SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Enoturismo de Morro do Chapéu impulsiona economia da Chapada Diamantina

Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município e mais quatro novas unidades foram anunciadas

Publicado

em

Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, dispõe de um bom “terroir”, que é o tipo de solo associado ao clima propício
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Morro do Chapéu, na zona turística Chapada Diamantina, dispõe de um bom “terroir”, que é o tipo de solo associado ao clima propício para o plantio de uva, com calor durante o dia e frio à noite, condição ideal para a produção de vinhos. Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município (Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania) e mais quatro novas unidades foram anunciadas. Elas integram a Rota do Vinho, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com as empresas, que inclui a vinícola Uvva, em Mucugê. O órgão desenvolve ações de capacitação e promoção, para impulsionar o enoturismo na Chapada, que produz rótulos premiados em competições nacionais e internacionais. 

Para atrair mais visitantes, o segmento realiza eventos como a Vindima de Verão, a festa da colheita da uva, promovida pela vinícola Vaz, que movimenta serviços turísticos em Morro do Chapéu. Ela foi realizada, no último sábado, oferecendo a experiência de vivenciar a colheita no parreiral e o processo de produção do vinho, com música, degustação e a tradicional pisa da uva. Apreciadores da bebida, da Bahia, de outros estados e até do exterior, participaram das atividades. 

“Esta é a quinta edição da festa que eu venho prestigiar, porque acho o ambiente muito aconchegante e a qualidade do vinho vale a pena”, relatou a decoradora mineira Renata Ferraz. 

“Já vim muitas vezes a Morro do Chapéu e conheci as vinícolas. O vinho daqui é fantástico. Gosto, especialmente, do espumante Moscatel”, elogiou o engenheiro mecânico alemão Gerhard Lang. 

Para o conselheiro da vinícola gaúcha Miolo, Eurico Benedetti, “esse roteiro promete muito, pois a região pode agregar um turismo muito específico, capaz de envolver toda a cadeia produtiva, além de realizar uma grande Vindima”. 

ANÚNCIO
Histórico 

O plantio de uva em Morro do Chapéu começou em 2009, na fazenda Santa Maria, estimulada pela ação do Governo do Estado, que importou mudas do fruto da região de Champagne (França), para cultivo na Chapada Diamantina. A partir de 2018, a fazenda foi estruturada como vinícola e hoje produz 12 mil garrafas de vinho por ano, recebendo 1,5 mil visitantes por mês. No mesmo ano, foi fundada a Vaz, que se destaca na produção de vinhos associada ao turismo, no município, com média anual de 26 mil garrafas e fluxo mensal de 3 mil visitantes. 

“Em dezembro do ano passado, a Rota do Vinho foi lançada pela Setur-BA, em Salvador. Desde então, aumentou bastante a visitação em nossa propriedade, principalmente, do pessoal da capital. É um segmento que só tende a crescer, alavancando o turismo regional”, ressaltou Jairo Vaz, fundador do empreendimento que leva o nome de sua família. As mais recentes são as vinícolas Reconvexo e Sertania, inauguradas na localidade em 2019 e 2024, respectivamente. 

Turismo

Bahia abre temporada de observação de baleias-jubarte com foco em qualificação profissional

Iniciativa do Governo do Estado prevê capacitação do setor turístico e reforça potencial econômico e sustentável da atividade

Publicado

em

A temporada 2026 de observação de baleias-jubarte no litoral baiano foi lançada pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (12),
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A temporada 2026 de observação de baleias-jubarte no litoral baiano foi lançada pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (12), na Marina da Penha, em Salvador. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a Barco Show Eventos, a Marinha do Brasil e o Projeto Baleia Jubarte, marca o início de uma série de ações voltadas à qualificação dos profissionais que atuam na atividade turística ligada ao avistamento dos animais.

O lançamento foi marcado pelo início do curso “Qualificação do Turismo de Observação de Baleias”, que capacitará operadores náuticos, empresários, guias, gestores públicos e outros profissionais do trade turístico. A formação abordará temas como segurança no mar, legislação ambiental, boas práticas para observação de cetáceos, interpretação de indicadores climáticos e atendimento ao visitante.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, a qualificação profissional é um dos pilares para fortalecer o segmento de forma sustentável. “A Bahia possui o turismo de observação de baleias como um produto turístico estruturado e consolidado, presente em seis zonas turísticas do nosso litoral, de Jandaíra a Mucuri. Com o lançamento da temporada, iniciamos também a capacitação dos profissionais que atuam nesse segmento, para garantir uma experiência segura, qualificada e sustentável aos visitantes. Essa é uma ação que, além de fortalecer o turismo baiano, amplia o fluxo de turistas, aumenta o tempo de permanência no estado e gera emprego e renda para a população”, afirmou.

Após a etapa inicial em Salvador, a capacitação seguirá até julho por outros cinco destinos baianos reconhecidos pela atividade: Caravelas, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Praia do Forte, onde será realizado o encerramento do projeto, no Espaço Baleia Jubarte. A ação integra o programa QualiTurismo Bahia, desenvolvido pela Setur-BA. A iniciativa já capacitou 445 profissionais e iniciantes em diversas áreas do turismo, na capital e no interior, e tem como meta beneficiar 15 mil pessoas nas 13 zonas turísticas do estado.

Concentração de baleias no estado

A Bahia concentra um dos principais corredores de passagem das baleias-jubarte no Brasil, registrando a maior concentração desses mamíferos marinhos no país durante a temporada. Todos os anos, os animais migram das águas geladas da Antártida para o litoral brasileiro em busca de águas mais quentes, propícias à reprodução e ao nascimento dos filhotes.

ANÚNCIO

Para que o turismo de observação seja sustentável, o coordenador do Projeto Baleia Jubarte, Gustavo Rodamilans, afirma que a atividade precisa trazer benefícios tanto para os animais quanto para as pessoas. “A qualificação dos profissionais é fundamental porque apresenta normas, protocolos e boas práticas para o avistamento responsável, garantindo a proteção das baleias e uma experiência de qualidade para os visitantes. Isso fortalece a atividade e contribui para que mais pessoas conheçam e valorizem a conservação da vida marinha”, destacou.

Turismo aquecido

Além do aspecto ambiental, a temporada representa uma oportunidade para impulsionar o turismo e a economia em um período tradicionalmente considerado de baixa estação, beneficiando hotéis, restaurantes, operadoras de turismo e serviços náuticos em diversas regiões do litoral.

“O turista busca cada vez mais experiências autênticas e conectadas à natureza. O avistamento de baleias proporciona exatamente isso: um contato único com a vida marinha, de forma sustentável e responsável. É uma atividade que fortalece o destino Bahia e encanta visitantes do Brasil e do exterior”, destacou Rogério Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA).

O presidente da Barco Show Eventos, Hugo Leonardo Assis, apresentou dados sobre o impacto econômico da atividade no Litoral Norte. “Levantamento de 2023 aponta que o setor movimentou R$ 4,4 milhões diretamente e mais de R$ 9 milhões de forma indireta em Praia do Forte, demonstrando o grande potencial econômico do turismo de observação de baleias para os destinos baianos”, afirmou.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Turismo

Seminário em Salvador reforça integração para impulsionar turismo na Bahia 

Gestores municipais e representantes do trade discutem estratégias para desenvolvimento sustentável e interiorização da atividade turística 

Publicado

em

trade turístico se reuniram nesta quarta-feira (27), em Salvador, durante o 3º Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, promovido pelo
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur-BA

Gestores municipais das 13 zonas turísticas da Bahia e representantes do trade turístico se reuniram nesta quarta-feira (27), em Salvador, durante o 3º Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). O encontro reforçou estratégias de integração entre Estado e municípios para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento sustentável do turismo baiano. 

“Este seminário, que vem sendo realizado anualmente, tem o objetivo de sensibilizar gestores municipais sobre as competências que os municípios possuem no incremento da atividade turística. O Governo do Estado tem trabalhado nas 13 zonas turísticas com capacitação de mão de obra, obras de infraestrutura, promoção do destino Bahia e captação de voos, promovendo a geração de emprego e renda e a movimentação da economia. Assim, a Bahia continua se mantendo na liderança da atividade no Brasil”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar. 

Entre os temas discutidos estiveram os impactos positivos da atividade turística e as responsabilidades dos gestores públicos na estruturação dos destinos. Questões como uso e ocupação do solo, coleta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, iluminação pública e urbanização foram apontadas como fatores determinantes para o desenvolvimento do setor. 

A cidade de Esplanada, inserida na zona turística da Costa dos Coqueiros, tem fortalecido seu potencial turístico com o apoio do Governo do Estado. O prefeito José Naldinho destacou o crescimento do fluxo de visitantes e a diversidade de eventos locais. “Em Esplanada, temos um fluxo significativo durante a Sexta-feira Santa, com a Paixão de Cristo — o maior espetáculo a céu aberto do Litoral Norte — que, neste ano, reuniu cerca de 10 mil pessoas. Temos ainda os festejos juninos, o 2 de Julho e nosso litoral, que recebe turistas durante todo o ano”, afirmou. 

