SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Corpo de Bombeiros lança Operação Bahia Protegida para reforçar prevenção contra incêndios

Ação mobiliza quase 500 militares em Salvador e interior, com foco educativo e fiscalização de mil estabelecimentos

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) iniciou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, com ações simultâneas

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) iniciou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, com ações simultâneas na capital e em cidades do interior. A iniciativa, que pretende fiscalizar cerca de mil estabelecimentos em todo o estado, tem caráter educativo e busca conscientizar sobre a importância da prevenção e da regularização das edificações conforme as normas de segurança contra incêndio e pânico.

Em Salvador, a mobilização começou às 7h, no Parque Tecnológico da Bahia, reunindo equipes que seguiram para diferentes pontos da cidade com orientações ao público. Ao todo, 474 bombeiros militares participam da operação — 202 na capital e Região Metropolitana e 272 no interior.

Segundo o comandante-geral do CBMBA, coronel Aloisio Fernandes, o objetivo é criar uma cultura prevencionista.

“Nós iremos às edificações em todo o estado para conscientizar as pessoas e proteger vidas, reduzindo a quantidade de incêndios”, afirmou.

Fiscalização com foco educativo

A legislação prevê padrões que garantem a integridade de prédios e residências, atestados pelo Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) e pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Em Salvador, equipes vistoriaram estabelecimentos na região da Avenida ACM. Em uma concessionária, a funcionária Caroline Evangelista destacou a importância da ação:

ANÚNCIO

“Traz segurança não só para os funcionários, mas também para os clientes. A gente se sente mais tranquilo sabendo que as medidas estão sendo cumpridas.”

De acordo com o fiscal do Comando de Segurança Contra Incêndio, João Behrens, a vistoria constatou que o local estava regularizado, com sinalização, extintores, iluminação de emergência, sistema de hidrantes, alarme e detecção em conformidade com as normas.

Construções antigas exigem atenção

O coronel Aloisio Fernandes alertou para os desafios em cidades históricas, como Salvador, onde muitas edificações foram erguidas antes das normas atuais.

“Essas construções carecem de adequações para estarem seguras. É importante procurar o Corpo de Bombeiros para entender que tipo de intervenção deve ser feita”, explicou.

Embora o CBMBA tenha poder de polícia administrativa, a operação tem caráter orientativo.

ANÚNCIO

“O cidadão não precisa ter medo de receber os bombeiros. Nosso foco é criar consciência prevencionista”, concluiu o comandante.

Segurança

SSP-BA entrega rádios LTE à Guarda Municipal de Lauro de Freitas e amplia integração tecnológica na segurança 

Equipamentos cedidos por cinco anos fortalecem a comunicação operacional e permitem acesso a sistemas estaduais de reconhecimento facial e de placas veiculares

Publicado

em

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), disponibilizou 20 rádios LTE para a Guarda Civil
Foto: Divulgação/SSP-BA

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), disponibilizou 20 rádios LTE para a Guarda Civil Municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os equipamentos serão utilizados pelo período de cinco anos para reforçar a comunicação entre as equipes e apoiar as ações de segurança no município. 

A iniciativa foi formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, que também prevê a capacitação dos agentes municipais para a utilização dos equipamentos e das tecnologias integradas. 

Além de garantir comunicação segura e em tempo real, os rádios LTE contam com recursos de integração aos Sistemas Estaduais de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares. A tecnologia permite o recebimento de alertas durante as operações, ampliando a capacidade de resposta das equipes em campo. 

A medida fortalece a integração entre o Estado e os municípios da Região Metropolitana de Salvador, além de ampliar o uso compartilhado de ferramentas tecnológicas voltadas à prevenção e ao combate à criminalidade. 

Capacitação fortalece integração das guardas municipais 

ANÚNCIO

Desde 2023, o Curso de Nivelamento Interfederativo para Guardas Municipais, promovido pela SSP-BA, já capacitou 523 agentes de 66 municípios baianos. A parceria com Lauro de Freitas reforça a estratégia de qualificação profissional e integração das guardas municipais ao Sistema Estadual de Segurança Pública. 

A cooperação busca aprimorar a atuação conjunta entre as forças de segurança, fortalecendo o uso de inteligência e tecnologia na proteção da população. 

Continue Lendo

Segurança

SSP-BA regulamenta adesão de associações e comércios ao programa Câmera Interativa 

Normas publicadas no Diário Oficial permitem o compartilhamento de imagens de videomonitoramento com as forças de segurança da Bahia

Publicado

em

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou as normas para que associações de moradores e estabelecimentos comerciais
Foto: Marcia Santana/Ascom/SSP-BA

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou as normas para que associações de moradores e estabelecimentos comerciais possam integrar o programa Câmera Interativa e compartilhar imagens captadas por sistemas de videomonitoramento com as forças de segurança. As orientações foram divulgadas na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29). 

A adesão ao programa contribui para o fortalecimento das ações preventivas, ostensivas e investigativas realizadas pelas polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. 

Para participar, os interessados devem preencher o formulário de adesão e apresentar a documentação técnica exigida, disponível no portal do Câmera Interativa. Também é necessário informar corretamente os responsáveis administrativos e técnicos, além de encaminhar cópia do ato constitutivo da entidade e do comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). 

Continue Lendo

Segurança

Polícia Civil da Bahia promove campanha de doação de sangue e reforça apoio à Hemoba

Ação mobiliza servidores da capital para fortalecer os estoques de sangue e estimular a doação voluntária como prática permanente de solidariedade

Publicado

em

população também pode contribuir para salvar vidas de outra forma. Nesta terça-feira (29), servidores da Polícia Civil da Bahia (PC-BA)
Foto: Naiade Bianchi/GOVBA

Quem atua diariamente na proteção da população também pode contribuir para salvar vidas de outra forma. Nesta terça-feira (29), servidores da Polícia Civil da Bahia (PC-BA) deixaram temporariamente a rotina das unidades policiais para participar de uma ação solidária de doação voluntária de sangue. A iniciativa integra a campanha “Polícia Civil da Bahia pela Vida”, realizada em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

A mobilização ocorre das 9h às 17h e deve reunir cerca de 80 servidores do Complexo Policial 3D, em Itapuã, e do prédio-sede da Polícia Civil, localizado no bairro da Piedade, em Salvador. Para facilitar o deslocamento dos participantes até a Hemoba, foram disponibilizadas vans com saídas programadas às 9h, 11h, 14h e 16h a partir das duas unidades.

A proposta é transformar a ação em uma corrente permanente de incentivo à doação voluntária de sangue, ampliando o alcance da campanha e fortalecendo a cultura da solidariedade entre os servidores da instituição.

Esta é a terceira edição da iniciativa em 2026 e reforça o compromisso da Polícia Civil com a sociedade para além das atividades de segurança pública. Cada doação realizada pode contribuir para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões em situações de emergência, procedimentos cirúrgicos e tratamentos de diversas doenças.

Reforço nos estoques

A participação de instituições públicas tem papel importante na ampliação do número de doadores e no fortalecimento dos estoques de sangue. Atualmente, a Hemoba registra situação crítica nos estoques, especialmente para os tipos sanguíneos O positivo (O+) e todos os fatores Rh negativos.

ANÚNCIO

Segundo a fundação, uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, ampliando o impacto social de cada doação realizada.

Critérios para doação

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos responsáveis legais.

Também existem critérios específicos relacionados à alimentação, uso de medicamentos, vacinação, procedimentos médicos recentes e outras condições de saúde, que são avaliados no momento da triagem realizada pela equipe da Hemoba.

Continue Lendo

Mais Lidas