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Infraestrutura

CS Portos participa da Intermodal com entrega de terminais modernizados 

Em mais uma edição da feira, ao lado da Codeba, empresa apresenta as melhorias realizadas nos terminais ATU 12 e ATU 18 

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A CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, participa da 29ª edição da Intermodal South America, maior evento de
Foto: Divulgação

A CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, participa da 29ª edição da Intermodal South America, maior evento de soluções logísticas do Brasil, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de abril, em São Paulo (SP). Junto à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a empresa apresentará as melhorias realizadas nos terminais ATU 12 – em plena operação – e ATU 18 – em etapa final de obras, com previsão de operar com a capacidade total a partir deste mês –, ambos no Porto de Aratu, em Candeias (BA). 

Segundo a CS Portos, foram investidos mais de R$ 900 milhões nos três primeiros anos de operação dos terminais, iniciada em 2022. A finalização das obras ocorre bem antes do prazo estabelecido pela concessão, em junho de 2025. Portanto, a antecipação do cronograma contribui para a eficiência logística na distribuição de fertilizantes e demais graneis sólidos minerais, essenciais para o agronegócio e setores de mineração, que desempenham papeis chave na economia do Nordeste e de todo o Brasil. 

Ainda de acordo com a empresa, as modificações ampliaram a capacidade de movimentação do ATU 12 em cerca de 3,5 vezes, para até 6 milhões de toneladas ao ano. Além disso, expandiram a capacidade de estocagem do terminal para 570 mil toneladas, entre armazéns e pátios, habilitando-o para receber navios de até 125.000 DWT (post-Panamax) e profundidade de 15 metros. Simultaneamente, os novos equipamentos, todos elétricos e de última geração – que incluem tecnologia brasileira e importada de países como Bélgica e China –, irão ampliar a capacidade de movimentação de carga de 3 mil toneladas por dia para até 20 mil toneladas por dia. 

Já o ATU 18 poderá movimentar 3,5 milhões de toneladas de grãos por ano, com capacidade inicial de estocar 120 mil toneladas, podendo chegar a 7,5 milhões de toneladas após as expansões previstas. 

Juntos ATU12 e ATU18 ampliarão a capacidade de operação, armazenamento e movimentação de carga onde a produtividade saltará de 300 toneladas por hora para 2.000 toneladas, tudo isso em um processo de excelência operacional e alta produtividade. 

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Para Marcos Tourinho, diretor-presidente da CS Portos, a participação na Intermodal representa a oportunidade de mostrar as melhorias que foram realizadas e de que maneira a modernização dos terminais pode contribuir para superar gargalos logísticos e impulsionar o escoamento de setores econômicos estratégicos. 

“Entregamos uma infraestrutura portuária altamente eficiente, equiparável aos melhores portos do mundo. Estamos honrados em apresentar, ao lado da Codeba, os investimentos que realizamos nos últimos três anos em um evento como a Intermodal, que é uma grande vitrine para os setores de transporte e movimentação de cargas, logística multimodal, armazenagem e comércio exterior. Além disso, participar da feira possibilita a troca de ideias e de experiências com outros profissionais e encontrar caminhos para novos negócios”, completa o executivo. 

A requalificação dos terminais ajudará a impulsionar ainda mais o Porto de Aratu, tornando-o como um dos principais portos para movimentação de granel sólido da Bahia  

As ações realizadas nos terminais seguem padrões de sustentabilidade contando com os mais avançados sistemas de automação, segurança e proteção ao meio ambiente. Inclui um importante sistema de tratamento de efluentes para os diversos tipos de produtos, bem como um projeto de geração solar a ser responsável pela produção de até 20% da energia consumida nos terminais. 

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Infraestrutura

Obras estruturantes vão ampliar saneamento em Vitória da Conquista

Essas entregas permitirão que o município se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste

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Com investimento de R$ 98 milhões em mais duas obras estruturantes, a Embasa iniciou a segunda etapa complementar para ampliar
Foto: Divulgação/Embasa

Com investimento de R$ 98 milhões em mais duas obras estruturantes, a Embasa iniciou a segunda etapa complementar para ampliar a capacidade de distribuição de água tratada em Vitória da Conquista e ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário. As obras estão sendo implantadas com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e próprios da Embasa, e têm previsão de serem concluídas no primeiro semestre de 2027. Essas entregas permitirão que Vitória da Conquista se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste.  

O engenheiro fiscal destas obras, Jackson Rangel, explica que “os empreendimentos vão suprir demandas decorrentes do crescimento do município e garantir mais água com qualidade e quantidade no sistema integrado”. Em termos de esgotamento sanitário, será ampliada a cobertura deste serviço na cidade, contemplando a região de Simão e Campinhos. 

Conforme Ranking do Saneamento 2025, Vitória da Conquista é considerado um dos municípios mais bem saneados do país, e o primeiro nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o relatório, na sede urbana, o serviço de abastecimento de água chega a 99,37% e o atendimento com esgotamento sanitário alcança 92,61%.  

Água 

Com investimentos aproximados de R$ 79 milhões, a obra compreende a instalação de uma nova adutora de água tratada com 13 quilômetros de extensão e 700 milímetros de dimensão, que se integrará às adutoras existentes de 700 e 500 milímetros. A obra também prevê a construção de duas novas estações de bombeamento de água bruta e tratada e ampliação da capacidade de adução de 03 estações elevatórias de água bruta, com a implantação de novos equipamentos eletromecânicos para aumentar a capacidade de transporte de água até a estação de tratamento, e posteriormente até os reservatórios do sistema distribuidor, no alto do bairro Candeias.   

Esgotamento 

Para beneficiar cerca de nove mil moradores do bairro Campinhos e da localidade de Simão, a Embasa está investindo R$ 19 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Serão instalados 18 quilômetros de rede coletora, 5,6 quilômetros de linhas de recalque, 5,7 quilômetros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública) para atender cerca de mil imóveis, e construídas três novas estações elevatórias de esgoto. 

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Infraestrutura

Rui Costa autoriza obras do Novo PAC e acompanha intervenções na Cidade Baixa

Investimentos somam R$ 143,7 milhões e prometem eliminar pontos críticos de alagamento, beneficiando milhares de famílias em Salvador

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O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpriu agenda em Salvador nesta quinta-feira (6) para vistoriar as obras de micro e macrodrenagem
Foto: Gilberto Júnior/Conder

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpriu agenda em Salvador nesta quinta-feira (6) para vistoriar as obras de micro e macrodrenagem das bacias do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba, na Cidade Baixa, e autorizar o início das intervenções no Canal Dom Avelar e Castelo Branco, projeto selecionado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

As obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e integram um conjunto de investimentos em infraestrutura urbana viabilizado pela parceria Bahia-Brasil.

Cidade Baixa: obras avançam 69%

A visita começou no bairro do Uruguai, onde estão em andamento as obras de drenagem que somam R$ 101 milhões em investimentos federais e beneficiam cerca de 190 mil pessoas em bairros como Massaranduba, Roma, Mares, Boa Viagem, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa e Jardim Cruzeiro.
O projeto, com conclusão prevista para 2026, abrange 33 ruas e inclui implantação de sistemas de drenagem, limpeza e recuperação de canais, pavimentação, ciclovias, parque linear e pista de corrida.

Novo PAC: ordem de serviço assinada

Na sequência, Rui Costa seguiu para Castelo Branco, onde assinou a ordem de serviço para a obra de macrodrenagem do Canal Dom Avelar e Castelo Branco, com investimento de R$ 42,7 milhões em recursos federais. A intervenção prevê a construção de um canal de concreto armado com 1,2 km de extensão, beneficiando moradores de Dom Avelar, Castelo Branco, Porto Seco Pirajá e entorno da Avenida 29 de Março. O prazo de execução é de 20 meses.

“Damos hoje mais um passo importante na parceria Bahia-Brasil, com o início de uma obra fundamental de macrodrenagem. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues estão investindo cerca de R$ 2 bilhões em ações de prevenção de alagamentos em Salvador e no interior”, afirmou Rui Costa.

Compromisso com qualidade de vida

Para o presidente da Conder, José Trindade, as obras representam a superação de um problema histórico.

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“São projetos que interferem na rotina das pessoas, mas os benefícios vão melhorar a qualidade de vida, impactando na economia, mobilidade e acessibilidade”, destacou.

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Infraestrutura

Bahia lança licitação para contenção de encostas em seis municípios

As intervenções serão realizadas em Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju

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publicou uma nova licitação para elaboração de projetos executivos e execução de obras de contenção de encostas em seis
Obra de contencao de encosta realizada pela Conder em Conceicao do Almeida. Foto: Ascom/Conder 

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), publicou uma nova licitação para elaboração de projetos executivos e execução de obras de contenção de encostas em seis municípios baianos: Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Conder (www.conder.ba.gov.br) a partir de hoje (30).  

As obras integram o Novo PAC, no eixo Gestão de Riscos e Desastres, e serão contratadas no regime semi-integrado, contemplando desde a elaboração dos projetos até a execução completa dos serviços de engenharia. Com recursos previstos de R$ 23,5 milhões, as novas contenções representam mais um avanço da parceria Bahia–Brasil em favor da segurança e da qualidade de vida da população que vive em áreas de vulnerabilidade geotécnica. O prazo de execução varia entre 14 e 17 meses.  

As intervenções previstas abrangem soluções técnicas de estabilização e drenagem, e devem empregar tecnologias sustentáveis para minimizar impactos no entorno das comunidades. Essa nova etapa se soma às diversas obras já em execução no estado, reafirmando o compromisso do Governo da Bahia com a redução de riscos e a prevenção de desastres naturais. 

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