Representando a Câmara Regional de Turismo da Costa do Descobrimento, a presidente Patrícia Martins ressaltou a importância do seminário para a consolidação da Bahia como destino nacional. “Não existe atividade turística sem uma boa gestão, e o Estado está de mãos dadas com os municípios, investindo em infraestrutura, segurança e promoção dos destinos. O seminário é uma oportunidade para dialogar, fazer contatos, aprender e compartilhar experiências”, pontuou. 

ANÚNCIO
Interiorização do turismo e novas tendências 

O fortalecimento do turismo no interior também ganhou destaque no encontro. O secretário de Turismo de Itiúba, na Chapada Diamantina, Ângelo Costa, destacou o movimento de interiorização da atividade turística no estado. “Estamos muito firmes junto ao Governo do Estado nessa questão. Muitas pessoas dos grandes centros estão buscando experiências mais próximas da rotina do interior, do produtor rural, algo mais intimista. Isso tem feito muito sucesso e fortalecido nossos destinos”, afirmou. 

Festejos juninos 

Com a aproximação dos festejos juninos, que movimentam a Bahia ao longo de todo o mês de junho, o seminário também foi uma oportunidade para alinhar estratégias voltadas à atração de turistas durante o período. “Estamos apresentando aos gestores todas as condições que o Governo do Estado está oferecendo para que possamos realizar o maior e melhor São João do mundo, fortalecendo a transversalidade da atividade turística com o trade baiano”, concluiu o secretário Maurício Bacelar. 

Continue Lendo

Turismo

Bahia ocupa 3º lugar em ranking de reputação entre estados brasileiros 

Levantamento global aponta força cultural e turística do estado, que lidera entrada de estrangeiros no Nordeste 

Publicado

em

A Bahia é um dos estados brasileiros mais bem avaliados em reputação e imagem junto ao público internacional, segundo estudo
Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

A Bahia é um dos estados brasileiros mais bem avaliados em reputação e imagem junto ao público internacional, segundo estudo divulgado pela empresa global OnStrategy, especializada em gestão de valor de marcas. No ranking nacional, o estado ocupa a terceira posição, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo, e à frente do Distrito Federal e do Paraná. 

A avaliação levou em conta critérios como cultura, tradição, relevância internacional, segurança e qualidade de vida, com base em entrevistas realizadas com cidadãos das Américas do Norte e do Sul, Europa, África e Ásia. 

O bom desempenho também se reflete nos dados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, que apontam a Bahia como líder na chegada de turistas internacionais no Nordeste. Entre janeiro e abril, o estado recebeu 95.397 estrangeiros, enquanto o segundo colocado, Pernambuco, registrou cerca de 65 mil visitantes. O crescimento baiano foi de 13,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando cerca de 84 mil turistas desembarcaram no estado. 

O secretário de Turismo da Bahia (Setur-BA), Maurício Bacelar, comemorou o resultado e destacou os investimentos realizados para fortalecer o setor. “São ações em infraestrutura, segurança, promoção, captação de voos e qualificação profissional que, somadas às riquezas naturais, culturais e históricas e à hospitalidade do povo baiano, qualificam o destino Bahia perante os estrangeiros”, afirmou. 

Entre as obras em andamento estão a construção do Terminal Turístico Rodoviário da Chapada Diamantina, em Lençóis, e a requalificação da Feira de São Joaquim, importante espaço comercial, cultural e turístico de Salvador. A Setur-BA também tem investido na estruturação da Baía de Todos-os-Santos, com a implantação de equipamentos náuticos, além de ações de sustentabilidade e impacto social. 

ANÚNCIO

O estado também atrai investimentos privados, como os do grupo Prima, no setor hoteleiro da localidade de Baixio, na Costa dos Coqueiros, reforçando o potencial turístico regional. 

Repercussão no setor

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, a posição de destaque reforça a visibilidade do estado no mercado internacional. “Quando alcançamos boas posições em rankings, ampliamos nosso alcance global, atraindo mais visitantes e investidores”, destacou. 

Na mesma linha, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), Wilson Spagnol, ressaltou a integração entre setor público e iniciativa privada. “A Bahia tem um produto turístico diferenciado, uma rede hoteleira diversificada e um trade engajado. A união desses fatores impulsiona o crescimento do estado”, avaliou. 

Para a empresária do setor de receptivo internacional Tercia Vasconcelos, o diferencial baiano está na diversidade de atrativos e na hospitalidade local. “São praias, cultura, história e serviços variados, que, aliados ao jeito acolhedor do baiano, encantam os visitantes”, afirmou. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas