SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cultura

Daniela Mercury leva multidão ao Farol da Barra

Com apoio do Governo do Estado, 25º Pôr do Som teve grandes nomes da música para celebrar o primeiro entardecer de 2025

Publicado

em

grandes nomes da música baiana e nacional. Estamos falando do projeto Pôr do Som, criado pela cantora Daniela Mercury,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O primeiro entardecer de 2025, no Farol da Barra, em Salvador, foi embalado por grandes nomes da música baiana e nacional. Estamos falando do projeto Pôr do Som, criado pela cantora Daniela Mercury, e que esse ano recebeu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA).

“É a recepção de um novo ano em que a Bahia reafirma a sua mensagem de esperança também, de esperança no Brasil, com essa grande celebração da cultura, e com essa grande apresentação, com tantos convidados, com essa valorização da nossa cultura recebendo esse ano de 2025”, reafirmou o secretário Bruno Monteiro, da Secult-BA.

Com essa iniciativa, a gestão baiana reforça o papel fundamental no apoio a ações culturais e sociais, que promovem o desenvolvimento e a valorização da arte.

“Estou agradecidíssima, porque é um presente para a cidade que o Governo pode dar, porque essa é uma festa para a cidade. E poder proporcionar essa celebração dos 40 anos do Axé nesse lugar, com um palco lindo, do jeito que todos esses artistas e tudo que nós contribuímos ao longo desses anos para a prosperidade da cidade, para a economia da cidade, para a vida da cidade, para a disseminação da cultura, para as lutas sociais”, comentou Daniela Mercury, destacando a importância do apoio estadual para a realização do evento.

O suporte também se estendeu à estrutura. Aproximadamente 300 policiais militares, distribuídos em posto elevado, três postos de abordagem e patrulhas garantiram o clima de tranquilidade da festa.

ANÚNCIO
Anúncios

O projeto acontece há 25 anos, todo 1º de janeiro, no Farol da Barra. Esta edição também marca os 40 anos do Axé Music, 75 anos do trio elétrico e os 40 anos de carreira da artista. O nome do evento é uma homenagem à canção “Farol da Barra”, de Caetano Veloso e Luiz Galvão. Daniela Mercury cantou diversos sucessos da carreira com Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Pierre Onássis, Márcio Victor, Rachel Reis, Banda Mel, Banda Didá e Márcia Freire, e a participação especial de Gabriel Mercury, filho da cantora.

Erick Soares veio do bairro de São Cristóvão, na capital, para curtir as atrações. Ele chegou cedo e ficou pertinho do palco, montado no Farol da Barra, para ouvir e dançar todas as músicas.
“A gente ficou com muito medo de não ter acontecido esse evento, mas graças a nossa mamãe Oxum, deu tudo certo e a gente tá aqui”.

A gaúcha Damiane Nachtigal já morou em Salvador e, atualmente, reside no Rio de Janeiro. Fã de Daniela Mercury e contente com o retorno do Pôr do Som, celebrou. “Já tinha que ter acontecido muito antes, foi muito tempo sem. Eu vim de Copacabana, de madrugada, pra cá. Tá lindo. Parabéns para a gente, até que enfim voltou”.

As apresentações foram transmitidas para todo o estado pela TVE Bahia. Além disso, iniciativas como essa têm um impacto positivo na economia local, atraindo visitantes e incentivando o turismo cultural. Uma forma de gerar emprego e renda, como comemorou a vendedora Marli Barros. “Maravilha! Muito bom! Trabalhar e ter uma rendazinha a mais”.

ANÚNCIO
Anúncios

Agronegócio

Fenagro 2025 promete edição histórica com integração entre campo e cidade

Maior feira agropecuária do Norte e Nordeste será realizada de 29 de novembro a 7 de dezembro, em Salvador

Publicado

em

Com o tema “Campo e Cidade: juntos pelo futuro do agro”, a Fenagro 2025 será realizada entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Com o tema “Campo e Cidade: juntos pelo futuro do agro”, a Fenagro 2025 será realizada entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Luís Viana Filho (Paralela). A expectativa é atrair mais de 150 mil visitantes e movimentar intensamente a economia e o turismo da capital baiana, consolidando-se como o maior evento do agronegócio do Norte e Nordeste.

Após a retomada em 2024, a feira chega ainda mais robusta e diversificada, com programação voltada para públicos de todas as idades, unindo campo e cidade em torno da valorização da agropecuária baiana e brasileira. “A Fenagro se consolida como um espaço completo: gera negócios, promove conhecimento, valoriza a cultura e fortalece o agro baiano como setor plural, moderno e essencial para o desenvolvimento do estado”, afirmou o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo.

O evento reunirá pequenos, médios e grandes produtores, oferecendo oportunidades de investimento, leilões, exposições de animais, competições, atrações infantis, gastronomia e turismo rural. Mais de 600 expositores de 12 estados já estão confirmados, reforçando o caráter nacional da feira.

A Fenagro 2025 também marcará o início do calendário de feiras agropecuárias de 2026 na Bahia e celebrará os 130 anos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com homenagens a servidores e parceiros. No Pavilhão do Governo, mais de 40 órgãos estaduais e federais oferecerão serviços e capacitação.

A expectativa é de movimentar mais de R$ 120 milhões em negócios, incluindo vendas de máquinas, insumos e animais. Somente os leilões devem ultrapassar R$ 8 milhões, impulsionando o melhoramento genético e fortalecendo cadeias produtivas.

ANÚNCIO
Anúncios

Além dos negócios, a Fenagro oferece experiências culturais e educativas, com apresentações musicais, culinária típica e produtos artesanais, aproximando o público urbano do universo rural e apresentando inovações para um agro sustentável.

Continue Lendo

Agricultura

Barra do Choça fortalece cadeia produtiva do leite

Requalificação da Unidade de Beneficiamento de Leite impulsiona agricultura familiar no município  

Publicado

em

ganhou um novo fôlego com a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Leite da Cooperativa Leite da Barra do Choça (CLBC),
Foto: Gilson Barbosa/SDR/GOVBA

A produção de leite do Sudoeste Baiano ganhou um novo fôlego com a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Leite da Cooperativa Leite da Barra do Choça (CLBC), entregue nesta quinta-feira (23), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com a ação, a cooperativa, formada por pequenos produtores, avança no fortalecimento da cadeia produtiva do leite na região. 

A iniciativa integra o programa Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), e contempla a reforma completa da unidade, além da aquisição de novos equipamentos, como embaladora, centrífuga separadora, caldeira, câmara fria, pasteurizador e batedeira de manteiga. O investimento inclui ainda a instalação de placas solares, um veículo furgão, quatro tanques de resfriamento e um laboratório de análises completo, que assegurará mais qualidade e controle ao produto final. 

Para o presidente da CLBC, Benevides Amorim, o caminho até a estruturação do laticínio foi longo, mas recompensador. “Morei em São Paulo por 30 anos e sonhava em voltar para Barra do Choça. Eu tinha essa terra e comecei a tirar leite do gado, mas não tinha onde vender. Então nos reunimos com outros produtores e criamos uma associação, que mais tarde se tornou uma cooperativa. Graças ao apoio do Governo da Bahia, conseguimos estruturar o laticínio e hoje estamos funcionando muito bem, com veterinário e diversos funcionários”, celebrou. 

Com a reestruturação, a cooperativa passa a processar de 5 a 7 mil litros de leite por dia, ampliando a produção de leite, queijo muçarela, manteiga e bebidas lácteas. O investimento beneficia 21 cooperados e cooperadas da agricultura familiar, fortalecendo sua renda e possibilitando a expansão da produção, que abastece tanto o comércio regional quanto os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).  

“Quando o Governo do Estado investe em estrutura, tecnologia e capacitação, investe em gente, dignidade e desenvolvimento. Barra do Choça é um polo importante da produção de leite, e agora os agricultores têm condições ideais para crescer com qualidade e sustentabilidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso. 

ANÚNCIO
Anúncios
Mais entregas para Barra do Choça 

Além da requalificação da unidade de beneficiamento de leite, o município também recebeu outras entregas do Governo do Estado, por meio da SDR, como o galpão de armazenamento de café da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) e a instalação de um laboratório de análises químicas e organolépticas, fortalecendo a qualidade e a competitividade do café do Sudoeste baiano. 

Também foram entregues equipamentos agrícolas que vão impulsionar o trabalho das associações e cooperativas locais, incluindo uma roçadeira hidráulica, uma grade aradora, 12 caixas de 10 mil litros e 100 caixas de 1 mil litros para uso em atividades de manejo e irrigação. 

Continue Lendo

Agricultura

Operação combate impactos do mau uso de agrotóxicos 

O objetivo da ação é reprimir a clandestinidade e fazer com que os produtos cheguem com segurança nas propriedades rurais

Publicado

em

Uma operação especial de fiscalização em estabelecimentos e revendas, que comercializam agrotóxicos, foi deflagrada
Foto: Ascom/Adab

Uma operação especial de fiscalização em estabelecimentos e revendas, que comercializam agrotóxicos, foi deflagrada neste mês e resultou em cinco interdições por irregularidades. O objetivo da ação é combater a clandestinidade e fazer com que os produtos cheguem com segurança nas propriedades rurais, evitando o risco de contaminação dos agricultores, que manuseiam o produto, do meio ambiente (flora e fauna), bem como uma eventual intoxicação de animais e também da população no entorno.

A ação, que faz parte da operação Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), envolveu a Agência de Defesa Agropecuária (Adab), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-BA), o Ministério Público (MP-Ba) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). A equipe inspecionou um total de 21 estabelecimentos e depósitos, que atuam nos municípios de Campo Formoso, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu e Ourolândia.

O descumprimento da legislação sanitária e ambiental gerou um total de cinco interdições por produtos vencidos, seis notificações lavradas, além de sanções administrativas com multa.

Os procedimentos, para verificação da regularidade da exposição e armazenamento desses produtos e comercialização, incluem a conferência de documentação da loja e dos profissionais que atuam como responsáveis técnicos (engenheiro agrônomo ou técnico em agropecuária). “Precisa haver conformidade em todas as documentações profissionais exigidas e também comprobatórias, como o encaminhamento semestral dos receituários agronômicos, expedidos por esses profissionais aos compradores”, detalha o fiscal agropecuário da Adab e coordenador da ação, Raimundo Sampaio.

Ainda segundo ele, a empresa também tem que ser associada e apresentar o termo de convênio de cooperação com uma das centrais de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. “Trata-se de uma responsabilidade compartilhada entre a revenda, o agricultor e a central de recolhimento de embalagens vazias”, ressalta, lembrando que todos os agrotóxicos inspecionados precisam estar corretamente armazenados, dentro da legislação vigente e de acordo com o prazo de validade previsto no rótulo, registrado no Mapa e, automaticamente, cadastrado na Adab.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas