SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Meio Ambiente

Confira a previsão do tempo e a qualidade das praias para os próximos dias

O Inema também divulgou nesta sexta-feira o Boletim de Balneabilidade, que avalia a qualidade das águas das praias de Salvador e do litoral baiano

Publicado

em

Clima e Projetos Especiais (COCEP), informou nesta sexta-feira (9) a previsão do tempo para o estado neste fim de semana.
Foto: Matheus Lemos/ASCOM

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Coordenação de Estudos do Clima e Projetos Especiais (COCEP), informou nesta sexta-feira (9) a previsão do tempo para o estado neste fim de semana.

Neste sábado (10), o sol deve predominar em praticamente todo o estado. Apenas no extremo do litoral Sul há previsão de chuvas isoladas. Na capital baiana, o dia apresenta variação de nebulosidade com chuvas passageiras nas primeiras horas da manhã, cedendo espaço a períodos de sol pela tarde. No interior, cidades como Feira de Santana e Itaberaba registram mínima de 22°C e máximas de 30°C e 32°C, respectivamente.

Para o domingo (11), as chuvas diminuem sobre o litoral, dando lugar a um dia de predomínio de sol em grande parte da Bahia. Em Salvador e Região Metropolitana, o céu varia entre nuvens e aberturas de sol, com chance de chuva isolada, mínima de 24°C e máxima de 30°C. No interior, Remanso e Juazeiro mantêm o calor, com máximas de 34°C e 35°C, enquanto Vitória da Conquista registra mínimas em torno de 17°C.

Para mais detalhes sobre as condições meteorológicas, acesse o site do Inema.

Balneabilidade

O Inema também divulgou nesta sexta-feira o Boletim de Balneabilidade, que avalia a qualidade das águas das praias de Salvador e do litoral baiano com base nos critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O relatório classifica os pontos de coleta em “próprios” – que oferecem condições seguras para banho – ou “impróprios”, onde é recomendada cautela.

ANÚNCIO
Anúncios

Além dos parâmetros microbiológicos, o boletim destaca que as chuvas intensas podem arrastar detritos e resíduos pelas galerias pluviais, comprometendo a qualidade da água, especialmente nos pontos próximos a saídas de esgotos e desembocaduras de rios. Por isso, em dias de chuva forte, é aconselhável evitarem-se os banhos de mar nos trechos mais urbanos. A seguir, confira a classificação das principais praias monitoradas em Salvador:

Praias Próprias para Banho
  • Roma – Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge.
  • Porto da Barra – Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso a praia.
  • Farol da Barra – Em frente às escadas de acesso à praia, na Rua Dias d’Ávila.
  • Ondina – Próximo ao Morro da Sereia, em frente ao Ed. Maria José.
  • Buracão – Em frente às escadarias de acesso à praia.
  • Amaralina – No fundo da Escola Cupertino de Lacerda, em frente ao painel do artista plástico Bel Borba.
  • Amaralina – Em frente à rua do Balneário, ao Edifício Atlântico e à Praça do Budião.
  • Pituba – Em frente à escada de acesso à praia, em frente à Portinox e a Rua Paraíba.
  • Pituba – Próximo à rampa de acesso à praia, em frente ao Ed. Atlântico Empresarial e à Rua Paraná. Atrás da praça (antigo clube Português).
  • Armação – Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa.
  • Farol de Itapuã – Em frente à Rua da Música (Rua K).
  • Stella Mares – Em frente ao Hotel Grande Stella Maris.
  • Flamengo – Em frente à barraca Doce Vida.
  • Flamengo – Em frente à barraca da Pipa, próximo ao Módulo Policial.
Praias Impróprias para Banho
  • São Tomé de Paripe – Em frente à casa Vila Maria, ao lado da rampa de acesso à praia.
  • Tubarão – Em frente ao conjunto habitacional abandonado, próximo à antiga fábrica de cimento.
  • Periperi – Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea.
  • Penha – Em frente à barraca do Valença.
  • Bogari – Em frente ao Colégio da PM (antigo Colégio João Florêncio Gomes).
  • Bonfim – Ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia.
  • Pedra Furada – Atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia.
  • Boa Viagem – Ao lado do forte Monte Serrat, em frente ao muro lateral da Fundação Luís Eduardo Magalhães, junto à rampa de acesso à praia.
  • Canta Galo – Atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes. Junto à rede coletora de esgotos do Bahia Azul.
  • Marina Contorno – Na Av. Contorno, entre a Marina e o Restaurante do Amado.
  • Santa Maria – Em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente à escada de acesso à praia.
  • Farol da Barra – Próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente à Av. Oceânica.
  • Ondina – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à Rua Milton Santos, ao posto BR e o Hotel Bahia Sol.
  • Rio Vermelho – Em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão. próximo à escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência.
  • Rio Vermelho – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana.
  • Boca do Rio – Em frente ao posto Salva Vidas.
  • Corsário – Em frente ao posto Salva Vidas.
  • Patamares – Em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe.
  • Piatã – Em frente ao posto Salva Vidas, próximo ao Clube Costa Verde.
  • Placafor – Em frente ao posto Salva Vidas.
  • Itapuã – Próximo à escada de acesso à praia, em frente à Rua Sargento Waldir Xavier.
  • Itapuã – Em frente à Sereia de Itapuã.

