou bastante a visitação em nossa propriedade, principalmente, do pessoal da capital. É um segmento que só tende a crescer, alavancando o turismo regional”, ressaltou Jairo Vaz, fundador do empreendimento que leva o nome de sua família. As mais recentes são as vinícolas Reconvexo e Sertania, inauguradas na localidade em 2019 e 2024, respectivamente.
Turismo
Salvador ganha nova sinalização turística com mais de 200 placas instaladas em áreas estratégicas
Intervenção da Setur-BA começa pelo Subúrbio Ferroviário e busca facilitar o acesso de moradores e visitantes aos principais atrativos da capital
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) iniciou a implantação da nova sinalização turística de Salvador, com a instalação de mais de 200 placas em diferentes regiões da capital. O trabalho começou pelo Subúrbio Ferroviário, contemplando locais de relevância histórica, cultural e turística.
Entre os primeiros pontos beneficiados estão o local onde foi perfurado o primeiro poço brasileiro de petróleo, no bairro do Lobato, em 1939, e o Mercado de Paripe, equipamento inaugurado em 1994 que reúne feira livre, comércio, restaurantes e atividades culturais.
A iniciativa recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e será expandida para diversas áreas da cidade, incluindo Cidade Baixa, Graça, Barra, Campo Grande, Centro Histórico, Pituaçu, Itapuã, Stella Maris, Ipitanga e outros bairros com potencial turístico.
Segundo a engenheira civil da Setur-BA, Jussara Caires, a nova sinalização contribui para melhorar a experiência de moradores e visitantes.
“A sinalização padronizada qualifica o destino, com a orientação adequada para o acesso aos pontos atrativos. Tanto moradores como turistas poderão chegar aos locais desejados com mais agilidade e segurança”, explicou.
As placas seguem os padrões do Guia Brasileiro de Sinalização Turística e apresentam informações em português, inglês e espanhol, facilitando a orientação de turistas nacionais e estrangeiros.
A identificação visual utiliza cores específicas de acordo com a categoria do local:
- Marrom: atrativos naturais, históricos, religiosos e culturais;
- Azul: equipamentos e serviços, como hospitais, delegacias, porto, aeroporto e restaurantes;
- Verde: localidades e vias de acesso.
Para o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur-BA), Ronaldo Dias, a nova sinalização fortalece o trabalho de recepção aos visitantes.
“A iniciativa é excelente, porque contribui para uma melhor orientação dos turistas, complementando o acolhimento e a hospitalidade que são marcas do povo baiano”, afirmou.
O diretor de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Thiago Sena, destacou que a medida beneficia especialmente visitantes que circulam pela cidade de carro.
“Salvador recebe muitos turistas regionais que chegam de automóvel ou alugam veículos. Uma sinalização clara e eficiente facilita os deslocamentos e melhora a experiência do visitante”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a ação integra uma estratégia mais ampla de estruturação dos destinos turísticos baianos.
“Em Salvador, damos continuidade ao processo de sinalização da zona turística Baía de Todos-os-Santos, somando-se às intervenções já realizadas em outras regiões do estado. O objetivo é qualificar os destinos turísticos e fortalecer a atividade em toda a Bahia”, destacou.
Turismo
Eventos impulsionam turismo e movimentam economia em Salvador e Itaparica
Congresso de odontologia e regata náutica reuniram milhares de participantes e reforçaram o potencial da Bahia para o turismo de eventos e esportes
O 22º Congresso Internacional de Odontologia da Bahia (Cioba) foi encerrado no último domingo (18), no Centro de Convenções Salvador, após três dias de palestras, debates, feira de negócios e cursos. O evento reuniu mais de seis mil participantes do Brasil e do exterior, gerando impacto positivo na rede turística da capital baiana.
Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o congresso contou com ações de receptivo cultural e divulgação dos atrativos turísticos da Bahia. A programação também incluiu o Cioba Folia, realizado no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, com apresentações dos grupos Banjo Novo e Vixe Mainha.
De acordo com a coordenadora do congresso, Maria Angélica Behrens, o evento reuniu palestrantes de todos os estados brasileiros e de países como França, Portugal, Peru e Venezuela.
“A maioria dos estrangeiros veio com a família e vai aumentar o tempo de permanência para fazer turismo e conhecer melhor a nossa terra”, destacou.
A cirurgiã-dentista Samantha Pamponet, de São Paulo, aproveitou a programação científica e os atrativos turísticos da capital.
“Curti bastante o show no Carmo e visitei o Elevador Lacerda, Pelourinho e Farol da Barra”, relatou.
Pela primeira vez na Bahia, o congressista equatoriano Gustavo Miranda também aproveitou a estadia para conhecer a cidade.
“Fui conhecer melhor a cidade, principalmente as praias tão famosas”, afirmou.
Para a presidente da Salvador Destination, Soraya Torres, o turismo de eventos tem papel estratégico para a economia baiana.
“A união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada fortalece o segmento, amplia a captação de eventos e impulsiona o desenvolvimento econômico e turístico”, explicou.
