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Educação

Contemplados no CNH nas Escolas participam da aula inaugural

Ao todo, dois mil estudantes do ensino médio de 59 escolas baianas foram selecionados para a formação teórica de educação para o trânsito

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Contemplados no programa CNH nas Escolas do Governo do Estado, 34 estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Paulo
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Contemplados no programa CNH nas Escolas do Governo do Estado, 34 estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Pedro Paulo Marques e Marques, do bairro de São Cristóvão, em Salvador, participaram nesta terça-feira (14), da Aula Inaugural Teórica, para a obtenção da primeira habilitação. Ao todo, dois mil estudantes do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual de 59 escolas da Bahia vão participar da fase inicial do projeto.

A parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Educação (SEC), reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir oportunidades de qualificação e cidadania gratuitamente, para os estudantes da rede pública. “A escola está cumprindo essa função social, que é muito além do ensinar a ler e escrever e contar, é preparar para a vida plenamente. [Para] além de uma experiência voltada apenas para a habilitação, é um princípio de educação para o trânsito e de formação dos jovens para o mercado de trabalho”, pontuou o assessor especial da SEC, Manoel Calazans.

A aula inaugural, ministrada pelo instrutor de Trânsito, Claudionor Rosário Oliveira, teve como tema “Legislação de trânsito”. Durante todo o curso, os estudantes terão acesso a outras disciplinas: Meio Ambiente e Cidadania, Mecânica, Primeiros Socorros e Direção Defensiva. A participação garantiu gratuitamente uma pasta com apostila, bloco de anotações e caneta.

Os estudantes que participaram da aula inaugural pontuaram os benefícios dessa primeira formação, tanto para a formação educacional como para a expansão de oportunidades para o mercado de trabalho. “Com 16 anos, já penso em dirigir meu carro. Essa aula vai agregar vários conhecimentos que eu levarei para toda a minha vida quando eu fizer as aulas práticas. É um começo também para eu me profissionalizar lá na frente”, projetou a estudante do 2º ano, Pietra Vallentina.

Cronograma

Para o coordenador geral de habilitação do Detran-BA, Lucas Albiane, a iniciativa vai promover a antecipação do curso teórico de formação de uma maneira especial, conforme previsto na Resolução 265/ 2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) — que trata da formação teórico-técnica para habilitação de condutores como atividade extracurricular no ensino médio, com o objetivo de promover a educação para o trânsito e a segurança entre os jovens.

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“Serão 90 horas/aula, divididas em dois anos, com o benefício de que, ao final, esses estudantes sejam devidamente certificados, cumprindo a exigência legal de participação e frequência. A partir daí, eles poderão fazer o exame médico, psicológico e pular diretamente para a etapa do exame teórico, sem a necessidade da realização do respectivo curso em outra autoescola. Inclusive, vão poder concorrer a uma vaga no programa CNH da Gente [uma iniciativa de inclusão social que oferece o curso de formação de condutor, para as categorias “A” ou “B”, gratuitamente a candidatos de baixa renda em todo o estado]”, explicou.

“Para quem não tem condições financeiras para tirar a primeira CNH é uma oportunidade única. As instruções que teremos aqui vão nos ajudar a sermos condutores melhores e mais conscientes. Sem contar que muitos empregos hoje dependem da CNH, tanto para carro como para moto”, afirmou Maicon Vinicio Santos Silva, 16 anos, aluno do 2º ano.

Educação

Bahia forma cerca de 29 mil novos técnicos em cerimônia histórica

Evento no Estádio de Pituaçu celebrou a conclusão de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, reforçando inclusão e desenvolvimento econômico

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A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia principal ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reunindo 5.128 concluintes da capital e da Região Metropolitana. Simultaneamente, outros 24,5 mil estudantes colaram grau em municípios do interior do estado.

A iniciativa, organizada pela Secretaria da Educação do Estado, reforça a educação profissional como estratégia de inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento da economia. Os novos técnicos ingressam no mercado de trabalho com formação alinhada às demandas produtivas do estado.

Entre os formandos está Iatusa Gomes, técnica em nutrição, que destacou a importância da educação pública gratuita. “Estou muito emocionada por conseguir essa formação. Quero levar esse conhecimento adiante e contribuir para a formação de outras pessoas”, afirmou.

Jucélia Torres, do curso de logística, ressaltou os impactos diretos na carreira. “Esse curso abriu portas para mim. Consegui estagiar e fui efetivada na área em que desejava atuar. Para minha vida profissional, essa formação foi fundamental”, disse.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o simbolismo do momento. “A educação é um eixo central para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de qualquer nação. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou.

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Patrono da turma, o senador Jaques Wagner reforçou o papel da formação técnica na ampliação de perspectivas. “Este é um olhar para um futuro melhor. A formação técnica possibilita sonhar, ingressar no mundo do trabalho e avançar para a universidade”, declarou.

Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os resultados refletem uma política pública contínua. “Este é o fruto dos investimentos em educação profissional, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores. A Bahia, que já é a segunda maior rede de educação profissional presencial do Brasil, celebra hoje a formação de milhares de estudantes preparados para contribuir com o desenvolvimento do estado”, concluiu.

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Educação

Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate

Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus

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neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.

“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.

O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.

Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.

“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.

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Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.

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Educação

Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão 

Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo

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O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna.

O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão. 

O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade. 

Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. 

Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades. 

Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas. 

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Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente. 

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