Para mais detalhes sobre as condições meteorológicas e a qualidade das águas, acesse o site do Inema ou utilize o aplicativo Vai Dar Praia, disponível para Android e iOS, que oferecem atualizações em tempo real, garantindo escolhas mais seguras para aproveitar o litoral baiano.

Meio Ambiente

Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet

O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala utilizada pelo Inmet, abaixo somente do alerta vermelho

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29) dois alertas laranjas e que indicam fortes ventos na costa
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29) dois alertas laranjas e que indicam fortes ventos na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e declínio de temperatura para sete estados brasileiros até a segunda-feira (30).

O alerta laranja é o segundo de maior gravidade na escala utilizada pelo Inmet, abaixo somente do alerta vermelho, e significa situação de perigo.

O primeiro alerta, de ventos costeiros, vale até as 03h da manhã de segunda-feira (30). Segundo o Inmet, o alerta indica grande movimentação de dunas de areia sobre construções da orla e vale para a Grande Florianópolis, a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Sul Catarinense, o Sudeste Rio-Grandense, o Vale do Itajaí e o Nordeste Rio-Grandense.

Já o alerta de onda de frio vale até as 23h59 de segunda (30) e indica que a temperatura pode cair mais do que 5 graus Celsius (ºC) em sete estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.

Chuvas

O Inmet prevê que chuvas intensas devem continuar atingindo o sul do país até segunda (30). Segundo o instituto, a formação de um novo sistema frontal neste domingo reforçará as instabilidades sobre grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados podendo exceder os 100 milimetros.

Rajadas de vento e raios também estão previstos para toda a região. No decorrer da noite, as instabilidades mais fortes devem atuar sobre Santa Catarina e Paraná, podendo chegar ao sul do Mato Grosso do Sul, já se distanciando do Rio Grande do Sul.

ANÚNCIO
Anúncios

Já na segunda (30), as condições de chuva no Rio Grande do Sul devem enfraquecer, mas persistem em áreas localizadas do Paraná e de Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Novas instabilidades, contudo, poderão voltar a ocorrer no Rio Grande do Sul entre terça-feira (1º) e quarta-feira (2).

Continue Lendo

Meio Ambiente

Planejamento Espacial Marinho do Nordeste será lançado nesta segunda (30)

A programação será realizada ao longo do dia no auditório da Cerb, em Salvador, a partir das 9h

Publicado

em

do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Nordeste. O evento é promovido pelo consórcio vencedor do PEM-Nordeste e é

Com uma das maiores extensões litorâneas do Brasil, Salvador recebe nesta segunda-feira (30), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o lançamento das atividades do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Nordeste. O evento é promovido pelo consórcio vencedor do PEM-Nordeste e é apoiado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O PEM integra um esforço nacional coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para organizar, de forma sustentável, o uso do espaço marítimo brasileiro. A atividade é direcionada a pesquisadores, gestores das unidades de conservação costeiras, representantes de setores estratégicos e poder público.

A programação será realizada ao longo do dia no auditório da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). A abertura, às 9h, contará com representantes da Sema, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgãos estaduais, federais e instituições parceiras do projeto. À tarde, os participantes seguem com uma oficina técnica voltada à identificação de dados e informações essenciais para subsidiar o planejamento no estado.

Na Bahia, o desenvolvimento do PEM-NE está sendo coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNPEC), com o envolvimento de instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O objetivo é alinhar o processo técnico às realidades locais, aproximando universidades, gestores públicos e setores produtivos.

O Brasil se comprometeu a implementar o Planejamento Espacial Marinho até 2030, com a construção de planos específicos para todas as regiões costeiras. A oficina na Bahia é parte desse processo de construção colaborativa, que está sendo realizado em etapas em cada um dos estados do Nordeste.

ANÚNCIO
Anúncios

O Planejamento Espacial Marinho (PEM) é um processo público que visa ordenar os diferentes usos do mar, conciliando interesses ecológicos, econômicos e sociais. A proposta é mapear áreas prioritárias para conservação, identificar zonas com potencial para exploração sustentável e promover o uso racional do espaço marítimo.

Continue Lendo

Meio Ambiente

Inverno na Bahia terá mais frio e chuvas no Leste, aponta Inema

A estação será marcada por temperaturas mais baixas que as registradas em 2024 e pela persistência das chuvas na faixa leste do estado

Publicado

em

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (21), e deve trazer mudanças significativas no clima da Bahia. De acordo com
Foto: Ascom/Inema

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (21), e deve trazer mudanças significativas no clima da Bahia. De acordo com a Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (Cocep), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a estação será marcada por temperaturas mais baixas que as registradas em 2024 e pela persistência das chuvas na faixa leste do estado.

Em Salvador e região metropolitana, os termômetros já marcaram mínimas de 21ºC, o que representa uma queda de até 4 graus em relação ao comum de outras estações. No interior, o frio deve ser mais intenso, com temperaturas abaixo de 10ºC em áreas como Vitória da Conquista, Piatã e Santa Rita de Cássia.

No Leste do estado – incluindo capital, Recôncavo, litoral sul e norte -, a previsão é de chuvas fracas e contínuas até meados de agosto com períodos de sol entre nuvens. Segundo a meteorologista do Instituto, “essas chuvas são típicas do inverno: mais leves, mas persistentes. Não acumulam grandes volumes, mas mantêm o tempo mais úmido e nublado por vários dias”. Já nas regiões do centro ao oeste, o tempo será seco, com grande variação térmica: manhãs frias, tardes quentes e umidade do ar abaixo dos 30%, o que exige atenção com a saúde. “As manhãs começam frias, mas à tarde os termômetros sobem e podem ultrapassar os 36 graus. É o que chamamos de alta amplitude térmica, associada ainda à baixa umidade do ar, que pode ficar abaixo de 30%”, alerta.

Nesse ano, não há influência de fenômenos como El Niño ou La Niña. “Estamos em uma fase de neutralidade climática, o que favorece o padrão típico da estação, com frentes frias que passam rapidamente e mantêm o tempo nublado por alguns dias”, explica Cláudia.

O Inema também chama atenção para os impactos do inverno na agricultura e na saúde. “Nas áreas litorâneas, essa sequência de chuvas favorece bastante as lavouras. Já no interior, a falta de chuvas, o ar seco e as variações de temperatura exigem mais cuidados com a saúde, principalmente respiratória”, orienta a meteorologista. Além disso, a combinação de calor, baixa umidade e ventos fortes aumenta o risco de queimadas. “As condições meteorológicas não causam incêndios, mas facilitam sua propagação, o que também contribui para a poluição do ar e problemas respiratórios”, finaliza.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas