Cultura
Domingo no TCA abre sua 15ª temporada com “Capitães da Areia”
O projeto engloba apresentações de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo

Dando início à sua 15ª temporada anual, o Domingo no TCA, do Teatro Castro Alves – um dos mais importantes projetos continuados da cultura da Bahia –, festeja os 10 anos de lançamento do filme “Capitães da Areia”.
Baseado na obra de Jorge Amado, a partir de livro homônimo de 1937, e com direção de Cecília Amado, neta do escritor, o longa-metragem dá vida aos eternos Pedro Bala, Professor, Gato, Sem-Pernas, Boa Vida e Dora, abandonados por suas famílias e obrigados a lutar para sobreviver pelas ruas de Salvador na ambiência dos anos 1950.
A história de superação e amadurecimento destes personagens imortais da literatura mundial mantém-se atual, emociona e inspira de forma profunda, como fez com 200 mil espectadores nos cinemas há uma década.
Em formato digital desde março do ano passado, mas com suas edições mensais mantidas tendo como palco o canal de YouTube do TCA, o Domingo no TCA desta vez entra no ar no dia 31 de janeiro, às 11h.
Com produção da Lagoa Cultural, Maga Filmes e Araçá Azul e distribuição da Imagem Filmes, “Capitães da Areia” estreou no Festival do Rio 2011 e circulou por diversos festivais no Brasil e no mundo, acumulando variados prêmios. O motor da história é a liberdade em contraponto ao abandono.
O tema da infância carente, um drama tão característico da questão social no Brasil, é abordado na adaptação com uma visão mais universal, trazendo à tona questões como superação, amizade e lealdade.
Cecília Amado optou por narrar um ano na vida dos Capitães da Areia, marcado por festejos do dia de Iemanjá, data fixa no calendário baiano: um ano emblemático, em que esses meninos deixam de ser crianças e se tornam homens com todos os conflitos e descobertas da adolescência.
A direção de arte é de Adrian Cooper e de fotografia de Guy Gonçalves, que também assina codireção. A diversidade de cores, sons e ritmos baianos também está presente na trilha sonora original composta por Carlinhos Brown. O resultado é o clássico conceito de baianidade que Jorge Amado levou para o mundo, revisitado com uma linguagem contemporânea, vigorosa e jovem em todos os aspectos.
Projeto
Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas.
Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo.
Cultura
Casa do Benin apresenta “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”
A mostra gratuita traz um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos do criador do samba reggae

Um dos nomes mais potentes da música afro-brasileira, mestre Neguinho do Samba será homenageado com a exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”, que acontece de 07 de junho a 05 de julho, na Casa do Benin – Espaço Tatassomba, no Pelourinho, em Salvador. A mostra é gratuita e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
Com curadoria de Anderson do Samba, filho do mestre, a exposição apresenta um conjunto de registros fotográficos sensíveis e históricos, desde momentos emblemáticos até cenas do cotidiano, revelando a profundidade e a extensão da influência de Neguinho do Samba. Criador do samba reggae, ritmo que ressignificou o território do Centro Histórico e ecoou pelo mundo, ele foi responsável por transformar a música em um poderoso instrumento de afirmação cultural e resistência.
- Foto: Lázaro Roberto
- Foto: Lázaro Roberto
A abertura oficial da exposição acontece no dia 07 de junho, a partir das 16h, com uma apresentação especial dos filhos do mestre, Anderson do Samba e Nitorê Akadã, em uma performance que homenageia não apenas a memória de seu pai, mas também a força cultural do Pelourinho, berço do samba reggae.
Pela primeira vez, a cidade de Salvador presta homenagem a Neguinho do Samba no mês de seu nascimento, resgatando sua importância histórica como um patrimônio vivo afro-brasileiro. A mostra destaca não só sua trajetória artística, mas também a relevância social de sua criação, que ultrapassou fronteiras e consolidou-se como símbolo de resistência negra.
“A valorização de importantes nomes na construção da identidade brasileira, fazendo com que essas pessoas não caiam no esquecimento e no anonimato, é uma maneira de colaborar para que a história cultural brasileira seja preservada e perpetuada através das gerações”, afirma Renata Campos, produtora executiva da exposição.
SERVIÇO
- Exposição “70 Anos Neguinho do Samba – Trajetória e Legado”
Casa do Benin – Espaço Tatassomba (Pelourinho, Salvador)
De 07 de junho a 05 de julho de 2025
Terça a sexta, das 10h às 17h | Sábados, das 9h às 16h
Entrada gratuita
Abertura: 07 de junho, às 16h, com apresentação de Anderson do Samba e Nitorê Akadã
Cultura
TVE transmite ao vivo São João Sinônico da Osba com Geraldo Azevedo
A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi

A TVE transmite ao vivo neste sábado (7), às 19h, a edição 2025 do São João Sinfônico, direto da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento, promovido pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), terá como convidado especial o cantor e compositor Geraldo Azevedo, que celebra 80 anos em 2025.
Sob a regência do maestro Carlos Prazeres e direção de Manno Góes, o concerto reúne clássicos do forró e sucessos da carreira de Geraldo Azevedo, como ‘Dia Branco’, ‘Moça Bonita’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, em arranjos sinfônicos especiais. A apresentação conta também com a participação do sanfoneiro e arranjador Marcelo Caldi, presente em todas as edições do projeto, que chega este ano à sua 9ª edição.
Serviço:
- São João Sinfônico da Osba com Geraldo Azevedo ao vivo na TVE
- Quando: Sábado (7), às 19h
- Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br
Agricultura
Agricultura familiar marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025
A Bahia participará entre os dias 11 e 14 de junho das maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina

Com sabores únicos, inovação e sustentabilidade, o rural baiano marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025, as maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina. Entre os dias 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o público poderá conhecer, provar e se encantar com a diversidade de alimentos produzidos de forma sustentável. Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação baiana reúne 31 empreendimentos, entre cooperativas, associações e redes agroecológicas, que apresentarão produtos com alto valor agregado, identidade territorial, certificação orgânica e responsabilidade socioambiental.
A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação integra a política pública de fortalecimento da agricultura familiar, com foco em acesso a mercados e promoção comercial de produtos sustentáveis e diferenciados.
No estande da Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech, o público poderá conhecer e degustar uma explosão de sabores únicos e de origem vindos diretamente do interior baiano: iogurtes de frutas nativas (licuri, umbu, pinha, maracujá e café), flocão e creme de milho não transgênico, pastas de castanha de caju, frutas desidratadas, mel, cafés especiais e chocolates artesanais produzidos no sistema cabruca, técnica que respeita a Mata Atlântica e valoriza o saber tradicional.
Já o estande Orgânicos da Bahia, na Bio Brazil Fair, contará com a presença de 16 empreendimentos da Rede Povos da Mata, primeira rede brasileira com sistema participativo de certificação reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Serão apresentadas geleias de frutas nativas, extrato de tomate temperado, temperos naturais, chocolates orgânicos, nibs de cacau, barras de frutas, manteiga de cacau e cachaças artesanais, todos cultivados com práticas que preservam a biodiversidade e promovem justiça social no campo.
A Naturaltech e a Bio Brazil Fair são os principais eventos do setor na América Latina. Na última edição, reuniram mais de 57 mil visitantes e 760 expositores, consolidando-se como plataformas estratégicas para negócios, visibilidade institucional e relacionamento com o mercado nacional e internacional.
Todos os produtos expostos pelas cooperativas baianas também podem ser adquiridos em todo o país por meio do mercado virtual da agricultura familiar www.mercaf.com.br, com entrega pelos Correios.
-
Meio Ambientehá 3 dias
Bahia institui Fundo de Compensação Ambiental
-
Saúdehá 3 dias
Hospital Octávio Mangabeira é reaberto com ampliação dos serviços para doenças respiratórias
-
Saúdehá 3 dias
Hospital Ortopédico da Bahia recebe visita do ministro da Saúde
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego para esta sexta-feira (6)