Economia
Colaboradores da BYD em embarcam para treinamento na China
Os futuros funcionários da montadora tiveram encontro com o governador Jerônimo Rodrigues enquanto aguardavam o voo no Aeroporto Internacional de Salvador

O governador Jerônimo Rodrigues recepcionou uma parte do grupo de 70 baianos que viajam para Shenzhen, na China, nesta segunda-feira (28), para um treinamento de mais de 50 dias na fábrica de automóveis elétricos da BYD. Os futuros funcionários da montadora aguardavam o voo na área de embarque do Aeroporto Internacional de Salvador.
“Estou me despedindo dessa equipe de brasileiros, baianos, que vai para China se capacitar e voltar para cuidar dos trabalhos da BYD. Serão dois meses, uma equipe de 74 pessoas que vão se preparar, voltar e, nesse intervalo, uma equipe de alto padrão da China vai estar aqui fazendo novos anúncios”, declarou o governador junto aos viajantes.
Técnico em logística, Rodrigo Paim vai sentir saudade da família, mas não esconde a alegria de ser um dos novos funcionários da unidade da BYD em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
“Quero absorver o máximo de conhecimento, a cultura, novas tecnologias. Vai ser muito agregador para o nosso desenvolvimento, aqui, na Bahia. Estou muito contente, mesmo, de fazer parte dessa família”, compartilhou.
O grupo de líderes de produção recém-contratados — a maioria de Camaçari — vai realizar cursos de ‘Supervisão de Montagem’, ‘Qualidade em Processos Automotivos’ e ‘Manutenção de Sistemas Industriais’. Antes de viajar, os profissionais já fizeram um treinamento de capacitação inicial com um time de instrutores especialistas em Recursos Humanos, Processo Industrial e Projetos.
Outros 22 especialistas, entre engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento da BYD já embarcaram para o país asiático em agosto de 2024.
Início das obras em Camaçari
Na primeira fase da obra da fábrica, na cidade da RMS, estão sendo construídos os galpões de produção, a pista de testes e outras estruturas na área de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados.
Os carros começam a ser produzidos na Bahia a partir de 2025. A previsão é de que 150 mil veículos sejam fabricados por ano na primeira fase de implantação, chegando a 300 mil veículos na segunda etapa.
Economia
Fábrica da Dragão é inaugurada em Mata de São João nesta terça (15)
Instalação da unidade reforça compromisso do Estado com o desenvolvimento e a geração de empregos

O Governo do Estado segue colhendo os frutos de uma política de incentivo à atração de investimentos para o interior da Bahia. Nesta terça-feira (15), a nova unidade da Dragão, marca integrante do Grupo Interlândia, foi inaugurada no município de Mata de São João, a 63 quilômetros de Salvador. Com um investimento de R$ 100 milhões, a fábrica vai produzir água sanitária, desinfetante e alvejante multiuso, com expectativa de gerar cerca de 300 postos de empregos diretos e indiretos.
Presente ao ato, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o esforço do Estado em incentivar novos negócios para o desenvolvimento econômico e social de municípios baianos. “Nós temos, por exemplo, no Oeste, no Extremo Sul, as idas nossas para fora do país buscar empresas para se instalarem, como uma empresa forte de tecnologia, como foi o caso da BYD; no agro, nos serviços, na indústria e no comércio. O papel do Estado forte é esse. Os incentivos nossos continuarão sendo disponibilizados, para que indústrias e serviços possam se instalar na Bahia”, afirmou o governador.
Reconhecida como líder de seu segmento no Nordeste, a Dragão já gerou 70 empregos diretos, sendo 90% dessa mão-de-obra residente em Mata de São João. A previsão é dobrar o número de contratações até o final de 2025. A capacidade produtiva ultrapassa os 200 milhões de litros por ano, o que não apenas garante o abastecimento do mercado baiano com maior eficiência, como também permite a ampliação da distribuição para outras regiões do país, como o Sudeste e Centro-Oeste.
O executivo de Desenvolvimento de Novos Projetos do Grupo Interlândia, João Abreu e Lima, ressaltou os impactos positivos da iniciativa para a cidade. “Em toda cidade onde nós fixamos a nossa indústria, a gente procura desenvolver a região como um todo, ter um bom relacionamento com a sociedade que está ao redor, gerando emprego, trazendo tecnologia e procurando desenvolver a economia local”, explicou.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, indicam que no mês de fevereiro de 2025 a Bahia apresentou um saldo positivo de 20.132 postos de trabalho formais. O resultado colocou o estado na liderança na geração de empregos com carteira assinada no Nordeste. Esse desempenho é reflexo da estratégia adotada pelo governo baiano na atração de novos investimentos, o que tem impulsionado a criação de empregos.
São ações e projetos que ampliam as oportunidades, posicionando a Bahia como um polo de crescimento no cenário nordestino. Outro exemplo da política de industrialização e atração de novos empreendimentos, executada pelo Governo do Estado, foi a inauguração, no último dia 28 de março, da Indústria de Alimentos São Braz, localizada no município de Conceição do Jacuípe.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, explicou os impactos positivos na economia e na geração de novos empregos com a atração de novas empresas, principalmente para o interior do estado. “Estamos avançando e dando consistência a essa marca de 75% de novos investimentos no estado serem feitos no interior, contemplando uma população de 15 milhões de habitantes, desconcentrando a distribuição de renda”, disse.
Economia
Nova rota marítima direta entre Bahia e China começou a operar nesta segunda (14)
O país asiático é o principal parceiro econômico do estado e um dos diferenciais da conexão é a eficiência logística

