SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Elevador Lacerda completa 150 anos nesta sexta (8) 

O equipamento é o primeiro elevador urbano do mundo e foi tombado pelo Iphan em 2006

Publicado

em

Patrimônio Cultural e cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda completa nesta sexta-feira (8) 150 anos de serviço,
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

Patrimônio Cultural e cartão postal de Salvador, o Elevador Lacerda completa nesta sexta-feira (8) 150 anos de serviço, ligando a Cidade Alta à Baixa. Um dos mais famosos pontos turísticos da capital baiana, o equipamento é o primeiro elevador urbano do mundo e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006. 

Nomeado em homenagem ao engenheiro baiano Antônio de Lacerda – idealizador e construtor do monumento –, o elevador foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873, e desde então, tem sido um dos principais cartões-postais da cidade. A estrutura, com suas duas torres gêmeas e quatro elevadores, conecta a Cidade Alta à Cidade Baixa, atravessando a Baía de Todos os Santos. 

O equipamento era o mais alto de todos quando começou a funcionar, com 63 metros de altura. Depois de muitas reformas e de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006, atualmente a estrutura do Elevador Lacerda tem 72 metros de altura, duas torres e já chegou a transportar 33.850 pessoas num único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019. 

Ao longo dos anos, o Elevador Lacerda evoluiu de uma simples solução de transporte para um dos principais pontos turísticos da cidade. Milhares de turistas visitam o equipamento todos os anos para apreciar a vista panorâmica que ele oferece da Baía de Todos os Santos e do Porto de Salvador. 

Início 

ANÚNCIO

O Elevador Lacerda foi criado para solucionar um problema existente de desnível na cidade. No início do século XVII, o uso de guindastes era a única solução para o transporte de cargas em Salvador. As pessoas precisavam se locomover usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava muito o dia a dia da população. Desde então, além de ajudar os moradores, ele tornou-se um cartão postal e uma atração turística. 

Foi nesse contexto que a visão do engenheiro Antônio de Lacerda surgiu. O Elevador Lacerda, cuja construção começou em 1869 e foi concluída em 1873, foi uma realização notável de engenharia. Era uma máquina movida a vapor, que inicialmente utilizava cabos de aço e contrapesos para elevar as gôndolas, proporcionando uma maneira rápida e eficiente de superar as diferenças de nível entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. 

Na época da criação do monumento, Antonio Lacerda estava à frente da Companhia de Transportes Urbanos e em parceria com o irmão mais novo, Augusto Frederico de Lacerda, iniciou a empreitada da construção do equipamento. No período, parte da sociedade chegou a duvidar da viabilidade do equipamento, conforme registro feito pelo próprio Lacerda: 

“Sendo o Elevador Hidráulico uma invenção nova tentada no país, e o seu projeto o mais gigantesco em relação mesmo aos Lifts e Hoisting Machines existentes na Europa, pela altura de sua torre e extensão do seu túnel através da rocha viva, eu bem sabia que a empresa havia de encontrar obstáculos perante a indústria acanhada e rotineira da província, por falta de conhecimentos teóricos e práticos de uns, pela dúvida e incerteza de outros, e, finalmente, pela descrença de muitos, que longe de auxiliá-la com seus capitais e influência, consideravam e propagavam ser ele uma utopia!”. 

A construção durou quatro anos e foi inaugurada no dia 8 de dezembro de 1873, quando também se celebra o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Inicialmente, o monumento foi batizado de Elevador Hidráulico da Conceição, mas em 1894 foi rebatizado para o nome conhecido até hoje. 

ANÚNCIO

Estrutura 

O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia, num percurso de trinta segundos de duração. 

Ao longo das décadas, o Elevador Lacerda passou por algumas mudanças. Em 1930, foi eletrificado, substituindo o antigo sistema a vapor. Posteriormente, em 1960, o elevador passou por uma modernização significativa, com a construção de novos elevadores, mas preservando sua estrutura original. Essas mudanças não apenas tornaram o elevador mais eficiente, mas também garantiram sua continuidade como um monumento histórico. 

Cidade

Linha B5 do BRT iniciará operação integral a partir deste sábado (8)

A linha está operando de forma assistida desde o dia 21/12/2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h

Publicado

em

A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A linha B5 do BRT, que liga as estações Rodoviária à Lapa, iniciará a operação em horário integral a partir deste sábado (8), das 5h às 23h10. A linha B5 está operando de forma assistida desde o dia 21 de dezembro de 2024, quando iniciou em horário reduzido, das 10h às 15h, com ampliação no último sábado (1º), das 9h às 23h.

De acordo com o diretor de Planejamento de Transportes, Diogo Pires, a operação assistida funcionou como um período de testes da nova linha, uma das mais aguardadas do sistema. “Durante este período pudemos fazer os ajustes operacionais necessários para que a linha pudesse operar em sua plenitude. Como a operação tem ocorrido de forma satisfatória desde a última ampliação de horário, temos segurança que ela irá atender os usuários adequadamente”, explicou.

Atualmente o sistema BRT opera com cinco linhas e 14 estações – Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidade Jardim, Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá, Vasco da Gama, Barris e Lapa. Em média, 65 mil pessoas utilizam o sistema BRT diariamente.

Continue Lendo

Cidade

Patinetes elétricos são alternativa eficiente de mobilidade em Salvador

Desde o início da operação, em 3 de janeiro já são quase 70 mil viagens  e quase 30 mil usuários

Publicado

em

Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Em apenas 30 dias de operação, os patinetes elétricos da Jet já se consolidam como uma alternativa eficiente para a mobilidade urbana em Salvador. Desde o lançamento no dia 3 de janeiro deste ano até o dia 3 de fevereiro, foram realizadas 66,9 mil viagens, com a adesão de 29.800 usuários, percorrendo um total de 247 mil quilômetros e acumulando mais de 1,94 milhão de minutos de deslocamento. Se compararmos os números, a distância total percorrida pelos usuários equivale a mais de seis voltas na Terra.

O sucesso do modal levou à ampliação da área de operação nesta semana, incluindo novas regiões estratégicas da cidade. Agora, os patinetes também podem ser utilizados no Caminho das Árvores (até a região do Salvador Shopping), na Pituba (até a Praça Ana Lúcia Magalhães) e no Centro, até o Campo Grande. Além disso, a frota de patinetes dobrou saindo dos atuais 300 para 628 equipamentos.

Tecnologia e segurança

Os patinetes são equipados com GPS para rastreamento, placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados, garantindo maior segurança aos usuários. Além disso, a velocidade máxima permitida é de 20 km/h, oferecendo um equilíbrio entre agilidade e proteção no trânsito.

O serviço é mantido pela empresa Jet e habilitado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os equipamentos passam por um período de testes que dura 90 dias. Ao final dos testes, os dados coletados durante essa fase serão utilizados para subsidiar a Semob na realização de um credenciamento futuro, onde outras empresas que forneçam o mesmo serviço poderão operar na cidade. Além disso, será realizada uma regulamentação municipal para a operação dos equipamentos nas ruas da cidade.

“A JET está entusiasmada com a parceria junto da Prefeitura em estimular a micromobilidade urbana. Com mais de 300 km de malha cicloviária, a cidade já conhecida por sua generosidade tão bem nos acolheu e é um verdadeiro polo de intercâmbio cultural”, destaca a gerente de relações governamentais da JET, Natalya Barbosa.

ANÚNCIO
Funcionamento e custos

O serviço pode ser acessado através do aplicativo da JET (https://jetshr.com/br/), com pagamentos via cartão de crédito ou Pix. O custo inicial de desbloqueio é de R$1,99, seguido por uma tarifa de R$0,59 por minuto de uso. Usuários que optarem pela assinatura não pagam a taxa de desbloqueio, e o custo por minuto pode variar de R$0,25 a R$0,99, dependendo do horário e dia da semana. Todas as viagens incluem seguro contra acidentes.

Os patinetes têm autonomia de até quatro horas e reduzem automaticamente a velocidade para 5 km/h se o usuário sair da área de cobertura. Caso o veículo seja deixado fora da área de estacionamento indicada no aplicativo, uma equipe da JET será acionada para devolvê-lo ao local apropriado.

Continue Lendo

Cidade

Bruno Reis anuncia Pablo Souza como novo titular da Semob

O economista foi nomeado como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos

Publicado

em

Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis
Foto: Valter Pontes / Secom PMS

A Secretaria de Mobilidade (Semob) da Prefeitura de Salvador, tem a partir desta quarta-feira (5), um novo titular: o economista Pablo Souza foi nomeado pelo prefeito Bruno Reis como gestor da pasta no lugar de Fabrizzio Müller, que deixa o cargo após quatro anos. Ex-diretor de Planejamento da própria Semob, Pablo assume o posto com a missão de manter os avanços conquistados pela capital baiana nos últimos 12 anos, como a ampliação do BRT e o aumento das frotas de ônibus elétricos e renovação dos veículos com ar-condicionado.

A transmissão do cargo ocorreu no Palácio Thomé de Souza. O prefeito Bruno Reis destacou que Pablo é um quadro técnico da área, com experiência inclusive na Prefeitura: “É o melhor nome dentre os que avaliamos. Já trabalhou aqui conosco e realizou um grande trabalho à frente da diretoria. Conhece não só o BRT, mas também a modelagem do transporte para grandes eventos, como a Copa do Mundo e o Carnaval. Acima de tudo, conhece a fundo a realidade do transporte público de Salvador. Posso assegurar que é mais uma escolha certeira que fazemos, como lá atrás fizemos com Fabrizzio”, disse.

Enquanto diretor da Semob, Pablo Souza trabalhou diretamente na implantação de projetos estratégicos, como o BRT Salvador, um dos principais projetos de transporte público da cidade, o Plano Cicloviário, que expandiu a malha de ciclovias e ciclofaixas, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, e a operação do Carnaval, onde coordenou a logística de deslocamento para milhões de foliões ao longo dos últimos 12 anos.

Continue Lendo

Mais Lidas