Regata movimenta a Baía de Todos-os-Santos
Também com apoio da Setur-BA, a 49ª Regata da Primavera – Lixo Zero reuniu, no último sábado (17), cerca de 350 velejadores da Bahia e de outros estados.
A competição teve largada na Ponta do Humaitá, em Salvador, e chegada em Itaparica, utilizando como bases as marinas da Penha e de Itaparica, equipamentos construídos pelo Governo do Estado e concedidos à iniciativa privada.
Segundo o organizador Marcelo Fróes, as condições climáticas favoreceram a prova e contribuíram para aquecer a atividade turística na região.
“A prova teve bons reflexos na economia do turismo, promovendo ocupação hoteleira máxima em Itaparica, além da movimentação em Salvador”, destacou.
Turismo
Pesquisa da Setur-BA orienta estratégias e investimentos para fortalecer o turismo na Bahia
Levantamento realizado pelo Governo da Bahia avalia o perfil dos visitantes, mede impactos econômicos e subsidia ações de promoção, qualificação e atração de investimentos nas 13 zonas turísticas do estado
A Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), tem se consolidado como uma importante ferramenta de planejamento estratégico para o setor. O estudo busca conhecer o perfil dos visitantes, medir o desempenho da atividade turística e orientar ações voltadas ao desenvolvimento do turismo e à atração de investimentos privados.
A pesquisa é utilizada para coletar e analisar informações sobre o comportamento dos turistas, permitindo a produção de indicadores relacionados ao fluxo de visitantes, à movimentação econômica e às novas tendências da indústria de viagens. Os dados obtidos também auxiliam na formulação de políticas públicas e no fortalecimento da competitividade dos destinos baianos.
O levantamento é realizado de forma contínua ao longo de 18 meses, abrangendo períodos de alta e baixa temporada, além dos principais festejos populares e grandes eventos promovidos no estado. As entrevistas são conduzidas por profissionais qualificados e bilíngues, que coletam informações sobre origem dos visitantes, motivação da viagem, meios de transporte utilizados, hospedagem, gasto médio, tempo de permanência e avaliação dos serviços turísticos.
Segundo a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, os resultados do estudo são fundamentais para orientar as ações desenvolvidas no setor.
“Os resultados da pesquisa são imprescindíveis para que tenhamos a dimensão e o entendimento de como os destinos das 13 zonas turísticas baianas estão sendo avaliados pelos visitantes. Eles vão nortear ações como estruturação e promoção dos destinos, qualificação dos serviços e tomada de decisões. Os indicadores de desempenho obtidos no estudo irão subsidiar um planejamento estratégico cada vez mais assertivo, além da atração de novos investimentos privados”, afirmou.
A gestora ressaltou ainda a importância da pesquisa para ampliar a competitividade da Bahia no mercado turístico nacional e internacional.
“A secretaria vem atuando fortemente na diversificação da oferta turística e na estruturação de segmentos com grande potencial no estado. Além do turismo de sol e praia, religiosidade, cultura e gastronomia, a Bahia oferece novas experiências e produtos, fortalecendo sua presença em um mercado cada vez mais competitivo”, completou.
Retomada de um estudo estratégico
Com a retomada da pesquisa macro em 2026, a Setur-BA restabelece uma iniciativa que estava interrompida desde 2014. Nos últimos anos, a secretaria realizou levantamentos pontuais e utilizou diferentes ferramentas para monitorar tendências do mercado turístico e expectativas dos visitantes, especialmente após os impactos provocados pela pandemia da Covid-19.
À medida que os resultados são consolidados, eles passam a ser divulgados no portal do Observatório do Turismo da Bahia, contribuindo para ampliar o acesso às informações e fortalecer a tomada de decisões no setor.
Para o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Floriano Barbosa Silva, estudos desse porte aproximam a produção acadêmica das necessidades da sociedade.
“As pesquisas são fundamentais para contribuir com o planejamento territorial, a qualificação profissional e a valorização das comunidades locais, fortalecendo um turismo responsável, inclusivo e sustentável”, destacou.
Primeiros resultados
A etapa inicial da pesquisa coletou informações durante os festejos juninos realizados em 22 municípios distribuídos pelas 13 zonas turísticas baianas. O levantamento também incluiu a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na zona turística Caminhos do Oeste, e as celebrações de Corpus Christi, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina.
Ao todo, foram entrevistadas 6.752 pessoas.
Entre os indicadores relacionados aos festejos juninos, os maiores índices de aprovação foram registrados nos quesitos:
- Hospitalidade: 89,8%;
- Local do evento: 87%;
- Segurança: 86,1%;
- Decoração: 83%;
- Limpeza: 71,5%;
- Artistas contratados: 69,9%.
Na avaliação econômica, o gasto médio por visitante foi de R$ 1.106,22, evidenciando a importância do turismo para a geração de renda e movimentação da economia baiana.
Os resultados completos da pesquisa estão disponíveis no portal do Observatório do Turismo da Bahia.
