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Infraestrutura

Embasa conclui obra de esgotamento sanitário na Av. ACM 

Trânsito noturno na Av. ACM terá alterações para retirada de tubulações 

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A Embasa acaba de concluir a recuperação de uma das principais estruturas do sistema de esgotamento sanitário de Salvador.
Foto: Ascom/Embasa

A Embasa acaba de concluir a recuperação de uma das principais estruturas do sistema de esgotamento sanitário de Salvador. A intervenção, realizada na Av. ACM — uma das vias mais movimentadas da capital — contou com investimento de R$ 34 milhões e beneficia diretamente mais de 150 mil moradores da região. 

Neste momento, a Embasa está realizando a retirada da rede provisória que foi montada para viabilizar a prestação do serviço de coleta de esgotos enquanto a obra era realizada. Até a primeira semana de setembro, a Embasa pede atenção especial aos motoristas que transitam à noite pela Av. ACM, na altura do bairro do Itaigara, devido à movimentação de equipamentos e maquinário pesado das 21h às 5h. 

“Estamos viabilizando a retirada dessa rede provisória. São cerca de seis quilômetros daquelas tubulações azuis aparentes que foram instaladas paralelamente à via principal. Devido ao intenso tráfego de veículos na região, os serviços serão realizados sempre à noite e madrugada, já que usamos caminhão tipo munck para içar e transportar as tubulações, operação que precisa ocupar uma das faixas da pista”, explica a diretora de Operações da Embasa para a RMS, Joana Rolemberg. 

A obra 

O serviço consistiu na recuperação de um interceptor de esgoto, um grande encanamento subterrâneo que funciona como a “via expressa” do esgoto. Ele recebe os efluentes domésticos das redes menores e os conduz até a estação de condicionamento prévio, no Rio Vermelho. O trecho recuperado atende bairros como Pituba, Costa Azul, Boca do Rio, Stiep e Itaigara. 

Durante a recuperação, foi aplicada uma manta de vidro de tecnologia alemã nas paredes internas da tubulação, aumentando a vida útil do equipamento. Com a conclusão do empreendimento, a Embasa garante a funcionalidade da estrutura por mais de 50 anos. 

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Melhorias no esgotamento da capital 

A obra recém-concluída na Av. ACM integra um plano de modernização e melhoria do sistema de esgotamento sanitário na capital, que consiste na revitalização de grandes estruturas e ampliação de redes de esgoto e renovação de equipamentos e envolve investimento da ordem dos R$ 212 milhões neste tipo de intervenção. 

Outra importante intervenção concluída este ano pela Embasa foi a recuperação de um interceptor de esgoto na Av. San Martin. A obra entregue em fevereiro garante, pelas próximas décadas, o bom funcionamento das redes coletoras em 22 bairros da capital, entre eles Paripe, Periperi, Plataforma, Lobato, Liberdade, Pirajá e Retiro. O investimento confere uma vida útil de, pelo menos, 50 anos ao equipamento. 

Os bairros de Periperi e Piatã também estão contemplados no plano de modernização do esgotamento da capital, com obras de recuperação de interceptores de esgoto recém iniciadas. Mais intervenções em andamento na região da Boca do Rio e Pituaçu vão ampliar as redes coletoras também nesses bairros. As frentes de serviço estão concentradas na construção de uma nova estação elevatória para bombear os esgotos coletados na região, com previsão de conclusão até o final deste ano. 

Infraestrutura

Governo do Estado entrega obra de contenção e requalifica área no Bonfim

A iniciativa faz parte do conjunto de intervenções para prevenção de riscos e deslizamentos em áreas vulneráveis da capital baiana

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Essencial para proteger vidas e garantir a segurança de regiões com relevo acidentado ou histórico de fortes chuvas, a obra de contenção
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Essencial para proteger vidas e garantir a segurança de regiões com relevo acidentado ou histórico de fortes chuvas, a obra de contenção de encostas entregue neste domingo (19), pelo governador Jerônimo Rodrigues, na Rua Novo Mirante, no bairro Bonfim, em Salvador, representa uma mudança significativa na vida de mais de mil moradores do local. A iniciativa, que contou com investimento total de R$ 3,8 milhões, faz parte do conjunto de intervenções para prevenção de riscos e deslizamentos em áreas vulneráveis da capital.

Executada com recursos do Governo Federal, a intervenção incluiu uma ampla requalificação urbanística no entorno, com a implantação de um novo campo de futebol society, a requalificação de escadarias, a criação de espaços de lazer e convivência e a construção de um mirante, que valoriza a paisagem e fortalece o sentimento de pertencimento dos moradores da região.

“Aqui antes era uma área de palafita, que se juntava ao esgoto da parte de cima do mirante. Realizamos um serviço de saneamento e esgotamento sanitário com a Embasa, a contenção das encostas e uma área de lazer para a comunidade. É um domingo de celebração da mudança de vida das pessoas que moram nessa região”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a entrega da obra.

O ato também marcou a conclusão da escadaria que vai ligar a Avenida Boa Sorte à Avenida Constelação, além da urbanização das áreas livres das Ruas Novo Mirante e Mirante do Bonfim, com novas praças e equipamentos urbanos voltados ao lazer e bem-estar da comunidade, somando R$ 1,4 milhões em investimentos. O local já tinha recebido outras intervenções de infraestrutura, a exemplo da pista de borda ligando o Porto da Lenha à Pedra Furada.

“Sentia muito medo quando chegava o inverno, porque moro bem próxima a essa encosta. O medo de deslizamento, de desabamento, a gente não dormia. Agora, a comunidade se sente segura, podemos dormir tranquilos. Sem contar a obra de urbanização que foi feita onde dá o direito às crianças de ter um lazer sem precisar sair de dentro da sua própria comunidade. Vivemos hoje um sonho”, comemorou Maria Rosemeire Santos, moradora da Rua Mirante há mais de 40 anos.

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Trabalho contínuo

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), desde 2014, o Governo do Estado entregou 129 contenções de encostas em Salvador e 22 no interior da Bahia. Nos últimos dois anos, foram 31 na capital, somando R$ 55 milhões em investimentos e outras 17 intervenções em dez municípios — Cachoeira, Catu, Ibiraítinga, Itamari, Mutuípe, Teolândia, Ubaíra, Conceição do Almeida, Itabuna e Jaguaripe —, com R$ 53,5 milhões aplicados.

“Cada obra de contenção representa segurança e tranquilidade para centenas de famílias que vivem em áreas de risco. E aqui, o simbolismo é ainda maior, por estar em um local histórico, próximo à Colina Sagrada do Bonfim. Esse é um trabalho que une engenharia e compromisso social, com áreas de lazer e esportes, garantindo mais qualidade de vida”, destacou o presidente da Conder, José Trindade.

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Infraestrutura

Com Rui Costa, Jerônimo visita obras de duplicação da Estrada do Derba 

A inspeção fez parte da mesma agenda que incluiu a visita aos Lotes 1 e 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Subúrbio Ferroviário

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ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de duplicação da Estrada do Derba, em Salvador.
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de duplicação da Estrada do Derba, em Salvador. A inspeção fez parte da mesma agenda que incluiu a visita aos Lotes 1 e 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Subúrbio Ferroviário. As intervenções na via integram o conjunto de obras de mobilidade e infraestrutura que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado na capital e na Região Metropolitana. 

A duplicação vai ampliar a capacidade de tráfego e reduzir o tempo de deslocamento entre a Cidade Baixa, o Subúrbio e o entorno de Águas Claras. Jerônimo destacou que o projeto tem caráter estratégico e vai impulsionar o transporte urbano e de cargas, beneficiando não apenas Salvador, mas também o interior baiano. “Além do benefício do VLT, nós vamos entregar a Salvador e à Bahia um trecho muito importante, que é a Estrada do Derba. A expectativa é que até junho de 2026 a gente possa fazer a entrega completa”, afirmou. 

O escoamento da produção agrícola e industrial também será beneficiado com a duplicação. Jerônimo lembrou que a via é utilizada por caminhoneiros que transportam grãos e outras cargas do Oeste baiano até o Porto de Salvador.  “Eles me agradeceram pela estrada do Derba, porque trafegam até o Porto e sabem o quanto é fundamental ter uma via segura, sem buracos e sem engarrafamentos”, disse o governador. 

Avanço das obras 

Os trabalhos de terraplenagem avançam e devem ser concluídos até o fim deste ano, abrindo caminho para o início das etapas de pavimentação, meio-fio, iluminação e instalação da via permanente do VLT.  O diretor-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, informou que a duplicação será entregue junto com a passagem inferior que ligará a região ao Hospital do Subúrbio. “Estamos trabalhando para finalizar essa etapa, garantindo a integração total com o VLT. São cerca de quatro quilômetros de intervenções e um investimento que já soma mais de R$ 1,2 bilhão”, destacou. 

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Infraestrutura

Chegada dos trilhos do VLT para o Trecho Paripe-Águas Claras marca avanço das obras

O desembarque, iniciado nesta segunda (29), prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro

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metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado nesta segunda-feira (
Foto: Matheus Landim/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana avançaram mais uma etapa com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado nesta segunda-feira (29), prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, o que corresponde a 67% do total de material necessário para esse trecho.

Nesta primeira fase, estão programados três desembarques pelo Porto de Salvador, com descarga diária de duas carretas. Cada veículo transporta 42 barras de 12 metros, somando 504 metros de trilhos. No total, 55 carretas devem abastecer o canteiro de obras. Os primeiros trilhos recebidos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras, no fim do Trecho 2.

Segundo o engenheiro civil responsável, Renato Ribeiro dos Santos, a chegada do material é decisiva para o cumprimento do cronograma. “A previsão é iniciar a instalação da via permanente com esses trilhos a partir de novembro. Os acessórios e placas de fixação já chegaram, o que garante as próximas etapas da obra.”

Quem trabalha na operação também celebra o ritmo acelerado. Perivaldo Amaral, 33 anos, ajudante responsável pelo desembarque dos trilhos, destaca o sentimento de participação: “O trabalho está excelente e a obra segue a todo vapor. É um orgulho fazer parte desse sonho”.

Evolução do VLT

Com um investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador e RMS avança em ritmo acelerado. Com a extensão até o Comércio, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas.

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Em apenas 15 meses de início das obras, os serviços realizados nos Trechos 1, 2 e 3 já mostram avanços físicos significativos, superando os padrões médios de obras ferroviárias no Brasil. No Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, a obra já apresenta 33,79% de avanço físico.

No Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, a obra apresenta avanço físico de 19,99%. A drenagem e proteção de taludes acompanham o ritmo da terraplanagem, avançando também nas intervenções para a duplicação da BA-528 e a implantação do VLT. Já no Trecho 3, que liga Águas Claras ao bairro de Piatã, as obras civis registram 2,11% de avanço físico, com conclusão prevista para 2028.

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