Agronegócio
Começa Bahia Farm Show, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro
Soluções inovadoras e sustentabilidade são destaques da edição. Governador também anunciou que o estado é zona livre da febre aftosa

Tecnologias agrícolas mais sustentáveis movimentam marcas nacionais e estrangeiras, além de profissionais do setor produtivo na 19ª edição da Bahia Farm Show, aberta oficialmente nesta terça-feira (10), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. A solenidade, que marca o início de uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, de secretários estaduais e de representantes de associações de produtores.
Em seu discurso, o governador falou do impacto das soluções tecnológicas no agronegócio. Ele também mencionou os investimentos estaduais em infraestrutura, crédito e incentivos que fazem do Estado um parceiro estratégico do setor.
“É um momento de um agro inteligente, porque as pessoas, os produtores, as empresas entenderam que produzir bem é produzir com responsabilidade. Essa transição sustentável não é mais promessa, é o nosso presente, nossa realidade. Nós temos corrido, enquanto Estado, para ser parceiro estratégico, garantindo melhores condições para desenvolvimento na Bahia”, avaliou o governador.
Secretário da Seagri, Pablo Barrozo, acrescentou: “Essa responsabilidade que o Governo do Estado sempre teve, é uma conquista de todos nós não só para o setor, mas para o planeta”.
A Bahia Farm Show segue até o dia 14 de junho, reunindo 434 empresas expositoras, além de startups voltadas à inteligência artificial, automação, energias renováveis e agricultura de precisão. A edição também explora o tema ‘Agro Inteligente, Futuro Sustentável’, com espaços dedicados à discussão de soluções inovadoras e sustentáveis que vão desde o plantio até a logística portuária.
Nesta edição, o governo estadual investiu R$ 2 milhões, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) no evento. A Desenbahia também é patrocinadora oficial e mantém um estande de linhas de financiamento para investimentos no aumento da produção, aquisição de máquinas e equipamentos, além de crédito para produtor rural.
Presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt comentou que a feira é uma vitrine de negócios e oportunidades para expositores e visitantes. “Agro inteligente para um futuro sustentável é mais do que um lema, é uma marca dos expositores que hoje têm a Bahia Farm como uma vitrine para o desenvolvimento do agro no Brasil com sensores, satélites, drones, máquinas e, claro, sobretudo nas decisões tomadas que respeitam o solo e o meio ambiente”, disse.
Durante a solenidade, o governo baiano também entregou 117 certificados do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalba) de boas práticas fitossanitárias para estabelecimentos rurais, com base em metas de sustentabilidade, competitividade e modernização tecnológica, através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Além da apresentação do selo da Bahia como estado livre da febre aftosa.
“Isso fortalece o valor do nosso gado. A gente vai poder vender, exportar o nosso gado para todos os países que nós tínhamos barreiras com relação a isso, inclusive por exigências bem maiores. Então nós estamos cada vez mais incluídos no mercado de uma forma competitiva como a Bahia merece”, comentou o titular da Seagri, Pablo Barrozo.
Agronegócio
Estado entrega veículos para a fiscalização da produção agropecuária
A ampliação da frota da ADAB reforça as ações de fiscalização nas regiões produtoras de leguminosas, durante a safra 2025/2026

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) recebeu cinco novos veículos do Governo do Estado, nesta terça-feira (10). A entrega foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita à Bahia Farm Show 2025, no município de Luís Eduardo Magalhães. A ampliação da frota da agência reforça as ações de fiscalização nas regiões produtoras de leguminosas, durante a safra 2025/2026.
Os novos veículos foram destinados às unidades da ADAB em Vitória da Conquista, Morro do Chapéu, Santa Maria da Vitória e Barreiras. O governador Jerônimo Rodrigues destacou o trabalho do órgão na certificação da qualidade dos produtos agrícolas nas regiões. “A ADAB é um órgão de fiscalização sanitária, de acompanhamento, de orientação para que os produtos oriundos do agro tenham qualidade e quem vai consumir tenha a certeza de que é um produto seguro”, explicou.
Segundo o diretor-geral da ADAB, Paulo Sérgio Luz, a estrutura operacional do órgão será ampliada nos territórios do agronegócio baiano. “Nós já temos três veículos e agora mais cinco caminhonetes. Com isso, os nossos fiscais e engenheiros agrônomos vão ampliar a fiscalização da cultura da soja, especialmente da praga da ferrugem asiática, da cigarrinha do milho, que é muito forte aqui no Oeste do estado e, também, da cultura do algodão, com a praga do bicudo do algodoeiro”, detalhou.
Após a entrega, o chefe do Executivo baiano seguiu com sua equipe de governo pelos espaços da feira, acompanhando o trabalho do Estado nos estandes da agricultura familiar, da Desenbahia e de outras secretarias estaduais, que promovem ações diversificadas para promoção do trabalho de pequenos produtores rurais e de empresas de médio porte do setor produtivo.
A executiva de vendas da alemã Karcher, Valéria Salles, falou do impacto de expor qualquer produto para o segmento agrícola em eventos como a Bahia Farm Show. “Principalmente no pós-feira, a procura pelos equipamentos é maior e a gente consegue dar visibilidade para a marca no estado, tendo em vista que a gente tem muitos equipamentos voltados para a limpeza industrial agrícola. Então a gente sabe da importância”, disse sobre a marca, que vende lavadoras de alta pressão, aspiradores, limpadores de pisos e uma lavadora de água quente, utilizada para limpeza de maquinários pesados, tratores e equipamentos industriais.
Agricultura Familiar
No Empório da Agricultura Familiar, organizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), produtos de cooperativas e associações de todas as regiões do estado estão em exposição. Diretor-presidente da companhia, Jeandro Ribeiro, explica que a participação dos pequenos e médios produtores da Bahia é só a parte mais visível do aporte, que tem sido feito pelo governo baiano no desenvolvimento rural e no trabalho do campo.
“Para que a gente pudesse chegar até aqui, teria que ter investimentos na agricultura familiar. Isso aconteceu ao longo dos anos e acaba eclodindo aqui, em um evento como esse, com a diversidade e a qualidade da agricultura familiar”, comentou o titular da CAR.
Empório
No espaço, 32 estandes expõem cerca de seis mil produtos da agricultura familiar de territórios de identidade baianos, como a Bacia do Rio Grande, Rio Corrente, Velho Chico e o Oeste Baiano, em quase mil metros quadrados de área de exposição.
A Bahia Farm Show segue até o próximo sábado (14), como um dos principais espaços de articulação entre governo, produtores e empresas do setor agropecuário.
Agronegócio
Agricultura Familiar baiana marca presença na Bahia Farm Show 2025
A feira será palco do Empório da Agricultura Familiar, com o melhor da produção de cooperativas e associações de todo o estado

A força da agricultura familiar baiana marcará presença mais uma vez na Bahia Farm Show 2025, que acontece de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. Consolidada como um dos maiores eventos do agronegócio no Brasil, a feira será palco do Empório da Agricultura Familiar, um espaço climatizado que reunirá o melhor da produção de cooperativas e associações de toda a Bahia.
Além do Empório, terão 32 estandes de empreendimentos da agricultura familiar com foco especial nos territórios da Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, do Velho Chico e Oeste Baiano. O estande total conta com 790m², onde serão apresentados produtos que traduzem a identidade e o potencial produtivo dessas regiões.
A participação da Agricultura Familiar da Bahia na Bahia Farm Show é uma realização do Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A iniciativa visa promover a diversidade, a sustentabilidade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar, além de fortalecer a economia solidária e regional.
Segundo Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, a presença da agricultura familiar na feira reforça o papel estratégico do setor na economia e na segurança alimentar do estado.
“A agricultura familiar está novamente presente na Bahia Farm Show com toda a sua diversidade, robustez e qualidade. Estamos levando um Empório com produtos de toda a Bahia, além de 32 estandes com itens que representam o melhor das nossas comunidades do Oeste. Essa participação é também uma afirmação de que o setor está conectado à inovação e à agregação de valor”, destaca Jeandro.
Entre os produtos em destaque estarão queijos artesanais, derivados lácteos como iogurtes e mussarelas, mel de altíssima qualidade e produtos defumados da suinocultura. Um atrativo exclusivo desta edição será o espaço dedicado a cortes nobres de cordeiros e cabritos, com degustação promovida pelo frigorífico FrigBahia, referência da agricultura familiar baiana.
A expectativa é que, além da valorização e visibilidade dos produtos, os empreendimentos participantes tenham a oportunidade de ampliar mercados, fechar negócios e firmar novas parcerias comerciais, aproveitando o ambiente estratégico da feira, que reúne os principais nomes do agronegócio brasileiro e internacional.
Agronegócio
Expo Jequié 2025 movimenta setor produtivo da região
O evento se consolida como um espaço estratégico para o encontro de produtores rurais, empresas, instituições financeiras e gestores

A 44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié – a Expo Jequié 2025 será realizada entre os dias 24 de maio e 1º de junho, no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. Promovido pelo Sindicato Rural de Jequié, o evento é um dos mais importantes da região e se consolida como um espaço estratégico para o fortalecimento do setor agropecuário, reunindo produtores rurais, empresas, instituições financeiras e gestores.
A exposição tem o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e vai contar com a participação e estande da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). No espaço, o público terá acesso às informações sobre projetos liderados pelas instituições do Governo, onde serão distribuídos materiais educativos e orientações sobre programas de sanidade animal e vegetal, além de atividades de educação sanitária voltadas para estudantes, produtores rurais e demais visitantes.
O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, destaca que a Expo Jequié é uma vitrine estratégica para o município e toda a região Sudoeste. “A participação da Seagri reforça nosso papel na promoção e desenvolvimento da agropecuária no estado, com ações voltadas para inovação, a segurança sanitária, animal e vegetal, além da abertura de novos mercados que irão atender a diversidade da produção local. É um evento que vai além dos negócios, sendo um momento de lazer, cultura e integração para as famílias da cidade e da zona rural”.
Com uma área total de 23 hectares, o parque será palco de uma ampla oferta de produtos e serviços, atividades culturais, shows e venda de produtos alimentícios, como carnes, laticínios e frutas, bem como artesanato local e serviços financeiros e de consultoria.
Na programação, destaque também para a exibição e venda de equipamentos agrícolas e pecuários, insumos como sementes e fertilizantes, tecnologias voltadas para irrigação e manejo de solo.
-
Saúdehá 3 dias
Policlínicas de Narandiba e Escada registram aumento no número de consultas
-
Saúdehá 2 dias
Governo da Bahia estuda ampliação do Hospital do Oeste e novos equipamentos em Barreiras
-
Serviçoshá 1 dia
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (11)
-
Serviçoshá 23 horas
Simm oferece 334 vagas para esta quarta-feira (11)