A Bahia entrou em uma nova fase na cooperação econômica e estratégica com a China, sua principal parceira econômica, com o lançamento da nova Rota Marítima Direta Zhuhai-Brasil & Cooperação Econômica e Comercial Sino-Brasileira, nesta segunda-feira (14). A conexão vai ligar o Porto de Gaolan diretamente aos portos brasileiros de Santana, no Amapá e Salvador, na Bahia, estabelecendo uma nova artéria logística entre a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e o Brasil. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, participou da cerimônia de abertura a convite do Governo Popular Municipal de Zhuhai e o Grupo Parlamentar do Brasil-China da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Segundo Angelo Almeida, a conexão vai reduzir o tempo de viagem em até 30 dias e, consequentemente, diminuir o frete em mais de 30%, o que representa uma economia significativa para exportadores e importadores de ambos os países, estimulando o fortalecimento da relação comercial. Para o secretário, a rota vai além do transporte, pois promoverá desenvolvimento econômico e social para superar a pobreza e a fome no estado.
“A nova rota marítima e direta entre Zhuhai e Bahia já tem sido chamada de canal dourado da navegação China-Brasil. Essa nova conexão é muito importante no fomento e estímulo da nova industrialização do nosso estado, com equipamentos e compra de maquinários, especialmente pela China ser nosso principal parceiro comercial. Entre janeiro e março de 2025, US$ 1,2 bilhão foram exportados da Bahia para a China. No mesmo período, US$ 800 milhões foram importados da China para o estado”, afirma.
Em seu discurso, Angelo ressaltou o papel crucial da China e de seu embaixador nessa cooperação, que já atraiu empresas líderes em energias renováveis, como duas gigantes eólicas chinesas, Goldwind e Sinoma, e a BYD, fortalecendo investimentos em tecnologia e sustentabilidade. Ele também agradeceu todo o trabalho da Frente Parlamentar Brasil-China, em nome do seu presidente, o deputado Federal baiano Daniel Almeida. “Esses projetos estão impulsionando empregos, infraestrutura e crescimento sustentável, consolidando a Bahia como um polo de inovação no Nordeste”, diz.
O Porto de Salvador, que possui importância histórica e econômica para o Nordeste, tem capacidade para atracar navios de até 150 mil toneladas de porte bruto, com alta eficiência nas operações de carga e descarga. O Porto de Gaolan é o único de águas profundas no oeste do Estuário do Rio das Pérolas, com capacidade de movimentar até 160 milhões de toneladas por ano, além de contar com uma rede logística integrada por vias marítimas, rodovias, ferrovias, aeroportos e oleodutos. Ele opera rotas com o Sudeste Asiático, Oriente Médio e, agora, com o Brasil.
Ganhos Estratégicos
A nova rota traz ganhos estratégicos particularmente relevantes para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Os portos de Santana e Salvador tornam-se vetores de desenvolvimento regional, facilitando o escoamento de produtos como soja, minério de ferro, carne bovina e celulose, além de permitir maior agilidade na importação de insumos industriais e tecnológicos oriundos da Ásia.
A nova rota representa não apenas um avanço logístico, mas também uma nova fase na cooperação econômica e estratégica entre China e Brasil, reforçando os laços comerciais e promovendo o desenvolvimento regional por meio da ampliação do comércio exterior e da integração com os mercados emergentes da América do Sul.
Economia
Bahia se consolida como maior produtor de café do Nordeste e o 4º maior do Brasil
A qualidade dos grãos baianos é reconhecida nacional e internacionalmente, com diversas premiações em concursos

Queridinho do brasileiro e cada vez mais presente ao redor do planeta, o café tem seu dia celebrado mundialmente em 14 de abril. Na Bahia, o grão encontrou terreno fértil e condições favoráveis para florescer e agradar aos mais diversos paladares. Neste cenário, o estado se destaca-se como líder na produção de café no Nordeste e quarto maior produtor do Brasil, com uma previsão de safra de 265.920 toneladas em 2025. Reconhecida pela qualidade e variedade de seus grãos, a Bahia é um dos principais produtores do Brasil.
A produção baiana é marcada por dois tipos principais de grãos: o Arábica e o Conillon. O estado é o quarto maior produtor do tipo Arábica e o terceiro maior da variedade Conillon do país. Com três pólos de cultivo – o cerrado, o planalto e o atlântico – a Bahia oferece grãos finos e aromáticos, ideais para os gourmets, além de blends robustos que compõem diversas marcas.
Entre as cidades que mais produzem o grão, estão Itamaraju, Prado, Barra da Estiva, Porto Seguro, Barra do Choça, Itabela, Eunápolis, Vitória da Conquista e Ibicoara. Em 2025, a Bahia possui uma área de cerca de 133 mil hectares dedicados ao cultivo, com uma previsão de safra de 265.920 toneladas, equivalente a 4,4 milhões de sacas. Este volume coloca o estado como responsável por 8,2% da produção nacional, segundo dados do IBGE.
O secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, destaca que a produção baiana é um exemplo de dedicação e excelência. “Nossos produtores têm investido em qualidade e inovação, colocando a Bahia em posição de destaque no cenário nacional e internacional. Celebramos hoje não apenas o grão, mas o trabalho árduo e a paixão de todos que contribuem para essa conquista”, afirma o titular da Seagri.
A qualidade dos grãos baianos é reconhecida nacional e internacionalmente, com diversas premiações em concursos. Além disso, a Bahia se destaca pela produção de mais de 40 variedades da agricultura familiar, certificados com o selo de qualidade. Estes grãos, disponíveis em diversas formas e tipos de torra, atendem a todos os gostos e paladares.
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