Ícone do site Bahia Pra Você

Corpo de Bombeiros lança Operação Bahia Protegida para reforçar prevenção contra incêndios

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) iniciou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, com ações simultâneas

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) iniciou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, com ações simultâneas na capital e em cidades do interior. A iniciativa, que pretende fiscalizar cerca de mil estabelecimentos em todo o estado, tem caráter educativo e busca conscientizar sobre a importância da prevenção e da regularização das edificações conforme as normas de segurança contra incêndio e pânico.

Em Salvador, a mobilização começou às 7h, no Parque Tecnológico da Bahia, reunindo equipes que seguiram para diferentes pontos da cidade com orientações ao público. Ao todo, 474 bombeiros militares participam da operação — 202 na capital e Região Metropolitana e 272 no interior.

Segundo o comandante-geral do CBMBA, coronel Aloisio Fernandes, o objetivo é criar uma cultura prevencionista.

“Nós iremos às edificações em todo o estado para conscientizar as pessoas e proteger vidas, reduzindo a quantidade de incêndios”, afirmou.

Fiscalização com foco educativo

A legislação prevê padrões que garantem a integridade de prédios e residências, atestados pelo Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) e pelo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Em Salvador, equipes vistoriaram estabelecimentos na região da Avenida ACM. Em uma concessionária, a funcionária Caroline Evangelista destacou a importância da ação:

ANÚNCIO

“Traz segurança não só para os funcionários, mas também para os clientes. A gente se sente mais tranquilo sabendo que as medidas estão sendo cumpridas.”

De acordo com o fiscal do Comando de Segurança Contra Incêndio, João Behrens, a vistoria constatou que o local estava regularizado, com sinalização, extintores, iluminação de emergência, sistema de hidrantes, alarme e detecção em conformidade com as normas.

Construções antigas exigem atenção

O coronel Aloisio Fernandes alertou para os desafios em cidades históricas, como Salvador, onde muitas edificações foram erguidas antes das normas atuais.

“Essas construções carecem de adequações para estarem seguras. É importante procurar o Corpo de Bombeiros para entender que tipo de intervenção deve ser feita”, explicou.

Embora o CBMBA tenha poder de polícia administrativa, a operação tem caráter orientativo.

ANÚNCIO

“O cidadão não precisa ter medo de receber os bombeiros. Nosso foco é criar consciência prevencionista”, concluiu o comandante.

Sair da versão mobile